Caruaru, a capital do forró

Caruaru PE - Fonte: Wikimedia Commons
Compartilhar

Localizada a quase 130 km do Recife, ostentando o título de ter o “Maior São João do Mundo”, Caruaru é considerada a Capital do Forró e tem programação para os visitantes em qualquer época do ano.

Caruaru foi fundada em 18 de maio de 1857 e tem população estimada de 361.118 pessoas (2019), segundo o IBGE. A cidade também é destaque no comércio, com a Feira de Caruaru. O centro comercial se tornou Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro em 2006 e seu surgimento se confunde com o nascimento da cidade, há mais de 200 anos.

Como polo de cultura e artesanato, Caruaru se destaca nas esculturas. Berço do mestre Vitalino, artesão pernambucano que tem obras expostas até no Museu do Louvre, em Paris (França). A cidade conta com diversos museus que expõem sua história e suas produções artísticas, como a música. Do ponto de vista econômico, também é um dos principais polos de compras de Pernambuco – representa a 5ª maior economia do Estado.

Principal Evento

>> São João

Uma coisa que não se deve perder a chance de conhecer é a energia mágica que circunda a cidade de Caruaru no período junino. Além de ser um dos locais onde a festa tem maior duração, o mês todo, e atrações – das tradicionais às contemporâneas – vale ressaltar que o São João da cidade tem programação gratuita. Para o cidadão do Interior de Pernambuco, a época de fartura e colheita não é o Natal, mas sim o São João, por isso é bastante festejada. Milhões de pessoas visitam anualmente a cidade durante o mês de junho para curtir a festa que se divide em mais de 20 polos com centenas de atrações.

Festa de São João, Caruaru PE – Fonte: Wikimedia Commons

Atrações Locais

Em Caruaru diversas são as atrações que encantam a cidade, entre museus, templos, artesanatos e passeios. Seguem alguns para temperar sua viagem.

>> Feira de Caruaru

Um dos principais atrativos da cidade, a Feira de Caruaru é considerada uma das mais importantes do Brasil. Reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro, a feira se divide em Feira do Paraguai, Sulanca, Gado, Frutas e Verduras, Raízes e Ervas Medicinais, Troca-troca, Flores e Plantas Ornamentais, Couro, Confecção Popular, Fumo, Artesanato entre outras. No total, são 17 divisões por tipo de produto. O local atrai milhares de visitantes por ano e funciona diariamente.

Apenas a feira da Sulanca, que tem mais diversidade, quantidade e menores preços, tem funcionamento limitado – é realizada às segundas-feiras, das 4h da manhã às 12h.

Parque 18 de Maio, s/n, Centro

>> Museu do Barro / Museu do Forró

Grupos de todas as idades se reúnem para aprender um pouco sobre a trajetória do forró e o artesanato em barro de Caruaru. O Museu do Barro tem esculturas e quadros de artistas caruaruenses, que retratam fortemente a cultura popular do lugar. Cerca de 2.300 peças compõem o acervo de artistas que fazem parte da história da cidade. Na área dedicada ao forró (principal ritmo musical local), uma homenagem a Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, é destaque. Estão expostos objetos, roupas e instrumentos desse grande compositor. O museu funciona entre a terça e o sábado, das 8h e 17h, aos domingos o funcionamento fica das 9h às 13h.

Praça Coronel José de Vasconcelos, 100 – Centro

>> Feira de Artesanato

Todo o tipo de artesanato manual produzido na cidade pode ser encontrado lá. Localizada no mesmo lugar onde funciona a enorme Feira de Caruaru, a Feira de Artesanato funciona todos os dias, no horário comercial, de 8h às 17h. Arte com barro, com corda, com madeira, com lã, com couro, metal, palhas de coco e tantos outros materiais faz parte do acervo à venda do que mais parece um grande museu de arte caruarense ao ar livre, em Caruaru.

