Rios, cachoeiras, praias urbanas e rurais, trilhas cercadas pela mata Atlântica, além de esportes como surf, stand up paddle, tirolesa e skate. Estas são algumas opções de lazer oferecidas em Itacaré, localizada na Costa do Cacau, a cerca de 400 km de Salvador (fazendo o percurso pela BR-101 e BA-001). O destino, antes frequentado por surfistas, agora passou a ser procurado por todo tipo de turista – desde mochileiros, passando por casais, até grupos de família ou de amigos.
A paradisíaca Itacaré, com suas casas coloridas, fica com sua orla lotada durante os feriados prolongados, férias e final de ano. O passeio pode começar pelas praias rurais, que ficam a 12km da cidade. Quem estiver de carro, pode seguir por conta própria, mas quem preferir não se preocupar em dirigir, conta com várias empresas que fazem o passeio com guias qualificados.
Principais Eventos
>> Carnaval
O desfile dos caretas mantém a tradição de levar alegria, fantasia, cores e a magia para o carnaval da cidade. Nessa tradição não há limites de idade e nem de alegria. Vestidos com fantasias coloridas e máscaras assustadoras, os caretas viraram marca do carnaval de Itacaré, uma cultura que atravessa gerações e é símbolo da maior festa popular da cidade.
>> Esquenta Festival do Forró
Uma grande festa, com direito a alegria, tradição, arrasta-pé e boa música, reune centenas de pessoas embaladas por um dos ritmos mais marcantes do Nordeste. Puxados por uma Rural Elétrica, a festa tem início na Praça da Mangueira, passando pela rua da Pituba, avenida Castro Alves, até a Praça São Miguel, onde é montada uma praça de alimentação. O objetivo é preparar a cidade para o tradicional Festival de Forró de Itacaré, um evento que acontece normalmente em abril e que já entrou para o calendário de turismo da cidade, reunindo todos os anos grandes nomes da música brasileira.
>> Festival Sabores de Itacaré
Nacionalmente conhecido como um dos maiores projetos gastronômicos do estado da Bahia, o Festival Sabores de Itacaré. Sempre com a proposta de valorização da agricultura familiar. Normalmente ocorre no mês de outubro.
Atrações Locais
>> Passeio no Centro
Ao cair da noite, tem a badalada rua Pituba para ser explorada, cheia de bares, restaurantes e lojinhas para quem gosta de comprar souvenires.
>> Igreja de São Miguel
Com quase 300 anos a igreja de Itacaré, cujo padroeiro é São Miguel Arcanjo, dispõe de oratório rococó, com imagens de São Miguel, São Sebastião, Santo Antônio e Senhor dos Passos. Em alvenaria mista, a edificação tem capela-mor com sacristia, andar superior com coro, galeria e sala do consistório.
Praça do Centro – (73) 99821-9228 – Secretaria da Paróquia
>> Por do Sol no Mirante de Xaréu
Um dos mais belos espetáculos da natureza: o pôr do sol na Ponta do Xaréu, com vista das praias da Concha, Pontal e Coroinha, além da barra do Rio de Contas.
>> Por do Sol na Praia do Pontal
Lugar perfeito para ver o pôr do sol do Rio de Contas. Pegando um barco a partir da Orla ou da praia da Concha, chega-se à praia do Pontal, onde é possível banhar-se nas águas do rio ou do mar.
>> Praia da Concha
Próximo ao centro da cidade o passeio pode começar por essa praia, é a principal praia urbana de Itacaré, possuindo uma ótima infraestrutura turística, além de alguns quiosques, a praia conta com barracas, pousadas, aluguel de equipamentos esportivos onde o visitante pode praticar stand up paddle, andar de caiaque, pedalinho, entre outros.
>> Praia de Resende
É uma das lindas praias urbanas bem preservadas da região, possuindo alguns poucos quiosques que oferecem bebidas e pequenas refeições. Trata-se de uma pequena enseada que fica de fácil acesso pela cidade podendo ir a pé pela trilha Caminho das Pedras.
