Conheça Sergipe – parte 1

Arcos da orla de Atalaia, Aracaju SE - Fonte: Wikimedia Commons
Compartilhar

Arcos da Orla de Atalaia

Os Arcos da Orla de Atalaia é um dos mais belos cartões-postais da nossa capital. Costumamos dizer que é “a porta de entrada de Aracaju”, pois lá o visitante pode encontrar diversas opções de bares, restaurantes, feiras de artesanato, hotéis e pousadas.

13 de Julho

De colônia de pescadores a um dos bairros mais nobres da capital. O bairro, antigamente, também foi um local habitado por pescadores que vislumbravam na área um meio de sobrevivência, sendo inclusive cogitado para a construção de um lazareto. Na década de 1950, o local era a praia mais frequentada pelos aracajuanos. E não diferente dos dias atuais, onde situa-se o calçadão da 13 da Julho continua recebendo centenas de aracajuanos e turistas.

Bairro Treze de Julho, Aracaju SE – Fonte: Governo de Sergipe

Usina Hidrelétrica de Xingó

Imponente, a Usina Hidroelétrica de Xingó chama a atenção de longe. A navegabilidade nos cânions do rio São Francisco se deve a sua construção, já que houve um represamento enorme do rio, com profundidades que atingem os 170 metros.

Usina Hidrelétrica de Xingó – Fonte: Governo de Sergipe

Banho entre Cânions

Empresas de turismo da região oferecem variados passeios que duram mais de 3 horas. Você ainda pode fazer uma parada para um delicioso banho nas águas verdinhas do Velho Chico – apelido carinhoso do rio São Francisco.

Banho entre Cânions – Fonte: Governo de Sergipe

Ponta do Saco

Extensão da Praia do Saco. Um dos lugares mais bonitos da praia é a Ponta do Saco, acessível apenas de buggy e de onde se pode ver Mangue Seco, a praia mais ao norte da Bahia. A Ponta do Saco é simplesmente paradisíaca! De um lado, vê-se o mar; do outro, o rio.

Ponta do Saco – Fonte: Governo de Sergipe

Praia do Saco

Localizada no litoral Sul do estado de Sergipe, no município de Estância, a Praia do Saco fica distante apenas 70 quilômetros de Aracaju, uma viagem de no máximo 1 hora de carro. É um dos destinos turísticos mais procurados pelos turistas que visitam Sergipe. Situada numa vasta zona ecológica protegida, a região valoriza a natureza, combinando lindas paisagens com dunas de areias claras e finas, praias com águas calmas e quentinhas e manguezais.

Praia do Saco – Fonte: Governo de Sergipe

Barco de Fogo

O Barco de Fogo é um bem histórico e cultural feito artesanalmente, de cunho tradicional ligado ao ciclo junino. Produzido exclusivamente em Estância. O bem cultural em sua origem data do inicio do século XX, criado por Chico Surdo. O Poder Público Estadual reconhece o Barco de Fogo como patrimônio cultural do povo sergipano, através da Lei 7.690. O dia 11 de junho é considerado como o Dia do Barco de Fogo, data de nascimento de seu criador, Chico Surdo, e, faz parte do calendário cultural do município de Estância.

Barco de Fogo – Fonte: Governo de Sergipe

Atracadouro Ilha Mem de Sá

A Ilha Mem de Sá se localiza no município de Itaporanga D’Ajuda, Litoral Sul do Estado de Sergipe, distante 23 km da sede do município e 53 km da capital Aracaju. A Ilha possui uma área de cerca de 2.000 m² de extensão. Um cantinho iluminado e agradável. Banhada pelo Rio Vaza Barris, a Ilha Mem de Sá encanta a todos os seus visitantes com a travessia de barco, onde podemos contemplar as belezas naturais, os bons mergulhos de rio e muito mais.

Atracadouro Ilha Mem de Sá – Fonte: Governo de Sergipe

Praça de São Francisco

A praça São Francisco abriga o mais valioso conjunto arquitetônico de Estado de Sergipe composto pela igreja e convento São Francisco, museu de Arte Sacra, a antiga Santa Casa da Misericórdia, atual Lar Imaculada Conceição, museu Histórico de Sergipe; além das instalações da Casa do Folclore Zeca de Norberto.

Praça de São Francisco – Fonte: Governo de Sergipe

Lagoa Tambaquis

Você já imaginou tomar banho em uma lagoa de águas límpidas e mornas em meio a Tambaquis? Na lagoa Azul, também denominada de Lagoa dos Tambaquis, é possível. O balneário localizado a 40km da sede municipal, em uma região de forte apelo ao ecoturismo, atrai visitantes por sua estrutura de bares e restaurantes no seu entorno, onde o banho em meio aos peixes é uma tradição.

