Piranhas, porta de entrada aos Cânions do São Francisco

Piranhas AL - Fonte: Heraldo Sales
Compartilhar

A cidade histórica de Piranhas, em Alagoas, e que fica às margens do rio São Francisco, é um encontro de história, cultura, lazer e ecoturismo. Município localizado no sertão do estado de Alagoas, reconhecida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a região é um polo de turismo no Sertão e o terceiro lugar em destinação turística em Alagoas, tudo graças a sua arquitetura, Museu do Sertão, programação noturna e, principalmente, os passeios aos Cânions do rio São Francisco.

Visitar Piranhas e desfrutar da vida noturna gostosa da pequena cidade, vivenciar suas festas culturais, mergulhar no São Francisco, conhecer e adquirir seus artesanatos são alguns dos atrativos que a região proporciona. O relevo e a vegetação do sertão embelezam ainda mais a cidade e são inúmeros os roteiros turísticos da região.

Atrações Locais

>> Centro Histórico

O Centro Histórico de Piranhas, tombado como patrimônio histórico da humanidade, conta com diversas hospedagens, museu, igrejas, bares, restaurantes e uma vida noturna agitada. Você encontra apresentações culturais, música ao vivo e artesanato, além de fácil acesso ao São Francisco para um bom banho de rio.

Centro Histórico, Piranhas AL – Fonte: Heraldo Sales

>> Museu do Sertão

Antiga Estação Ferroviária e hoje Museu do Sertão Marília Rodrigues é um prédio no estilo neoclássico inglês. Possui acervo do período da ferrovia, do cangaço e dos movimentos folclóricos.

Museu do Sertão, Piranhas AL – Fonte: Heraldo Sales

>> Torre do Relógio

A antiga caixa d’água para irrigação e abastecimento da caldeira da Maria Fumaça, abriga ainda o relógio que marcava o horário de funcionamento de todo o complexo. Hoje funciona uma cafeteria, o Café da Torre.

Torre do Relógio, Piranhas AL – Fonte: Heraldo Sales

>> Centro de Arte e Cultura

Antiga oficina e casa de máquinas da rede ferroviária, datada de 1881, é hoje o Centro de Artes e Cultura. É nela que os artesões da região expões seus artesanatos, licores e doces.

Centro de Arte e Cultura, Piranhas AL – Fonte: MTur

>> Casa do Patrimônio

A Casa do Patrimônio é sede administrativa da área tombada e abriga dezenas de réplicas de embarcações que navegaram no baixo São Francisco, além de imagens e documentos históricos.

>> Orla Fluvial Altemar Dutra

Revitalizada em 2012 leva o nome do cantor Altemar Dutra, cidadão piranhense. Conta com bares, restaurantes, quadra esportiva e um mirante, no coração do centro histórico da cidade.

Mirante da Orla, Piranhas AL – Fonte: Prefeitura de Piranhas AL

>> Mirante Secular

Construído no século XIX como uma espécie de farol para orientar as embarcações a vapor que navegavam no Rio São Francisco. Há duas formas de chegar ao mirante, uma pela estrada à esquerda, antes da entrada da parte histórica e a segunda pela escadaria de 364 degraus, por dentro da cidade.

Mirante Secular, Piranhas AL – Fonte: MTur

>> Igreja do Senhor do Bonfim

A localização da igreja, no topo do morro, acessível por uma escadaria de 250 degraus, propicia uma visão belíssima da cidade e do rio São Francisco. Juntamente com o mirante secular estes dois pontos turísticos são boas opções para apreciar o pôr do sol no fim de tarde.

Igreja do Senhor do Bonfim, Piranhas AL – Fonte: Heraldo Sales

>> Palácio D. Pedro II

Sede da prefeitura. Foi nas escadarias desta prefeitura onde foram expostas as cabeças decepadas de Lampião e seu bando, mortos em Angicos no dia 28 de junho de 1938.

Palácio D. Pedro II, Piranhas AL – Fonte: Prefeitura de Piranhas AL

>> Cânions do São Francisco

Principal passeio da região, os Cânions do Xingó, também conhecido como Cânions do São Francisco, é uma grandiosa obra da natureza e o maior cânion navegável do mundo. Paredões de rochas alaranjadas abrigam um extenso lago de tonalidade verde claro intenso, fica na divisa entre as cidades Canindé de São Francisco (Sergipe) e Piranhas (Alagoas).

Cânions do Xingó, Piranhas AL – Fonte: Heraldo Sales

Os passeios saem da Praia da Dulce e é a melhor opção para quem está em Piranhas. O roteiro fluvial inclui parada para mergulho no rio e inclui também almoço no Restaurante Castanho, às margens do rio. Há ainda a opção de sair do lado Sergipano, em Canindé de São Francisco, no Bar Karrancas. Pesquise os preços das duas opções no próprio centrinho de Piranhas ou onde você estiver hospedado.

