Garanhuns, cidade das flores

Garanhuns PE - Fonte: MTur
Compartilhar

Um friozinho aconchegante com cheiro e desejo por chocolate quente faz de Garanhuns um destino ideal para turistas que querem fugir do calor. No alto de seus 842 metros de altitude, o município chega aos 15°C no inverno. A cidade, que fica a 225 km da capital pernambucana, tem opções de turismo dignas de uma maratona turística, gastronômica e cultural. Na cidade, costuma-se dizer que quem bebe da água de Garanhuns um dia volta.

Diversos são os relatos de moradores que visitaram a cidade enquanto turistas, mas se encantaram e escolheram-na para morar. Mesmo sendo um destino preferido no inverno, por compor o circuito do frio de Pernambuco, a vegetação exuberante do município consegue exibir flores o ano todo. Por isso, Garanhuns carrega o título de Cidade das Flores.

Principais Eventos

>> Festival de Inverno

É realizado anualmente, normalmente no mês de julho. Espetáculos, apresentações e outras manifestações culturais acontecem em diversos polos (Parque Euclides Dourado, Parque Ruber Van Der Lin Den, Praça Mestre Dominguinhos, Praça Souto Filho (Praça da Palavra), Colunata (Palco da Cultura Popular), e outros). Trata-se de um evento cultural que mistura diversas linguagens e estilos musicais – Rock, MPB, Blues, Jazz, Forró, Música instrumental, Música Alternativa e Música Regional.

Destaque também para teatro, literatura, cinema, circo, gastronomia e fotografia. A cada ano o festival atrai milhares de pessoas de todo o País. Além dos shows, oficinas culturais, exposições de arte, apresentações circenses e outras manifestações culturais, o festival exibe filmes de todos os gêneros.

Festival de Inverno, Garanhuns PE – Fonte: cultura.pe.gov.br

>> Magia do Natal

Principal festa natalina da região. Normalmente, ocorre entre os meses de novembro e janeiro apresentando diversas atrações em seus diversos palcos, no centro e nos bairros do município.

>> Festival Viva Dominguinhos

Criado em 2014 o Festival Viva Dominguinhos, o evento normalmente é realizado no fim do mês de abril de cada ano, podendo estender-se ao início de maio, mas sempre de quinta a sábado. O evento é em homenagem ao cantor e compositor Dominguinhos, que nasceu e foi sepultado em Garanhuns, e conta com apresentações de artistas nacionais e locais.

Festival Viva Dominguinhos – Fonte: garanhuns.pe.gov.br

Atrações Locais

Em Caruaru diversas são as atrações que encantam a cidade, entre museus, templos, artesanatos e passeios. Seguem alguns para temperar sua viagem.

>> Relógio das Flores

Único relógio de flores do Norte e Nordeste brasileiros, o Relógio das Flores de Garanhuns é considerado um dos principais cartões postais da cidade. Florido durante todo o ano, o relógio foi construído em 1979 e, desde lá, mantém-se como atrativo até para quem o vê todo dia.

Heliópolis, s/n

>> Mosteiro de São Bento

O Mosteiro de São Bento é um dos pontos mais visitados da cidade. Missas são realizadas diariamente no mosteiro, às 18h de segunda-feira a sexta-feira, às 8h da manhã no sábado e nos dois horários aos domingos. Além da ligação religiosa, os monges que vivem lá produzem doces, licores e bolachas que são muito procurados na região. No mosteiro, também há um serviço de hospedagem.

Praça Tiradentes, 1223, São José

>> Santuário da Mãe Rainha

Mais um destaque do turismo religioso na cidade, o Santuário da Mãe Rainha transmite uma sensação de paz e tranquilidade para seu visitante. Repleto de flores, o silêncio do local convida para a meditação e contemplação. A igreja do santuário realiza missas de terça-feira a sexta-feira às 7h; aos sábados às 15h; e aos domingos, às 10h30 e 15h.

Colina do Triunfo, s/n

Santuário Mãe Rainha, Garanhuns PE – Fonte: Wikimedia Commons

>> Centro Cultural de Garanhuns -Antiga Estação Ferroviária

Uma das estações ferroviárias mais movimentadas de 1890 se transformou no centro cultural de Garanhuns. O centro reúne um teatro, uma loja de artesanato, um museu e a Secretaria de Cultura da cidade. O local funciona de 9h às 17h de segunda-feira a sexta-feira; no sábado, fecha às 14h; e, no domingo, fecha às 13h.

