Teresina, cidade verde

Palácio de Karnak, Teresina PI - Fonte: MTur
Compartilhar

Carinhosamente conhecida como Cidade Verde, Teresina recebeu este apelido do escritor Coelho Neto, em virtude de ter ruas e avenidas entremeadas de árvores. O modelo da cidade, típica do período colonial, assemelha-se a um tabuleiro de xadrez, motivo que facilita a locomoção. Capital do Piauí, Teresina fica localizada no Centro-Norte do Estado, a 366 km do litoral. Com uma história particular, foi a primeira capital brasileira planejada, ainda durante o reinado de D. Pedro II. O nome da cidade foi uma homenagem à imperatriz Teresa Cristina Maria de Bourbon, que teria sido a mediadora junto ao imperador Dom Pedro II para que a capital viesse a ser Teresina.

Com um clima tropical semiúmido e altas temperaturas, Teresina tem duas estações características: o período das chuvas (que ocorrem no verão e outono) e o período seco (que ocorre no inverno e primavera).

Principais Eventos

>> Carnaval

O carnaval de rua de Teresina já virou tradição e vem conquistando o coração do público. Quando o ano se inicia, a folia se espalha pela cidade. As ruas são tomadas pelos blocos e as pessoas se vestem de alegria para entrar no clima da festa. Os blocos de carnaval já fazem parte do calendário cultural de Teresina e cada um possui sua particularidade, promovendo diversão para todos os gostos. Os blocos de rua carregam a história do Carnaval de Teresina. Ao longo dos anos, os grupos vêm se organizando e mantendo vivo o costume de curtir a folia nas ruas e avenidas da cidade. De norte a sul da capital, o folião consegue encontrar blocos carnavalescos, sejam os clássicos ou os novos, reunindo milhares de pessoas para a festa.

Carnaval Teresina – Fonte: semdec.teresina.pi.gov.br

>> São João

O mês de julho é mais nordestino do ano, é carregado de festividades, tradição, culinária e música. Considerada uma das festas mais tradicionais do Nordeste, o São João da capital se destaca pelo Festival de Quadrilhas Juninas e apresentações nos bairros. Grandes atrações locais e nacionais completam as noites de festa, que costumam receber milhares de pessoas para dançar o autêntico forró pé-de-serra.

São João – Fonte: semdec.teresina.pi.gov.br

Atrações Locais

>> Complexo Turístico Mirante Ponte Estaiada

O Complexo Turístico Mirante Ponte Estaiada traz o que há de mais moderno no mundo da engenharia e arquitetura para a cidade de Teresina. Sua construção seguiu padrões internacionais de qualidade para oferecer à capital piauiense uma obra que unisse a utilidade pública, beleza, versatilidade e preservação do meio ambiente.

Avenida Raul Lopes
(86) 3232-0245

Complexo Turístico Mirante Ponte Estaiada – Fonte: semdec.teresina.pi.gov.br

>> Parque Ambiental Encontro dos Rios

É um dos pontos turísticos mais visitados de Teresina. Localizado na zona norte da cidade, é lá onde os rios Poti e Parnaíba, que banham a cidade, se encontram. No local foi construída uma estrutura com espaço para pequenas exposições, quiosques para comercialização de produtos artesanais e o monumento à lenda do Cabeça-de-Cuia. No Parque Ambiental Encontro dos Rios é possível saborear deliciosos peixes e outros pratos da culinária local, no Restaurante Flutuante. Aberto diariamente, é uma excelente opção de lazer.

Avenida Boa Esperança, S/N – Poty Velho
(86) 3217-5043

>> Parque Ambiental de Teresina

Conhecido também como Jardim Botânico de Teresina, o Parque do Buenos Aires, ou Antigo Horto Florestal, está instalado numa área de 38 hectares e localizado na Avenida Freitas Neto, 6.415, zona norte da cidade, no bairro Mocambinho. Compreende a maior área de preservação permanente da cidade. Ali são desenvolvidas pesquisas com elementos da natureza, contando, para isso, com um laboratório, além de um herbário com vegetais secos para estudos de botânica. Destacam-se, também, trilhas educativas para os visitantes e um auditório para cursos, seminários e treinamentos, com capacidade para 50 pessoas. Inserido nas dependências do Parque Ambiental de Teresina, o Museu de História Natural concentra objetos relativos a ciências e peças de valor histórico. Constituído de área de exposição, nele estão inseridos testemunhos materiais do homem com a natureza, e tem por finalidade a pesquisa, a preservação e o estudo, não tem fins lucrativos, fica aberto ao público e está a serviço da comunidade. 

