Litoral exuberante do Piauí

Praia do Itaqui, Luis Correia PI - MTur
Compartilhar

O litoral do Piauí tem apenas 66 quilômetros de extensão, o menor do país. E está espremido entre os Lençóis Maranhenses e a Praia de Jericoacoara, os destinos turísticos mais procurados do Ceará e Maranhão. Porém, não deixa nada a desejar a nenhum outro lugar do país, com praias e dunas de areia branquinha e preservadas, lagoas e mar de águas cristalinas.

Piauí é o único estado do Nordeste onde sua capital, Teresina, não fica no litoral, estando aproximadamente a 350 km de distância.

Relacionamos abaixo algumas das praias do litoral, principalmente as mais badaladas, algumas delas poderão apresentar matérias próprias no nosso site, com informações mais detalhadas.

>> Praia de Atalaia (Luís Correia)

Atalaia é a praia mais movimentada do litoral piauiense e, por isso, possui uma ótima estrutura para receber os turistas com um leque grande de locais para ficar e onde comer. É certo que você irá encontrar facilmente caranguejo, pargo frito e peixadas com camarão, pratos preferidos dos turistas. Há espaços para cadeirantes e também estacionamento. As águas são claras e a areia plana. Fica a apenas um quilômetro do Centro de Luís Correia.

Praia de Atalaia, Luís Correia PI – Fonte: MTur

>> Praia de Coqueiro (Luís Correia)

Um dos destinos preferidos dos visitantes, a Praia do Coqueiro possui uma grande estrutura de bares e restaurantes e casas de veraneio luxuosas, muitas delas disponíveis para aluguel por temporada. As águas são calmas e formam, na maré baixa, piscinas naturais. Muitos kitesurfistas utilizam a praia para praticar seu esporte. Também é um dos locais onde são realizados eventos e festas na alta temporada. Para chegar, basta seguir na PI 116 e dobrar na rotatória.

Praia do Coqueiro, Luis Correia PI – Fonte: MTur

>> Praia do Itaqui (Luís Correia)

Não vá a Luís Correia sem conhecer essa maravilha que é Itaqui, praia sem muita onda, areia gostosa de pisar e água morna. O acesso a Itaqui é feito pela entrada do condomínio Barramares na PI-116 ou por dentro da vila da Praia do Coqueiro. Siga as indicações (placas) para as pousadas. Também é possível acessá-la pela praia. As marés formam piscinas naturais, ideais para crianças e famílias. O vento forte da praia estimula a prática do kitesurf e para completar o charme do local, o farol localizado na praia embeleza ainda mais o pôr do sol. Localizada a, aproximadamente, 15 km do centro de Luis Correia.

Praia do Itaqui, Luis Correia PI – Fonte: MTur

>> Praia Pedra do Sal (Parnaíba)

A única praia localizada no município de Parnaíba fica a 16 quilômetros do Centro da cidade, na Ilha de Santa Isabel, e no bairro que leva o mesmo nome. Tem um farol de 1873 localizado em um conjunto de pedras que divide o mar agitado, no lado Leste, das águas mansas do lado Oeste. Conta-se que o nome tem a ver com as porções de sal que se formam nas cavidades destas rochas. Da costa é possível ver um pôr do sol que está entre os mais bonitos do Piauí. Há quem diga que os fenícios chegaram nesta praia e existem relatos de que extraterrestres tenham passado pelo local. Muitas pessoas asseguram que já viram objetos voadores não identificados rondando por ali.

Praia da Pedra do Sal, Parnaiba PI – Fonte: MTur

>> Delta do Parnaíba

Os passeios ao Delta do Parnaíba são obrigatórios para todos os que visitam o litoral do Piauí. A região era habitada por tribos de índios Tremembés e teve o seu primeiro registro feito por um europeu, por meio do navegante Nicolau Resende, ainda no Século XVI. As dezenas de ilhas que se formam na foz do Parnaíba guardam espécies raras de animais como o guará, pássaro de penugem vermelha escarlate, cuja revoada pode ser vista em uma única ilha do arquipélago, sempre no fim da tarde. Há ainda macacos-prego, guaribas, jacarés, cobras, aves migratórias e muitos outros bichos. Além das ilhas, é possível apreciar as dunas e, durante a época das chuvas, uma região conhecida como Lençóis Piauienses, ainda pouco explorada. Há uma variedade muito grande de pacotes ofertados por diversas agências de turismo, que estão localizadas, sobretudo, em Parnaíba e vendem os tradicionais passeios em grandes embarcações. O roteiro sai pela manhã (a hora depende da maré) e geralmente inclui lanche à base de frutas, almoço e caranguejada no fim da tarde. Há também as rotas específicas como aquelas voltadas para a observação de animais (inclusive à noite), pescaria, outros que incluem passeios de buggy, trilhas pelas dunas e degustação de comida local. Os horários variam e a quantidade de passageiros também.

>> Praia Barra Grande (Cajueiro da Praia)

Barra Grande é o maior povoado de Cajueiro da Praia, que até meados dos anos 2000 era uma pacata vila de pescadores. Sua transformação veio com a chegada das primeiras pousadas que exploraram o potencial desta área da costa piauiense que tem vento constante, e ótimo para o kitesurf. A chegada de empresários de outras cidades do Piauí, do Sudeste do país e europeus, causou uma grande mudança: surgiram pousadas e restaurantes de alto padrão com conceito rústico que buscaram integrar a sofisticação e o ar praiano local. Na localidade é possível praticar, além do kitesurf, stand up paddle (remo em pé) e caiaque, esportes geralmente oferecidos pelas várias escolas ali instaladas. Muitos esportistas seguem velejando de Barra Grande até as praias de Luís Correia ou até mesmo ao Delta, entretanto, é recomendável contratar o suporte de uma equipe para auxiliar nessa travessia; o serviço está disponível em algumas escolas e pousadas.

A praia fica localizada a 8 km do contra da cidade de Cajueiro da Praia e a uma distância de 78 km da Praia de Bitupitá, no município de Barroquinha, ultima praia do Litoral Oeste do Ceará.

Praia Barra Grande PI – Fonte: turismo.pi.gov.br
  • Fontes: tce.pi.gov.br | turismo.pi.gov.br
Hilton Albuquerque

Hilton Albuquerque