Ilhéus, “Princesinha do Sul”

Ilhéus BA - Fonte: MTur
Compartilhar

É considerada a capital do cacau e denominada por seus habitantes como a “Princesinha do Sul”. O Município de Ilhéus se destaca como um polo turístico, em função de alguns atrativos artísticos, culturais, folclóricos, além de extensas áreas costeiras, vasto patrimônio histórico, festas e manifestações populares. A maior parte do patrimônio arquitetônico de Ilhéus está intrinsecamente relacionado à época de ouro da lavoura cacaueira. Tal período é abordado nos romances de Jorge Amado e impulsiona o turismo cultural, na medida em que revela imagens que ilustram tanto aspectos culturais quanto econômicos, naturais, históricos e arquitetônicos da região. 

A costa litorânea do município de Ilhéus possui uma extensão de 84 km, sendo considerada a maior do estado da Bahia. O litoral se estende desde o arraial do Acuípe, limite sul, tendo como divisor o rio Acuípe, até o povoado da Ponta do Ramo, ao norte, cujo limite é o rio Sargi. As praias não se sucedem de forma contínua pelo litoral, pois são interrompidas por formações rochosas e cursos d’água, como o rio Almada.

Ilhéus apresenta uma peculiaridade, é o único município do estado da Bahia, fora da Região Metropolitana de Salvador, a possuir um aeroporto e um porto.

Principais Eventos

>> Puxada do Mastro

É a festa de São Sebastião, no distrito Olivença, em que ocorre a famosa puxada do mastro, atualmente os ritos vão desde a escolha da árvore que será cortada, com canções do grupo de zabumbeiros (no segundo domingo de Janeiro) em que o mastro é puxado da mata até a praça Cláudio Magalhães, em frente à Igreja Nossa Senhora da Escada, e no dia 20 de Janeiro (data comemorativa de São Sebastião) o mastro é erguido com a bandeira do Santo e se encerra com a queima do mastro nas festas juninas.

Puxada do mastro, Ilhéus BA – Fonte: Reprodução

>> Bloco dos Mascarados

É um tradicional Bloco de rua presente no carnaval de Ilhéus, o desfile dos mascarados ocorre juntamente com o evento da Puxada do Mastro; no dia da folia, os homens saem mascarados e enfeitados pela cidade, tocando tambores, fazendo diversas brincadeiras.

Bloco dos Mascarados, Ilhéus BA – Fonte: turismo.ilheus.ba.gov.br

Atrações Locais

>> Praia dos Milionários

Ficando a 7 km do centro de Ilhéus, a praia ganhou este nome devido às mansões dos barões do café que existiam nesta região. A faixa de areia é extensa e abriga várias barracas e quiosques, possuindo uma boa infraestrutura para passar o dia. É uma das praias mais badaladas de Ilhéus, ficando sempre bem movimentada.

Praia dos Milionários, Ilhéus BA – Fonte: turismo.ilheus.ba.gov.br

>> Praia do Cururupe

A 8 km do centro da cidade, um pouco mais diferenciada das demais praias da região, pois tem um rio que a corta, o rio Cururupe que é a ponte de ligação até a praia, nessa praia você poderá optar por tomar um banho de mar ou de água doce. Esta praia não é muito utilizada para mergulho devido à força de suas águas, mas é uma das preferidas pelos surfistas e praticantes de caiaque. Possui uma boa estrutura de funcionamento com algumas barracas com boas opções de petiscos.

>> Lagoa Encantada

Lagoa natural de grande extensão situada a 12 km da entrada sul da estrada entre Ilhéus e Itacaré, ao fundo do condomínio Jóia do Atlântico. Muitas riquezas naturais provenientes do lago, diversas quedas d’água, área verde, comida típica e cultura local. A região ganhou destaque quando foi utilizada como cenário na Produção da telenovela Renascer exibida pela Rede Globo de 8 de março a 13 de novembro de 1993, ruínas da casa do personagem “Tião Galinha” ainda podem ser visitada pelos turistas.

Lagoa Encantada, Ilhéus BA – Fonte: turismo.ilheus.ba.gov.br

>> Balneário Tororomba

Construído no encontro dos Ribeirões do Frade e Tororomba, o balneário é equipado com: Bar, Restaurante, Lojinha de Artesanato, local para Baianas de Acarajés, Piscinas para Adultos e de Crianças e conta também com uma linda queda d’água artificial, denominada “Véu da Noiva”. Suas águas medicinais são internacionalmente conhecidas e muito procuradas por pessoas em busca de “curas de várias doenças”, em função dos banhos nas águas minerais deste parque. 

Rua Lúcio Soub, n° 300 – Olivença

Balneário Tororomba, Ilhéus BA – Fonte: turismo.ilheus.ba.gov.br

>> Fazenda Yrerê

A Fazenda Yrerê está localizada às margens do Rio Cachoeira à sombra da Mata Atlântica do Sul da Bahia. Parte antiga da sesmaria (sistemas que o rei de Portugal doava as terras em troca de plantios) foi doada pela coroa portuguesa à família de alemãs no ano de 1814. 

