O turismo valoriza a cultura e as pessoas que residem em determinada localidade, privilegiando, entre outras questões, os saberes e fazeres. Nesse quesito, de forma singular, o município de Itabaiana, no agreste central sergipano, a cerca de 55 quilômetros da capital Aracaju, destaca-se pela pluralidade de atrativos. Entre eles, é possível citar a pujança no comércio, um convite para os turistas e visitantes vivenciarem o turismo de compras, e a culinária à base de farinha de mandioca, que fortalece o turismo gastronômico e de experiência, ressaltado, também, pelos peculiares atrativos que possibilitam uma imersão na natureza por meio de múltiplos roteiros de ecoturismo.
Conhecida como a ‘Capital do Caminhoneiro’, Itabaiana também se destaca pelo comércio de joias e semijoias. Tudo isso e muito mais fazem parte dos encantos de Itabaiana.
Principais Eventos
>> Festa do Caminhoneiro
Recebe todos os anos caminhoneiros e turistas de todo país, que vão a cidade conferir uma vasta programação festiva, enfatizando a cultura do município. Acontece dentro da trezena de Santo Antônio, padroeiro da cidade. No dia 12 de Junho de cada ano os “heróis da estrada” são homenageados com grandes shows, brincadeiras, sorteios de prêmios, reunidos assim, na maior concentração de caminhoneiros do Estado.
>> Festa de Santo Antônio
Uma festa mesclada do tradicional sagrado, do mercado terapêutico de raízes e plantas, dos resquícios do carnaval, da micareta, dos paus de sebo, das festas do mastro, e do reisado, faz parte do acervo tradicional e oral da cultura do povo na cidade.
>> Micarana
Ela é um dos acontecimentos mais importantes do calendário turístico sergipano, não somente por se tratar de um carnaval fora de época, mas, fundamentalmente por ser um dos maiores eventos, capaz de congregar pessoas de todas as idades e vindas de diversos lugares do Estado e além fronteiras. A infraestrutura é das melhores e as atrações variam desde bandas da terra aos grandes nomes nacionais.
Atrações Locais
>> Parque Nacional da Serra de Itabaiana
Administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o Parque Nacional da Serra de Itabaiana abriga diversas espécies de répteis, mamíferos e aves nessa área com remanescente de Mata Atlântica, e que também apresenta características com transição para caatinga. O local é explorado por meio de trilhas com espaços que se dividem em cachoeiras, poços, riachos e penhascos.
>> Parque dos Falcões
Situado a 50 quilômetros da capital, Aracaju, o Parque dos Falcões é um santuário ambiental a céu aberto que abriga cerca de 500 aves. É o único centro de criação de aves de rapina da América do Sul e o único local do país com autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para criar aves de rapina. Lá, o turista tem o contato direto com as aves, além de fazer o tour guiado e participar das apresentações desses animais. Quem vai ao Parque dos Falcões se surpreende com a diversidade de espécies.
>> Poço das Moças
O Poço das Moças é um poção de águas escuras propício ao banho, em meio a uma grande corredeira, é a primeira parada para o banho de quem adentra o parque pelo portão principal. Muitos visitantes escolhem passar o dia se banhando nas suas águas sem fazer caminhada ou outro tipo de ecoesporte.
Existem 3 lendas que contam a história do poço:
A primeira delas, e a mais famosa, é que o poço teria recebido este nome em razão de um morador da região ter avistado 02 (duas) moças se banhando na localidade, sumindo com elas sem deixar quaisquer vestígios, como num passe de mágicas.
A segunda lenda conta que diversas décadas atrás, muitas mulheres costumavam se dirigir ao poço, montadas em mulas carregadas com trouxas de roupas para lavar. Elas lavavam as roupas no poço e posteriormente se banhavam, sendo que apenas mulheres costumavam ir neste local.
A terceira, e última lenda, conta que muitos casais visitavam a região, e as meninas costumavam contar aos pais que haviam perdido a virgindade após tomarem banho no poço.
Independente das lendas, o Poço das Moças é um dos principais pontos de visitação que estão localizados na Serra, sendo parada praticamente obrigatória de todos os visitantes.
