Maceió, o “paraíso das águas”

Maceió AL - Fonte: Wikimedia Commons
Compartilhar

Um mar azul cristalino, coqueirais que enfeitam toda a costa, sol quase o ano todo, faixa de areia clara e úmida, tudo isto em uma orla extensa, moderna, bem estruturada e movimentada. Não à toa, é considerada a mais bonita do Brasil. Assim é Maceió. A capital alagoana é um paraíso que mistura o melhor do Nordeste: belas praias, piscinas naturais, passeios incríveis, comida boa, rica cultura e muita diversão.

Ademais da larga oferta de litoral, Maceió também é conhecida como “Paraíso das Águas” por conter em seu território 17 das inúmeras lagoas espalhadas por Alagoas, vindo daí o nome do estado. A mais famosa delas, a Lagoa Mundaú é considerada um dos maiores ecossistemas de Alagoas e possui 23 km de extensão abrigando espécies de vida marinha, como moluscos, peixes e crustáceos. No local são realizados passeios para conhecer a vegetação, praias isoladas e ilhas onde vivem pescadores e rendeiras.

Com mais de 200 anos de história, Maceió é uma cidade embalada pelo ritmo do coco de roda, marcada pela alegria das quadrilhas, a arquitetura dos museus, as cores das galerias de arte e a delicadeza do bordado de filé.

Maceió convida seus hóspedes a degustar os prazeres da mesa celebrados na cozinha farta e criativa do destino. As tradições gastronômicas da cidade misturam o frescor dos pescados com receitas indígenas e ingredientes aromáticos do sertão do estado, conhecido por sua culinária cheia de personalidade.

Principais Eventos

>> Festa de São João

Uma das épocas mais aguardadas do Nordeste e do calendário turístico de Maceió. Não tem quem não ame as músicas, as coreografias da quadrilha e do coco, o cheirinho das comidas típicas feitas de milho, o perfume das bebidas tradicionais e magia que esta data traz. 

Festa de São João, Maceió AL – Fonte: maceio.al.gov.br

>> Natal dos Folguedos

Natal dos Folguedos ocorre na Praça Multieventos, na orla de Maceió, as tradições da cultura popular, gastronomia, música, decoração natalina, casa do Papai Noel e várias outras atrações encantam maceioenses e turistas.

Natal dos Folguedos – Fonte: maceio.al.gov.br

>> Prévias Carnavalescas

Quem conhece a capital alagoana sabe que aqui se concentram as melhores prévias carnavalescas do Brasil. Os dias que antecedem uma das festas mais aguardadas do país são marcados pelos sons das marchinhas, as cores das fantasias e o brilho das purpurinas, com desfiles blocos de rua, apresentações de grupos culturais e diversas atrações musicais espalhadas pelo bairro do histórico Jaraguá e na orla mais bonita do Brasil. São atrações para todos os gostos e públicos, que arrastam e encantam multidões em mais de dez dias de programação.

Prévia Carnavalesca – Pinto da madrugada, AL – Fonte: experimentemaceio.com.br

Atrações Locais

>> Praia de Pajuçara

Urbanizada, é uma das enseadas mais movimentadas e bem estruturadas da cidade. Conta com jardins, quadras, ciclovia, pista de corrida e wifi gratuito (estrutura também disponível na Ponta Verde e Jatiúca). É uma opção ideal para os que desejam aproveitar um belo dia na praia, sem abrir mão da facilidade de acesso aos melhores hotéis, restaurantes e atrativos da cidade, como as feiras de artesanato e quiosques de tapioca, iguaria típica de Alagoas. A praia oferece uma boa faixa de areia dourada e fofa e um mar calmo, de águas cristalinas. O grande destaque são as piscinas naturais a 2km da costa. O passeio até lá é realizado durante a maré baixa em belas jangadas tradicionais que ficam à espera dos turistas ao lado da Balança da Pajuçara.