Além da produção de Cacau, trabalha também com turismo rural, fabricação artesanal de móveis rústicos, flores tropicais, artesanato decorativo, patchwork e produz um chocolate de alta qualidade que tem por nome: “Chocolates Yrerê”.

A Yreré busca oferecer aos visitantes uma experiência única, provocando e estimulando seus sentidos, através da visão, paladar, olfato e audição em uma viagem diferente, uma experiência que vale para a vida.

O passeio na trilha da caipora leva os turistas até a roça de cacau. São belas paisagens, flores e plantas lindas, guiados por trabalhadores rurais da própria fazenda, e ciceroniado pelo casal Dadá e Gerson Marques. A visita na fazenda e trilha dura aproximadamente duas horas. Na fazenda o visitante pode degustar uma tradicional culinária tipicamente rural e regional, ao som dos sabiás e de canários da terra. Pode se apreciar lindas pinturas e belos arranjos. A visita a Yreré é um mergulho na história do cacau, uma viagem as origens do Brasil. É um desfrute das belezas e culinária do sul da Bahia.

Fazenda Yrerê, Ilhéus BA – Fonte: Reprodução

>> Fazenda Primavera

A Fazenda Primavera é um caso típico de realidade que inspirou a ficção. O proprietário Virgílio Amorim abriu as porteiras para os turistas depois que a vassoura-de-bruxa quase acabou com a principal fonte de renda da região na década de 80. No pequeno museu da sede, documentos, móveis antigos, fotos e objetos contam a história da família, misturada com a saga do cacau. Tem a credencial do órgão que regulamenta os museus do Brasil e consta no Guia de Museus Brasileiros. Já é um museu registrado.

Esta fazenda conta com sete gerações com o mesmo tipo de cultura o que é muito raro ou não existe no Brasil. As terras chegaram às mãos dos Amorim Portugueses e dos Berberth em 1816 ainda como uma sesmaria.

No começo do século XX, a Primavera já era uma das maiores produtoras da Bahia. O avô de Virgílio trouxe o primeiro telefone da região e ajudou a construir a estrada entre Ilhéus e Itabuna e era um dos típicos coronéis do cacau que viraram personagem de livro e novela.

A Fazenda Primavera foi um dos cenários da novela Renascer da Rede Globo que foi ao ar em 1993. Quem viu lembra-se da barcaça, este terreiro suspenso com teto móvel onde os grãos do cacau são secos após a fermentação. Hoje além do Turismo Rural, a fazenda tem plantação de seringueira, pupunha, açaí, e lindas plantas ornamentais. Dá pra ver quase tudo a pé ou num passeio emocionante em charrete.

O próprio Virgílio acompanha os visitantes na visita à fazenda. Enquanto mostra todo o processo de produção do cacau, ele dá uma aula sobre a história da região. Um lanche com doces e sucos regionais (inclusive de cacau) é servido após a visita. Você pode comprar também os chocolates artesanais produzidos na fazenda. O visitante pode conhecer o ciclo do cacau, desde a plantação aos processos realizados após a colheita.

Fazenda Primavera, Ilhéus BA – Fonte: turismo.ilheus.ba.gov.br

>> Fazenda Provisão

Com uma área privilegiada e abundante em recursos naturais, a Fazenda Provisão está localizada às margens do rio Almada, aberta a todos aqueles que desejam ter uma experiência diferenciada junto à natureza, à história da região, à cultura cacaueira, num ambiente aconchegante com cheiro, gosto e clima típicos de uma fazenda tradicional. 

A história começa no ano de 1818 quando foi concedida ao suíço Sr. Henri Borel a posse de uma área de terras incultas, medindo “uma légua em quadra”, bordejando o Rio Almada a qual ele deu o nome de Sesmaria do Engenho do Castelo Novo.

Em 1885, o Coronel Domingos Adami de Sá, em partilha de herança, assume o seu quinhão composto por terras produtivas de cacau e terras incultas pertencentes a esta Sesmaria, dando-lhe mais tarde o nome de Fazenda Provisão. Foi então o seu primeiro proprietário e, atualmente, a fazenda está em mãos da 4ª geração dos seus descendentes.

A Fazenda Provisão possui um conjunto arquitetônico que compreende a capela construída no início do século  XX,  contendo objetos de arte sacra datados do tempo do Coronel Domingos Adami de Sá; a Case Sede e seu anexo, construídos em estilo colonial nos meados dos anos 70, com o seu interior decorado com móveis e utensílios da época do Coronel e as instalações relacionadas ao processo de beneficiamento do cacau.

A Fazenda Provisão oferece aos seus visitantes inúmeras opções de passeio, sempre acompanhados de guias nativos que contarão, de forma simples e especial, a história de cada um dos locais visitados, tais como:

Visita a uma roça produtiva de cacau para conhecer as várias etapas da colha e quebra dos frutos, passando à praça de beneficiamento do cacau composta de casa de coxo para fermentação das amêndoas, estufa e barcaças para secagem das mesmas. Conhecer esse processo é conhecer como nasce o bom chocolate!

