Praia de Pipa, em Tibau do Sul RN

Praia de Pipa, Tibau do Sul RN - Fonte: Rafael Vianna Croffi
Compartilhar

A Praia de Pipa é um destino conhecido não somente no Brasil, mas em todo o mundo, e não é à toa. As belezas naturais do local se destacam, encantando a todos que visitam esse pequeno pedaço do paraíso. Localizada na cidade de Tibau do Sul, cerca de 90 quilômetros ao sul de Natal, é um dos principais pontos turísticos do Rio Grande do Norte e do nordeste brasileiro.

A variedade de atrações é outro ponto de destaque, bem como as inúmeras possibilidades de passeios, hotéis, pousadas e restaurantes. Por conta disso, buscar pelo que fazer por aqui não é tarefa das mais complicadas, muito pelo contrário. De um mergulho na Praia do Amor a um passeio pelas falésias, do encontro com os golfinhos ao melhor da culinária local. De tudo um pouco você encontrará por aqui.

Principais Eventos

Por conta de seu grande potencial turístico, a Praia da Pipa recebe hoje inúmeros eventos ao longo do ano. De festas privadas às celebrações que ocorrem na própria vila, há alternativas para todos os gostos.

Se quiser ter certeza de pegar uma dessas comemorações, agende sua viagem para uma data importante. Feriados como o Ano Novo e o Carnaval são muito festejados na região, mas não ganham do São João. Evento mais importante da cultura nordestina, essa é uma festa que encanta os visitantes que chegam ao destino no fim de junho.

>> Festa de São João

Uma das épocas mais aguardadas do Nordeste e do calendário turístico da região. Não tem quem não ame as músicas, as coreografias da quadrilha e do coco, o cheirinho das comidas típicas feitas de milho, o perfume das bebidas tradicionais e magia que esta data traz. 

>> Carnaval

É uma época em que a cidade está cheia de turistas de todo o mundo, o que também não é muito diferente durante todo ano, onde iremos encontrar festas em ambientes fechados, como alguns restaurantes e hotéis, como desfiles nas principais ruas da cidade.

Atrações Locais

>> Praia do Centro

A Praia do Centro é onde se encontra a maioria das opções de acomodação na Praia da Pipa. Por aqui, será possível encontrar pequenas pousadas e grandes hotéis, cabendo a você escolher o que melhor se encaixa em seu roteiro. A maior facilidade dessa região está em sua localização, tendo tudo por perto.

A praia em si é a mais turística do local, sendo também a mais frequentada, estando sempre cheia. Além disso, é fácil buscar por opções de gastronomia nos arredores do hotel. De refeições completas a bares, passando por lanchonetes, pastelarias e sorveterias, tudo está a seu alcance.

Praia do Centro (Pipa), Tibau do Sul RN – Fonte: wikipedia.org

>> Praia do Amor

Outro ponto interessante para buscar por um hotel é a Praia do Amor, a preferida de inúmeros viajantes. Aqui, há também a facilidade de locomoção, já que ela se encontra bastante próxima ao centro. A pé, é possível fazer o trajeto em cerca de 10 minutos, sendo simples visitar a vila.

Mais do que isso, a faixa de areia da região é outra atração, sendo mais afastada, mas ainda movimentada. Para quem procura por algo mais calmo que a opção acima, essa é uma oportunidade. Ainda assim, é bom destacar que na alta temporada todas as praias tendem a se encher de banhistas.

Praia do Amor, Tibau do Sul RN – Fonte: MTur

>> Baía dos Golfinhos

Premiada como uma das melhores praias do mundo, a Baía dos Golfinhos, eleita por votação do TripAdvisor, o Traveller’s Choice Awards. Localizada pertinho da Praia do Centro, é uma praia de mar calmo e águas mornas, possuindo algumas poucas barracas, porém bem estruturadas. Na maioria das vezes é possível verificar o balé dos golfinhos, que ficam bem próximos dos banhistas.

