Fortaleza, terra da luz

Praia de Iracema, Fortaleza CE - Fonte: MTur
Compartilhar

Com belezas naturais de tirar o fôlego, Fortaleza oferece ao visitante sol, praia e diversão o ano todo. É a principal capital do Nordeste em número de visitantes internacionais e o sexto destino mais procurado pelos viajantes brasileiros, segundo Anuário Estatístico de Turismo 2022 publicado pelo Ministério do Turismo. Além de belas praias de areia branca e águas mornas, 34 km de litoral, também se destaca pela gastronomia, artesanato, cultura, entretenimento e hospitalidade.

Berço de artistas como Chico Anysio, Renato Aragão e Tom Cavalcanti, em Fortaleza todo dia é dia de rir e o humor é um dos principais atrativos da cidade. Os shows de humor acontecem todos os dias.

Principais Eventos

>> Fortal – Micareta

Um dos maiores festivais de música do país, o Fortal anima o público com grandes nomes da música nacional. O público pode curtir uma mistura de ritmos que vão do axé ao forró, na Cidade Fortal.

A folia dura quatro dias e vai muito além dos blocos e camarotes! Com uma megaestrutura montada na Cidade Fortal o evento traz uma programação especial para quem prefere curtir a festa na pista. Além de um amplo espaço para conferir livremente o desfile dos trios, o público pode aproveitar, entre os intervalos dos blocos, as apresentações do Palco Avenida, que traz shows de grandes nomes.

>> Cine Ceará

Festival Ibero-americano de Cinema é um festival de cinema que surgiu como “Festival Vídeo Mostra Fortaleza” no ano de 1991 organizado pelos cearenses Eusélio Oliveira e Francis Vale.

Acontece anualmente em Fortaleza e desde o ano 2006 sua mostra competitiva internacional abre espaço para filmes do universo ibero-americano Brasil, América Latina, Espanha e Portugal, além disso conta com uma mostra competitiva de curtas-metragens nacionais e um conjunto de mostras e eventos paralelos envolvendo cinema, dirigidos aos mais variados públicos. Acontecem também encontros de realizadores e produtores, palestras, seminários internacionais, lançamentos de publicações e filmes, entre outras muitas atividades. O acesso ao evento é gratuito, o credenciamento é feito em troca de alimentos.

Cine Ceará – Fonte: cinemaescrito.com

Atrações Locais

>> Praia do Futuro

Localizada a cerca de 10 km do centro da capital, a Praia do Futuro tem 8 km de extensão. São inúmeras opções de barracas de praia, com estrutura de bares e restaurantes para receber os visitantes. A Prefeitura de Fortaleza realizou uma grande revitalização do local, com a padronização das calçadas, paisagismo, drenagem, sinalização, construção de uma ciclovia, novos postes elétricos, reforma em todos o sistema viário que compreende um percurso de oito quilômetros, iniciando na Avenida Zezé Diogo, Dioguinho, Clóvis Arrais, indo até a Avenida José Saboia. Ainda na praia mais visitada da capital, todas as quintas-feiras a tradição é degustar o caranguejo. Além do molho e da farofa, que acompanham o crustáceo, o forró e os shows de humor tomam conta das barracas.

Praia do Futuro, Fortaleza CE – Fonte: MTur

>> Praia de Iracema

O lugar é um dos símbolos da capital cearense e foi batizado em homenagem à “Virgem dos Lábios de Mel”, musa do romance do escritor cearense José de Alencar. É na Praia de Iracema que ficam pontos turísticos como a Ponte dos Ingleses, aterro e espigões. De lá se vê o por do sol mais bonito da cidade. O local ainda conta com espaço para a prática de atividades físicas

Orla da Praia de Iracema, Fortaleza CE – Fonte: MTur

>> Avenida Beira Mar

Caminhar pela Beira Mar e por seu calçadão é um ótimo programa, do Mucuripe até Iracema, passando pelo Mercado dos Peixes, Espigões, Feirinha de Artesanato, pela estátua de Iracema e visitando a Ponte dos Ingleses, um dos símbolos de Fortaleza.

Av Beira Mar, Fortaleza CE – turismo.fortaleza.ce.gov.br

>> Mercado dos Peixes

Localizado na Beira Mar, Mucuripe, recentemente reformado pela Prefeitura de Fortaleza, o Novo Mercado dos Peixes é o melhor lugar da cidade para comprar frutos do mar em termos de custo e benefício.