Santo Antônio, s/n

>> Parque Ruben Van Der Linden

Conhecido como Pau Pombo, o parque transfere o visitante para um ambiente de apreciação da natureza. O canto dos pássaros se faz mais alto enquanto saguis, preguiças e outros animais se penduram nas árvores para observar o movimento de pessoas no parque. É também palco de alguns eventos e festas na cidade, geralmente funciona entre 10h da manhã às 17 horas, todos os dias.

Rua Manoel Clemente, s/n, Santo Antônio

Parque Ruber Van Der Linden, Garanhuns PE – Fonte: Wikimedia Commons

>> Cristo do Magano

O ponto mais alto da cidade também foi reservado para a dedicação religiosa. Aos 1.030 metros de altitude, o Cristo Magano sustenta o apogeu do frio em Garanhuns. Na Semana Santa, a estátua faz parte do cenário da Paixão de Cristo da cidade.

Magano, s/n

Cristo do Magano, Garanhuns PE – Fonte: Wikimedia Commons

>> Castelo de João Capão

Idealizado e construído pelo garanhuense, João Capão, e hoje sob os cuidados de sua família, o local além de residência é também um bar e fica aberto para visitação. Lá você pode se sentir o rei, com direito a colocar a coroa e sentar no trono para o registro fotográfico.

R. Canhotinho – Heliópolis, Garanhuns – PE

Castelo de João Capão, Garanhuns PE – Fonte: Wikimedia Commons

>> Vinícola Vale das Colinas

É disponibilizado aos visitantes, além de vinhos e vinhedos, amplos jardins e área para piqueniques, lago com pedalinhos, edificações de arquitetura rústica em tijolo aparente e obras de artistas locais espalhados por toda a vinícola.

Fazenda São Silvestre, SN, Zona Rural
(87) 99933-4052

www.vinicolavaledascolinas.com.br

Vinícola Vale das Colinas, Garanhuns PE – Fonte: vinicolavaledascolinas.com.br

Dicas de Roteiros

Para quem tem interesse em seguir viagem para outros destinos:

Para São Benedito do Sul, a 74 km de Garanhuns

É sinônimo de natureza. São magníficas pedras e trechos de Mata Atlântica. Águas em bicas e cachoeiras deslizam em sinuosas corredeiras. Também são atrativos o artesanato – com peças utilitárias em palha, cipó e talhas. Igrejas com mais de 200 anos enriquecem o cenário turístico. Na região, a Fazenda Betânia é um ótimo lugar para curtir as delícias do turismo rural.

Para Arcoverde, a 90 km de Garanhuns

Com famílias que trabalham com a cultura geracional, ensaiando, apresentando-se e fomentando o consumo da música da terra, Arcoverde é popularmente conhecida como Terra do Coco. A cidade, que fica a 254 km do Recife, tem sempre um pezinho batendo no chão, uma palma ritmada e alguém disposto a dançar. Centro comercial das cidades-fronteira, Arcoverde é uma cidade bastante movimentada por moradores vizinhos. Além da ligação cultural e econômica, o município também se destaca pelos turismos religioso e de aventura.

Para Caruaru, a 103 km de Garanhuns

Ostentando o título de ter o “Maior São João do Mundo”, a Princesinha do Agreste e Capital do Forró tem programação para os visitantes em qualquer época do ano.

A cidade também é destaque no comércio, com a Feira de Caruaru. O centro comercial se tornou Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro em 2006 e seu surgimento se confunde com o nascimento da cidade, há mais de 200 anos.

Como polo de cultura e artesanato, Caruaru se destaca nas esculturas. Berço do mestre Vitalino, artesão pernambucano que tem obras expostas até no Museu do Louvre, em Paris (França). A cidade conta com diversos museus que expõem sua história e suas produções artísticas, como a música. Do ponto de vista econômico, também é um dos principais polos de compras de Pernambuco – representa a 5ª maior economia do Estado.