>> Pilões de Ribeira
Os Pilões da Ribeira ficam próximos aos poções e apresentam, da mesma forma, um local rico em beleza natural, contando também com um toque de aventura. Ao chegar aos pilões, após atravessar um caminho de terra que passa por uma propriedade privada, o que mais chama a atenção é a queda d’água, lá é possível tomar banho com água cristalina, apreciando a paisagem verde que guarda esse belo ponto turístico. Para os mais aventureiros, é possível subir ainda mais, por um caminho de pedras, onde ao chegar ao topo da queda d’água consegue-se ver 3 (três) pequenos poços que proporcionam áreas para banho.
A água que chega até os pilões vem da chamada Serra do Cajueiro, que consegue ser vista de diversos pontos do povoado, como do Cruzeiro do Século e do Cemitério da Ribeira.
>> Casa de Farinha
Muito conhecida pelos itabaianenses, a Casa de Farinha fica localizada na Praça de Eventos, no centro de Itabaiana, onde há décadas produz comidas típicas do nordeste, que são vendidas durante todo o ano. Atualmente a responsabilidade do funcionamento da casa de farinha fica por conta de 2 (duas) equipes, que fazem as trocas semanalmente.
Para os turistas que gostam das comidas típicas do São João, o local se torna um ponto de parada obrigatório para adquirir iguarias, já que lá é possível encontrar biscoitos, bolos de diversos sabores, beijus de tapioca e amendoim, além de doces caseiros.
>> Trilha da Via Sacra
Considerada de grau médio de dificuldade, é uma das mais percorridas e recebeu esse nome por atrair fiéis de várias religiões, que todos os anos vêm pagar promessas e participar de romarias na época da Semana Santa.
A trilha se inicia no portão principal de acesso ao Parque Nacional, sendo encerrada alguns metros após a sede do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), órgão responsável pela administração da Serra.
No seu antigo percurso, a trilha reservava 15 (quinze) estações onde os fiéis paravam, rezavam e depois prosseguiam até o topo da serra, nesse percurso não há cachoeiras e geralmente os visitantes o percorrem unificando-a com outras trilhas.
>> Trilha do Paredão e do Caldeirão
São consideradas de alto grau de dificuldade por ter subidas íngremes e por beirar um paredão em determinados trechos, mas que é compensado com a vista das melhores cachoeiras e poções do parque. Geralmente se gasta, em média, 04 (quatro) horas para completar o percurso de subida.
O início da trilha pode ser pelas margens da BR 235, em locais conhecidos como Quatro Água ou pelo povoado Alto do Vento, em Itabaiana.
A cachoeira Grande ou Três Cachoeiras é a primeira parada da Trilha do Caldeirão e uma das primeiras atrações do percurso, sendo a maior e mais alta.
O segundo ponto de parada é o Poço Azul, com um paredão encostado em um poço de águas cristalinas e de parada obrigatória para o banho. Hoje denominado de Poço Dourado, por ter árvores encobrindo metade do riacho, o que faz com que suas águas nãos mais reflitam o azul. A partir deste ponto, dois caminhos podem ser seguidos: o caminho da Pedra Grande ou o Lajedo (Paredão), os dois convergindo no Poço Preto, que é um enorme paredão de águas escuras e fundas, aptas a contemplação e ao descanso, sendo o terceiro ponto de parada.
Após o Poço Preto, a trilha segue pelos chamados “garguelos”, beirando um paredão, não sendo aconselhado olhar para baixo caso não goste de altura. Logo após, passa-se pelos paredões rochosos com subida íngreme até alcançar o Penhasco dos Falcões e a Pedra da Tartaruga de onde se avistam as aves do Parque dos Falcões sobrevoando rasteiros à região.
>> Turismo religioso
O turismo religioso é muito forte em Itabaiana, que passou a ser considerada a Cidade dos Milagres. Isso ocorreu especialmente pelo fato de que foi na Maternidade São José, naquele município, que, em 15 de janeiro de 2001, a Irmã Dulce realizou o primeiro milagre. Ela salvou uma mãe que, após o parto, ficou em coma. Conta-se que depois de orações feitas à Irmã Dulce, a mulher voltou à vida. Com a comprovação desse milagre, a Igreja Católica santificou a freira, que se tornou Santa Dulce dos Pobres.