Camarão rosa e cinza, lagosta, peixes como pargo, serra, cioba, lula, polvo, sururu, caranguejos do mar e muitas outras delícias são encontradas o ano todo. O cliente pode comprar o produto em um dos boxes de venda e fritá-lo a partir de R$8 por quilo. Opções de guarnições incluem arroz branco, baião de dois e macaxeira frita.

Av. Beira Mar, 3479 – Meireles
(85) 3263-4471

Mercado dos Peixes, Fortaleza CE – turismo.fortaleza.ce.gov.br

>> Feirinha de Artesanato da Beira-Mar

Conhecida pela grande diversidade de produtos típicos, a famosa feirinha de artesanato da Beira Mar é um dos pontos turísticos de Fortaleza. São centenas de barracas que se concentram no calçadão, na esquina da avenida Desembargador Moreira, na praia do Meireles. Funciona todos os dias, a partir das 17h. 

Feirinha de Artesanato da Beira Mar, Fortaleza CE – turismo.fortaleza.ce.gov.br

>> Mercado Central

Para os turistas que visitam Fortaleza, um passeio ao Mercado Central é uma ótima oportunidade para mergulhar de cabeça na cultura cearense. O prédio foi inaugurado em 1809 e passou por diversas reformas. São mais de 550 lojas que oferecem uma enorme diversidade de produtos típicos da região. O local ainda oferece uma Casa do Turista, ponto onde os turistas podem tirar dúvidas e receber orientações turísticas.

Av. Alberto Nepomuceno, 199 – Centro
(85) 3454-8586

>> Avenida Monsenhor Tabosa

Considerada o maior shopping a céu aberto da América Latina, a avenida Monsenhor Tabosa conta mais de 700 metros de comércio, totalizando 453 lojas, divididas entre marcas locais e marcas nacionais. Localizada entre a rua João Cordeiro e a avenida Dom Manuel, a Av. Monsenhor Tabosa é famosa pela grande variedade de produtos, como artigos de moda feminina, masculina, infantil, sapatos, acessórios, artesanato, entre outros, além de lanchonetes.

>> Mercado dos Pinhões

O Mercado dos Pinhões se tornou um dos principais redutos culturais de Fortaleza. Além da tradicional feira que abriga, o espaço conta com várias apresentações de artistas regionais. Acontecem no espaço semanalmente shows de músicas e danças como forró, samba, chorinho entre outros ritmos. Há também feiras alternativas, orgânicas, e até eventos de arte, moda e designer. Uma vez no mês acontecem encontros para os amantes de vinil. Alguns dias específicos a parte externa do mercado fica reservada para a tradicional feira que vende frutas, legumes, verduras e especiarias cearenses.

Praça Visconde de Pelotas, s/n – Centro
(85) 3251-1299

Mercado dos Pinhões, Fortaleza CE – turismo.fortaleza.ce.gov.br

>> Catedral de Fortaleza

Inspirada na catedral francesa de Notre Dame, a Catedral de Fortaleza foi projetada pelo engenheiro francês George Mounier e construída no local da antiga igreja da Sé.

Praça da Sé, s/n – Centro
(85) 3231-4196

Catedral de Fortaleza, Fortaleza CE – Fonte: MTur

>> Centro Cultural Dragão do Mar

O Dragão do Mar é um centro cultural com mostras permanentes. Cafés, teatro, exposições e planetário também fazem parte do cenário. O nome vem de uma homenagem ao jangadeiro Francisco José do Nascimento, engajado na luta pela libertação dos escravos. Vá para lá durante o dia, para aproveitar todas as opções culturais. À noite, conheça os bares e restaurantes, que ocupam galpões restaurados no entorno do Dragão.

Rua Dragão do Mar, 81 – Iracema
(85) 3488-8600

Centro Cultural Drago do Mar, Fortaleza CE – turismo.fortaleza.ce.gov.br

>> Espaço Cultural Unifor

Reconhecido pela Prefeitura de Fortaleza como patrimônio turístico da Capital, o espaço é compatível aos grandes salões de arte do mundo. O local é dotado de sistemas de refrigeração e climatização, controle rigoroso dos índices internos de umidade e de iluminação, toaletes com instalações específicas para pessoas com deficiência, sistema de proteção contra incêndios e saídas de emergência de fácil identificação.