Avenida Freitas Neto, 6.415, Mocambinho
(86) 3215-7459

Jardim Botânico, Teresina PI – Fonte: MTur

>> Teatro Escola João Paulo II

Inaugurado no dia 13 de agosto de 2005 dentro da programação de aniversário de 153 anos de Teresina. O local é frequentado por pessoas de diversas idades, durante o ano inteiro, não havendo limitações.

Avenida Joaquim Nelson 1861 – Região do Grande Dirceu
(86) 3230-3636/ 3645

>> Teatro do Boi

É um Teatro Oficina desde 1987, antigo matadouro da Cidade, tendo como missão desenvolver um trabalho artístico voltado à população carente da região, chegando a atrair também pessoas de outras regiões da capital, com oficinas de capoeira, artes plásticas (desenho, pintura e reciclagem), bumba-meu-boi mirim, teatro, dança e música.

Rua Rui Barbosa, 3033, Matadouro
(86) 3215-7829

>> Museu do Piauí

Antiga residência do Comendador Manoel Jacob Almendra, já foi também sede do Governo Estadual. Em 1980, foi restaurado para tornar-se o Museu do Piauí. São 15 salas abertas para permanente visitação e um acervo de cerca de duas mil peças que contam muito da história do Piauí. Destaque para a coleção de objetos que contam a história da imprensa no Piauí, coleção de moedas, fósseis, peças indígenas e móveis coloniais. O Museu do Piauí fica em frente à Praça da Bandeira.

Praça Marechal Deodoro da Fonseca, S/N, Centro
(86) 3221-6027

Museu do Piauí, Teresina PI – Fonte: MTur

>> Centro de Artesanato Mestre Dezinho

Em frente à Praça Pedro II, a Central de Artesanato Mestre Dezinho, integra o complexo cultural do centro da cidade. O local, que já foi sede da Polícia Militar durante os tempos da ditadura, hoje abriga vinte e cinco lojas de produtos artesanais confeccionados a base fibras, couro e talos de buriti; auditório para eventos, palco para shows, lanchonete, escola de balé e escola de música. Seu nome é uma homenagem a um dos mais importantes artesãos do Piauí, Mestre Dezinho de Valença, que faleceu em fevereiro de 2000.

Rua Paissandu,1276, Centro
(86) 3222-5772

Central de Artesanato Mestre Dezinho – Fonte: MTur

>> Theatro 4 de Setembro

Localizado na Praça Pedro II, o Teatro 4 de Setembro, há mais de 100 anos, recebe em seu palco atrações nacionais e internacionais, entre elas peças teatrais, espetáculos de dança e shows musicais. Sua fachada é inspirada na arquitetura portuguesa com detalhes axia-romanos. O Teatro 4 de Setembro é interligado ao Clube dos Diários, outro espaço que recebe as mais diversas manifestações culturais.

Praça D. Pedro II. Rua Caxias Mendes, S/N, Centro
(86) 3222-7100

Theatro 4 de Setembro – Fonte: semdec.teresina.pi.gov.br

>> Casa da Cultura

A edificação é um dos mais bonitos exemplares da arquitetura eclética piauiense da segunda metade do século XIX, com aplicação das tradicionais ogivas nas portas e janelas. Em 1993, iniciaram-se as obras de restauro do prédio através de convênio firmado entre a Prefeitura de Teresina e o Governo do Estado do Piauí. O pavimento superior foi cedido, pelo prazo de vinte anos em forma de comodato, pela Arquidiocese de Teresina à Prefeitura, que alugou o pavimento térreo para complementar a ocupação do edifício. Assim, em 1994, após restaurada, foi inaugurada a Casa da Cultura de Teresina no imponente casarão da Praça Saraiva.

