Conhecida como “Polo das Águas” e “Chapada das Mesas”, Carolina – localizada no sul do estado do Maranhão e distante 833 km de São Luís – tem atraído visitantes de todo país e também do exterior. A cidade, com suas paisagens exuberantes e belas cachoeiras e montanhas, é ideal para quem busca tranquilidade, diversão e, principalmente, para quem é amante do turismo de aventura.
São 98 cachoeiras conhecidas; 22 rios e mais de 400 nascentes. Além das cachoeiras, conjunto de serras, montanhas, cânions e paredões rochosos em formatos que impressionam os amantes da natureza, a região também oferece outras atividades com caminhadas e esportes radicais, como por exemplo, Balonismo, Canoagem, Canyoning, Cavalgada, Caving, Espeleologia, Mountain Bike, Off-Road, Rafting, Rapel, Teleférico, Tirolesa, Trekking.
Principais Eventos
>> Carnaval
O Carnaval é um período de festas populares realizadas durante o dia e à noite. As comemorações ocorrem todos os anos, nos meses de fevereiro ou março, começando no sábado e estendendo-se até a Terça-feira de Carnaval.
>> Aniversário da Cidade
Em 1859, Carolina foi elevada à categoria de cidade pelo decreto Nº 527, de 8 de julho de 1859, sendo comemorado, nessa data, seu aniversário de fundação. A comemoração é marcada por um momento cívico, corte do bolo e shows com bandas nacionais e locais.
>> Festejo de São Pedro de Alcântara
Os festejos são rituais realizados na forma de romarias, promessas, novenas, procissões, e nas festividades externas, que ocorrem durante 10 dias nos arredores das igrejas. Desde a chegada dos portugueses na costa brasileira e sua entrada no interior do país com o intuito de conquista, exploração e dominação do território, existem registros de festividades religiosas e de devoção aos santos. Em Carolina, os festejos se iniciam no dia 10 de outubro, finalizando no dia 19 do mesmo mês, data essa que São Pedro de Alcântara faleceu, em Arenas, Espanha, em 1562, onde está sepultado. Em 1956 foram criadas as barracas azul e vermelha com duas candidatas a rainha. No dia 19 de outubro, eram coroadas a rainha e a princesa do festejo de São Pedro de Alcântara.
>> Enduro do Cerrado
A Praça Alípio de Carvalho fica superlotada com as apresentações de vários carros de som automotivo que transformam o ambiente em um verdadeiro caldeirão de som.
Atrações Locais
>> Centro Histórico
O Centro Histórico de Carolina foi tombado pelo IPHAN do estado do Maranhão em 1992, com 522 casarios, sendo a maioria localizado entre a avenida Elias Barros e a rua Imperatriz, considerada a primeira rua de Carolina. Entre os principais atrativos históricos e culturais temos o Portal do Milênio e o Obelisco da Independência
>> Catedral de São Pedro de Alcântara
A Igreja São Pedro de Alcântara, construída em 1864 e que fica localizada no centro, tem atraído os devotos por sua beleza colonial. Teve os sinos de seu campanário trazidos da Itália.
>> Museu Histórico de Carolina
Conheça as obras e os feitos de grandes personalidades da história carolinense. No Museu Histórico de Carolina, a cultura popular e erudita se funde para representar e apresentar ao visitante uma experiência única a ser guardada para sempre.
>> Rio Tocantins
Um dos principais rios brasileiros, divide os estados do Maranhão e do Tocantins, proporcionando a pesca como atividade comercial e cenários de rara beleza, principalmente o pôr-do-sol visto de Carolina. No Rio Tocantins temos como principais atrativos as praias que aparecem nos meses de junho a agosto e a Ilha dos Botes.
>> Praias do Tocantins
Conhecida por todos que passam pela região sul do Maranhão, o local é bastante cheio. Apesar de serem mais conhecidas como as praias de Carolina, elas aparecem do lado do Estado de Tocantins, na cidade de Filadélfia. As praias começam a aparecer quando o rio baixa, a partir do mês de junho e só desaparecem no final do mês de outubro. O local conta com serviço de bar e restaurante.