>> Praia de Tiririca
Conhecida por suas ondas fortes e constantes, o local atrai, durante todo o ano, diversas competições de surfe organizadas pela associação municipal dedicada ao esporte, além de algumas etapas do campeonato baiano.
>> Praia da Ribeira
Trata-se da Última praia urbana. Situada entre pedras e cercada por plantas da Mata Atlântica, possui uma vegetação densa que termina na areia, apresentando um belíssimo visual. No local também existe uma tirolesa que é uma das atrações da praia, possuindo também um pequeno riacho do rio Ribeira que forma uma pequena piscina natural. A praia possui boa estrutura de funcionamento, com cabanas e restaurantes fazendo com que a praia fique lotada nos fins de semana e feriados.
>> Trilha da Prainha
A trilha começa na Praia da Ribeira e leva cerca de 30 a 40 minutos, e ainda passando por alguns ribeirões. Em algumas épocas do ano você encontra barraquinhas vendendo água e lanches, mas não é sempre. Do alto da trilha já se tem uma ideia da maravilha que é o destino final. Apesar do nome, a Prainha não é tão pequena, tendo uma boa faixa de areia para ficar.
>> Praia de Jeribucaçu
Para chegar à praia e necessário pegar um acesso a partir de uma fazenda particular, por meio de uma trilha. A partir do estacionamento, segue-se a trilha a pé por aproximadamente trinta minutos. O caminho não exige muito esforço, mas dificulta o acesso de pessoas com problemas de locomoção. Nesse caso, é importante avaliar se o trajeto final será possível. Cercada por morros de Mata Atlântica, lá também podemos apreciar o encontro do rio Jeribucaçu com o mar.
>> Praia da Engenhoca
Semi-deserta, perfeita para quem busca cenários exuberantes, mas sem muita badalação, por isso mesmo possui pouca estrutura de funcionamento. O acesso a ela é feito por uma trilha a partir da praia do Havaizinho. É a primeira praia que faz parte do roteiro chamado Trilha Quatro Praias.
>> Praia do Havaizinho
Para chegar até a praia é necessário andar pela mesma trilha que também vai para a praia de Engenhoca, o ideal é contratar um guia. Tem mar com poucas ondas e quando a maré está baixa deixa a faixa de areia bastante longa. É formada por coqueiros e rochas dos dois lados, atualmente possuindo apenas uma barraca que oferece bebidas e alguns lanches. Também faz parte do roteiro chamado Trilha Quatro Praias.
>> Praia de Camboinha
O acesso à Praia da Camboinha é pela mesma trilha que leva à Praia da Engenhoca e à Praia Havaizinho, A praia é pequena, cercada por vegetação e ladeada por pedras, possuindo no mar barreira de corais, o que faz com que forme pequenas piscinas naturais na maré baixa e ondas na maré alta. Em Camboinha, não há restaurantes nem quiosques. É o destino certo para quem gosta de praias bem preservadas. É a terceira praia do roteiro chamado Trilha Quatro Praias.
>> Praia de Itacarezinho
O acesso mais fácil à praia é feito através do Restaurante Itacarezinho, aonde os carros chegam quase à beira-mar. A propriedade é particular e há uma taxa para o estacionamento. Pedestres têm acesso gratuito, quem vai ao local de ônibus ou pela Trilha das Quatro Praias não terá que pagar nada. Praia paradisíaca repleta de coqueiros, areia branca, piscinas naturais e boas ondas para os praticantes do surf. Também possui uma cascata, ao norte da praia, em que a água que vem diretamente da mata, cai sobre a areia. O local possui restaurantes à beira-mar, bares, hotéis e uma escola de surf. Sua longa faixa de areia é perfeita para caminhadas. É a última praia do roteiro chamado Trilha Quatro Praias.
