Engenho Massangana – Cabo de Sto. Agostinho

Engenho Massangana, Cabo de Sto. Agostinho PE
Compartilhar

Conjunto arquitetônico rural do século XIX, composto pela Casa-Grande e Capela de São Mateus em uma área de dez hectares, o Engenho Massangana está localizado no Cabo de Santo Agostinho, no Estado de Pernambuco. O nome do engenho, de origem africana, vem do rio Massangana que, na época do auge do açúcar, servia para o escoamento do que era produzido nele, e nos engenhos da região, até o porto do Recife. Acredita-se que Tristão de Mendonça tenha fundado o Engenho Massangana, através da doação de um pedaço de terra do município feita por Duarte Coelho, primeiro donatário da Capitania de Pernambuco.

Engenho Massangana – Cabo de Sto. Agostinho PE

Tombado em nível estadual como Parque Nacional da Abolição, Massangana foi o lugar onde o ilustre pernambucano Joaquim Nabuco viveu durante a infância e é por ele referenciado como o local onde construiu a base de seus ideais abolicionistas. Tais relatos estão presentes em seu livro Minha Formação (1910), cujo conteúdo é explorado na exposição permanente Nabuco e Massangana: o tempo revisitado.

Além da visitação espontânea, o equipamento recebe sistematicamente o público estudantil. Através de um programa educativo, temas como o legado do pensamento de Joaquim Nabuco, a escravidão e as lutas libertárias, a cultura afro-brasileira e a economia canavieira são abordados, buscando contribuir para a produção de novos conhecimentos, fortalecimento da consciência patrimonial e da identidade cultural.

Serviço:

Entrada gratuita, de terça a sábado, das 9 às 16h30

Endereço: PE – 60 – Km 10 Cabo de Santo Agostinho| PE CEP: 54510-992

Contatos: (81) 3527.4025 | [email protected]
Informações: www.fundaj.gov.br

Para grupos, solicita-se o agendamento por telefone ou e-mail.

  • Fonte: Fundação Joaquim Nabuco
Heraldo Sales

Heraldo Sales