Localizada no coração da Bahia, o Parque Nacional da Chapada Diamantina (PNCD) é uma Unidade de Conservação Federal que resguarda um mosaico ecológico formado por áreas de campo rupestre, cerrado, caatinga, mata ciliar e mata atlântica, além de centenas de nascentes e um cenário encantador.
Sua história geológica possibilitou a formação de cânions, montanhas, cachoeiras e cavernas, tornando-o um dos principais destinos de ecoturismo do país, com visibilidade internacional.
O Parque fornece a população serviços ambientais imensuráveis, como a manutenção das águas do Paraguaçú, principal rio baiano e responsável por abastecer mais da metade da região metropolitana de Salvador. Também abriga uma rica biodiversidade, protegendo importante amostra da fauna e flora brasileira, como o Beija-Flor-Gravatinha-Vermelha, que ocorre principalmente na região, e a onça-pintada, espécie ameaçada de extinção.
A flor Sempre-Viva-de-Mucugê é uma espécie que só ocorre na Chapada Diamantina e, devido ao seu alto valor no mercado internacional, também está ameaçada de extinção. Além dela, são protegidas inúmeras orquídeas, bromélias e canela-de-ema.
Devido a toda essa riqueza, o Parque Nacional foi criado em 1985 e abrange uma área de 1.520 km2 dos municípios de Andaraí, Ibicoara, Itaetê, Lençóis, Mucugê e Palmeiras.
VISITAÇÃO
O PNCD possui opções de lazer para diversos públicos, abrigando a maior rede de trilhas do Brasil, são 300 km de diferentes níveis de esforço físico, mais 33 cachoeiras, duas cavernas, 16 sítios históricos e o Marimbus, área alagada conhecida como o Pantanal da Chapada Diamantina.
Além do trekking, muitas outras atividades podem ser realizadas na unidade, como pedalar, escalar, remar, observar aves e estrelas.
O acesso aos atrativos pode ser realizado por mais de 30 trilhas nos municípios do seu entorno. O Parque não possui portarias, sinalização nas trilhas, sanitários ou estruturas de apoio, portanto, não e realizada a cobrança de ingressos.
Principais Eventos
>> São João
A festa de São João é uma das mais esperadas por todo povo nordestino, as tradicionais quadrilhas, comidas típicas estão presentes na maioria das cidades da região, durante o mês de junho.
>> Festival de Lençóis
O Festival de Lençóis, são três dias de festa e turismo de natureza no coração da Chapada Diamantina (BA). Um evento esperado por turistas do Brasil e do mundo e que se consagra como uma das maiores festas do interior da Bahia. Tem como conceito a reunião de artistas de expressão nacional e realização de atividades com enfoque nos esportes radicais e no turismo cultural e ecológico. O Festival acontece em datas variadas a cada ano.
>> Festival Vozes da Chapada (Mucugê)
O seu objetivo é promover o canto coral na Bahia e proporcionar aos cantores o cenário exuberante da Chapada Diamantina nos concertos.
>> Festival de Jazz do Capão (Palmeiras)
A festa ocorre no vilarejo do Vale do Capão, onde músicos renomados apresentam-se de dois a quatro dias para milhares de turistas. Um recanto natural e ecológico, localizado no Coração da Chapada Diamantina, no município de Palmeiras. O Festival acontece em datas variadas a cada ano.
Mapas
>> Mapa Pontos Turísticos
>> Mapa Estradas e Trilhas
Atrações Locais
>> Centro Histórico de Lençóis
Seu acervo arquitetônico é formado, basicamente, por casas e sobrados da segunda metade do século XIX, construídos com diferentes técnicas, entre as quais predomina a utilização do adobe ou pedra, e estruturas independentes de madeira com vedação em taipa de mão. Este casario se caracteriza pelas cores vivas de suas alvenarias e esquadrias. A arquitetura civil tem uma importância maior que a religiosa, e não existe apenas um monumento dominante no conjunto tombado.
Pela cidade, é possível encontrar excelentes opções de bares e restaurantes que servem pratos muito saborosos.
>> Ribeirão do Meio (Lençóis)
Situado no leito do Rio Ribeirão, a 3,5 km de Lençóis. É de fácil acesso para quem está na cidade. O Ribeirão é um grande poço com um tobogã natural, ideal para nadar. Esse passeio também pode ser combinado com a Cachoeira do Sossego. Fica localizado no município de Lençóis e o acesso pode ser feito a pé com 3,5 km de trilha.