>> Cachoeira da Usina
É uma das principais quedas d’água da região. Esta cachoeira faz parte da Trilha Praia de Jeribucaçu e Cachoeira da Usina, ficando a aproximadamente a 15 minutos da BA-001. A trilha ainda passa por um manguezal e depois chega à praia de Jeribucaçu.
BA-001, 671
>> Cachoeira de Tijuípe
A cachoeira é o lugar ideal para pessoas de qualquer idade, em particular para os amantes da natureza, da tranquilidade e biodiversidade. A Reserva Ecológica Tijuípe oferece: banho de cachoeira, trilha ecológica com flores tropicais e um maravilhoso passeio de caiaques.
Tv. Terceira da Rodovia Ba-001, 46 – Serra Grande, Uruçuca
>> Cachoeira de Noré
Uma das mais belas cachoeiras do município de Itacaré está no distrito de Taboquinhas, incrustada no seio da Mata Atlântica e a poucos metros do Rio de Contas. É um passeio paradisíaco com direito a experimentar a culinária típica da região pelas mãos mágicas da Chef Dona Bezinha e a conversa tranquila do seu esposo, Antônio Martins. Sobremesa: uma deliciosa cocada de chocolate caseiro, a partir do cacau colhido na área da pequena propriedade do casal.
O acesso para a Cachoeira de Noré é feito por Taboquinhas atravessando o rio de Contas pela Balsa ou através de agendamento direto com Seu Antônio Milton, que tem uma pequena lancha para a travessia dos turistas no ponto em frente à Vila Rosa.
Distrito de Taboquinhas
>> Cachoeira do Cleandro
Rodeada pela vegetação nativa, a Cachoeira do Engenho ou do Cleandro forma belas três quedas d’água e várias piscinas naturais para banhos refrescantes. A cachoeira se encontra dentro de uma fazenda que possui roça de cacau, cravo e criação de guaiamum, além de restaurante. O acesso é feito pelo Rio de Contas com duração de aproximadamente uma hora.
>> Rafting no Rio de Contas
A descida de rafting nas corredeiras do Rio de Contas é a garantia de vivenciar grandes emoções. Localizada a 28 Km de Itacaré, o distrito de Taboquinhas reserva um deslumbrante cenário no Rio de Contas. São duas horas de pura diversão em um percurso de 3Km de extensão.
>> Arvorismo e Tirolesa
São realizados na praia da Ribeira, sendo considerado um dos melhores do Brasil.
O Arvorismo possui um percurso com 20 atividades em uma extensão de 227 metros de trilhas suspensas, com plataformas de até 9 metros de altura, sendo realizado na praia da Ribeira e é considerado um dos melhores do Brasil.
A tirolesa possui aproximadamente 280m de comprimento e 50m de altura, passando por cima da praia da Ribeira, de um lado da floresta até a outra, por toda a extensão da areia da praia, obtendo uma exuberante vista panorâmica.
Praia da Ribeira
Dicas de Roteiros
Seguem alguns passeios interessantes para agendar:
Para Serra Grande, distrito de Uruçuca a 32 km de Itacaré
Serra Grande é considerada Patrimônio Natural da Humanidade e fica no meio do Parque Estadual da Serra do Conduru (PESC), um parque estadual localizado entre os municípios de Ilhéus, Uruçuca e Itacaré. É uma vila pequena e tranquila que fica no litoral sul baiano, com praias de areias branca e cheias de coqueiros.
>> Prainha e Mirante
Para chegar a Prainha e necessário caminhar aproximadamente 20 minutos em uma trilha de baixa dificuldade, que também dá acesso ao Mirante de Serra Grande, que nos proporciona uma belíssima visão das praias da região. A Prainha é formada por uma pequena enseada, cercada de corais, que na maré baixa forma algumas piscinas naturais, possuindo também uma pequena queda de água doce que permite um banho refrescante.
