Quixadá, Rainha do Sertão Central

Quixadá CE - Fonte: ceara.gov.br
Compartilhar

Conhecida popularmente como a “Rainha do Sertão Central”, Quixadá torna-se marcante no território cearense pela beleza única das suas paisagens com formações rochosas, pelos açudes que espelham o pôr do sol e pelos pontos históricos que são tesouros culturais do Ceará.

Um conjunto de atrações visuais repleto de significado tem atraído turistas do estado, do Brasil e do mundo inteiro. Mas não apenas com o intuito de passeio: há grupos que se aventuram por solo quixadaense para os desafios dos esportes de aventura.

Principais Eventos

>> Carnaval

Uma multidão participa da brincadeira e se diverte em uma das maiores festas tradicionais do carnaval, comemorando numa tardezinha de muita alegria e diversão. À noite, milhares de pessoas continuam na praça para acompanhar o carnaval cantando muito axé, com os sucessos de bandas e grandes músicas do carnaval brasileiro.

Carnaval, Quixadá CE – Fonte: quixada.ce.gov.br

>> Quixadá Junino

Trata-se de um dos maiores festejos juninos da região do sertão central do Ceará, com grande participação popular e apresentação de diversos artistas nacionais e regionais, além de diversos outros atrativos, como a apresentação de quadrilhas juninas.

Quixadá Junino, Quixadá CE – Fonte: quixada.ce.gov.br

Atrações Locais

>> Santuário Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão

O santuário tornou-se ponto de romaria de fiéis cearenses e de outros estados. Todos os fins de semana, devotos e visitantes visitam o local que também tem uma capela para orações, área própria para retiros religiosos e restaurante. Os meses de maior visitação, além do mês de fevereiro dedicado às festividades da Virgem Maria, são maio, julho e dezembro.

Acesso Pe. David Peter – Monte Alegre

Santuário Nossa Senhora Imaculada, Quixadá CE – Fonte: Reprodução

>> Serra do Estevão

Esta pequena cadeia montanhosa possui cerca de 24 km de comprimento por 10 km de largura localizada na região central do estado do Ceará.

Serra do Estevão, Quixadá CE – Fonte: Reprodução

>> Açude do Cedro

O Açude do Cedro localiza-se a 6 Km da cidade de Quixadá. O açude foi a primeira grande construção envolvendo rede de canais de irrigação, feita após a seca ocorrida entre os anos de 1877 e 1879.

Açude do Cedro, Quixadá CE – Fonte: Reprodução

>> Pedra da Galinha Choca

Pedra da Galinha Choca é o nome dado a um dos mais conhecidos monólitos existentes no município tendo seu nome derivado de sua curiosa forma. Está localizada a 5 km do centro de Quixadá. Até o começo do século XX era chamada de Pedra da Arara.

É um inselberg constituído de dioritos e granitos, que são rochas ígneas, ou seja, formadas a partir do resfriamento do magma. Assim como os demais monólitos da região, a Pedra da Galinha Choca está sobre um terreno cristalino, ou seja, é formado por rochas antigas e resistentes que surgiram anteriormente à era Cambriano, que com a erosão das chuvas e dos ventos afloraram acima da superfície

Pedra da Galinha Choca, Quixadá CE – Fonte: Reprodução

>> Fazenda Não Me Deixes

Rachel e o marido Oyama construíram a casa em 1955. Tijolos, portas e janelas, além dos móveis, foram feitos com materiais retirados da própria fazenda. O projeto da casa foi da própria escritora, e era caracterizado por elementos rústicos: cantareiras com potes de barro, o fogão era de lenha e mobília artesanal, desenhada pela proprietária. Ela recorda até que fez uma maquete da construção, com varas de mata-pasto, para mostrar como deveria ficar o telhado alto. A escritora passava meses a fio na fazenda, independentemente de ano seco ou chuvoso.

Distrito de Daniel de Queiroz

Fazenda não me deixes, Quixadá CE – Fonte: Reprodução

>> Pedra do Cruzeiro

Pedra do Cruzeiro é o nome dado a uma formação rochosa, ou monólito, situado nas imediações do centro da cidade de Quixadá. O monólito recebeu esse nome por conta de uma cruz de concreto erguida no seu topo, no ano de 1934.