Para Bonito, a 140 km de Garanhuns

Não há palavra melhor para descrever o município. Bonito é estonteante e seu nome é a tradução do que se encontra em seu território. Um charme de recepção, que atende desde os mais aventureiros aos mais calmos, faz com que a cidade seja deixada ainda com frio na barriga e vontade de voltar. As cachoeiras da cidade, sete com visitação contínua, compõem o arco de passeios mais procurado. Contudo, o enorme roteiro turístico de Bonito ainda conta com trilhas, rapel, escalada, tirolesa, caiaque, teleférico e até balonismo. Se para um bom apreciador de paisagem a cidade deixa sua marca de cara, para um bom explorador a cidade pede uma passagem apreciativa, que permita ver o pôr-do-sol do teleférico, esperar o tempo bom para um voo de balão, e sentar ao lado da paisagem para apreciar um belo prato de pirão. A cidade, que tem quase o dobro da extensão de Recife, 400 km², conta com mais de 1.000 leitos de hotéis e pousadas com os mais variados estilos e valores.

Para Maceió (AL), a 179 km de Garanhuns

Alagoas é conhecida em todo o mundo pela beleza de seu litoral com belas praias, mas esse paraíso para o turismo no Nordeste tem muito mais a oferecer: experiências que vão ficar para sempre na sua memória e em suas melhores fotos.

Para Paulo Afonso (BA), a 219 km de Garanhuns

A cidade recebe turistas pelo fato de possuir belezas naturais como as cachoeiras e a reserva ambiental Raso da Catarina (onde encontram-se espécies ameaçadas de extinção como a arara-azul-de-lear e a pomba-avoante), além de localizar o complexo de usinas da Chesf (Companhia Hidro Elétrica do São Francisco), contendo quatro grandes usinas que faz Paulo Afonso ser conhecido como a “Capital da Energia”. Também é um grande sítio arqueológico junto com Xingó que, pelo fato de não possuir grande infraestrutura hoteleira, a maioria dos turistas se hospedam em Paulo Afonso.

Paulo Afonso para outras capitais está apenas a 3 horas de Aracaju e Maceió. Além de estar equidistante de Salvador e Recife, ambas a cerca de 500 quilômetros. Além de tudo, Paulo Afonso é conhecida como a capital brasileira dos esportes radicais, o que faz vários eventos radicais ocorrerem ao longo do ano, mas seu ponto alto de turismo é a Copa Vela.

Para Piranhas (AL), a 226 km de Garanhuns

A cidade é muito visitada por turistas, os quais encantam-se com seus belos mirantes, por sua orla, seu rio formidável, as comidas e danças típicas, além de excelentes opções de passeios como ao Monumento Natural do Rio São Francisco, Rota do Cangaço entre outros. Possui restaurantes, hotéis e pousadas, em locais estratégicos e com vistas singulares. Diz-se que aquele que naquelas águas se banha sempre para lá quer voltar.

Piranhas AL – Fonte: MTur

>> Museu do Sertão

A cidade ficou conhecida, nacionalmente, por ser o local onde as cabeças do cangaceiro Lampião (Virgulino Ferreira da Silva) e de outros do seu bando ficaram expostas após a decapitação. No Museu do Sertão (antig

Onde Comer

Carne de sol – Fonte: MTur

Seguem algumas dicas:

>> O Relojoeiro

O Restaurante “O Relojoeiro” surgiu em Garanhuns no ano de 2004 para conquistar o paladar dos garanhuenses com pratos especiais da cozinha regional e internacional, feitos pelo chefe de cozinha e também proprietário João Augusto, (natural de São Bento do Una -PE), o qual tem mais de 35 anos de experiência em gastronomia e sendo proprietário também durante 12 anos do restaurante Dão João no bairro do Recife Antigo (Recife-PE).

Avenida Euclídes Dourado, 277 – Heliópolis
(87) 3763-7095

www.restauranteorelojoeiro.com.br

>> Pizzaria Due Fratell

A Due Fratelli Pizzerie, oferece o que há de melhor em ingredientes, preparo, atendimento e sabores de pizzas em um ambiente acolhedor e familiar. Com mais de 20 anos de mercado, as suas pizzas são preparadas por um dos maiores pizzaiolos da Mooca/SP. São mais de 50 sabores diferentes de pizzas, entre salgadas e doces, com opções de massa fina, média e grossa, e também de bordas recheadas.