Parque 18 de Maio, s/n, Centro

Feira de Artesanato, Caruaru PE – Fonte: Wikimedia Commons

>> Monte Bom Jesus

Quatro mirantes com paisagens distintas aguardam o visitante no Monte Bom Jesus. A área de morro foi transformada em um parque para atividades culturais e esportes. A população chega aos 630 metros de altitude do monte subindo os quase 400 degraus, ou de carro. Nos finais de semana, o Monte Bom Jesus conta com programação cultural para a população e seus visitantes.

Monte Bom Jesus, s/n, Centenário, Caruaru

>> Polo de Moda

O Polo Caruaru é conhecido pela confecção variada a bons preços. Funciona de domingo a domingo, a partir das 9h, tem 64 mil m², praça de alimentação e estacionamento com mais de seis mil vagas.

Km 62 da BR 104

Dicas de Roteiros

Seguem alguns passeios interessantes para agendar:

Para o bairro do Alto do Moura, a 7km do centro de Caruaru

A história dos artesãos de Caruaru é contada no Alto do Moura, maior centro de arte figurativa das Américas. Um dos personagens principais da cidade, mestre Vitalino, passou seus últimos anos morando numa pequena casa neste ponto da cidade. Lá, o visitante pode comprar peças diretamente da mão de alguns artesãos que possuem atelier na área. Ao passar pelo Alto do Moura, o turista pode ter contato com obras dos mestres Zé Caboclo, Manuel Eudócio, Elias, a mestra Marliete e tantos outros. A maioria destes, discípulos do mestre Vitalino. Um polo importante também no período de São João, o Alto do Moura ganha programação própria no mês de junho, quando também recebe o tradicional evento do cuscuz gigante.

Além do artesanato em barro, vários restaurantes e bares populares formam um centro gastronômico onde o carro-chefe dos cardápios é o “Bode/Carneiro”.

Alto do Moura, Caruaru PE – Fonte: Wikimedia Commons

>> Parque das Esculturas Luísa Maciel

Localizado no Loteamento Auto das Sete Luas, estão expostas réplicas em tamanho gigante de peças de renomados artesãos caruaruenses, como Mestre Galdino e Vitalino.

>> Casa Museu Mestre Vitalino

Residência do artesão de barro precursor da cerâmica figurativa, Vitalino Pereira dos Santos, foi transformada em museu em 1970, sete anos após sua morte. Obras do artista e de sua família são expostas no museu, assim como instrumentos do cotidiano do mestre. Com peças que relatam a vivência do homem do campo, Mestre Vitalino produziu um acervo iconográfico que representa bem a realidade do agreste brasileiro. O Boi Zebu, peça criada na sua infância para brincar, é a peça mais querida do mestre, que ensinava sua arte aos filhos, amigos, vizinhos e convidados. Para ele, o importante era manter a arte viva. O museu funciona de terça-feira a sábado, de 8h às 17h. No domingo, o funcionamento vai até 13h.

Rua Mestre Vitalino, s/n,

Museu Mestre Vitalino, Caruaru PE – Fonte: Wikimedia Commons

>> Memorial Mestre Galdino

Peças lindas, cruas e reais aguardam o visitante no memorial. O artesão e poeta popular, mestre Galdino tem o acervo de suas obras exposto na sua terra natal. Contemporâneo do mestre Vitalino, Galdino se destaca pelo tom surrealista de suas obras esculpidas em barro. O museu funciona de 8h às 17h entre a terça-feira e o domingo, neste com programação terminando às 13h.

Rua São Sebastião, 181

Para Toritama, a 35 km de Caruaru

Cidade do jeans, Toritama é famosa pela sua produção de roupas no tecido mais versátil da atualidade. Mesmo sendo o menor município do Estado, a 172 km do Recife, Toritama figura entre os principais pontos de produção fabril têxtil e comércio de Pernambuco. Seu nome é derivado de duas palavras do Tupi “Tori” e “Tama”, que significam Rocha e Religião – temas que ainda são características da cidade, que possui formações rochosas únicas e população bastante religiosa.

>> Feira do Jeans

Shorts, bermudas, calças, jaquetas e todo tipo de peça em jeans é encontrado com preços de fábrica no Parque das Feiras de Toritama. As feiras ocorrem aos domingos, entre 14h e 00h. Cerca de três mil bancas e 875 boxes vendem as produções têxteis da cidade.