Praia de Pajuçara, Maceió AL – Fonte: Wikimedia Commons

>> Praia de Ponta Verde

É uma das faixas de areias mais cobiçadas da cidade. Além da estrutura geral da orla, concentra barracas badaladas, uma extensa alameda de coqueiros e os mais diversos serviços como bancos 24 horas, aluguel de bicicleta e equipamentos como caiaque, prancha de stand up pladdle e windsurfe. Na maré baixa, é possível caminhar por bancos de areia por mais de um quilômetro até a Pedra Virada e o Farol da Ponta Verde.

Praia de Ponta Verde, Maceió AL – Fonte: Wikimedia Commons

>> Praia de Jatiúca

Praia tranquila, exibe uma faixa de areia avermelhada, mar calmo e potencial para a prática de esportes náuticos como windsurfe. Com boa infraestrutura, fica no bairro mais boêmio da cidade, que exibe diversas casas noturnas e restaurantes de alto padrão. Dependendo da época do ano, tem boas ondas para quem quer se iniciar no surfe.

Praia de Jatiúca, Maceió AL – Fonte: Wikimedia Commons

>> Praia da Garça Torta

Praia grande e tranquila, é considerada um dos refúgios da cidade. Seu belo visual e clima agradável costumam atrair diversos turistas durante a alta temporada, que chegam ali para relaxar, tomar um refrescante banho de mar e repor as energias entre recifes de corais e piscinas naturais. Conta com uma espaçosa faixa de areia clara, mar calmo e pequenas ondas dependendo do vento. A estrutura é simples, mas autêntica com pequenos bares de moradores locais que alugam equipamentos como pranchas de surfe e stand up pladle.

Praia de Garça Torta, Maceió AL – Fonte: João Schwartz – experimentemaceio.com.br

>> Praia de Guaxuma

Exibe várias barracas com quiosques de palha na faixa de areia em um clima tranquilo em uma enseada envolta por mata nativa. O mar é repleto de rústicos “currais” para captura de peixes, instalados por pescadores da comunidade local.

>> Mergulho

As águas cristalinas também podem ser aproveitadas por quem deseja descobrir melhor o fundo do mar. A vida marinha que se forma nas piscinas naturais da Praia de Pajuçara e Piscina do Amor pode ser contemplada no mergulho que dura aproximadamente 30 minutos.

A indicação é que o mergulho seja feito com a supervisão de um instrutor, mesmo sendo para uma piscina natural de uma praia urbana e próxima da costa. Além disso, para realizar os passeios, é bom ficar ligado na tábua de maré.

A capital alagoana reúne alguns dos principais naufrágios do Brasil e os melhores pontos de mergulho do país – são mais de 100 locais com grande diversidade de vida marinha. Para isso, Maceió conta com profissionais capacitados.

>> Stand-up Paddle

A modalidade é uma ótima pedida para quem prefere curtir sem acompanhamento profissional. O legal do SUP é que qualquer pessoa pode praticá-lo facilmente já no primeiro dia, basta ter equilíbrio e vontade de aproveitar o marzão de Maceió. 

O SUP pode ser praticado por crianças, adultos e idosos. Em cima da prancha e com o remo na mão, os praticantes podem explorar as piscinas naturais e se aventurar indo até o Farol da Ponta Verde, cartão postal de Maceió. 

>> Lagoa de Mundaú

O nome Alagoas vem das dezenas de lagoas que se espalham pelo estado nos mais variados tamanhos e cores, sempre adornadas por ampla vegetação tropical de coqueiros e manguezais. As duas principais formam o complexo estuarino Mundaú-Manguaba que concentra ilhas e canais ao sul de Maceió, onde suas águas doces são despejadas graciosamente no Atlântico. No entardecer, elas assumem tons dourados e inspiram passeios de barco ou mini expedições de stand up padle. O passeio mais tradicional é das 9 ilhas, que pode ser contratado no bairro Pontal da Barra. Outra pedida é degustar caldinhos, petiscos diversos pratos da culinária regional no Pontal ou no complexo gastronômico da Massagueira, à beira da lagoa Manguaba.