Pedra do Cruzeiro, Quixadá CE – Fonte: Reprodução

>> Museu Histórico Jacinto de Sousa

O Museu Histórico Jacinto de Sousa existe desde 27 de outubro de 1984. No passado, o local era uma casa habitada pelo engenheiro Raimundo Franklin no ano de 1922. Lá os visitantes podem encontrar utensílios que eram utilizados pela família do engenheiro, além de móveis, fotografias, documentos, maquetes, arquivos de vídeo, objetos sacros e artigos de uso pessoal como roupas.

Rua Autran Moreno, 202 – Centro

Museu Histórico Jacinto de Sousa, Quixadá CE – Fonte: Reprodução

>> Memorial Raquel de Queiroz

O Memorial Rachel de Queiroz fica na praça Gladson Martins, também conhecida como praça do Chalé. A visitação é uma das opções da programação cultural disponível no município, ideal para quem busca conhecer um pouco mais sobre a vida e obra da primeira mulher brasileira a ingressar na Academia Brasileira de Letras, a quixadaense Rachel de Queiroz.

Rua do Chalé – Centro

Memorial Raquel de Queiroz, Quixadá CE – Fonte: Reprodução

Dicas de Roteiros

Seguem alguns passeios interessantes para agendar:     

Para Guaramiranga, a 106 km de Quixadá

Com um patrimônio arquitetônico com edificações ainda conservadas e uma oferta de eventos que fazem da cidade um abrigo para as mais diversas expressões da cultura como o Festival Nordestino de Teatro que já realizou 25 edições; O Festival de Jazz & Blues que completa 18 edições entre outros, a cidade se propõe a fortalecer este ambiente de arte que conta com grande diversidade de estilos artísticos, uma multiplicidade de expressões culturais. As paisagens são um convite ao descanso e a meditação. Várias nascentes e cursos d’água formam corredeiras, bicas e cachoeiras. Há muitas trilhas nas quais os praticantes de trekking, rapel e montanhismo podem praticar. Em Guaramiranga e nas mediações pode-se contemplar igrejas antigas do século XIX e velhos casarões apreciando o cultivo de flores silvestres como as bromélias, colibris, ipês floridos, palmeiras imperiais, bambus e papoulas. Umas das atividades que mais se desenvolve é o cultivo de rosas e flores tropicais que abastece o mercado de Fortaleza e o europeu. Esses plantios se estendem pelos municípios de Guaramiranga, Pacoti e Baturité.

>> Festival de Jazz e Blues

Evento que conta com a participação de grandes nomes da música nacional e internacional. Nas noites frias da pequena cidade, a música entretém uma multidão de apreciadores, que lotam as ruas e hospedagens, muitas vezes improvisando barracas de acampamento e casas alugadas por moradores.

Para Fortaleza, a 170 km de Quixadá

>> Praia do Futuro

Localizada a cerca de 10 km do centro da capital, a Praia do Futuro tem 8 km de extensão. São inúmeras opções de barracas de praia, com estrutura de bares e restaurantes para receber os visitantes. A Prefeitura de Fortaleza realizou uma grande revitalização do local, com a padronização das calçadas, paisagismo, drenagem, sinalização, construção de uma ciclovia, novos postes elétricos, reforma em todos o sistema viário que compreende um percurso de oito quilômetros, iniciando na Avenida Zezé Diogo, Dioguinho, Clóvis Arrais, indo até a Avenida José Saboia. Ainda na praia mais visitada da capital, todas as quintas-feiras a tradição é degustar o caranguejo. Além do molho e da farofa, que acompanham o crustáceo, o forró e os shows de humor tomam conta das barracas.

Praia do Futuro, Fortaleza CE – Fonte: MTur

>> Mercado dos Peixes

Localizado na Beira Mar, Mucuripe, recentemente reformado pela Prefeitura de Fortaleza, o Novo Mercado dos Peixes é o melhor lugar da cidade para comprar frutos do mar em termos de custo e benefício.