BR-104, 1730, Toritama

Para Bonito, a 55 km de Caruaru

Não há palavra melhor para descrever o município. Bonito é estonteante e seu nome é a tradução do que se encontra em seu território. Um charme de recepção, que atende desde os mais aventureiros aos mais calmos, faz com que a cidade seja deixada ainda com frio na barriga e vontade de voltar. As cachoeiras da cidade, sete com visitação contínua, compõem o arco de passeios mais procurado. Contudo, o enorme roteiro turístico de Bonito ainda conta com trilhas, rapel, escalada, tirolesa, caiaque, teleférico e até balonismo. Se para um bom apreciador de paisagem a cidade deixa sua marca de cara, para um bom explorador a cidade pede uma passagem apreciativa, que permita ver o pôr-do-sol do teleférico, esperar o tempo bom para um voo de balão, e sentar ao lado da paisagem para apreciar um belo prato de pirão. A cidade, que tem quase o dobro da extensão de Recife, 400 km², conta com mais de 1.000 leitos de hotéis e pousadas com os mais variados estilos e valores.

Para Taquaritinga do Norte, a 60 km de Caruaru

O arrepio de frio, o cheirinho de café e o som do vento subindo a Serra da Taquara faz de Taquaritinga do Norte um dos destinos mais acolhedores e aconchegantes para quem passa pelo Agreste pernambucano. Taquaritinga do Norte fica no alto da Serra da Taquara e hoje é uma das principais produtoras do café tipo arábica do Estado. Por sua posição de Brejo de Altitude, a cidade é um dos destinos favoritos nas férias de julho. Para o visitante que busca conforto, a cidade tem a calmaria e a temperatura amena, que pede comida quente e aconchego. Para o aventureiro, a cidade oferece trilhas e rampa para voo livre e mirantes nas montanhas.

>> Rampa do Pepê

Para amantes de esportes radicais, a Serra da Taquara conta com um espaço para prática do voo livre. O acesso à rampa pode ser feito por meio de trilha ou seguindo a pista local, lembrando sempre do acompanhamento de um guia. Com 1.200m de altura, a rampa conta com um evento anual de voo livre.

Sítio Cafundós, Serra das Vertentes

Rampa do Pepê, Taquaritinga do Norte PE – Fonte: Wikimedia Commons

>> Produção de Café

Café orgânico, produzido numa cultura de agricultura sustentável, é um dos atrativos turísticos mais interessantes em Taquaritinga do Norte. Exportado, em sua maioria, para os Estados Unidos e Japão, o café tipo arábica é cultivado sob a sombra de outras árvores frutíferas. Sendo assim, em Taquaritinga do Norte, o arábica é plantado dentro da mata. O turista pode visitar o Sítio Conceição, onde todas as etapas na produção do Café Terral podem ser acompanhadas. Sentir o cheiro do café ainda enquanto fruto maduro, sem torrefação, ajudar na colheita, provar o grão recém-torrado e comprar o produto final faz parte da experiência completa, oferecida no sítio. Para visitar o Sítio Conceição, é necessário entrar em contato através do Instagram @terralecologico.

Sítio Conceição, avenida Vinte de Maio, 128,

Para Santa Cruz do Capibaribe, a 60 km de Caruaru

A capital da moda figura entre as cidades-polo do Agreste pernambucano. Em Santa Cruz do Capibaribe, encontra-se o maior parque de confecções da América Latina, que faz do município um forte ponto de comércio e indústria têxtil. Nos centros de compras ou feiras espalhados pela cidade, pessoas de todos os estados brasileiros são encontradas fazendo compras pessoais ou para varejo. Além de figurar entre os pontos mais fortes de produção e comércio de Pernambuco, Santa Cruz do Capibaribe também ocupa um lugar privilegiado nas exportações.

>> Moda Center Santa Cruz

Com jeito de shopping, o Moda Center Santa Cruz vende roupas com valores abaixo do mercado. Com uma estrutura bem equipada, o visitante dos 10 mil pontos de venda no Moda Center tem a oportunidade de fazer suas compras com mais comodidade e opções de lazer para as crianças.