Baía dos Golfinhos, Tibau do Sul RN – Fonte: wikipedia.org

>> Praia do Madeiro

Se seu desejo é fazer um retiro, ficando mais distante de qualquer movimentação turística, a Praia do Madeiro pode ser a solução ideal. O local está a 4 quilômetros do centro, estando então mais afastado da agitação. Suas características, porém, são um pouco diferentes das outras alternativas. Em geral, os hotéis e pousadas apresentam maior contato com a natureza, alguns inclusive com acesso direto à praia. Há a possibilidade de procurar por grandes resorts, mas existem também os hotéis mais simples. Ainda assim, os preços costumam ser um pouco mais altos que os vistos na Praia da Pipa em si.

Praia do Madeiro, Tibau do Sul RN – Fonte: MTur

>> Tibau do Sul

Por fim, é bom pontuar que uma alternativa interessante, mas menos escolhida, é se hospedar na cidade de Tibau do Sul. São cerca de 9 quilômetros entre esta e o centro de Pipa, percurso que pode ser feito pela RN-003 em pouco mais de 15 minutos. O município ainda conta com o ar de vila de pescadores, o que encanta os visitantes.

As paisagens são igualmente lindas e os passeios podem ser feitos da mesma forma, sendo necessário apenas agendá-los. Os valores não se diferem muito dos cobrados na Praia da Pipa em si. Ainda assim, é uma oportunidade interessante para os amantes de água doce, já que o município é banhado pela Lagoa Guaraíras.

Praia de Timbau do Sul, Tibau do Sul RN – Fonte: MTur

>> Curtir a Natureza

Se seu sonho é visitar um pouco mais das paisagens naturais além das praias, Pipa é seu lugar. Além das magníficas faixas de areia, há alternativas interessantes para conhecer a vida selvagem local. Uma delas é o Santuário Ecológico de Pipa, um espaço que mistura incríveis trilhas com lazer para os que gostam de aventura.

Ao todo, são 14 caminhos possíveis para desbravar a área, com mirantes com vistas privilegiadas. Em meio a um pedaço ainda preservado da Mata Atlântica, é possível também fazer atividades como tirolesa e arvorismo. E, junto a tudo isso, há a possibilidade de encontrar animais como iguanas, macacos e inúmeros pássaros.

Curtir a natureza, Tibau do Sul RN – Fonte: wikipedia.org

>> Passeio de Buggy

Outra maneira bastante interessante de conhecer a região é com o auxílio de uma das atrações mais clássicas da Praia da Pipa. Os buggys, pequenos carros offroad, são conhecidos por levar turistas a aventuras incríveis em meio às falésias e dunas que a o local tem a oferecer.

Um dos principais pontos do passeio é a descida do Chapadão, localizado na Praia do Amor. De cima, é possível parar em um mirante e ter uma vista deslumbrante das paisagens. Depois, basta descer seus 25 metros para sentir o vento no rosto e vivenciar, verdadeiramente, o Nordeste brasileiro.

Passeio de Buggy – Fonte: Wikimedia Commons

>> Caminhada no Centro

Se tem uma coisa que nenhum turista resiste é dar uma volta no centro da Praia da Pipa. Como é de costume em locais como esse, é aqui que está todo o agito da região, com grande parte dos hotéis e restaurantes. Mais do que isso, essa é uma ótima atividade para se realizar no período da noite, especialmente pela diversidade de opções.

Por aqui você encontrará, além dos empreendimentos citados acima, diversas lojas, com todos os produtos necessários durante uma viagem. Chinelos, itens de higiene, camisetas, e os presentes mais exclusivos. Isso sem contar, obviamente, sorveterias, cafés e outras possibilidades para o famoso lanche noturno.