Camarão rosa e cinza, lagosta, peixes como pargo, serra, cioba, lula, polvo, sururu, caranguejos do mar e muitas outras delícias são encontradas o ano todo. O cliente pode comprar o produto em um dos boxes de venda e fritá-lo a partir de R$8 por quilo. Opções de guarnições incluem arroz branco, baião de dois e macaxeira frita.

Av. Beira Mar, 3479 – Meireles
(85) 3263-4471

Mercado do Peixe, Fortaleza CE – Fonte: Divulgação

Para Sobral, a 258 km de Quixadá

Situada na região Norte do Ceará, a cidade de Sobral se apresenta como o mais significativo referencial de crescimento e desenvolvimento econômico do interior do Ceará, constituindo-se num centro de convergência, por sua ampla e moderna estrutura nos setores da saúde, educação, comércio, indústria, serviços, lazer, cultura e arte.

>> Museu Madi

No dia 5 de julho de 2005, os sobralenses ganharam mais um espaço expositivo, o Museu MADI. Inaugurado por ocasião do aniversário da cidade, tem acervo composto por cerca de cem obras, pertencentes ao movimento. Fazem parte do acervo esculturas, pinturas e desenhos, fruto de doações de mais de 70 membros do grupo MADI de vários países e continentes, selecionados pelo próprio Carmelo Arden Quin, iniciador e líder desse movimento.

Museu Madi de Sobral, Sobral CE – secult.sobral.ce.gov.br

Para Juazeiro do Norte, a 324 km de Quixadá

Naturalmente o ramo que se destaca é o do turismo religioso, porém há um plano integrado de turismo entre várias cidades da região do Cariri, destacando-se também os fósseis, as belezas naturais da Chapada do Araripe, a cultura e a História do Cariri. Juazeiro por ser a maior cidade da região e ter a melhor infraestrutura é a preferida dos turistas como base. 

Padre Cícero – Juazeiro do Norte – Fonte: juazeirodonorte.ce.gov.br

>> Turismo Religioso

A religiosidade popular é marcante. Milhões de romeiros se dirigem a Juazeiro para orar e para pagar promessas. Para se ter uma ideia da importância da religião para o município, todos os museus da cidade são de cunho religioso e existem, ainda, várias casas de milagres (locais onde os fiéis depositam peças representativas de milagres que acreditam ter alcançado). Na colina do Horto, ponto mais alto de Juazeiro, foi erguida uma estátua do Padre Cícero com 27 metros de altura, a quarta maior do mundo. Ainda no Horto, está o Museu Vivo do Padre Cícero com réplicas em cera de personalidades do município como Maria de Araújo, José Marrocos, Floro Bartolomeu, Aureliano Pereira e o próprio Padre Cícero.

Onde Comer

Seguem algumas indicações de restaurantes:

Onde comer – Fonte: Unsplash

>> Restaurante Pé de Serra

Rod. Br-122 Pres. Costa e Silva – Juatama
(88) 98155-1414

>> Restaurante Saborear

Rua Pascoal Crispino 285, Centro
(88) 3412-3080

>> Restaurante Bom D+

Rua Epitacio Pessoa 1322, Centro
(88) 3414-5597

>> Avenida Bar & Resto

Avenida Plácido Castelo, 1635, Centro
(88) 99780-1440

>> Broiler Forno & Brasa

Rua José de Alencar, 568, Centro
(88) 99918-6833

>> Galinha de Quintal Centro

Rua Oscar Barbosa, 533, Centro
(88) 98161-0690

Onde Ficar

Seguem algumas dicas:

Onde se hospedar – Fonte: Unsplash

>> Bertolini Hotel

Av. José de Freitas Queiroz, 2959 – Cedro
(88) 99960-8921
https://www.bertolinihotel.com.br

>> Hotel Vale das Pedras

Av. Jesus Maria e José, 2010 – Jardim Monolitos
(88) 3196-0161
www.valedaspedrasdequixada.com.br

>> Hotel Pedra dos Ventos Resort

Rua Francisco Moreira de Souza, s/n – Zona Rural
(88) 99604-0425
http://www.pedradosventos.com.br

>> Hotel Nova Aldeota Estrada do Algodão – Jardim Monolitos
(88) 3412-2147
https://hotelnovaaldeota.negocio.site

Heraldo Sales

Heraldo Sales