Lagoa de Mundaú, Maceió AL – Fonte: wikipedia.org

>> Parque Municipal de Maceió

Imagine um refúgio natural de mata nativa no meio da cidade. A poucos minutos do Centro, o Parque Municipal de Maceió guarda, no bairro do Bebedouro, um pequeno, mas precioso fragmento de 84 hectares de Mata Atlântica. Além de servir como espaço de lazer para quem quer fugir do movimento urbano, a unidade de conservação também protege várias nascentes de água, ajuda a regular a temperatura local e serve de lar para uma diversidade de animais. Entre os mais populares estão as simpáticas preguiças, os temidos jacarés de papo-amarelo, os tamanduás, as pré-históricas iguanas e 120 espécies de aves. Eventualmente, o parque organiza piqueniques, aulas de yoga e apresentações de música clássica.

Rua Marquês de Abrantes, s/n – Bebedouro
(82) 98801-3651

Mais informações aqui.

Parque Municipal, Maceió AL – Fonte: maceio.al.gov.br

>> Feirinha de Pajuçara

São 200 barracas oferecendo artigos locais e regionais. No fim da tarde, as compras costumam ser embaladas por um trio de forró. 

Orla de Pajuçara

Feirinha de Artesanato de Pajuçara, Maceió AL – Fonte: MTur

>> Mercado do Artesanato

Em uma estrutura histórica no centro da cidade reúne 250 lojas repletas de artigos regionais feitos com palha, madeira, cerâmica, fibra do coqueiro, couro e barro. Tem um quintal com jardim no centro e pequenas barracas de comida típica. 

Parque Rio Branco, 31 – Levada

Mercado de Artesanato, Maceió AL – Fonte: MTur

>> Núcleo de Artesanato do Pontal da Barra

Às margens da belíssima Lagoa Mundaú, as lojinhas se espalham pela pitoresca “rua das rendeiras”, coberta pelas cores dos bordados de filé, o mais tradicional artesanato do estado.

Pontal da Barra

Artesanato Pontal da Barra – Fonte: maceio.al.gov.br

>> Complexo Cultural Teatro Deodoro

Composto por duas grandes galerias de exposição e instalado ao lado do centenário Teatro Deodoro, o Complexo Cultural recebe, além de exposições, atividades voltadas a música e ao teatro. Um dos principais equipamentos culturais de Maceió.

Rua Barão de Maceió, S/N (Praça Marechal Deodoro), Centro
(82) 3315.5656
http://www.diteal.al.gov.br

Teatro Deodoro, Maceió AL – Fonte: MTur

>> Museu Palácio Floriano Peixoto

Inaugurado em 1902, o prédio histórico, obra do arquiteto Luigi Lucarini, possui um acervo constituído do mobiliário dos séculos XIX e XX, prataria, cristais e objetos decorativos, além de inúmeros quadros de pintores alagoanos destacados como José Zumba e Rosalvo Ribeiro. O museu abriga ainda duas instalações modernas e memoriais de Lêdo Ivo e Aurélio Buarque de Holanda, dois dos mais importantes escritores do estado.

Praça Floriano Peixoto, 517 – Centro
www.facebook.com/museupalacioflorianopeixoto.mupa

Meseu Palácio Floriano Peixoto, Maceio AL – Fonte: MTur

>> Museu de Arte Pierre Chalita

O rico acervo de imagens sacras dos séculos 16, 17 e 18, do colecionador Pierre Chalita, proporciona uma viagem ao Brasil Colonial. A coleção do museu abrange pinturas, esculturas, desenhos, gravuras, objetos decorativos e um núcleo substancial de arte sacra, originários do Brasil e de outros países, datados entre os séculos XVII e XX.

Pça Floriano Peixoto, 44 – Centro
(82) 3223-4298

>> Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore

O Museu Théo Brandão está instalado em um dos prédios mais bonitos de Maceió e em frente à praia da Avenida. Com um acervo rico em cultura popular e folguedos alagoanos, o museu é referência em folclore regional. Criado nos anos 70, é um dos mais antigos da cidade e é administrado pela Universidade Federal de Alagoas.

Avenida da Paz, 1490, Centro
(82) 3214-1711
https://www.facebook.com/MuseuTheoBrandao

Museu Théo Brandão, Maceió AL – Wikimedia Commons

>> Museu da Imagem e do Som de Alagoas

Instalado em um prédio de arquitetura charmosa no bairro histórico do Jaraguá, o Museu da Imagem e do Som de Alagoas convida os visitantes a conhecerem as memórias da história da comunicação de Alagoas através de vídeos, fitas k7, discos. O MISA possui um rico acervo do radialista Edécio Lopes, composto de quase 12000 itens de um dos principais comunicadores de Alagoas e entusiasta da cultura popular.