Lagoa Tambaquis – Fonte: Governo de Sergipe

Cangaço Eco Parque

O Parque encontra-se às margens do Velho Chico e conta com uma boa infraestrutura de trilhas em uma área de preservação ambiental e cultural administrada pelo governo de Sergipe. O local possui uma ótima estrutura para abrigar, divertir e encantar inúmeros turistas.

Cangaço Eco Parque – Fonte: Governo de Sergipe

Cânion do São Francisco

Sua exuberância presente no leito do rio São Francisco, nas rochas que alcançam mais de 50 metros de altura e na vegetação oferecem um espetáculo natural inesquecível para quem visita o local.

Cânion do São Francisco – Fonte: Governo de Sergipe

Barragem Dionísio de Araújo Machado

Construída nos anos 80 sob a administração de Artur de Oliveira Reis, a ideia era, através do represamento das águas do rio Piauí, melhorar as condições de abastecimento e de irrigação da região. Com o tempo, o fluxo de pessoas para o local fez dele uma zona balneária e de bares, com outros tipos de atrativos, como a pesca e a diversão aquática.

Barragem Dionísio de Araújo Machado – Fonte: Governo de Sergipe

Barra dos Coqueiros

A travessia de Aracaju para a Barra dos Coqueiros realizada pelo Tototó é uma forma de reviver o passado de quando não existia a ponte que liga os dois municípios. A embarcação de madeira, movida a remo ou a motor, é utilizada desde a época colonial para o transporte de passageiros. Ele parte de atracadouro da praça Santa Luzia e desfila por águas verdejantes, permitindo a contemplação da Barra dos Coqueiros e da Praia Atalaia Nova.

Barra dos Coqueiros – Fonte: Governo de Sergipe

Parque nacional da Serra de Itabaiana

É o segundo ponto mais alto de Sergipe, com 659 metros de altitude. É uma das maiores expressões do ecoturismo do estado com cachoeiras, poços de água cristalina, riachos e penhascos ideais para os esportes radicais. Fica localizado nesta região o Parque dos Falcões. O complexo de montanhas possui 12 trilhas que levam a conhecer a biodiversidade da Mata Atlântica e da Caatinga.

Parque nacional da Serra de Itabaiana – Fonte: Governo de Sergipe

Igreja Santo Antônio

Localizada na Colina do Santo Antônio, a igreja trata-se de um monumento do estilo neogótico, pertencente à Ordem Terceira de São Francisco. No local foi realizada a reunião da Assembleia Provincial, que definiu a transferência da capital de São Cristóvão para Aracaju. O local sempre recebe um grande número de fiéis no dia 13 de julho, data em que se comemora o dia do Santo padroeiro da Igreja.

Igreja Santo Antônio – Fonte: Governo de Sergipe

Farol do Cabeço

O povoado Cabeço foi quase que totalmente tomado pelas águas do rio São Francisco e do oceano Atlântico, mas o antigo farol da vila virou símbolo de resistência e passou a ser ponto turístico da região. O farol do Cabeço é um espetáculo à parte no passeio que se faz até a foz do São Francisco. O farol fica dentro da água e possui apenas uma ponta descoberta.

Farol do Cabeço – Fonte Governo de Sergipe

Foz do são Francisco

Distante 137km de Aracaju, Brejo Grande é cenário de beleza às margens do Rio São Francisco. O privilégio de estar na foz do rio, ser abençoado com diversas ilhotas e exuberante diversidade da flora brasileira faz do município uma agradável surpresa para quem o visita.

Foz do São Francisco – Fonte: Governo de Sergipe

Parque dos Falcões

Parque dos Falcões – Itabaiana (SE). O intuito Parque dos Falcões se tornou parada obrigatória para os fascinados em ambiente natural. O local apresenta um cenário espetacular com aves de rapina, e ainda busca recuperar espécies apreendidas de contrabando ou feridas, pois depois de recuperadas essas aves voltam para o seu habitat natural.

Parque dos Falcões – Fonte: Governo de Sergipe

Cânions do Rio São Francisco

Os Cânions do Rio São Francisco, localizado na região de Xingó, tem o município de Canindé do São Francisco como portal de entrada. O local é um verdadeiro tesouro escondido, onde é possível fazer passeios de catamarã e lanchas navegando por suas águas verdes e visualizar os paredões de pedra alaranjadas.

Cânions do Rio São Francisco – Fonte: Governo de Sergipe

Veja também: Conheça Sergipe – parte 2

  • Fonte: Governo de Sergipe
Heraldo Sales

Heraldo Sales