Bom Jesus da Lapa, cidade de peregrinação e fé na Bahia

Bom Jesus da Lapa BA - Fonte: Heraldo Sales
Compartilhar

Cidade estabelecida à margem do rio São Francisco, Bom Jesus da Lapa é um dos maiores roteiros de peregrinação religiosa no Brasil. Quem visita pela primeira vez a cidade se impressiona com o principal atrativo turístico, a gruta do Santuário do Senhor Bom Jesus.

A cidade está no interior do estado da Bahia, a quase 800 km de Salvador, e passagem obrigatória de quem vem de Brasília sentido capitais do Nordeste, pelas BR 349 e BR 430.

No centro da cidade há um grande morro, que por si só chama atenção, e que abriga grutas que foram transformadas em capelas.

Com as primeiras visitas à região ainda no século XVI, Bom Jesus da Lapa se desenvolveu após o artista plástico português Francisco de Mendonça Mar ter se estabelecido em uma das grutas como um monge, em 1691, e viajantes e peregrinos passaram a visitar a fazenda Morro, da qual surgiu o município, para procissões e descanso.

O monge construiu junto ao Santuário, um hospital e um asilo para os pobres e doentes, dos quais cuidava. Assim começou a crescer ao lado da Lapa do Bom Jesus um povoado, assumindo o mesmo nome de Bom Jesus da Lapa. Graças às constantes peregrinações que se transformaram em grandes e permanentes romarias de fiéis ao Santuário do Senhor Bom Jesus, o povoado foi se desenvolvendo, transformando-se em vila em 1890, atingindo à categoria de cidade em 1923.

Principais Eventos

>> Romaria do Bom Jesus da Lapa

O Santuário do Bom Jesus da Lapa recebe diariamente visitas de romeiros e turistas. Mas o período de romarias se torna mais intenso em julho, quando há uma novena na esplanada, parte externa do Santuário. O ponto forte do evento ocorre entre os dias 6 de agosto e 15 de setembro.

Romaria, Bom Jesus da Lapa BA – Fonte: Rita Barreto (Setur-BA)

>> Romaria da Terra e das Águas

Realizada no primeiro final de semana do mês de julho, a Romaria da Terra e das Águas em Bom Jesus da Lapa tem forte apelo social, além do apelo religioso. Tem foco no povo do campo, mas a Romaria abrange as mais variadas categorias de peregrinos, contemplando agricultores, lavradores, quilombolas, estudantes, assalariados, acampados, assentados, posseiros, meeiros e trabalhadores de todo tipo.

>> Romaria de Nossa Senhora da Soledade

Entre as principais romarias de Bom Jesus da Lapa está a Romaria de Nossa Senhora da Soledade, que em 15 de setembro reúne milhares de romeiros.

>> Romaria de Santa Luzia

Outra romaria que está ganhando muitos fiéis é a de Santa Luzia, no dia 13 de dezembro.

Atrações Locais

>> Rio São Francisco

Um dos locais mais visitados pelos turistas e romeiros é a Barrinha, onde é possível se banhar no Rio São Francisco, passear na lancha e saborear a melhor moqueca de peixe da região.

Barrinha, Bom Jesus da Lapa BA – Fonte: Divulgação

Há também a Coroa do Rio São Francisco, a Prainha, que costuma ser frequentada quando o rio está com suas águas baixas, o que ocorre a partir de maio. O melhor horário para se visitar é até às 17 horas.

Rio São Francisco, Bom Jesus da Lapa BA – Fonte: Divulgação

>> Grutas

O Santuário tem dez grutas, sendo do Bom Jesus, Nossa Senhora Aparecida, Santíssimo Sacramento, Nossa Senhora da Soledade, São Geraldo, Sala dos Milagres, Nossa Senhora Madalena, Santa Luzia, São Francisco de Assis e a da Água dos Milagres.

Há ainda a gruta da Ressurreição, que abre em períodos de romaria e Semana Santa ou para grupos grandes e a gruta de Belém, que fica na Avenida Manoel Novais.

Santuário Bom Jesus da Lapa BA – Fonte: Heraldo Sales

>> Morro Bom Jesus da Lapa

Subir o morro da Lapa possibilita aos turistas a vista mais bela do município, onde se localiza o cruzeiro e a estátua em tamanho natural representando a última estação da Via Cruzes.

No local, há a pedra que tine. Ela emite um som agudo ao ser tocada com outra pedra. São dois acessos, um por fora, contornando o morro e outro através de uma escada por dentro do morro.

Dicas de Roteiros

Para Correntina, a 143 km de Bom Jesus da Lapa

Belezas naturais e a tranquilidade da natureza são o ponto forte dessa cidade do interior da Bahia. A cidade tem potencial para esportes de aventura e ecoturismo.

>> Sete Ilhas

Balneário a 1,5 km do centro, com praias, cachoeiras, corredeiras, plantas nativas, bares, restaurantes, pousada e estacionamento público, com capacidade de aproximadamente 200 veículos. As Sete Ilhas são denominadas de Ilha da juventude, dos casais, dos namorados, dos idosos, das crianças, ilha das flores e dos Pássaros.

>> Ranchão

O Ranchão foi construído na Gestão de Teófilo Guerra numa área de aproximadamente 1.000 m², cartão postal de visita da cidade, onde é realizada a festa do Havaí, sempre um mês antes do carnaval. É considerada patrimônio do Município.