Rua Sá e Albuquerque, 275 – Jaraguá
(82) 3315-7882

Museu da Imagem e do Som de Alagoas, Maceió AL – Wikimedia Commons

Dicas de Roteiros

Seguem alguns passeios interessantes para agendar:     

Conheça as capitais nordestinas mais próximas de Maceió: Recife e Aracaju

Para o Litoral Norte ou Litoral Sul de Alagoas

Com paisagens cheias de contrastes e cores, águas calmas e cristalinas e belezas naturais inconfundíveis, Alagoas sustenta, com charme e propriedade, o título de Estado com as praias mais bonitas do Nordeste do Brasil.  São 250 km de litoral localizados em um dos pontos privilegiados da costa brasileira.

Para União dos Palmares, a 79 km de Maceió

É considerada uma das principais cidades de Alagoas e é conhecida por ser “A Terra da Liberdade”, pois foi nela, mais precisamente na Serra da Barriga, onde foi dado o primeiro grito de liberdade por Zumbi dos Palmares. Cidade rica em história e cultura, foi nela que nasceu o poeta Jorge de Lima, o príncipe dos poetas alagoanos.

>> Serra da Barriga

Tombada pelo Iphan e palco principal do famoso Quilombo dos Palmares, hoje declarada Patrimônio Cultural do Mercosul, está a cerca de 6 km da sede do atual município de União dos Palmares e conta com o Parque Memorial Quilombo dos Palmares, implantado em 2007, que consegue em cada detalhe retratar o maior quilombo das Américas, permitindo aos seus visitantes conhecer de perto como foi a luta pela liberdade do povo negro.

Para Viçosa, a 87 km de Maceió

Suas belezas naturais como cachoeiras e Serras atraem muitos turistas e aventureiros. Além da rica história viçosense que atrai muitos escritores e estudantes. O Município possui vários prédios antigos da época de ouro da Cidade onde moraram grandes personagens da História Viçosense, como por exemplo Graciliano Ramos, Teotônio Vilela e Théo Brandão.

>> Cachoeira do Anel

A Cachoeira fica a cerca de 86km da capital Maceió. Ela é formada pelas águas do Rio Caçamba, uma das bacias do Rio Paraíba. Seu nome na verdade é Cachoeira Caçamba, mas ela é mais conhecida como Cachoeira do Anel pois seu acesso principal fica no Povoado do Anel, na área da Fazenda Cachoeira Grande. 

Em 2015 ela foi eleita pelo famoso site Catraca Livre como uma das 27 cachoeiras que devem ser visitadas no Brasil. 

Para Arapiraca, a 128 km de Maceió

Considerando sua localização, o município pode ser utilizado como ponto de partida para diversos outros municípios turísticos de todo o estado.

>> Lago do Perucaba

Inaugurado no dia 20 de março de 2009, este projeto de revitalização de um antigo açude acabou por tornar-se um dos mais belos cartões-postais do estado de Alagoas. O Lago da Perucaba, no bairro de Zélia Barbosa Rocha, possui detalhes arquitetônicos e urbanísticos que ganham contorno ainda mais bonito durante o pôr-do-sol. É equipado com estabelecimentos comerciais, duas quadras poliesportivas, duas outras de areia, ciclovia, área de passeio, praça de eventos, playground, espaço Sesc Ler e, ainda, no final de sua extensão, o Planetário Digital Municipal, o maior do gênero no Brasil.

Para Penedo, a 146 km de Maceió

Penedo ergue-se imponente sobre um rochedo às margens do rio São Francisco e conserva um patrimônio artístico e cultural de grande valor, tendo sido palco de importantes acontecimentos do Brasil Colonial. As marcas dos colonizadores portugueses, holandeses e dos missionários franciscanos, podem ser constatadas na arquitetura barroca de conventos e igrejas. 

