Litoral Norte de Pernambuco

Foz do rio Jaguaribe, Ilha de Itamaracá PE - Fonte: Wikimedia Commons
Compartilhar

Em um país tropical de dimensões continentais e recortado por uma imensa costa litorânea banhada pelo Oceano Atlântico, é compreensível entender por que o turismo de sol e mar é tão procurado. No Nordeste, onde o sol brilha forte o ano inteiro, as praias do litoral norte de Pernambuco são extremamente disputadas pela profusão de piscinas naturais, arrecifes e coqueirais. A água morna e tranquila é outro diferencial dos adeptos dos banhos de mar. Com 187km de praia, o litoral pernambucano oferece opções de praias agitadas com infraestrutura bem montada, resorts e serviços de qualidade até lugares pouco explorados onde o lema é descansar ouvindo o som das ondas do mar.

Com características bem distintas do Litoral Sul, o Litoral Norte também oferece boas opções para o lazer e descanso.

Relacionamos abaixo algumas das praias do litoral, principalmente as mais badaladas, algumas delas poderão apresentar matérias próprias no nosso site, com informações mais detalhadas.

>> Maria Farinha (Paulista)

Localizada a aproximadamente 26 km do Recife, é considerada a principal praia do estado para o Turismo Náutico. Existe de um lado o mar, e do outro o rio Timbó, que oferece aos visitantes diversas modalidades de lazer náutico. Favorece também passeios de barco ou de catamarã, de onde se apreciam as belezas dos mangues. Um dos passeios mais bonitos pode ser feito de barco pela extensão do Canal de Maria Farinha. De lá partem também várias embarcações que levam turistas para a Coroa do Avião – extenso banco de areia localizado entre a Ilha de Itamaracá e o Canal de Santa Cruz. Sua paisagem é dominada por casas de veraneio e barracas que funcionam como bares e por equipamentos e serviços turísticos: hotéis, marinas, pousadas, bares, restaurantes, parques aquáticos, clubes e motos aquáticas.

>> Praia de Jaguaribe (Ilha de Itamaracá)

Localizada na Ilha de Itamaracá, a aproximadamente 50 km da capital Recife, da mitológica cirandeira Lia de Itamaracá, pés na areia e microfone à mão, comanda concorridas rodas de ciranda nas noites de lua. No caminho, imprescindível é uma parada no Mercado de Crustáceos de Itapissuma, praça gastronômica tradicional e convidativa às margens do grande Canal de Nova Cruz.

>> Praia do Forte Orange (Ilha de Itamaracá)

Cercada de restaurantes típicos à beira-mar, onde está o imponente Forte Orange, construção de 1631, erguido pelos holandeses que ocuparam Pernambuco em busca do controle mundial do comércio de açúcar. Do lado, o Centro Peixe-boi Marinho, onde os grandes mamíferos aquáticos são protegidos da extinção e hipnotizam visitantes.

Forte Orange, Ilha de Itamaracá PE – Fonte: Wikimedia Commons

>> Coroa do Avião (Ilha de Itamaracá)

Pertinho da praia do Forte, de barco você chega a uma Ilhota de coqueiros e areia, encontro de aves migratórias no Atlântico Sul. Ponto também de migração de visitantes interessados em tranquilas horas de sol e mar, abrigados em palhoças rústicas que servem pratos típicos como a peixada pernambucana, um cozido de pescados e legumes guarnecidos com o irresistível pirão de farinha de mandioca.

Coroa do Avião, Ilha de Itamaracá PE – Fonte: Wikimedia Commons

>> Praia do Sossego (Ilha de Itamaracá)

Localizada na parte norte da ilha de Itamaracá, a Praia do Sossego já diz tudo com seu nome. Lugar tranquilo e paradisíaco, onde se pode conhecer “o outro lado da Ilha”, pois um dos seus acessos é pela travessia do braço de mar encontrado ao fim de Jaguaribe. O outro acesso é pela estrada de barro que passa pela Penitenciária Barreto Campelo, e por esse motivo acaba por afastar alguns turistas, o que mantém preservado o aspecto pacato e isolado da Praia, tendo-se acesso também à Enseada dos Golfinhos e ao Pontal da Ilha, onde é possível apreciar um belíssimo pôr do sol.

Praia do Sossego, Ilha de Itamaracá PE – Fonte: MTur

>> Barra de Catuama (Goiana)

A praia de Catuama tem águas claras, arrecifes e areia molhada. Na maré baixa, se encontram bancos de areia, pedras e piscinas naturais. Está localizada na vila homônima, entre as praias de Ponta de Pedras e de Barra de Catuama. A maioria das casas encontradas na comunidade são de veraneio. É uma das praias mais agitadas do litoral goianense no verão. Fica a 49 km do centro de Goiana e a 72 km da capital do estado, Recife. De lá também é possível fazer passeios de barco para o Pontal da Ilha de Itamaracá e a Praia de Atapuz.

Barra de Catuama PE – Fonte: adgoiana.pe.gov.br

>> Ponta de Pedras (Goiana)

Um dos três distritos de Goiana, Ponta de Pedras é a praia mais frequentada de todas do município. É lá que fica a Ponta do Funil, o ponto mais oriental do estado de Pernambuco. Possui ondas fracas, areia fina e diversas colônias de algas na água. Em Pontas de Pedras é fácil de encontrar vários barcos de pescadores ancorados perto da costa. É a praia mais famosa de Goiana, sendo também a mais badalada, recebendo milhares de turistas no verão. Possui um calçadão para a realização de eventos, bares, restaurantes e quiosques padronizados na beira-mar.

Outros atrativos da localidade são o Farol de Ponta de Pedras, datado de 1918, e os mergulhos no fundo do mar para avistar os destroços do Vapor Bahia, que naufragou entre 12 a 18 milhas da costa, em 1887. Ponta de Pedras localiza-se no oeste do município, a 48 km do centro de Goiana e 74 km da capital do Estado, Recife.

Ponta de Pedras PE

>> Carne de Vaca (Goiana)

Carne de Vaca é a primeira praia do litoral de Pernambuco, vindo da Paraíba. Tem um estreito areal com ondas pequenas e fracas. Fica localizada em uma vila de pescadores e catadoras de mariscos “as famosas marisqueiras de Carne de Vaca”, com poucas casas e uma vasta área de coqueiros. Ao norte da comunidade fica o Loteamento Canoé, grande área de casas de veranistas que vão à praia na alta estação, nos feriados e em comemorações como a Festa de Santa’Ana padroeira da localidade realizada no mês de julho. Outro atrativo é a foz do Rio Goiana, onde se encontram manguezais e alagamentos. Localizada a 70 km da capital Recife.

Ali próximo existem bares e uma balsa faz a travessia para o litoral sul da Paraiba, consistindo a empreitada num belo passeio por águas calmas e límpidas. Em 1990 a praia foi cenário para as filmagens do seriado Riacho Doce, da Rede Globo.

Carne de Vaca PE – Fonte: adgoiana.pe.gov.br

Veja também nossa matéria sobre o Litoral Sul de Pernambuco.

  • Fontes: Empetur | adgoiana.pe.gov.br | paulista.pe.gov.br
Hilton Albuquerque

Hilton Albuquerque