>> Cachoeiras

São quatro cachoeiras na região, sendo elas: Cachoeira da Zumba, Cachoeira do Sonrizal, Cachoeira do Manoel Mendes e Cachoeira do Catolés

Para Barreiras, a 310 km de Bom Jesus da Lapa

É hoje uma cidade de porte médio com um centro comercial e de serviços em pleno desenvolvimento. Começa a despontar no cenário nacional como porta de entrada do mais novo polo de ecoturismo da Bahia, Caminhos do Oeste.

>> Cachoeira do Acaba Vida

Alimentada pelo Rio de Janeiro, a Cachoeira do Acaba Vida inunda um vale verde de veredas preservadas e matas exuberantes altamente preservadas. São 36 metros de queda livre e um visual deslumbrante, emoldurado pela mata. A nascente forma uma piscina natural de rara beleza. A cachoeira fica a 58 km da cidade, pela BR-020. Também é possível praticar rapel.

>> Cachoeira do Redondo

Cerca de 20 km adiante do Acaba Vida, em estrada de terra na beira do Rio de Janeiro que percorre formações de serras e poucas modificações humanas na vegetação está a Cachoeira do Redondo, uma queda d’água arredondada que forma uma grande piscina transparente com três metros de profundidade.

Para Lençóis, a 400 km de Bom Jesus da Lapa

A cidade de Lençóis está a 394 metros de altitude. Fica localizada na Chapada Diamantina, e é famosa por ser o principal destino turístico da região. Os amantes da natureza têm Lençóis como um destino obrigatório.

De 1980 até 1994 a cidade recebia poucos turistas. Nesse período, os turistas que visitavam Lençóis eram geralmente jovens mochileiros de aproximadamente 25 anos. O turismo hoje se expandiu na cidade e conta com uma ótima infraestrutura para absorver a demanda do turismo. Visitam Lençóis cerca de 120.000 turistas por ano, que ficam em média 8 dias na cidade.

>> Chapada Diamantina

Chapada Diamantina é uma região de serras, protegida na categoria de parque nacional, situada no centro do estado brasileiro da Bahia, onde nascem quase todos os rios das bacias do Paraguaçu, do Jacuípe e do Rio de Contas. Estas correntes de águas brotam nos cumes e deslizam pelo relevo em belos regatos, despencam em borbulhantes cachoeiras e formam transparentes piscinas naturais. O parque nacional é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Para Iguaí, a 489 km de Bom Jesus da Lapa

O município possui uma bacia hidrográfica com mais de 1600 nascentes, 180 cachoeiras e cascatas, dezenas de rios, vales e serras. Com produção agrícola diversificada tendo sua maior tradição na pecuária leiteira e de corte, cacau, cafeicultura. Outros pontos, como a Serra do Ouro com seus 1.226 metros de altitude.

Para Salvador, a 780 km de Bom Jesus da Lapa

Capital do estado, Salvador tem inúmeras atrações e belezas que temos até uma matéria só falando dela, mas vamos citar aqui apenas três atrações:

Pelourinho, Salvador BA – Fonte: MTur

>> Centro Histórico

O Centro Histórico de Salvador – do qual o Pelourinho é símbolo e síntese – constitui o maior conjunto arquitetônico colonial da América Latina. Orgulho dos baianos, o espaço é tombado pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e reconhecido como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura.

>> Igreja do Senhor do Bonfim

É um templo católico localizado na Sagrada Colina, na península de Itapagipe, em Salvador. Sua construção teve início entre 1745 e 1746, finalizando suas obras internas em 1754 e externa em 1772 (com as torres). É lá que são distribuídas as famosas fitinhas do Bonfim, que são feitas desde o início do século XIX com a medida do comprimento do braço direito até o peito da imagem do Senhor do Bonfim.

>> Mercado Modelo É um mercado de artesanato localizado na cidade de Salvador. Foi inaugurado em 2 de fevereiro de 1912, e ocupa, desde 1971, o prédio da antiga Alfândega de Salvador. Está situado no bairro do Comércio, uma das zonas comerciais mais antigas e tradicionais de Salvador, constituindo-se em importante atração turística, visitado por 80% dos turistas da cidade.

Onde Comer

Onde comer – Fonte: Unsplash

Race Burgers – Hamburgueria artesanal
R. Inês Pereira de Souza, 334-396 – Sao João, Bom Jesus da Lapa – BA
(77) 99819-7671

Restaurante Panela de Barro
R. Barão do Rio Branco, 602 – Bom Jesus da Lapa, BA
(77)3481-6904

Restaurante e Churrascaria Pikiras
Praça Marechal Deodoro da Fonseca, Nº 750 Centro, Bom Jesus da Lapa – BA
(77) 3481-0339

Pizzaria Dom Caliari
R. Transbrasil – Bom Jesus da Lapa, BA
(77) 3481-6330

Onde Ficar

São inúmeros hotéis e pousadas, quase todos próximos ao santuário. Um cuidado que você precisa ter é quanto a ausência de elevador nos hotéis, caso viaje com idosos. A grande maioria não possui sites, então a sugestão é realizar busca em sites de hospedagens ou no Google Maps.

Onde se hospedar – Fonte: Unsplash

Hotel Grutta
Praça da Bandeira 109, Centro
(77) 99132-8489
https://www.hotelgrutta.com.br/

Hotel La Paz
Praça da Bandeira, 113, Centro
(77) 3481-4376 / 99174-2240
https://www.hotellapaz.com.br/

Lapa Hotel
Praça da Fé, 67, Centro
(77) 99983-4518 / 99918-8212
https://www.lapahotel.com.br/

  • Fontes: bomjesusdalapa.ba.gov.br | Demais fontes colaborativas
Heraldo Sales

Heraldo Sales