>> Rio Mucugezinho e Poço do Diabo (Lençóis)
O Rio Mucugezinho forma diversos poços e tem como um dos destaques a cachoeira do Poço do Diabo, de 20 metros de queda, e o seu poço profundo, ideal para nadar e praticar tirolesa ou rapel. Fica localizado no município de Lençóis e o acesso pode ser feito a pé. Nas margens da BR-242 há uma trilha de 5 minutos até o Rio Mucugezinho, e mais uma trilha de 20 minutos até o Poço do Diabo.
>> Serrano, Poço Haley e Salão de Areias (Lençóis)
Entrando pelo Parque Municipal do Serrano, o visitante se depara com as piscinas naturais do Serrano, formações de pedra no chão por onde correm cachoeiras e rios. Estas piscinas naturais podem ser rasas como uma piscina de hidromassagem, ou fundas, com até 4 metros de profundidade. A água é escura, avermelhada, porém limpa. Caminhando na mesma trilha encontra-se o salão de areias, que são enormes pedras graníticas e arenito, em decomposição, de onde os locais tiram areias coloridas para montar lembranças dentro de garrafinhas. Continuando pela trilha chega-se ao Poço Haley que não apresenta grande fluxo de água.
>> Cachoeirinha (Lençóis)
Possui um pequeno poço, mas proporciona um bom banho para relaxar. Como é fácil de se chegar e raso, pode ser bastante disputado em épocas de alta temporada, inclusive para crianças.
>> Vale das Piscinas (Lençóis)
É um lugar super tranquilo, de fácil acesso e com várias piscinas naturais e pequenas cachoeiras, no rio Mucugezinho, perfeito para tomar um belo banho e relaxar. Possui boa estrutura de funcionamento, com um bar que funciona ao lado do rio, sendo ótima opção para curtir com a família. Localizada na BR 242.
>> Cachoeira do Mosquito (Lençóis)
O nome se refere a pequenos diamantes encontrados na região. Possui uma linda queda d’água em meio a grandiosos paredões rochosos. Boa parte do trajeto pode ser feita de carro ou moto, o trecho final deve ser feito, necessariamente, a pé.
Trilha de baixa dificuldade, embora as condições do terreno não sejam favoráveis. Porém uma boa parte foi calçada, foram construídas escadas e rampas com corrimãos. Localizada na Fazenda Santo Antônio, no distrito de Tanquinho, em Lençóis.
>> Cachoeira do Sossego (Lençóis)
Local bem interessante, poço grande, ótimo para banho, com algumas partes rasas e outras bem profundas, sendo possível até saltar em alguns locais. O sol ilumina bem o local até o início da tarde. Trilha de nível moderado para experientes, para iniciantes a dificuldade varia entre moderado e difícil. As partes mais complicadas envolvem pular pedras, atravessar o rio, piso irregular, subidas e descidas moderadas, não recomendada para dias chuvosos ou para os casos de chuva forte na noite anterior
>> Marimbus
Este é considerado o pantanal do semi-árido baiano com águas calmas e flores aquáticas. O passeio é feito de canoa ou caiaque e recomendado para família. Existem duas opções diferentes de passeios: uma saindo de Andaraí e a outra de Lençóis.
Por Andaraí, o trajeto inicia a partir do km 45,5 da BA-142. Já por Lençóis, o acesso é realizado de carro até a comunidade quilombola do Remanso. Nessa opção, após o percurso pelo rio, é realizada uma caminhada até o Rio Roncador.
>> Piscinas Naturais do Rio Roncador
Um conjunto de piscinas naturais, com direito a piscina de borda infinita, hidromassagem, escorregadores que proporcionam grande lazer e relaxamento.
O ponto de acesso às Piscinas Naturais passa pelo Restaurante Roncador, onde é cobrada uma taxa de visitação. Do Restaurante até o acesso às Piscinas é a parte mais íngreme com terreno mais acidentado, porém não oferece grandes dificuldades. Após essa etapa, você terá acesso as Piscinas.
>> Cachoeira da Fumaça (Vale do Capão)
É um dos principais atrativos da Chapada Diamantina com 360 metros de altura e uma das maiores quedas d’água do país. A Fumaça fica localizada no Vale do Capão e o seu acesso é feito a pé em uma trilha por cima de 6 km, dos quais 2 km de subida. Se feita por baixo, a trilha é de 20 km.
>> Cachoeira do Riachinho (Vale do Capão)
Localizada na estrada que liga o Vale do Capão ao município de Palmeiras. Uma parada para banho na Cachoeira do Riachinho, com 20m de altura, caindo num grande poço é refrescante e imperdível.
>> Cachoeira do Buracão (Ibicoara)
Com 85 metros de altura, o Buracão é considerado uma das cachoeiras mais belas da região. A cachoeira se situa em um cânion emoldurado por pedras folhadas e na trilha realizada à margem do rio. O Buracão fica localizado no município de Ibicoara e o acesso pode ser feito a pé em 3 km de trilha.