Rua Rui Barbosa, 348 – Centro (Sul)
(86) 3215-7849

Casa da Cultura – Fonte: semdec.teresina.pi.gov.br

>> Parque Zoobotânico

O Parque Zoobotânico de Teresina possui uma grande variedade e quantidade de répteis. Fica às margens do rio Poti e possui três lagos, com fauna e flora ricas e favoráveis à criação e reprodução de animais, principalmente cobras. Apresenta condições de ser transformado em referência nacional. É um ótimo lugar para passeios ecológicos e de lazer.

Rod. PI 112
(86) 3216-2039/ 3235-1205

Parque Zoobotânico, Teresina PI – Fonte: MTur

Dicas de Roteiros

Seguem alguns passeios interessantes para agendar:     

Conheça as capitais nordestinas mais próximas de Teresina: São Luís e Fortaleza

Para Monsenhor Gil, a 60 km de Teresina

>> Poço Azul

Com profundidade entre três e cinco metros, tem esse nome por causa de suas águas cristalinas, que refletem as pedras azuladas que se encontram no fundo, dando-lhe um aspecto de piscina.

Para Campo Maior, a 84 km de Teresina

Campo Maior é uma cidade repleta de encantos. Na história, seu nome está gravado pela Batalha do Jenipapo. A natureza deu ao município os mais belos campos repletos de carnaubais, o Açude Grande, a Serra de Santo Antônio. Na cultura, guarda os mais importantes momentos da história do Piauí. Sua culinária é invejável com a Carne de Sol mais gostosa do Brasil. Na religiosidade, atrai milhares de fiéis nas festividades do padroeiro Santo Antônio. É cidade aconchegante e hospitaleira.

>> Cachoeira Pedra Negra

Essa cachoeira fica bem perto de outro exemplar, a cachoeira da Bica. A cachoeira da Pedra Negra está no povoado Bem Bom, a 40 km da área urbana de Campo Maior. Essa cachoeira tem três quedas d’água com 20 metros de altura. Para desfrutar do amplo riacho que se forma abaixo, é preciso descer uma pequena trilha íngreme. O frescor dessas águas vale qualquer descida! Como a maioria desses tipos de atrativos no estado, só tem água nela durante as chuvas.

Cachoeira da Pedra Negra, Campo Maior – Fonte: turismo.pi.gov.br

Para Santa Cruz dos Milagres, a 182 km de Teresina

Uma fonte de fé. Assim pode ser definida a cidade de Santa Cruz dos Milagres. É considerado o terceiro maior local de romaria da região Nordeste atraindo anualmente centenas de milhares de fiéis de todo o país.

>> Santuário de Santa Cruz dos Milagres

O local é o terceiro maior centro de romaria da região Nordeste e reúne católicos de todo o país. A devoção à cruz surgiu há mais de duzentos anos quando, segundo a história oral, um beato pediu auxílio a um vaqueiro para fincar uma cruz de madeira no alto de um morro. Diz-se que o religioso então profetizou que, a partir dali aconteceriam maravilhas, bem no coração do sertão piauiense. Depois, mostrou ao vaqueiro um olho d’água que este não conhecia, apesar de campear pela região, e disse que as águas eram milagrosas. Ao voltar para casa e encontrar a filha enferma, o vaqueiro foi até a nascente indicada pelo beato e fez com que sua criança bebesse a água e tomasse banho na fonte, curando a menina instantaneamente. A história se multiplicou com o passar dos anos, assim como o número de fiéis que vão até a região. No santuário há duas igrejas sendo a matriz construída na metade do século XX e um templo maior, com capacidade para 3 mil pessoas, inaugurado em 2016. Há ainda a Casa dos Romeiros, onde muitos visitantes descansam de longas viagens e o olho d’água dito milagroso.