Universidade De Fortaleza, Avenida Washington Soares, 1321 – Edson Queiroz
(85) 3477-3319

>> Casa José de Alencar

Nesta casa nasceu e viveu o escritor José de Alencar. O local foi tombado em 1968 e é um retorno à infância e histórias do autor cearense, além de oferecer ao visitante um mergulho nas obras e na cultura do estado. A casinha também abriga uma biblioteca, a pinacoteca, um restaurante, ruínas históricas e museus. O centro cultural recebe atividades toda semana: às quintas, lançamento de livro; às sextas, programação elaborada pela Secult; aos sábados, “Chorinho na casa do Zé” e, aos domingos, feijoada e forró pé de serra.

Av. Washington Soares, 6055 – Messejana
(85) 3276-2379

>> Museu da Indústria

Localizado em frente ao Passeio Público, o local oferece acesso gratuito à exposição “História da Industrialização do Ceará”. Uma viagem no tempo e conhecer a rica e fascinante história da industrialização cearense que se inicia com o ciclo do couro e chega até os dias atuais. No seleto acervo físico da exposição, é possível encontrar uma máquina de costurar couro, peça de engrenagem de moinho e uma balança de algodão do século XIX. Também foram doados pelas indústrias cearenses, para a exposição, móveis e equipamentos utilizados pela indústria gráfica, como: uma impressora Linotipo e um armário guarda tipos.

A exposição surpreende também pela tecnologia adotada: projeções sincronizadas e de grandes proporções, telas touch screen e acesso virtual a acervos de outros museus do mundo. Os visitantes têm a oportunidade de interagir com as linhas do tempo em totens virtuais, sendo possível acessar dados, documentos e fotos do processo de industrialização cearense.

Rua Dr. João Moreira, 143 (em frente ao Passeio Público) – Centro
(85) 3201-3901

Museu da Indústria, Fortaleza CE – turismo.fortaleza.ce.gov.br

>> Museu do Ceará

O Museu abriga um acervo de mais de 13 mil peças distribuídas em três importantes coleções que contam a história do Ceará: Paleontologia, Arqueologia/Antropologia Indígena e Mobiliário. Exibe exposições temáticas permanentes, com temas de interesse da história do Ceará, tais como os poderes constituídos, as lutas e revoltas populares, a religiosidade, a produção intelectual e a irreverência do cearense.

Rua São Paulo, 51 – Centro
(85) 3101-2610

>> Museu da Imagem e Som

Inaugurado em 1980, o Museu tem um acervo estimado em 150 mil peças entre discos de música brasileira e internacional (de 78, 45 e 33 e ½ rotações), CD’s, fitas de áudio, de rolo, cassete e micro-cassete, um acervo de imagem (fotografias cópia papel e digital) com imagens de Fortaleza Antiga, de outros municípios cearenses, de personalidades, festas e folguedos populares, artistas populares (cordelistas, artesãos, escultores, etc) cromos e negativos, filmes de diretores cearenses e registros de danças e festas da cultura popular tradicional (em diversos formatos como vídeos betacam, betamax,VHS e super VHS, DVD, H-8, películas de 16mm e 35mm, etc.), depoimentos de personalidades da história do Ceará, cordéis, partituras e muitos outros objetos que contam a história registrados em suportes audiovisuais.

Av. Barão de Studart, 410 – Meireles
(85) 3101-1207

Museu da Imagem e do Som, Fortaleza CE – turismo.fortaleza.ce.gov.br

>> Museu do Automóvel

O Museu do Automóvel do Ceará possui cerca de 60 carros em exposição, a maioria modelos e marcas americanas de 1917 até 1995. O acervo é um dos mais completos do gênero – Cadillac, Chevrolet, Dodge, Fiat entre outros. O carro mais antigo é um Ford 1917. Destacam-se também dois carros fúnebres da década de 1930.

Rua Jornalista César Magalhães, 862 – Guararapes
(85) 3273-3129

>> Museu do Futebol

Os interessados em conhecer mais sobre a história do futebol cearense devem visitar o museu, que fica localizado na Arena Castelão. Lá é possível encontrar troféus, fotos, camisas, vídeos e outros itens. Do museu, também dá para ter visão privilegiada do campo.

Arena Castelão – Av. Alberto Craveiro, 2901 (acesso pela portaria localizada na Av. Paulino Rocha)

>> Theatro José de Alencar

O teatro é um centro de convivência artístico-cultural, possuindo estrutura datada de 1910. Exibindo o clássico estilo arquitetônico Art Nouveau constituído de peças de ferro fundido, é referência artística-cultural no país, sendo tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. O local integra além do teatro-monumento, um jardim projetado pelo paisagista Burle Marx e o Anexo Cena.