>> Ilha dos Botes
A Ilha dos Botes, banhada pelas águas do rio Tocantins, preserva uma exuberante mata virgem formada por babaçuais nativos e coqueiros e ainda guarda na época de veraneio as mais belas praias de águas límpidas margeada por pequenas dunas nos seus sete quilômetros de extensão.
>> Mirante da Chapada
Quem se aventura por estas trilhas do Mirante da Chapada das Mesas não vai acreditar no cenário deslumbrante com paisagens de tirar o folego de qualquer pessoa, onde a natureza quase intocada compõe paisagens que levaram milhões de anos para se formar, como os morros e os pilares da Chapada das Mesas.
>> Morro do Chapéu
Com seus 378 metros de altura. Leva o nome por causa do formato. O morro do chapéu é um dos mais belos cartões postais da região de chapada. Da parte superior de sua formação é possível contemplar toda região, observando a ilha dos botes, o rio Tocantins, a cidade de Carolina além das demais formações de platôs que compõe o cenário da Chapada das Mesas. Pode ser visto também durante o percurso (estrada) entre Estreito, Carolina e Riachão.
>> Cachoeira do Ilia
Cachoeira que fica a 20 km de Carolina em estrada de terra. O acesso é através da estrada que passa perto do Morro do Chapéu. Recomenda-se ir de moto, ou caminhonetes e jipes. Sua beleza está na sua queda d’água que escorre pelo paredão e na água limpa do rio.
>> Cachoeira da Garrafal
Pequena cachoeira de águas cristalinas, possui um ótimo banho, a água tem temperatura agradável, indicada para o calor da região. Fica localizada a 24 km da cidade, seguindo o mesmo caminho para se chegar à Cachoeira do Ilia. O acesso pode ser feito de motocicletas, ou 4×4, pois o terreno é um pouco acidentado e algumas partes com bastante areia.
>> Portal da Chapada
De fácil acesso, mas só para quem conhece bem o local (deve se subir por trás). O morro que fica na estrada para as cachoeiras da Pedra caída, possibilita impressionante visão da Chapada das Mesas. Além disso, fato interessante é que em uma das paredes do morro há uma cratera com o formato do mapa do Estado do Tocantins.
>> Cachoeira do Dodô
Localizada em propriedade particular, a 34 km da cidade de Carolina. Lá você vai conhecer as águas mornas da cachoeira do Seu Dodô e as inúmeras pequenas cachoeiras que formar um lugar quase virgem. o lugar possui bar, restaurante e até barracas que lhe permitem pernoitar.
>> Cachoeira do Capelão e Caverna
O atrativo caracteriza-se por uma pequena caverna e lago formados pela força das águas da cachoeira do Capelão no arenito friável.
>> Complexo Turístico Pedra Caída
Lindas cachoeiras, rios cristalinos, piscinas naturais e cânions de tirar o fôlego. Em meio a formação rochosas de arenito destaca-se o Santuário Ecológico Pedra Caída, lugar de natureza ímpar onde esconde-se cerca de 25 (vinte e cinco) cachoeiras propicias para o banho durante todo o ano. No Santuário a água despenca a uma altura de 46 metros dentro de um grande cânion.
>> Cachoeira Santuário da Pedra Caída
Para atingir a cachoeira, percorre-se uma trilha em meio a vegetação e outras pequenas cachoeiras, descendo por uma longa escada. Trata-se de um rio que, ao encontrar um buraco, despenca em forma da cachoeira de 50 metros, formando uma generosa piscina natural e seguindo seu curso. É uma visão inesquecível. O local conta com serviço de bar, restaurante e chalés.
>> Cachoeira da Porteira e a Cachoeira do Garrote
São duas pequenas quedas d’água próximas, ambas com piscinas naturais para banho. Você pode realizar um passeio para conhecer as duas cachoeiras em uma só viagem. As cachoeiras ficam dentro do Complexo da Pedra Caída.
>> Morro das Figuras
Próximo à cachoeira da Prata, a 40 km de Carolina, com formação rochosa com diversas inscrições rupestres recentemente descobertas por arqueólogos, que acreditam ser de autoria de índios craôs descendentes dos tupis-guaranis.
