Litoral Norte e Sul de Sergipe

Reserva Biológica de Santa Isabel - Pirambú SE - Fonte: Wikimedia Commons
Compartilhar

Um complexo de turismo e lazer integrado por restaurantes, bares, hotéis e invejável infraestrutura. Relaxe nas águas mornas e nas extensas faixas de areia, que permitem boas caminhadas junto ao mar; e nas barracas de praia, que contam com todo o conforto e oferecem gastronomia criativa e regional de muita qualidade.

Relacionamos abaixo algumas das praias do litoral, principalmente as mais badaladas, algumas delas poderão apresentar matérias próprias no nosso site, com informações mais detalhadas.

Litoral Norte

>> Foz do São Francisco (Brejo Grande)

A última praia do litoral norte sergipano, ou a primeira, a depender de onde se inicia a viagem, está no Município de Brejo Grande. A 105 km da capital Aracajú, é ali que está a Foz do Rio São Francisco. Por causa de sua formação geológica, o município é quase todo feito de dunas e restingas, intercaladas por lagoas e apicuns, e de onde se pode visualizar o encontro do Velho Chico com o Oceano Atlântico.

É neste cenário que fica o Cabeço: situado nas margens do Rio São Francisco, um povoado que era uma comunidade tradicional de pescadores e foram obrigados a fugir das forças das águas por conta da diminuição da vazão do São Francisco, quando no represamento em 1995 para construção da Usina de Xingó. Um farol construído pelos holandeses em 1870, cravado no meio do mar, é testemunha dessa história e da antiga vila que está agora submersa aos seus pés.

Foz do Rio São Francisco – Fonte: Wikimedia Commons

>> Praia de Pirambú (Pirambú)

Praia de ondas fortes e areias douradas, tem grande parte protegida pela Reserva Ecológica de Santa Isabel, que protege e fiscaliza a desova de tartarugas marinhas ameaçadas de extinção. Em Pirambu encontra-se a base mãe do Projeto Tamar, assim chamada por ter sido a pioneira no Brasil no projeto de preservação das tartarugas marinhas. Localizada a 40 km da capital Aracajú.

Pirambú SE – Fonte: reprodução

>> Praia da Costa (Barra dos Coqueiros) 

Ao norte, basta cruzar o Rio Sergipe, entre Aracaju e Barra dos Coqueiros, para rapidamente alcançar a Praia da Costa.  A praia é um convite a um passeio romântico, pois a natureza está a seu favor. Com águas mornas e com algumas ondas, é muito propício para o banho e prática de alguns esportes náuticos. O local conta com boa infraestrutura, com bares e restaurantes que servem o melhor da culinária local. Localizada a 11 km do centro da capital Aracaju.

Praia da Costa, Barra dos Coqueiros SE – Fonte: reprodução

Litoral Sul

>> Praia da Caueira (Itaporanga D’Ajuda)

Conhecida como a praia das mais mornas e azuis águas do estado, a praia da Caueira, localizada a 45 km de Aracaju, é um convite para um momento único e ímpar, pois além da beleza das suas águas e areia batida, tem uma rede extensa de pousadas bem acolhedoras, e uma orla confortável que está em manutenção constante para melhor acolher os visitantes e turistas.

Praia de Caueira, Itaporanga D’Ajuda SE – Fonte: Wikimedia Commons

>> Praia do Abaís (Estância)

A 52 km de Aracaju, é uma praia com boa estrutura de barracas na orla e uma boa opção para quem gosta de praia com mais ondas, para praticar esportes como o surf, ou kitesurf, possuindo uma larga faixa de areia, como a maioria das praias do litoral de Sergipe.

Ainda na estrada, próximo a entrada da praia de Abais, você encontra a Lagoa dos Tambaquis, onde é possível alimentar os enormes tambaquis que estão acostumados com a presença humana e se aproximam sem cerimônia. O balneário localizado a 40km da sede municipal, em uma região de forte apelo ao ecoturismo, atrai visitantes por sua estrutura de bares e restaurantes no seu entorno, onde o banho em meio aos peixes é uma tradição.

>> Praia do Saco (Estância)

É um dos destinos turísticos mais procurados pelos turistas que visitam Sergipe. Situada numa vasta zona ecológica protegida, a região valoriza a natureza, combinando manguezais, lindas paisagens com dunas de areias claras e finas, praias com águas calmas e quentinhas. Na região da Praia do Saco, um passeio imperdível é ir à Ilha da Sogra. Uma ilhota entre rio e mar que, segundo uma lenda, foi local escolhido por um pescador nativo para abandonar a sogra. A ilha é extraordinária e possui cerca de um quilômetro de extensão. De um lado, o visitante pode tomar banho de rio, em água salobra, e do outro, tomar banho no mar aberto onde a temperatura da água é mais quente.

Da Praia do Saco também é possível fazer um passeio de lancha, com duração de apenas 10 minutos, para a vila de Mangue Seco, já em Jandaíra na Bahia, terra da personagem Tieta do Agreste, de Jorge Amado, onde você terá a opção de diversos restaurantes e algumas pousadas, além da possibilidade de passeio de buggy pelas praias da região.

Fica a apenas 70 km de Aracaju, uma viagem de no máximo 1 hora de carro, e a uma distância de 35 km da Praia de Mangue Seco, no município de Jandaíra, Litoral Norte da Bahia.

Praia do Saco, Estância SE – Fonte: Aldenice Albuquerque
  • Fontes: itaporanga.se.gov.br | se.gov.br | sergipedeperto.com.br | Outras fontes colaborativas
Hilton Albuquerque

Hilton Albuquerque