>> Morro do Pai Inácio (Palmeiras)
Com 1.120 metros de altitude, este é o ícone da região com uma vista panorâmica, com um maravilhoso pôr do sol. O morro fica localizado no município de Palmeiras, às margens da BR-242 e seu acesso pode ser feito a pé em uma trilha curta e íngreme com um tempo médio de 25 minutos de caminhada.
>> Gruta da Torrinha (Iraquara)
Esta é uma das cavernas do Brasil com maior diversidade de espeleotemas – formações rochosas típicas de interior de caverna, como estalactites e estalagmites. A gruta localiza-se no município de Iraquara e seu acesso pode ser feito a pé em uma trilha de 1.600 metros na caverna.
>> Gruta da Lapa Doce (Iraquara)
Uma caverna ampla que possui grande quantidade de formações como estalactites e estalagmites. Localizada no município de Iraquara, a sua travessia tem 850 metros.
>> Pratinha (Iraquara)
É um rio com águas cristalinas que atravessa uma gruta. Localiza-se no município de Iraquara e o acesso pode ser feito de carro. – Poço Azul: é uma gruta com águas cristalinas em que o azul vivo da água resulta da iluminação dos raios solares. No poço é permitido nadar. A gruta localiza-se no município de Nova Redenção e o acesso pode ser feito de carro e mais uma escadaria até o atrativo.
>> Poço Encantado (Itaetê)
O poço com águas cristalinas possui 60 metros de profundidade e não é permitido nadar. A melhor época para visitar o poço compreende os meses de abril a setembro, devido ao reflexo da luz solar. O poço localiza-se no município de Itaetê e o acesso pode ser feito de carro e mais uma escadaria até o atrativo.
>> Vale do Pati
Local que reúne diversos destinos, conta com um tour de, no mínimo, três dias, percorrendo atrativos naturais únicos. Nas trilhas é possível visitar diversos lugares como o Morro do Castelo e a Cachoeira do Funil, que proporcionam experiências inesquecíveis.
Onde Comer
>> Lampião Culinária Nordestina
Rua da Baderna, 51, Lençóis
(75) 99975-3257
>> Talismã Gastrobar
Av. Sete de Setembro, n° 27 Em frente aos Correios, Lençóis
(75) 99991-8616
>> Quilombola – Culinária Regional
Rua das Pedras 89, Lençóis
(75) 99930-3027
>> Sabor da Serra
Rua Miguel Calmon, 88 Centro, Lençóis
(75) 99177-3917
>> Cozinha na Pedra
Rua Perilo Benjamin, Lençóis
(75) 99804-9472
>> O Matuto
Rua da Várzea, 58 – 1ª, Mucugê
(75) 98181-2002
>> Pizza da Garagem
Rua Travessa da Várzea 58, Mucugê
(75) 98167-1096
>> Restaurante e Pizzaria Point da Chapada
Praça dos Garimpeiros, Mucugê
(75) 98237-4446
Onde Ficar
Em Lençóis, é possível optar por inúmeras opções de pousadas e hotéis. Mas é possível também hospedar-se nas cidades do entorno do parque, como Palmeiras, Andaraí e Mucugê.
Seguem algumas dicas:
>> Hotel Canto das Águas
Av. Sr. dos Passos, 1 – Centro, Lençóis
(75) 3334-1154
https://www.lencois.com.br/pt-br/
>> Pousada Solar Azul
Rua Silva Jardim, 33 – Lençóis
(75) 99952-3503
>> Pousada Casa da Geléia
Av. Gen. Viveiros, 187 – Centro, Lençóis
(75) 98823-1606
https://casadageleia.com.br/
>> Pousada Bons Lençóis
Rua Coronel Jose Florencio, 70, Lençóis
(75) 3334-1270
https://www.bonslencois.com.br/
>> Pousada da Rita
Rua Urbano Duarte, s/n, Lençóis
(75) 99915-6791
>> Pousada Monte Azul
Av Antonito Pina Medrado, 563, Mucugê
(75) 3338-2113
https://www.pousadamonteazul.com.br/
>> Garimpo da Terra Suítes
Rua Caetité Ou Bonito Gama 123, Mucugê
(75) 98188-6761
>> Pousada Primavera
Rua do Caboclo, 102 – Centro, Mucugê
(75) 98307-0575
https://recantodasfloresmucuge.com.br/
- Fontes: chapadadiamantina.com.br | wikiparques.org | pt.wikiloc.com | Demais fontes colaborativas