Mergulho no rio, Piranhas AL – Fonte: Heraldo Sales

>> Usina Hidrelétrica de Xingó

A Usina Hidrelétrica de Xingó oferece passeio guiado pelas instalações interna da Usina. Conhecer os dutos de passagens das águas, as turbinas e o processo de geração de energia é uma oportunidade para quem está na cidade.

Usina de Xingó, Piranhas AL – Fonte: Severino Silva (Chesf Mídias)

>> Rota do Cangaço

A rota do cangaço é o passeio que leva você à história do sertão nordestino. Começa no atracadouro de Piranhas com um passeio pelo leito natural no Rio São Francisco com aproximadamente 45 minutos de navegação e uma vista privilegiada do Velho Chico. No passeio você pode conhecer o povoado de Entremontes e ter acesso à trila que leva a Grota do Angico, local onde Lampião foi morto.

Vale uma observação: Embora a Grota do Angico pertença ao município de Poço Redondo (SE), é de Piranhas que saem a grande maioria dos passeios até lá.

Grota do Angico, Poço Redondo SE – Fonte: MTur

>> Povoado de Entremontes

Local do início da ocupação de Piranhas e onde Dom Pedro II ficou hospedado quando seu Navio encalhou no leito do São Francisco. No povoado é confeccionado pelos ribeirinhos os tradicionais bordados alagoanos. Estando lá, visite a Casa do Bordado de Entremontes.

>> Trilha da Linha Férrea

A trilha da linha férrea, com aproximadamente 3 km, leva a percorrer a antiga passagem do trem pela bela vegetação e vista do Rio São Francisco.

Dicas de Roteiros

Para Canindé de São Francisco, a 14 km de Piranhas

A cidade de Canindé de São Francisco fica do outro lado do rio, bastando apenas atravessar a ponte que liga as duas cidades e aproveitar um pouquinho.

>> Prainha de Canindé de São Francisco

A orla às margens do rio possui boa estrutura, um grande estacionamento, bares, restaurantes, chuveiro e salva-vidas.      Os quiosques, que dependendo da vazão do rio, ficam literalmente dentro d’água fazem você desfrutar da paisagem e admirar a represa da Usina Hidrelétrica de Xingó.

Prainha, Canindé de São Francisco SE – Fonte: Reprodução

Para Paulo Afonso, a 79 km de Piranhas

Conhecida como a capital brasileira dos esportes radicais, o que faz vários eventos radicais ocorrerem ao longo do ano, mas seu ponto alto de turismo é a Copa Vela. E em seu carnaval fora de época, a cidade fica lotada e toda uma estrutura é feita. O evento, que nasceu da prática de esportes náuticos como a vela e atualmente contém outras modalidades náuticas, dura em média de 3 a 6 dias e normalmente, por ser fora de época, a maioria dos grandes cantores ficam à disposição para se apresentar no evento.

>> Complexo Hidrelétrico

No passeio no Complexo Hidrelétrico de Paulo Afonso, lagos, quedas d`água, vegetação nativa, pontes estreitas e muitas flores.

Hoje, estão instaladas na região, num raio de 4 km, 5 grandes hidrelétricas, a Usina Apolônio Sales, na divisa de Paulo Afonso-BA e Delmiro Gouveia-AL e as Usinas Paulo Afonso, I, II, III e IV que produzem 4.300 MW de energia elétrica. Somadas às usinas Luiz Gonzaga, em Petrolândia e Xingó, na divisa dos Estados de Sergipe e Alagoas, o Complexo Hidrelétrico de Paulo Afonso é responsável por 83,4% de toda a energia produzida pela Chesf.

Complexo Hidrelétrico , Paulo Afonso BA – Fonte: Reprodução

>> Raso da Catarina

A reserva ecológica do Raso da Catarina é dividida entre reserva biológica e a indígena, com extensão de 6.400 km², recoberta de vegetação do tipo caatinga e clima típico de área desértica: durante o dia a temperatura chega a 40°C enquanto à noite é de até 10°C. Famílias dos índios Pankararés habitam na entrada do cânion seco na chamada Baixa do Chico que apresenta belíssimas formações rochosas esculpidas pelo vento parecendo castelos, torre e bispo do tabuleiro de xadrez. Uma outra, lembra uma grande catedral gótica. A flora predominante é de xique-xiques, mandacarus, coroas-de-frade, facheiros, palmatórias, diversos tipos de bromeliáceas, como a macambira e árvores como o juazeiro, umbuzeiro, jatobá, pereiro, A fauna é rica em variedade de aves com coloridas plumagens e pequenos animais e refúgio de algumas espécies de micos e da ararinha-azul. Os passeios são feitos sempre com a presença de guia local e precisam ser agendados com antecedência para atender a normas do Ibama e da Funai.

Raso da Catarina, Paulo Afonso BA – Fonte: Reprodução

Para Aracaju (SE), a 205 km de Piranhas

Aracaju é uma cidade tranquila, segura, aconchegante e acolhedora. Preparada para o mercado turístico, a capital sergipana possui atrativos naturais – praias, rios, manguezais -, saborosa gastronomia marcada principalmente por sabores do mar e uma ótima infraestrutura urbana.