Para Pedro II, a 206 km de Teresina

Entre as belezas naturais, estão o Morro do Gritador, cânion com cerca de 280 metros a uma altitude de 730 metros acima do nível do mar; a Cachoeira do Salto Liso, com suas águas frias e cristalinas com véu de água de cerca de 30m; o Olho d’água Buritizinho, entre outros. Os sítios arqueológicos (da Lapa) retratam a vida do homem pré-histórico nestas terras. Um conjunto arquitetônico em estilo barroco revela uma Pedro II histórica. O artesanato local, com sua tecelagem de redes e tapetes encanta os visitantes.

>> Cachoeira Salto Liso

Assim como a cachoeira do Urubu-Rei, ela também fica em Pedro II. A chegada nessa cachoeira já é pelo topo da queda d’água, então as sensações são as melhores possíveis ao ver tudo embaixo e a visão ampla do ambiente. Mas se pensa que acabou a aventura, engana-se. Para “banhar” pelas águas da Salto Liso, ainda é preciso descer cerca de 50 metros por entre plantas e pedras. Nessa cachoeira só tem água na época chuvosa.

Cachoeira Salto Liso – Pedro II – Fonte: turismo.pi.gov.br

>> Cachoeira Urubu-Rei

Essa é a cachoeira mais alta do Piauí, ela condiz bem com essa singularidade e com o rei no nome, apresentando-se de forma majestosa para quem a visita. E sua imponência também se dá pelo fato de ter água nela o ano todo, mesmo que em menor volume na sua queda d’água na época mais quente no estado. Tudo isso vive em um espaço fechado de fauna e flora, com mata nativa bem próxima da queda e do riacho que se forma abaixo.

Cachoeira do Urubu Rei – Pedro II – Fonte: turismo.pi.gov.br

Para Piracuruca, a 209 km de Teresina

O potencial turístico do município de Piracuruca encontra-se nas belezas naturais e arquitetônicas, o Complexo Turístico Prainha, Barragem, Parque Nacional de Sete Cidades, Parque Ambiental Henriqueta Fortes de Cerqueira, dentre outras. A arquitetura e os casarões do centro da cidade, a monumental igreja matriz construída de pedra em estilo barroco e a rica história da cidade formam um conjunto de belezas que enchem os olhos de quem vem conhecer a cidade.

>> Parque Nacional de Sete Cidades

O Parque possui uma área de 6,2 mil hectares, abundante em ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica. Numa área de transição entre caatinga e cerrado, reúne sete grupos de formações rochosas apelidados de “cidades”, daí o nome.

Parque Nacional das Sete Cidades – Fonte: Wikimedia Commons.org

Para Oeiras, a 280 km de Teresina

Primeira capital do Piauí, Oeiras ostenta o título de Patrimônio Cultural Brasileiro e Capital da Fé. Não é à toa. Seus casarões presenciaram momentos importantes como a outorga da independência do Piauí e sua união ao Império do Brasil. A religiosidade católica está arraigada nas entranhas do município que encontra seu auge no período da Semana Santa, com eventos como a Procissão do Fogaréu, na Quinta-feira Santa. Culturalmente, é a terra do músico Possidônio Queiroz, do romancista O. G. Rego de Carvalho e também dos bandolins e dos congos, uma prova de sua herança luso-africana.

>> Centro Histórico

Um conjunto de 235 imóveis que se estende por 14 quarteirões no centro de Oeiras foi tombado pelo Iphan em 2012 e apresenta elementos de várias correntes arquitetônicas (luso-brasileira, arquitetura do imigrante e eclética). Entre os mais importantes e significativos estão: a Casa do Cônego, construída na primeira metade do século XIX; o Cine Teatro Oeiras, prédio em Art Decó da década de 1940; a Casa do Visconde da Parnaíba, imóvel do final do século XVIII que foi sede do Governo entre 1823 e 1843; Solar das Doze Janelas, residência construída no século XIX, que hoje abriga a biblioteca pública de Oeiras; Ponte Grande do Mocha, construída sobre o Riacho da Mocha, em 1846, é a ponte mais antiga do Piauí; entre outros imóveis.