R. Liberato Barroso, 525 – Praça. José. De Alencar – Centro
(85) 3101-2566
Agendamento de visita guiada: +55 (85) 3101-2567

Thetro José de Alencar – turismo.fortaleza.ce.gov.br

>> Fortaleza Nossa Senhora da Assunção

Uma das primeiras e mais marcantes construções locais, a Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção é conhecida como o ponto de origem da cidade, batizada em sua homenagem. Atual sede da 10ª Região Militar, o forte possui vista para o mar e oferece visitas guiadas para fortalezenses e turistas conhecerem mais sobre a história da capital. Personalidades históricas como o General Antônio de Sampaio e Martins Soares Moreno estão homenageados no local.

Av. Alberto Nepomuceno, s/n – Centro
(85) 3255-1728

Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção – Fonte: Wikimedia Commons

Dicas de Roteiros

Seguem alguns passeios interessantes para agendar:     

Conheça as capitais nordestinas mais próximas de Fortaleza: Natal e Teresina

Passeios para as praias do Litoral Leste e Litoral Oeste do Ceará

O litoral cearense possui 573 km de praias rodeadas por dunas, falésias e mangues que deixam os turistas encantados.

>> Jericoacoara

Está localizada a 295 km a oeste da capital do estado, Fortaleza. Foi eleita em 1994 pelo jornal estadunidense The Washington Post uma das dez praias mais bonitas do planeta. Em 2014, foi eleita pelo Huffington Post a quarta melhor praia da Terra. A praia é parte integrante do Parque Nacional de Jericoacoara. Formada por dunas de cerca de 30 m de altura que mudam de cor ao longo do dia, jangadas e pequenas lagoas, não poderia ser mais perfeita. As águas são rasas e os ventos constantes, que fazem da praia da Vila uma das mais procuradas pelos praticantes do windsurf.

Jericoacoara CE- Fonte: Wikipedia

>> Porto das Dunas

É uma das praias mais conhecidas do município de Aquiraz, estado do Ceará. É uma das 10 praias mais visitadas do estado. Está localizada a 20 km de Fortaleza. É constituída por uma grande faixa de areia clara, com mar agitado, com boas ondas que atraem surfistas.

Possui infra-estrutura turística com hotéis, pousadas, resorts, bares e restaurantes. Abriga o maior parque aquático da América Latina, o Beach Park.

Porto das Dunas – Fonte: Wikimedia Commons

Para Guaramiranga, a 106 km de Fortaleza

Com um patrimônio arquitetônico com edificações ainda conservadas e uma oferta de eventos que fazem da cidade um abrigo para as mais diversas expressões da cultura como o Festival Nordestino de Teatro que já realizou 25 edições, o Festival de Jazz & Blues que completa 18 edições entre outros, a cidade se propõe a fortalecer este ambiente de arte que conta com grande diversidade de estilos artísticos, uma multiplicidade de expressões culturais. As paisagens são um convite ao descanso e a meditação. Várias nascentes e cursos d’água formam corredeiras, bicas e cachoeiras. Há muitas trilhas nas quais os praticantes de trekking, rappel e montanhismo podem praticar. Em Guaramiranga e nas mediações pode-se contemplar igrejas antigas do século XIX e velhos casarões apreciando o cultivo de flores silvestres como as bromélias, colibris, ipês floridos, palmeiras imperiais, bambus e papoulas. Umas das atividades que mais se desenvolve é o cultivo de rosas e flores tropicais que abastece o mercado de Fortaleza e o europeu. Esses plantios se estendem pelos municípios de Guaramiranga, Pacoti e Baturité.

Guaramiranga – turismoguaramiranga

>> Festival de Jazz e Blues

Evento que conta com a participação de grandes nomes da música nacional e internacional. Nas noites frias da pequena cidade, a música entretém uma multidão de apreciadores, que lotam as ruas e hospedagens, muitas vezes improvisando barracas de acampamento e casas alugadas por moradores.

Para Quixada, a 170 km de Fortaleza

Embora pouco explorado, o município apresenta grande potencial turístico, especialmente para o ecoturismo devido à beleza de suas paisagens, além para a prática de esportes radicais como voo livre (parapente e asa-delta), trekking, montanhismo e rapel.