>> Centro Histórico

Sua paisagem edificada inclui alguns dos mais importantes bens da arquitetura religiosa do Nordeste – o Convento e Igreja Santa Maria dos Anjos e as igrejas de Nossa Sra. da Corrente e de São Gonçalo Garcia – e exemplares da arquitetura civil moderna, como o Hotel São Francisco, dos anos 1960. Essa diversidade foi mantida, rendendo a Penedo o tombamento de seu conjunto histórico e paisagístico pelo Iphan, em 1996.

Penedo AL – Fonte: portal.iphan.gov.br

Para Piranhas (AL), a 270 km de Maceió

A cidade é muito visitada por turistas, os quais encantam-se com seus belos mirantes, por sua orla, seu rio formidável, as comidas e danças típicas, além de excelentes opções de passeios como ao Monumento Natural do Rio São Francisco, Rota do Cangaço entre outros. Possui restaurantes, hotéis e pousadas, em locais estratégicos e com vistas singulares. Diz-se que aquele que naquelas águas se banha sempre para lá quer voltar.

Piranhas AL – Fonte: MTur

>> Museu do Sertão

A cidade ficou conhecida, nacionalmente, por ser o local onde as cabeças do cangaceiro Lampião (Virgulino Ferreira da Silva) e de outros do seu bando ficaram expostas após a decapitação. No Museu do Sertão (antigo prédio da Estação da Rede Ferroviária), há várias fotos de Lampião, inclusive a que registra o empilhamento das cabeças na escadaria da Prefeitura Municipal. 

Onde Comer

Maceió convida seus hóspedes a degustar os prazeres da mesa celebrados na cozinha farta e criativa do destino. As tradições gastronômicas da cidade misturam o frescor dos pescados com receitas indígenas e ingredientes aromáticos do sertão do estado, conhecido por sua culinária cheia de personalidade.

Onde comer – Paella (Paeja) – Fonte: Pixabay

>> Ôxe Comidas Nordestinas

Rua Doutor Augusto Cardoso, 172 – B – Jatiúca
(82) 3028-6560
oxecomidasnordestinas.com.br

>> Grazie Pizza Napoletana

Rua Doutor Lessa Azevedo, 55 – Boulevard Pajuçara
(82) 3435-4555
graziepizza.com.br

>> Restaurante Janga Praia

Avenida Silvio Carlos Viana, 1731 – Ponta Verde
(82) 98233-1030 / 3028-3288

>> 759 Parrilla

Avenida Doutor Antônio Gouveia, 759 – Pajuçara
(82) 3025.6516
http://759parrilla.com.br

>> La Chappa Hamburgueria Artesanal

Avenida Álvaro Otacílio, 4493 – Stella Maris
(82) 99122-2323

>> Picuí

Avenida da Paz, 1140 – Jaraguá
(82) 98881-0176 / 3223-8080
picui.com.br/site/

Onde Ficar

Seguem algumas dicas:

Onde se hospedar – Fonte: Unsplash

>> Soft Inn Maceió Ponta Verde

Rua Engenheiro Mario de Gusmão, 988 – Ponta Verde
(82) 3131-1600
www.softinnmaceio.com

>> Hotel Costamar

Rua Machado Lemos, 433 – Ponta Verde
(82) 2121-3400 / 2121-3402
https://costamar.com.br/

>> Pousada A Cabana

Rua Prefeito Abdon Arroxelas, nº327 – Ponta Verde
(82) 99304.5935
pousadaacabana.com.br/

>> Hotel Gogó da Ema

Rua Francisco Laranjeira, 97 – Ponta Verde
(82) 99687-6559 / 3327-0329
hotelgogodaema.com.br/

>> Pousada Praia Pajuçara

Praça Manoel Duarte, 155, Pajuçara
(82) 3313-6980 / 99974-2210
pousada-praia-pajucara.webnode.com/

>> Hotel Porto Maceió Rua General João Saleiro Pitão, 29 – Ponta Verde
(82) 3023-8307 / 3512-2572
hotelportomaceio.com.br

  • Fontes: experimentemaceio.com.br | iphan.gov.br | Outras fontes colaborativas
Hilton Albuquerque

Hilton Albuquerque