O Rio Grande do Norte possui 400 km de praias, de águas límpidas, mornas e com sol constante. Algumas internacionalmente conhecidas, como Ponta Negra – com o Morro do Careca, Pipa – com suas noitadas, falésias e golfinhos e Genipabu – com os passeios de buggy explorando suas dunas. Possui ainda dunas, coqueiros, falésias e lagoas naturais, oferecendo uma grande diversidade de lazer. O Litoral Norte do Rio Grande do Norte conta ainda, nas praias, com a riqueza dos manguezais, zonas preservadas de Mata Atlântica e Mergulhos – dentro da política de proteção ao meio ambiente praticada pelo Governo do Estado, que preserva e fortalece o compromisso em torno do desenvolvimento sustentável e responsável. Por toda essa oferta, de encantos naturais das praias, com cenários paradisíaco, o turismo de Sol e Mar ainda é o mais procurado pelos que visitam o Estado e querem se entregar ao prazer de não fazer nada – apenas apreciar a natureza.
Relacionamos abaixo algumas das praias do litoral, principalmente as mais badaladas, algumas delas poderão apresentar matérias próprias no nosso site, com informações mais detalhadas.
>> Praia de Genipabu (Extremoz)
Um dos mais belos cartões postais do Brasil, a praia de Genipabu é conhecida internacionalmente e fica localizada no município de Extremoz, a cerca de 15 quilômetros da capital Natal. Famosa por suas belas dunas, passeios de buggy e de dromedário, o Parque Turístico Ecológico Dunas de Genipabu engloba uma praia, um grande complexo de dunas, uma lagoa e uma área de proteção ambiental. A região é bastante movimentada o ano inteiro e recebe turistas de todo o mundo.
Conta com uma boa infraestrutura de pousadas, bares, restaurantes e barracas à beira-mar. As dunas de Genipabu são móveis, o que significa que a paisagem de Genipabu nunca é estática. Há sempre uma novidade que é feita pela natureza por meio da ação do vento, o que dá à praia um apelo ainda mais forte para o turismo. Com uma imensidão de dunas, é possível praticar em Genipabu, além do passeio de buggy, o passeio de dromedário e o skibunda, que é a descida pelas dunas sentado em cima de uma prancha de madeira.
>> Praia de Pitangui (Extremoz)
Pitangui é uma praia distante cerca de 25 quilômetros de Natal. É uma das mais movimentadas de Extremoz, principalmente no verão, e fica situada entre as praias de Graçandu e Jacumã. Assim como Genipabu, Pitangui é cercada de Dunas, sendo as principais as chamadas Dunas Douradas, de onde se pode vislumbrar um alinda paisagem e tirar belas fotos com uma vista de Pitangui, Jacumã, Graçandu, Barra do Rio e Genipabu.
Dada a sua extensão, as Dunas Douradas dão a impressão de que se está em um deserto. A praia costuma receber vários turistas durante a alta temporada. O mar é tranquilo, de águas transparentes, muito convidativo para o banho. Um lugar excelente para quem quer passar o dia curtindo o mar. Do outro lado da vila, na lagoa de Pitangui, se pode experimentar uma emocionante descida de tirolesa e se divertir com toda a família, em tranquilidade e harmonia com a natureza.
>> Praia de Maracajaú (Maxaranguape)
Os seus recifes de corais fazem parte da Área de Proteção Ambiental dos Recifes de Corais do Rio Grande do Norte (APARC-RN), que também abrange os recifes de municípios próximos, tais como Rio do Fogo e Touros. Na praia, se localizam parques aquáticos, pousadas e restaurantes. Também se fazem mergulhos nos parrachos e passeios de quadriciclo e buggy pelas redondezas. Localizada a 52 km da capital Natal.
>> Praia de Rio do Fogo (Rio do Fogo)
O clima de vila de pescadores ainda persiste, apesar de a cidade possuir hoje quase 10 mil habitantes. Entre suas principais atrações os bons locais para a prática de mergulho, vela e canoagem, além das piscinas naturais e o artesanato local. Localizada a 73 km da capital Natal.
>> Praia de Perobas (Touros)
Touros é uma cidade privilegiada em sua localização, pois é o ponto de encontro entre os litorais norte e leste do Brasil. As praias de Carnaubinha, das Garças, Perobas e Cajueiro exibem o potencial natural de Touros. Não se deve deixar de apreciar, o Farol de Touros, localizado na Ponta do Calcanhar, o maior da América Latina, e o monumento desenhado por Oscar Niemeyer, chamado o Marco Zero da BR-101. O carnaval animado atrai milhares de visitantes nos meses de fevereiro, e a vida pacata da cidade é um convite ao descanso, sendo o lugar ideal para quem procura tranquilidade e contato com a natureza. Localizada a 76 km da capital Natal.
>> Praia de Tourinhos (São Miguel do Gostoso)
Uma curiosa placa na entrada da cidade, onde se lê “aqui se faz gostoso” recebe os visitantes nesta pitoresca cidade-praia. São Miguel do Gostoso ganhou fama a partir do final dos anos 90 e é hoje um dos principais destinos dos amantes de wind e kitesurf que visitam o Estado. Gostoso está exatamente na “esquina do continente”, onde se diz que “o vento faz a curva” e por isso as praias, com pouca formação de onda e ventos fortes durante praticamente todo o ano, tornaram-se o paraíso dos amantes dos esportes náuticos. Suas principais praias são, Ponta do Santo Cristo, praia da Xepa, Maceió, porém a praia de Tourinhos, que fica a uns 15 minutos de carro partindo do centro da cidade, é a mais procurada devido sua beleza, boa oferta de bares e um belíssimo pôr do sol, fazendo de São Miguel do Gostoso o destino ideal também para quem procura tranquilidade e contato com a natureza. São Miguel possui ainda uma rica tradição em cultura popular: bumba-meu-boi, pastoril e o artesanato são destaques da cidade. A culinária é outra atração: além dos frutos do mar, em Gostoso come-se o famoso arroz de polvo, que faz jus ao nome da cidade e é um dos pratos mais pedidos na Região. Localizada a 109 km da capital Natal e a 330 km da Praia Redonda, no município de Icapuí, no Litoral Leste do Ceará.
Veja também Litoral Sul do Rio Grande do Norte.
- Fonte: setur.rn.gov.br