Rua Júlio Brasileiro, 89 Heliópolis
(87) 37610626

www.duefratellipizzerie.com.br

>> Restaurante Varanda

Amplo restaurante à la carte, destaque aos grelhados e pizzas no jantar, bebidas, ambiente cordial e familiar.

Avenida Euclides Dourado , 450 Heliópolis
(87) 3761 1644

>> Churrascaria e Chopperia Terraço

Rodízio de carnes assadas na brasa, além de pescados e chopes, em ambiente rústico com tevês e música ao vivo.

Av. Rui Barbosa, 1070 – Heliópolis
(87) 3762-9032

>> Restaurante Fogo na Telha

Buffet de saladas, pratos caseiros e grelhados, além de pizzas gourmets, em espaço rústico com artesanato.

Av. Rui Barbosa, 823 – Heliópolis
(87) 3762-4468

>> Chocolates 7 Colinas

Fazendo homenagem às sete colinas da cidade, um casal resolveu produzir chocolate artesanal em Garanhuns. Os chocolates do casal Ribeiro fazem parte da história da cidade desde 1991, durante o 1° Festival de Inverno de Garanhuns. Com uma fachada convidativa, fica fácil esquecer o tempo e as preocupações com uma boa xícara de chocolate quente da casa. A 7 Colinas funciona de 9h às 19h, de segunda-feira a sábado, nos domingos a loja funciona de 10h às 18h.

Rua Ernesto Dourado, 58; e avenida Santo Antônio, 209

Onde Ficar

Onde se hospedar

>> Hotel Sesc

O hotéis do Sesc em Pernambuco oferecem conforto, restaurante, cultura e eventos para seus hóspedes.

Rua Manoel Clemente, 161, Centro
(87) 3762-8300

www.sescpe.org.br/unidades/sesc-garanhuns/

>> Garanhuns Palace Hotel

Dotado de instalações sofisticadas e primorosas, e distintos serviços personalizados, o Garanhuns Palace Hotel possui excelente estrutura a sua disposição. Em cada um de seus pormenores uma dose de conforto e qualidade de serviço. Por isso, ideal para sua hospedagem em suas viagens e negócio ou a lazer.

Avenida Rui Barbosa, 626, Heliópolis
(87) 3762-8750 / 99657-0878

www.garanhunspalace.com.br

>> Hotel Tavares Correia

Inaugurado em 1927, o Hotel Tavares Correia, conserva o mesmo charme e glamour e continua marcando época. Recentemente foi tombado pelo Governo de Pernambuco, por ser considerado um dos mais importantes prédios históricos da cidade de Garanhuns. Surpreende pelo conjunto arquitetônico e pelo conforto que oferece em meio a uma natureza silenciosa e reconfortante.

Avenida Rui Barbosa, 296 – Heliópolis
(87) 3762-8700

www.tavarescorreia.com

>> Hotel Village Confort

Esse hotel vai lhe encantar, com apartamentos aconchegantes e um café da manhã sensacional. O hotel fica bem localizado, seus arredores vão além das expectativas, para criar memórias que durará uma vida inteira. Tudo que a cidade tem para oferecer estarão a sua porta.

Avenida Santo Antônio, 149 – Centro
(87) 3761 3624

www.hoteisvillage.com.br/confort/confort-garanhuns/

>> Hotel Fazenda Alvorada

Este hotel casual fica em meio à vegetação dos arredores de Garanhuns.

Rua Duarte Coelho, 110 – Heliópolis
(87) 3761-0601

>> Colinas Hotel

Localizado no centro de Garanhuns, e próximo a Praça Guadalajara – principal palco de eventos da cidade – , o Colinas Hotel oferece conforto com economia, disponibilizando aos seus clientes um ambiente agradável para hospedagem em suas viagens.

Rua Dr, José Mariano, 401 – Centro
(87) 3761-3539

www.colinashotelgaranhuns.com.br/index.php

>> D’Nyl Hotel

O lugar onde o hospede encontrará um bom atendimento e um serviço personalizado. Um local com ótimas instalações, conforto e qualidade hoteleira que é comprovada pelo tempo que estão no mercado. Também possuem flat’s mobiliados.

Praça Dom Moura, 302 – Centro
(87) 3761-0998

www.dnylempreendimentos.com.br

  • Fonte: borapernambucar.com.br
Hilton Albuquerque

Hilton Albuquerque