>> Praia de Atalaia

Considerada o mais belo cartão postal de Aracaju, a praia de Atalaia é a mais famosa e mais próxima do centro. É na orla de Atalaia onde estão instalados os melhores bares, restaurantes, casas noturnas e hotéis da cidade. Revitalizada, ganhou funcionalidade com a implantação de equipamentos de lazer e de convivência social: caramanchão, quadras de tênis, parque infantil, fonte luminosa com o balé das águas, lagos, espaço para a prática de esportes radicais, Delegacia de Turismo, Oceanário e o Centro de Arte e Cultura J. Inácio. 

Praia de Atalaia, Aracajú SE – Fonte: Wikimedia Commons

Para Garanhuns (PE), a 220 km de Piranhas

Um friozinho aconchegante com cheiro e desejo por chocolate quente faz de Garanhuns um destino ideal para turistas que querem fugir do calor. No alto de seus 842 metros de altitude, o município chega aos 15°C no inverno. A cidade, que fica a 225 km da capital pernambucana, tem opções de turismo dignas de uma maratona turística, gastronômica e cultural. Mesmo sendo um destino preferido no inverno, por compor o circuito do frio de Pernambuco, a vegetação exuberante do município consegue exibir flores o ano todo. Por isso, Garanhuns carrega o título de Cidade das Flores.

>> Relógio das Flores

Único relógio de flores do Norte e Nordeste brasileiros, o Relógio das Flores de Garanhuns é considerado um dos principais cartões postais da cidade. Florido durante todo o ano, o relógio foi construído em 1979 e, desde lá, mantém-se como atrativo até para quem o vê todo dia.

Garanhuns PE – Fonte: Wikimedia Commons

>> Mosteiro de São Bento

O Mosteiro de São Bento é um dos pontos mais visitados da cidade. Missas são realizadas diariamente no mosteiro, às 18h de segunda-feira a sexta-feira, às 8h da manhã no sábado e nos dois horários aos domingos. Além da ligação religiosa, os monges que vivem lá produzem doces, licores e bolachas que são muito procurados na região. No mosteiro, também há um serviço de hospedagem.

Praça Tiradentes, 1223, São José

Para Maceió (AL), a 270 km de Piranhas

Um mar azul cristalino, coqueirais que enfeitam toda a costa, sol quase o ano todo, faixa de areia clara e úmida, tudo isto em uma orla extensa, moderna, bem estruturada e movimentada. Para alguns, sua orla é considerada a mais bonita do Brasil. Assim é Maceió. A capital alagoana é um paraíso que mistura o melhor do Nordeste: belas praias, piscinas naturais, passeios incríveis, comida boa, rica cultura e muita diversão.

>> Praia de Pajuçara

Urbanizada, é uma das enseadas mais movimentadas e bem estruturadas da cidade. Conta com jardins, quadras, ciclovia, pista de corrida e wifi gratuito (estrutura também disponível na Ponta Verde e Jatiúca). É uma opção ideal para os que desejam aproveitar um belo dia na praia, sem abrir mão da facilidade de acesso aos melhores hotéis, restaurantes e atrativos da cidade, como as feiras de artesanato e quiosques de tapioca, iguaria típica de Alagoas. A praia oferece uma boa faixa de areia dourada e fofa e um mar calmo, de águas cristalinas. O grande destaque são as piscinas naturais a 2km da costa. O passeio até lá é realizado durante a maré baixa em belas jangadas tradicionais que ficam à espera dos turistas ao lado da Balança da Pajuçara.

Onde Comer

Camarão alho e óleo – MTur

>> Caldinho Do Negão

Av. Maceió, 98-170
(82) 98850-8424

>> Armazém Velho Chico

R. Tiradentes, 14-114
(82) 3686-3211

>> Galeteria e Sandubaria São Marcos

Centro Empresarial Grinauria Miranda l, loja 56 – Vila Sergipe
(82) 98140-5517

>> Nalva Cozinha Autoral

R. José Martiniano Vasco – Centro Histórico
(82) 98153-3801

>> Cachaçaria Altemar Dutra

R. Antônio Rodrigues
(79) 99869-6428

Onde Ficar

Onde se hospedar

>> Hotel Reserva do Xingó

AL-225 – Piranhas
(82) 98228-4321

>> Pousada Lampião

Rua do Recinto, 01- Centro Histórico – Piranhas
(82) 98816-7826

>> Pousada O Canto

Rua do Canto, 15 – Centro Histórico
(82) 3686-3459

>> Dunen Hotel

Centro Comercial Grinauria Miranda
(82) 3686-1308

>> Pousada Girassol

Rodovia Altemar Dutra
(82) 98847-8007

>> Porto de Piranhas

R. José Martiniano Vasco, 70
(82) 3686-3341
pousadaportodepiranhas.com.br

>> Pousada Recanto da Vila

Rua Pirambu 02 Vila Sergipe Xingo
(82) 98719-8713

  • Fontes: turismo.piranhas.al.gov.br | Demais fontes colaborativas
Heraldo Sales

Heraldo Sales