Centro Histórico de Oeiras – Fonte: turismo.pi.gov.br

Passeios em direção ao Litoral do Piauí, a 350 km de Teresina

A Região Turística Polo Costa do Delta, é composta por quatro municípios, são eles: Cajueiro da Praia, Ilha Grande, Luís Correia e Parnaíba. A região tem forte apelo turístico, referência no ecoturismo, com suas praias, o Delta do Parnaíba e um sítio histórico como o Porto das Barcas. Abriga a Área de Proteção Ambiental Delta do Parnaíba importante estuário da vida marinha na região e a Pedra do Sal eleita uma das mais bonitas praias do país. Compreende cerca de 66 quilômetros de extensão, sendo o menor litoral do Brasil.

>> Praia de Atalaia

Atalaia é a praia mais movimentada do litoral piauiense e, por isso, possui uma ótima estrutura para receber os turistas com um leque grande de locais para ficar e onde comer. É certo que você irá encontrar facilmente caranguejo, pargo frito e peixadas com camarão, pratos preferidos dos turistas. Há espaços para cadeirantes e também estacionamento. As águas são claras e a areia plana. Fica a apenas um quilômetro do Centro de Luís Correia.

Para São Raimundo Nonato, a 523 km de Teresina

O município integra a região turística do polo das origens, onde o Parque Nacional da Serra da Capivara, junto ao Parque Nacional da Serra das Confusões, são os principais atrativos.

>> Parque Nacional da Serra da Capivara

Abriga a maior concentração de sítios pré-históricos do país. São principalmente pinturas rupestres realizadas pelos povos que viveram na região há 100 mil anos. O parque possui 1.220 sítios arqueológicos e foi declarado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) Patrimônio Cultural da Humanidade.

Veja também nossa matéria sobre as cachoeiras do estado do Piauí.

Onde Comer

O sabor da comida da terra talvez tenha sido estabelecido pelos primeiros povos que habitaram as terras piauienses, no caso os indígenas. Na época, segundo alguns historiadores e relatos de padres que por aqui passaram, as “refeições”, eram à base de milho, farinha de mandioca, palmito, macaxeira cozida com sal, abóbora, peixes, caças, mel e pimenta da terra. A tipicidade da comida está em permanecer utilizando esses ingredientes em pratos da região, mesmo com o aperfeiçoamento e sofisticação das receitas de hoje. O complemento da culinária piauiense foi implantado mais tarde pelos portugueses e africanos, quando chegaram ao Estado. Dessa mistura e influência de raças, surgiu uma culinária simples, adaptada a ingredientes locais e bastante apreciada.

Carne de sol – Fonte: MTur

>> Coco Bambú

Rua Prof. Joca Vieira 1227 – Jóquei
(86) 3750.6776

cocobambu.com/unidades/teresina

>> Favoritos Comidas Típicas

Rua Angelica 1059 – Fátima
(86) 3232-2020

www.favoritogastronomia.com.br

>> Grand Cru

Avenida Ininga, 996 – Fátima
(86) 3231-1466

 >> São João Restaurante

Rua João Cabral, 2340 – Pirajá
(86) 3213-1472

>> Malaguetta Bar e Restaurante

Av. Lindolfo Monteiro, 2060 – Fátima
(86) 3216-3961

Onde Ficar

Seguem algumas dicas:

Onde se hospedar – Fonte: Pixabay

>> Hotel Vila Leste

Av. João XXIII, 1161 – Jóquei
(86) 3029-1500

>> Portofino Hotel

Rua Monsenhor Gil, 2720 – Frei Serafim
(86) 98161-0023

hotel.portofinohoteis.com.br

>> Lis Hotel

Rua São Pedro, 1961 – Centro (Sul)
(86) 3226-2600

www.lishotel.com.br

>> Jockey Class Hotel

Av. Homero Castelo Branco, 715 – Jóquei
(86) 3303-8346

jockeyclass.com.br

>> Palácio do Rio Hotel

Av. Ininga, 1325 – Jóquei
(86) 4009-4600

www.palaciodoriohotel.com.br

>> Alfa Hotel Teresina

Avenida Rio Poti, 959, Fátima
(86) 3303-2623

www.alfahotelteresina.com.br

  • Fontes: semdec.teresina.pi.gov.br | turismo.pi.gov.br | semplan.pmt.pi.gov.br
Hilton Albuquerque

Hilton Albuquerque