Para Maraú, a 62 km de Itacaré
Chamada pela mídia de “Polinésia Baiana” devido à sua rara beleza e transparência de suas águas, Maraú possui belíssimas praias distribuídas entre seus vários povoados, além de dezenas de ilhas, cachoeiras, manguezais e quilômetros de Mata Atlântica totalmente preservados.
>> Praia da Ponta de Mutá
As águas em tons de azul marinho e suas ondas fracas proporcionam um excelente banho de mar. Observar o entardecer na praia é um dos atrativos para turistas que visitam à região, famosa por suas águas cristalinas e natureza preservada.
>> Praia da Taipus de Fora
É considerada uma das mais belas praias do Brasil. Na maré baixa, formam-se piscinas naturais chegando a cerca de um quilômetro de extensão, ideal para mergulho livre. Procure sempre tomar conhecimento da tábua das marés, escolhendo as chamadas marés VIVAS ou de grande amplitude, por conta do alinhamento do sol e da lua. Nestas condições, o recuo do mar é mais acentuado, deixando mais corais expostos e mais vida marinha aprisionada. Este efeito se dá tanto na lua cheia como na lua nova. Leve, se possível, seu próprio equipamento de mergulho (máscara, respirador e nadadeiras), muito embora possam ser alugados na praia. A água é quente, não sendo necessárias roupas especiais para mergulho.
Para Ilhéus, a 73 km de Itacaré
É a cidade com o mais extenso litoral entre os municípios do estado. Conhecida por ambientar os romances de Jorge Amado, famoso escritor baiano, como Gabriela, Cravo e Canela e Terras do Sem Fim. É considerada a capital do cacau e denominada por seus habitantes como a “Princesinha do Sul”.
>> Casa Jorge Amado
No Centro Histórico, a vida e obra do escritor baiano podem ser conhecidas em um roteiro a pé, com início na Casa de Cultura, antiga residência do escritor. Celebrizado no romance Gabriela Cravo e Canela, o Bar Vesúvio promove, no verão, uma encenação com os personagens Gabriela e Nacib. Fazem parte do Circuito, o Palacete de Mizael Tavares, o Bataclan, o Palácio Paranaguá, dentre outros.
>> Praia dos Milionários (Ilhéus)
Ficando a 7 km do centro de Ilhéus, a praia ganhou este nome devido às mansões dos Barões do café que existiam nesta região. A faixa de areia é extensa e abriga várias barracas e quiosques, possuindo uma boa infraestrutura para passar o dia. É uma das praias mais badaladas de Ilhéus, ficando sempre bem movimentada.
Para Porto Seguro, a 382 km de Itacaré
Na Costa do Descobrimento o lazer noturno também é ponto de destaque. Na maioria das vezes, o turista acaba aproveitando o máximo dos dois turnos. Diversão que nunca cessa. Há mais de 500 anos essa região recebe a visita de diversos desbravadores em busca dos mais inusitados produtos. Nos tempos atuais, os desbravadores são mais conhecidos como “turistas”, que buscam altas doses de adrenalina e muita história, em um cenário composto por sol, mar e muita tranquilidade.
>> Centro Histórico
Visitar o sítio histórico da Cidade Alta de Porto Seguro é quase uma obrigação para os milhares de turistas que chegam a Porto Seguro – cidade Monumento Nacional instituída por decreto presidencial em 1973. Um dos primeiros núcleos habitacionais de origem portuguesa do Brasil, Porto Seguro, além de ostentar o Marco do Descobrimento, desempenhou papel importante nos primeiros anos da colonização portuguesa. São, desta época, prédios históricos que podem ser visitados durante o dia ou apreciados à noite, quando sob efeito de iluminação especial.