>> Cachoeira da Prata
A Cachoeira da Prata está localizada no Rio Farinha, numa região não tão desbravada, selvagem pode-se dizer. As pessoas que moram por perto são típicos sertanejos, valorizam o lugar onde moram. Fica próxima da cachoeira de São Romão.
>> Cachoeira de São Romão
A Cachoeira de São Romão é uma queda d’água lindíssima, localizada no Rio Farinha, um afluente do Rio Tocantins, a 70 quilômetros de Carolina. O acesso a essa cachoeira se faz por uma boa parte em estrada de chão, sendo necessário um veículo de tração como pick-ups e jipes. O que torna o passeio uma aventura ainda mais emocionante. O local conta com serviço de bar, restaurante e chalés.
>> Cachoeiras Gêmeas de Itapecuru
As cachoeiras ficam localizadas junto à BR-230, 33 km distante de Carolina, 66 km de Riachão, 130 km distante de Balsas, e lá você encontrará duas lindas cachoeiras que caem de 12 metros e formam uma enorme piscina natural com rochas que a circundam, praias e pequenas ilhas. O local conta com serviço de bar, restaurante e chalés.
>> Balneário Novo Banho
O atrativo está estabelecido na antiga hidrelétrica histórica de Carolina e da o mesmo acesso as Cachoeiras Gêmeas, no local serve comidas a La Carte. Não há necessidade de carro 4×4, acesso fácil.
>> Balneário Queda D’água
Fica a 30 km do centro da cidade via BR 230 no povoado Itapecuruzinho, onde se encontra paz e sossego para desfrutar da natureza e das Águas cristalinas. O local oferece serviço de hospedagem (chalés) e alimentação.
Dicas de Roteiros
Seguem alguns passeios interessantes para agendar:
Para o município de Riachão, a 130 km de Carolina
Possui diversos locais turísticos, como a cachoeira do Cocal, onde há um poço azul com águas cristalinas. Também tem o Balneário Frutuoso, lugar que tem piscinas naturais e restaurantes, com quadras de vôlei e futebol. É visitada principalmente em julho, quando turistas vão conhecer a Chapada das Mesas (Riachão/Carolina) e suas belezas naturais.
>> Cachoeira de Santa Bárbara
A Cachoeira de Santa Bárbara, uma queda de 75 metros. Fica ao lado do poço azul, chega-se ao local depois de uma trilha de 5 minutos.
>> Encanto Azul
Fica localizado no Rio Cocal. Não há como não se encantar por esta beleza natural de água límpida, cristalina e temperatura perfeita para o banho, e apreciação dos peixes. Não esqueça de trazer óculos para mergulho.
>> Poço Azul
É o local mais paradisíacos da Chapada das Mesas, a água cristalina em uma piscina natural com mais de 5 metros de profundidade de águas cristalinas que encanta a todos.
Para o município de Imperatriz, a 223 km de Carolina
Imperatriz consolida-se como destino ao turismo de negócios, de eventos, de lazer e ecoturismo. Imperatriz é a principal porta de entrada e o mais seguro ponto de apoio para a região turística estadual classificada como “Polo das Águas, Cachoeiras e Chapadas”.
>> Beira Rio
A Beira Rio é uma extensa área de lazer com mais de 600 metros de extensão, que acompanha uma parte da orla do Rio Tocantins, em frente ao centro de Imperatriz.
A área conta com calçadões, um lago, pista de caminhadas, ciclovia, quadras de esportes, concha acústica, além de praça de alimentação ao ar livre com quiosques, além de vários restaurantes próximos.
Para o município de Palmas (Tocantins), a 460 km de Carolina
Palmas é a porta de entrada para o Jalapão, contato direto com a natureza e paisagens típicas da região serrana são fortes atrativos para o turismo ecológico ou ecoturismo em Palmas.
>> Distrito de Taquaruçu
Localizado a 32 km de Palmas, o Distrito de Taquaruçu oferece mirantes, leves corredeiras, mais de 80 cachoeiras, sendo que 11 estão disponíveis para receber o turista com estrutura adequada, com rapel, a exemplo da cachoeira do Roncador com 70 metros de queda d’água ideais para a prática da atividade.