Avenida Moda Center, s/n, Bela Vista

Moda Center, Santa Cruz do Capibaribe PE – Fonte: Wikimedia Commons

Para Brejo da Madre de Deus, a 66 km de Caruaru

Entre serras, a 204 km da Capital do Estado, Brejo da Madre de Deus surpreende com uma formação rochosa única que lhe garante um charme extra, entre montanhas. Ponto de rota para quem curte escalada e ponto de apreciação para quem busca belas paisagens, Brejo da Madre de Deus é uma cidade com bastante programação para se seguir. A cidade onde é encenada a Paixão de Cristo de Nova Jerusalém (o maior teatro ao ar livre do mundo) também é conhecida como a Terra das Toyotas. Foi lá que a primeira Toyota Bandeirantes, veículo utilitário 4×4 da década de 1950, foi alongada para servir de transporte coletivo. O olhar paradisíaco sobre as paisagens da cidade se equipara ao encanto do seu centro, que já foi cenário para a primeira versão do filme “O Auto da Compadecida” (1969).

>> Teatro de Nova Jerusalém

O maior teatro ao ar livre do mundo apresenta, anualmente, a Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, em Fazenda Nova. São 70 mil metros quadrados que fazem dessa cidade-teatro um espetáculo desde 1968. Pessoas de todo o mundo se emocionam com as encenações poderosas da Semana Santa no Teatro de Nova Jerusalém. Dentro do próprio teatro, uma boa estrutura de hotelaria proporciona diversas experiências culturais para o turista.

Estrada para Nova Jerusalém, Brejo da Madre de Deus

>> Parque das Esculturas Monumentais Nilo Coelho

Também em Fazenda Nova, suntuosas esculturas feitas por cerca de 120 artesãos locais compõem um parque de estátuas em pedra: 37 peças em granito, medindo até três metros de altura, retratam o folclore nordestino e o cotidiano dos moradores do Brejo da Madre de Deus.

Fazenda Nova, Brejo da Madre de Deus

Para Garanhuns, a 100 km de Caruaru

Um friozinho aconchegante com cheiro e desejo por chocolate quente faz de Garanhuns um destino ideal para turistas que querem fugir do calor. No alto de seus 842 metros de altitude, o município chega aos 15°C no inverno. A cidade, que fica a 225 km da capital pernambucana, tem opções de turismo dignas de uma maratona turística, gastronômica e cultural. Na cidade, costuma-se dizer que quem bebe da água de Garanhuns um dia volta. Diversos são os relatos de moradores que visitaram a cidade enquanto turistas, mas se encantaram e escolheram-na para morar. Mesmo sendo um destino preferido no inverno, por compor o circuito do frio de Pernambuco, a vegetação exuberante do município consegue exibir flores o ano todo. Por isso, Garanhuns carrega o título de Cidade das Flores.

Garanhuns PE – Fonte: Wikimedia Commons

Para Serra Talhada , a 285 km de Caruaru

A cidade natal de Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, fica a mais de 400 km do Recife, numa altitude de 430 metros. Como o próprio nome já diz, esse é um lugar rodeado pela beleza de uma enorme serra, que pode ser admirada de diferentes pontos da cidade. É rota para o turismo religioso, por conta da importância das suas igrejas, mas também para os interessados em pesquisa, cultura e aventura. A natureza formada pela caatinga e o rio Pajeú abre acesso a trilhas e escaladas que atraem um público fiel. A tradição cultural se mostra na arte de grupos como Cabras de Lampião, que se apresentam nos palcos da cidade com a indumentária característica do homem do cangaço, dançando o xaxado puxado por zabumba, acordeão e triângulo.

Onde Comer

Conhecida pelas comidas gigantes no São João, Caruaru tem culinária com pratos substanciosos e energéticos. Na região, a galinha de cabidela, acompanhada por xerém, e a buchada de bode são encontradas com facilidade, assim como a carne de sol com queijo de coalho. Os bolos pé de moleque, Souza Leão, de milho, fubá e de tapioca são clássicos, facilmente encontrados em padarias, delicatessen ou cafés da região. Arroz-doce, cocada, cajuzinho, doce de jerimum, doce de batata-doce, maria mole, paçoca, quindim e broa de fubá são outras delícias encontradas nas mesas e cozinhas da Princesa do Agreste.