Centro de Pipa, Timbau do Sul RN – Fonte: Reprodução

>> Roteiro de Barco

Com águas tão lindas e cristalinas, é praticamente impossível se contentar em ficar em terra firme. Dessa forma, é quase que obrigatório realizar ao menos um roteiro de barco durante sua estadia na Praia da Pipa. Ao longo do passeio, diversas são as emoções que você poderá vivenciar.

Do encontro com golfinhos ao mergulho em piscinas naturais, com tartarugas- marinhas e peixes coloridos. Este é o ponto alto da viagem de muitos turistas, principalmente pelo espaço único e seguro que é oferecido. Para isso, basta procurar por agências de passeios ou conversar em seu próprio hotel para encontrar lanchas ou escunas que o levem.

Passeio de barco, Tibau do Sul RN – Fonte: MTur

Dicas de Roteiros

Seguem alguns passeios interessantes para agendar:     

>> Passeios de buggy para o Litoral Norte e Litoral Sul do Rio Grande do Norte

O passeio de buggy no litoral norte é parada obrigatória para quem visita a capital potiguar, o passeio dura em média de 6 e 8 horas contemplando as praias de: Genipabu, Santa Rita, Redinha, Barra do Rio, Graçandu, Pitangui, Jacumã e Muriú, passando também por 3 lagoas: Pitangui, Jacumã e Genipabu. Já no litoral sul o passeio começa na Barreira do Inferno, passando por Pium, Praia de Cotovelo, Pirangi com a indispensável visita ao Maior Cajueiro do Mundo, seguindo para Búzios, Tabatinga (Mirante dos Golfinhos), Lagoa de Arituba, Camurupim com visita a Pedra Oca.

Para Nísia Floresta, a 50 km da Praia de Pipa

O município de Nísia Floresta é um importante destino turístico do Rio Grande do Norte. Ele faz parte do Caminho dos Santos Mártires do Brasil, por conter as Ruínas da Casa de Pedra de São João Lostal Navarro – um dos Santos Mártires do Brasil. Além disso, a Praia de Camurupim, no litoral da cidade, ganhou o Prêmio Travellers Choice 2021, como uma das melhoras praias do mundo.

>> Praia de Camurupim

Formada por uma série de arrecifes, formando diversas enseadas. O mar é calmo e a água é morna, devido até à grande extensão de praia com nível de água baixo, ideal para crianças. A principal atração é a Pedra Oca, gruta entre os arrecifes, que emerge apenas na mará baixa, quando é possível a visitação

Praia de Camurupim, Nísia Floresta RN – Fonte: nisiafloresta.rn.gov.br

Para Natal, a 84 km da Praia de Pipa

Natal está entre os destinos mais procurados da região Nordeste do Brasil, favorecida pela sua localização, mas principalmente por suas belezas naturais e infraestrutura de lazer que encantam os visitantes. A Cidade do Sol é ainda palco de muitas festividades e riqueza cultural, realiza o maior carnaval fora de época do país (o Carnatal), possui em sua história o traço da colonização holandesa e portuguesa, mas também foi ícone como base militar na II Guerra Mundial; abriga o segundo maior parque florestal urbano do Brasil (o Parque das Dunas) e, apesar de tudo isso, conserva o charme de uma cidade de médio porte, oferecendo conforto e segurança aos seus visitantes.

Por tudo isso, Natal foi escolhida por milhares de visitantes de todas as partes do mundo, não só como destino turístico, mas como nova morada, sendo uma das capitais que mais cresce em número de residentes. Com um aquecido mercado imobiliário, a Cidade do Sol é a mistura perfeita entre lazer, qualidade de vida e oportunidade de negócio. Bom para visitar, melhor pra viver, ideal para crescer.