>> Açude Cedro

Cartão postal do Ceará: barragem principal do Açude Cedro, seu espelho d’água e as rochas monumentais – Pedra Faladeira, à esquerda; Pedra da Galinha Choca, ao fundo. O Açude Cedro foi projetado e construído entre 1882 e 1906. Tombado pelo IPHAN em 1984. Sua candidatura consta da Lista Indicativa Brasileira ao Patrimônio Mundial da UNESCO.

Para Sobral, a 235 km de Fortaleza

Situada na região Norte do Ceará, a cidade de Sobral se apresenta como o mais significativo referencial de crescimento e desenvolvimento econômico do interior do Ceará, constituindo-se num centro de convergência, por sua ampla e moderna estrutura nos setores da saúde, educação, comércio, indústria, serviços, lazer, cultura e arte.

Sobral CE – Fonte: Wikimedia Commons

>> Museu Madi

No dia 5 de julho de 2005, os sobralenses ganharam mais um espaço expositivo, o Museu MADI. Inaugurado por ocasião do aniversário da cidade, tem acervo composto por cerca de cem obras, pertencentes ao movimento. Fazem parte do acervo esculturas, pinturas e desenhos, fruto de doações de mais de 70 membros do grupo MADI de vários países e continentes, selecionados pelo próprio Carmelo Arden Quin, iniciador e líder desse movimento.

Museu Madi de Sobral, Sobral CE – secult.sobral.ce.gov.br

Para Ubajara, a 320 km de Fortaleza

A Cultura de Ubajara é traduzida pela identidade de nosso povo, que é hospitaleiro, alegre, trabalhador e de fé, essa é a auto-afirmação de quem somos. Ubajara é uma cidade que respira cultura, e um celeiro de grandes artistas, como o escritor Raimundo Magalhães Junior, Imortal da Academia Brasileira de Letras ao contemporâneo escultor Frank Castro Siqueira, além de vários outros nomes representantes da Cultura Popular. Por ser uma jovem cidade com apenas 103, é possível perceber como o passado e o presente se misturam no dia a dia na fala, na culinária, nos saberes e fazeres, na arte, nas crenças, nos costumes, hábitos e aptidões de seu povo. Ubajara é uma cidade que tem um calendário de eventos anuais bem eclético, como: Encontro de Reisados em janeiro; o Carnaval em fevereiro; a Paixão de Cristo em abril; o Ubajunino em junho; a Fepai – Feira de Produtos Agrícolas da Serra da Ibiapaba.

Mas nos últimos anos o foco tem sido o setor comercial e o Turismo como a festa em comemoração ao aniversário de emancipação política de Ubajara em 23 ou 24 de agosto, a Exposição Agropecuária de 27 a 30 de setembro, o Festival de Floração do Maracujá em outubro, o Natal de Luz e a Festa de Réveillon em dezembro. Além de todas as festas religiosas durante o ano, ainda temos os grandes shows organizados pela casa de show Castelo Club durante todo o ano, e a criação do Festival Gastronômico da Rota Turística da Ibiapaba, ou a Rota dos Mirantes.

>> Parque Nacional de Ubajara

O Parque Nacional de Ubajara, no Ceará, Unidade de Conservação Federal de Proteção Integral, localizado nos municípios de Ubajara, Tianguá e Frecheirinha, está aberto à visitação, onde dispõe de alguns atrativos tais como: trilhas, mirantes, grutas e cachoeiras.

A grande atração do Parque é a Gruta de Ubajara. Situada em uma depressão de 535 metros em relação a Plataforma Superior do Teleférico, a Gruta tem uma extensão de 1.200 metros com aproximadamente 75 metros de profundidade, em relação a entrada. O visitante tem acesso a uma extensão de aproximadamente 450 metros entre galerias, com um desnível de 35 metros de profundidade.

A Trilha da Samambaia é dividida em dois percursos:

1 – Mirante Gameleira – Trilha em circuito, nível leve, com aproximadamente 1.250 m de ida e leva até o Mirante Gameleira onde o visitante pode se deslumbrar com a vista panorâmica de grande parte da área do Parque. Nessa região existe ainda novos atrativos como Arvorismo e Olho d’água da Pedreira.

2 – Cachoeira do Cafundó – Trilha em circuito, nível médio, com aproximadamente de 3 km de extensão de ida, essa trilha leva ao Circuito das Cachoeiras, onde o visitante pode ter acesso a Cachoeira do Cafundó e se refrescar com um bom banho de água fria.