>> Ilha do Canela
O nome escolhido para batizar o lugar homenageia o povoado centenário que deu origem a capital mais nova do Brasil, o Canela. Atualmente, a ilha funciona com balneário, restaurante com pratos típicos e um variado cardápio de peixes, área de camping e barzinhos. O acesso pode ser feito através de embarcações próprias que atracam no píer, ou por meio dos barcos da Ilha, que estão localizados na Praia da Graciosa para uso do público em geral. O traslado é feito em 10 minutos.
Para o município de São Raimundo Nonato (Piauí), a 780 km de Carolina
O município integra a região turística do polo das origens, onde o Parque Nacional da Serra da Capivara, junto ao Parque Nacional da Serra das Confusões, são os principais atrativos.
>> Parque Nacional da Serra da Capivara
Abriga a maior concentração de sítios pré-históricos do país. São principalmente pinturas rupestres realizadas pelos povos que viveram na região há 100 mil anos. O parque possui 1.220 sítios arqueológicos e foi declarado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) Patrimônio Cultural da Humanidade.
Para o município de São Luís, a 840 km de Carolina
O Centro Histórico de São Luís se destaca pela uniformidade e pela beleza simples e regular dos seus imóveis, formando um dos maiores conjuntos arquitetônicos de essência portuguesa ainda preservados da América Latina e que faz parte da lista da UNESCO de patrimônios culturais do mundo.
O deslocamento também pode ser feito pelo aeroporto do município de Imperatriz, a 220 km de Carolina.
>> Teatro João do Vale
O Teatro João do Vale fica no coração do centro histórico, no Largo do Comércio, Praia Grande, e é um dos centros culturais mais importantes de São Luís. É uma homenagem a João Batista do Vale, um dos Artistas mais importantes do Maranhão, eleito personagem ilustre do Século XX e que já́ teve obras gravadas por Nara Leão, Dolores Duran, Zé́ Kéti, Chico Buarque e, é claro, Maria Bethânia, que interpretou seu maior sucesso, “Carcará”. O Teatro João do Vale é palco de espetáculos regionais e nacionais, trazendo sempre o melhor da música e da dramaturgia para São Luís.
Onde Comer
A gastronomia se constitui, sem dúvida nenhuma, em um traço importante da cultura de um povo. A culinária Carolinense é rica e bastante diversificada, onde se destacam os pratos feitos com peixe de água doce da região como o surubim, pacu, tambaqui e tambacu, assim como pratos à base de carne seca. Uns ingredientes muito utilizados na culinária Carolinenses são os derivados da mandioca como a tapioca e a puba.
>> Restaurante Chega Mais
Praca Goias N° 01 – Centro
(99) 8159-5314
>> Pizzaria Tio Pepe
Praca Jose Alcides de Carvalho, 236 Centro
(99) 3531-2960
https://tiopepepizzaria.com.br
>> Tribo do Crepe
Rua José Augusto dos Santos, 100 – Centro
(99) 98429-7763
>> Espaço Gourmet
Avenida Elias Barros, 945 – Centro
(99) 98437-6454
>> Complexo Pedra Caída
Rod. BR-010 S/N – Zona Rural
(99) 3531-2318
https://pedracaida.com
>> Mocotozin Restaurante
Rua Cidade de Grajau, 172 Vl Varela,
(99) 98209-5953
>> Restaurante Rio Lajes
Rodovia BR 230 S/N (em frente A Pousada Dos Lajes) – Sucupira
(99) 3531-2764
Onde Ficar
Seguem algumas dicas:
>> Pousada Maktub
Avenida Adalberto Ribeiro, 949 – Centro
(99) 98406-1502
>> Pousada dos Candeeiros
Avenida Getúlio Vargas, 1167 – Centro
(99) 3531-2243
>> Hotel Pousada das Rosas
Avenida Frederico Martins de Azevedo, N°397 – Centro
(99) 99134-8488
>> Santuário Ecológico Pedra Caída
Rodovia Br 010 Km 69 5 SN Zona Rural
(99) 98127-4597 / 98127-4597
https://pedracaida.com
>> Ventanas Hotel Boutique
Avenida Brasília, 1298 – Centro
(63) 99912-3415
- Fontes: turismo.to.gov.br | al.ma.leg.br | Demais fontes colaborativas