Ponta Negra, Natal RN – Fonte: Wikimedia Commons

Para Parnamirim, a 66 km da Praia de Pipa

>> Maior Cajueiro do Mundo

Equivalente a 70 cajueiros de tamanho normal, a árvore produz em torno de 80 mil cajus (cerca de 2,5 toneladas) por safra. Na época da colheita que acontece entre novembro de janeiro, os visitantes podem colher e saborear a fruta. Além disso, você pode caminhar por passarelas entre os galhos e, uma vista panorâmica para a copa da árvore através do mirante que tem 10 metros de altura. 

Cajueiro de Pirangi, Parnamirim RN – Fonte: MTur

>> Barreira do Inferno

Fundada em 1965, tornou-se a primeira base aérea de foguetes da América do Sul. Está localizada na Rota do Sol, no município de Parnamirim, nela se concentram operações de lançamento de foguetes de pequeno e médio porte. A instalação trouxe à Natal, uma alcunha de ‘Capital Espacial do Brasil’. Para preservar a história e o patrimônio da Barreira do Inferno, foi criado o Centro de Cultura e Informações Turísticas (CCEIT) que possibilita visitas gratuitas, previamente agendadas aos turistas, é composto por colaboradores que estão capacitados para fornecer informações turísticas aos visitantes e tornar público a sua missão e atividades desenvolvidas.

Barreira do Inferno RN – Fonte: MTur

Onde Comer

Não é possível falar de qualquer local do Nordeste brasileiro sem citar a culinária, e não é diferente na Praia da Pipa. Assim como a rede hoteleira, a variedade gastronômica é bastante diversificada, agradando a todos os paladares. Mais do que isso, todos os perfis de viajantes podem ser atendidos, com alternativas de valores dos mais acessíveis aos mais exclusivos.

Camarão alho e óleo – MTur

>> Dall’italiano

Av. Baía dos Golfinhos, 731 – Centro
(84) 99152-8651
dallitaliano.com

>> Tranquilo

Av. Baía dos Golfinhos, 584 – Centro
(84) 98106-0033

>> Camarão na Fazenda

Rua dos Bem-Te-Vis, 66 – Centro
(84) 3246-2044
camaraonafazenda.com.br

>> Macoco

Rua dos Bem-Te-Vis, 34 – Centro
(84) 99159-4602

>> Wattana Thai Cuisine

Rua Albacora, n° 41 – Centro
(84) 99902-6825

>> Pipa Beach Club

Largo São Sebastião, 277 – Praia do Centro
(84) 98106-0033

>> Orishas

Largo São Sebastião – Praia do Centro
(84) 98152-6547

Onde Ficar

Há uma boa oferta de resorts, hotéis e pousadas na região, não sendo difícil escolher por um. A faixa de preço também é bastante ampla, havendo alternativas para os mais diversos orçamentos. Seguem algumas sugestões:

Onde se hospedar

>> Pousada Cata Vento

Av. Baía dos Golfinhos, S/N – Centro
(84) 98840-6837
cataventodapipa.com

>> Pousada da Ladeira

Av. Baía dos Golfinhos, 802 – Centro
(84) 3246-2334 / 99982-5751
pousadadaladeira.com.br

>> Pipa”s Bay Hotel

Largo São Sebastião, 19 – Centro
(84) 3246-2333 / 99166-978
pipasbayhotel.com.br

>> Pousada Aconchego

Rua do Ceu, 100 – Centro
(84) 3246-2439 / 99479-4660
pousadaaconchegopipa.com.br

>> Pousada Tartaruga

Av. Baia dos Golfinhos, 508 – Centro
(84) 3246-2301 / 98897-0891
pousadatartaruga.com.br

>> Hotel Pipa Atântico

Av. Baia dos Golfinhos, 578 – Centro
(84) 3246-2565 / 98829-2497
pipaatlantico.com.br

>> Toca da Coruja Av. Baía dos Golfinhos, 464 – Centro
(84) 3246-2225 / 3246-2226
tocadacoruja.com.br

  • Fontes: prefeituratibaudosul.com | Demais fontes colaborativas
Picture of Hilton Albuquerque

Hilton Albuquerque