Entrada do Parque Nacional de Ubajara – Wikimedia Commons

Para Juazeiro do Norte, a 493 km de Fortaleza

Naturalmente o ramo que se destaca é o do turismo religioso, porém há um plano integrado de turismo entre várias cidades da região do Cariri, destacando-se também os fósseis, as belezas naturais da Chapada do Araripe, a cultura e a História do Cariri. Juazeiro por ser a maior cidade da região e ter a melhor infraestrutura é a preferida dos turistas como base. 

>> Turismo Religioso

A religiosidade popular é marcante. Milhões de romeiros se dirigem a Juazeiro para orar e para pagar promessas. Para se ter uma ideia da importância da religião para o município, todos os museus da cidade são de cunho religioso e existem, ainda, várias casas de milagres (locais onde os fiéis depositam peças representativas de milagres que acreditam ter alcançado). Na colina do Horto, ponto mais alto de Juazeiro, foi erguida uma estátua do Padre Cícero com 27 metros de altura, a quarta maior do mundo. Ainda no Horto, está o Museu Vivo do Padre Cícero com réplicas em cera de personalidades do município como Maria de Araújo, José Marrocos, Floro Bartolomeu, Aureliano Pereira e o próprio Padre Cícero.

Horto Padre Cícero Juazeiro – Fonte: Wikimedia Commons

Onde Comer

Vivenciar um destino também é mergulhar nos aromas e sabores que povoam o coração da cidade. Fortaleza é a porta de entrada para todas as delícias que o Ceará tem a oferecer. A pedida é mesclar ingredientes e criar pratos simplesmente ímpares que variam da gastronomia do sertão à culinária tipicamente praiana, marcada por peixes e frutos do mar.

Nas noites de quinta-feira, comer caranguejo na Praia do Futuro é o programa tradicional dos fortalezenses que o turista adotou.

No bairro da Varjota, polo gastronômico da cidade, a culinária ganha uma mistura de sabores típicos e internacionais em restaurantes bem cearenses que oferecem peixe, lagosta e camarão em combinações irresistíveis. Há também opções de pratos japoneses, portugueses, árabes, chineses, franceses e italianos, como as pizzas, que ganham cobertura de carne-de-sol e caranguejo.

Como sobremesa, nada melhor que um delicioso sorvete feito de frutas regionais como caju, seriguela, cajá, graviola e sapoti servidos nas sorveterias da Avenida Beira Mar.

Frutos do mar – Fonte: Pixabay

Seguem algumas dicas:

>> Coco Bambu

Av. Beira Mar, 3698 – Mucuripe
(85) 3198-6000

cocobambu.com/unidades/beira-mar/

>> Raiz Cozinha Brasileira

Avenida Washington Soares, 3300 – Luciano Cavalcante
(85) 3035-9999

raizcozinhabrasileira.com.br

>> Barraca Terra do Sol

Avenida Zezé Diogo, 5295 – Praia do Futuro
(85) 3265-4223

https://www.terradosol.net

>> Parrileiro

Av. Deputado Joaquim de Figueiredo Correia, 194 – Cambela
(85) 99204.4287

www.parrileiro.com

>> El Chancho

Av. da Abolição, 2951 – Meireles
(85) 2180-6891

>> Cantinho do Frango

Rua Torres Câmara, 71 – Aldeota
(85) 32246112

>> Picanha do Alemão

Rua Júlio Lima, 501 – Cidade dos Funcionários
(85) 3279-8937

picanhadoalemao.com.br/

Onde Ficar

Café da manhã – Fonte: Pixabay

Seguem algumas dicas:

>> Pauli Hotel

Avenida da Abolição, 3806 – Macuripe
(85) 3263-2277

pauli.hotels-in-fortaleza.com/

>> Mareiro Hotel

Av. Beira Mar, 2380 – Meireles
(85) 3266-7200

https://mareiro.com.br/

>> Hotel Bristol Jangada

Av. da Abolição, 3035 – Meireles
(85) 3466-4400

www.bristolhoteis.com.br/destinos/fortaleza/

>> Hotel Sonata de Iracema

Av. Beira Mar, 848 – Praia de Iracema
(85) 4006-1616 / 99273-3950

www.hotelsonata.com.br

>> Hotel Villa Smart

Rua Visconde de Mauá, 185 – Meireles
(85) 3466-1920

www.villasmart.com.br

>> Praia Mansa Suíte Hotel

Av. da Abolição, 2480 – Meireles
(85) 3466-3800

  • Fontes: turismo.fortaleza.ce.gov.br | ceara.gov.br
Hilton Albuquerque

Hilton Albuquerque