>> Parque Natural do Recife de Fora
Os moradores e turistas de Porto Seguro têm a oportunidade de conhecer e se maravilhar com a biodiversidade dos recifes de coral existentes na Piscina de Visitação e em pontos de Mergulho Autônomo dentro da área do Parque. O turista pode adquirir o passeio junto às operadoras cadastradas no Parque Natural do Recife de Fora (aba visitação). Os visitantes embarcam no Píer Municipal e são levados de escuna ao Porto Norte, onde desembarcam para acesso à piscina natural (com calçado apropriado e máscara de snorkel, opcional). Na Piscina de Visitação é possível realizar mergulho livre e assistir a uma pequena palestra educativa dos monitores voluntários (“amigos do Parque”) sobre a biodiversidade existente. Os turistas que irão fazer o mergulho autônomo também embarcam nas escunas no píer e são levados a um dos nove pontos de mergulho dentro do Parque, onde com acompanhamento e supervisão de mergulhadores profissionais podem fazer o mergulho de batismo.
>> Praia de Mundaí (Porto Seguro)
A 4 km do centro, também na Orla Norte de Porto Seguro, a praia do Mundaí tem águas calmas e a sombra generosa dos coqueiros, ideal para ir com a família e as crianças. Por ter barracas tradicionais, com ótimo atendimento e música diferenciada, como blues, reggae e rock, é muito frequentada por nativos. Do lado oposto à praia, há espaço para Camping, sendo comum ver vários motorhome de todos os lugares, ali estacionados.
Onde Comer
O dendê vindo da África empresta seu sabor peculiar ao azeite que dá gosto às moquecas, mariscadas, caruru, acarajé e abará. Acompanhados da tradicional caipirinha ou da refrescante água de coco, os pratos presenteiam os olhos, seduzem o olfato e se desmancham ao paladar. É de dar “água na boca”.
Restaurante Mediterrâneo
Rua Pedro Longo, 239 – Pituba
(73) 99182-7892
Lua Cheia Bar & Cozinha
Praça Santos Dumont, 51 Centro
(61) 99975-8831 / 99974-2375
Marley’s Tapas Bar e Restaurante
Avenida Castro Alves 284 – Orla
(73) 99810-9762
marleysitacare.com.br
Orla 55
Rua Castro Alves, 92 – Orla
(73) 99904-9555
No Boteco
Rua das Bromélias
(73) 99802-9791
Cabana da Ximbica
Rua Praia Da Concha, 84 Centro
(73) 32512481
Casa de Taipa
Rua Pedro Longo, 345 – Pituba
(73) 3251 3510 / 99975 1200
Jambú Restaurante
Rua Pedro Longo, 34 – Pituba
(73) 3251 2006 / 99975 1010
Tia Deth
Avenida Castro Alves, 534 – Concha
(73) 99815-4602
Café Com Cacau
Rodovia BA-001 Km 6 – Marambaia
(73) 99971 1362
Onde Ficar
Seguem algumas dicas:
Portal da Concha
Av. Castro Alves, 12 – Centro
(073) 3251-3064 / 99919-1252
pousadaportaldaconcha.com.br
Recantos do Dendê
Rua Helicônia, 38 – Concha
(73) 3251-2256
A Casa da Gabriela
Rua Hibisco s/n – Concha
(73) 3251-3334
acasadegabriella.com.br
Barcaça Pousada
Rua Ipê Roxo, 07 – Conchas do Mar
(73) 3251-3027 / 99857-8462
barcacapousada.com.br
Mar Ilha Pousada
Rua Peroba, 07 – Conchas do Mar
(073) 99838-7253 / 3251-2734
marilhapousada.com.br
Pousada Girassol
Tv. da Praia da Concha, 42 – Conchas do Mar
(73) 99992-2089 / 3251-2089
Pousada da Paz
Ladeira da Concha, 519 – Concha do Mar
(73) 3251-2027
pousadadapaz.com.br
- Fontes: itacare.ba.gov.br | bahia.com.br | Demais fontes colaborativas