Dicas de Roteiros
Seguem alguns passeios interessantes para agendar:
Para Aracaju, a 55 km de Itabaiana
Aracaju é uma cidade tranquila, segura, aconchegante e acolhedora. Preparada para o mercado turístico, a capital sergipana possui atrativos naturais – praias, rios, manguezais -, saborosa gastronomia marcada principalmente por sabores do mar e uma ótima infraestrutura urbana. A cidade também conta com uma rede hoteleira de qualidade, bares, restaurantes e, o mais importante, um povo feliz e hospitaleiro. Não é à toa que, em pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde em 2008, Aracaju foi considerada a capital brasileira da qualidade de vida.
>> Praia de Atalaia
Considerada o mais belo cartão postal de Aracaju, a praia de Atalaia é a mais famosa e mais próxima do centro. É na orla de Atalaia onde estão instalados os melhores bares, restaurantes, casas noturnas e hotéis da cidade. Revitalizada, ganhou funcionalidade com a implantação de equipamentos de lazer e de convivência social: caramanchão, quadras de tênis, parque infantil, fonte luminosa com o balé das águas, lagos, espaço para a prática de esportes radicais, Delegacia de Turismo, Oceanário e o Centro de Arte e Cultura J. Inácio.
Para São Cristóvão, a 66 km de Itabaiana
Do ponto mais alto da cidade, dá para observar os belos cenários naturais, mas é a sua monumentalidade arquitetônica que chama a atenção, com destaque para as edificações coloniais, razão pela qual foi objeto de ações do Estado, desde a década de 1940 – nessa época, aconteceram os primeiros tombamentos. Em 1967, São Cristóvão teve seu conjunto urbano tombado pelo Iphan e, mais recentemente, em 2010, a Praça São Francisco foi reconhecida como Patrimônio Histórico da Humanidade, pela Unesco.
>> Museu de Arte Sacra
Fundado por Dom Luciano José Cabral Duarte (arcebispo de Aracaju na época), em 14 de abril de 1974, o Museu de Arte Sacra de São Cristóvão (MASSC) está localizado no Centro Histórico, em uma ala do Convento de Santa Cruz (mais conhecido como Convento São Francisco, prédio datado do século XVII).
Considerado um dos mais importantes do Brasil, o MASSC tem mais de 500 obras de arte sacra, num acervo com peças do século XVIII e XIX, vindas de doações de todos os cantos do Estado.
Para Canindé de São Francisco, a 141 km de Itabaiana
O município foi palco de muitas cenas da minissérie Amores Roubados e da novela Cordel Encantado, ambas exibidas na Rede Globo. Mas a localidade tornou-se massivamente conhecida ao servir de cenário e caracterizar ambientação-base do enredo da telenovela Velho Chico, também exibida pela Globo.
A cidade serve como base e possui infraestrutura turística para passeios no chamado Monumento Natural do Rio São Francisco, onde se situam os famosos cânions e conta com visitações guiadas para a Usina Hidrelétrica de Xingó como também é nessa localidade que se situa o chamado MAX- Museu de Arqueologia de Xingó.
>> Cânions do Rio São Francisco
Os Cânions do Rio São Francisco, localizado na região de Xingó, tem o município de Canindé do São Francisco como portal de entrada. O local é um verdadeiro tesouro escondido, onde é possível fazer passeios de catamarã e lanchas, navegando por suas águas verdes e visualizar os paredões de pedra alaranjadas.
Onde Comer
Quando se fala em gastronomia típica, as casas de farinha de Sergipe têm grande relevância, pois estão em diversos municípios, inclusive em Itabaiana. É nesses locais onde ocorre o processo de transformação da mandioca em farinha e em outros produtos, delícias como o beiju de tapioca, beiju molhado, pé de moleque, saroio, mal casado, manauê, entre outros. Além disso, representam um ofício com base na agricultura familiar, cujo processo envolve toda a família.
>> Restaurante Tempero Do Sertão
Rua Adhemar de Carvalho 150, Chiara Lubich
(79) 99840-1916
>> Churrascaria Riacho Doce
Av. Eduardo Paixão Rocha, 1826 – Riacho Doce
(79) 99990-6932
>> Churrascaria O Pirata
BR 235 Km 48, Povoado Estreito
(79) 3431-5441
>> Restaurante do Eduardo
Rua Campo do Brito 252 Centro
(79) 9926-8687
>> Garfil Restaurante Av. Ivo De Carvalho, 415 Centro
(79) 3431-2697
- Fontes: se.gov.br | Demais fontes colaborativas