Gastronomia nordestina – Fonte: MTur

Seguem algumas dicas:

>> Bode Assado do Luciano

Grande variedade de comidas regionais de excelente qualidade, além do bom atendimento.

Rua Mestre Vitalino, 511 – Alto do Moura
(81) 3722-0413

>> Bar da Perua

Cozinha casual variada e familiar à la carte incluindo pratos regionais com opções de pizzas à moda da casa.

Rua Alianca, 175 – Jardim Boa Vista
(81) 3722-3266

>> Restaurante Diamante da Serra

Sítio Murici
(81) 99903-1063

>> Boi & Brasa Churrascaria

Steakhouse refinada e espaçosa serve cortes seletos de carnes variadas com buffet mediterrâneo e oriental.

Av. dos Estados, 765 – Maurício de Nassau
(81) 3721-5110

>> Restaurante a Fazendinha

Rua Poeta Job Patriota, 1 – Nova Caruaru
(81) 3136-5165

Onde Ficar

Onde se hospedar

>> Hotel Village Premium Caruaru 

O Hotel Village Caruaru está situado a menos de 5 km do Centro Comercial de Caruaru e do bairro de artesanato Alto de Moura.

Rua Costa Carvalho, BR 132 – Km 135, 420 – Petrópolis
(81) 3722-5544

www.hoteisvillage.com.br/premium/premium-caruaru/

>> Caruaru Park Hotel

Situado estrategicamente às margens da BR 232, km 128, localizado a 2 km do centro da cidade, domicílio da Feira de Caruaru, 5 km do Pátio de Eventos e 10 km do centro artístico e cultural: o Alto do Moura. Seu posicionamento privilegiado, bem como sua arquitetura diferenciada são atrativos ao turista que vem a cidade com o intuito de usufruir do que a mesma oferece.

BR 232, km 128
(81) 3727-9494

www.caruaruparkhotel.com.br/

>> Prime Hotel

Tem uma excelente localização, acomodações muito confortáveis e o melhor de tudo, super acessível. Conheça o Prime e entenda nossa paixão por hotéis.

BR104 – KM 68 | Cidade Alta
(81) 3727-2758

www.hotelprimecaruaru.com

>> WA Hotel Caruaru

Trata-se de um hotel moderno e confortável, localizado no complexo do Caruaru Shopping.

Avenida Adjar da Silva Casé, 800
(81) 3725-1646

www.wahotelcaruaru.com.br

>> Pousada Casa Da Gente

Ambiente bastante arborizado e aconchegante. A natureza está presente em todo o espaço. Fica na rua central do Alto do Moura, próximo a diversos ateliês de artesanato e restaurantes.

Rua Mestre Vitalino, 290, Alto do Moura
(81) 99566-5455

>> Caruaru Pallace Hotel

Oferece um excelente serviço de hospedagem com conforto, segurança, agilidade e um belo visual, tanto externo como interno.

Rua Visconde de Abaeté, 148 – Petrópolis
(81) 3724-8360

www.caruarupallacehotel.com.br

>> Hotel Maysa Caruaru

O hotel está localizado no mais nobre bairro de Caruaru – Maurício de Nassau, próximo ao centro da cidade, pátio de eventos Luiz Lua Gonzaga (pátio do forró), Shopping Difusora, Estádio de Futebol Luiz Lacerda ( Central Sport Club), polo médico ( hospitais, clínicas, laboratórios e consultórios médicos/odontológicos), igrejas, academias de ginástica e do polo gastronômico.

Rua Teófilo Dias, 93 – Maurício de Nassau
(81) 2103-1900 / 2103-1947

www.hotelmaysa.com.br

  • Fontes: borapernambucar.com.br | visitecaruaru.com.br | caruaru.pe.gov.br
Hilton Albuquerque

Hilton Albuquerque