Visita à Mata Atlântica, através de trilhas, entrando em contato com a sua flora e fauna, absolutamente preservadas.

Visita ao conjunto arquitetônico da fazenda (capela, Casa Sede e anexo). Para aqueles que desejam usufruir de um atendimento caloroso e da culinária simples e saborosa, com possibilidade de se hospedar na casa anexa à sede.

Fazenda Provisão, Ilhéus BA – Fonte: turismo.ilheus.ba.gov.br

>> Estátua do Cristo Redentor

O Cristo de Ilhéus, muito parecido em sua concepção, com o do Rio de Janeiro, foi inaugurado em 1942, na Avenida Dois de Julho, em área totalmente tomada ao mar.  A estátua foi projetada pelo escultor Italiano Paschoal de Chirico, e foi pensada para “proteger” e dar boas-vindas às embarcações que chegavam ao porto. Depois, passou a dar nome à praia, que ficou conhecida como Praia do Cristo. Esta praia é bastante propícia para a prática de esportes aquáticos, tais como jet-ski, hobie-cat e passeios de caiaque.

Av. Dois de Julho, 368-1388 – Centro Ilhéus

Estátua do Cristo Redentor, Ilhéus BA – Fonte: turismo.ilheus.ba.gov.br

>> Mercado de Artesanato

Fundado em 2001, o Mercado de Artesanato de Ilhéus abriga mais de 85 lojas em seu pavilhão. A ideia de erguer o local surgiu após um incêndio que desalojou comerciantes da antiga feira do cais. As lojas comercializam diversos produtos, entre eles, camisetas pintadas à mão, esculturas, tapeçarias, peças em crochê, licores de frutas regionais, cocadas de cacau, bijuterias e pimentas.

Praça Eustáquio Bastos, 2 – Centro

Mercado de Artesanato, Ilhéus BA – Fonte: turismo.ilheus.ba.gov.br

>> Casa Jorge Amado

No Centro Histórico, a vida e obra do escritor baiano podem ser conhecidas em um roteiro a pé, com início na Casa de Cultura, antiga residência do escritor. Celebrizado no romance Gabriela Cravo e Canela, o Bar Vesúvio promove no verão uma encenação com os personagens Gabriela e Nacib. Fazem parte do Circuito, o Palacete de Mizael Tavares, o Bataclan, o Palácio Paranaguá, dentre outros.

R. Jorge Amado, 21 – Centro (73) 99107-5036

Casa Jorge Amado, Ilhéus BA – Fonte: ilheus.ba.gov.br

>> Bataclan

Antigo cabaré e cassino, frequentado pelos coronéis do cacau, entrou em decadência com a proibição do jogo no país. Reaberto em 2004 como Centro Cultural Bataclan, manteve a fachada e preservou os cenários do velho bordel, além do quarto de Maria Machadão. Os espaços foram ocupados com restaurante, choperia, cybercafé, charutaria e salões para exposições, saraus, apresentações teatrais e shows.  A decoração remete aos tempos do bordel.

Avenida Dois de Julho, n° 77 – Centro (73) 3632-4701

Bataclan, Ilhéus BA – Fonte: turismo.ilheus.ba.gov.br

>> Instituto Nossa Senhora da Piedade

Em 1916, as freiras ursulinas fundaram o convento da Piedade, sob a direção da madre Maria Thaís do Sagrado Coração Paillart, Provincial da Ordem no Brasil, a convite do 1º Bispo de Ilhéus, D. Manuel de Paiva. O Convento da Piedade é uma das poucas edificações em estilo neogótico do Brasil.

Rua Madre Taís, 197 – Alto da Piedade (73) 3221-8613

Instituto N. Senhora da Piedade, Ilhéus BA – Fonte: MTur

>> Catedral São Sebastião

Considerada uma das mais bonitas igrejas do estado, a Catedral de São Sebastião foi inaugurada em 1967 e reúne em sua fachada detalhes do estilo neoclássico, como vitrais artísticos, abóbadas e colunas.

Catedral São Sebastião, Ilhéus BA – Fonte: MTur

>> Associação Comercial

Este importante prédio apresenta aposentos refinados que lembram a Belle Époque. Foi construído em 1932 e durante muitas décadas, representou o fausto das classes produtoras de cacau. No livro São Jorge dos Ilhéus, ele representa cenário para o amor proibido entre a esposa de Carlos Zude, o exportador de cacau, e o poeta Sérgio Moura.

Praça José Joaquim Seabra, 39 – Centro (73) 3231-1268

>> Palacete Misael Tavares

Inaugurado no dia 16 de dezembro de 1922, o palacete em estilo neoclássico pertenceu a um dos mais importantes produtores da época áurea do cacau, Coronel Misael Tavares. Após o seu falecimento, o casarão foi adquirido pela Loja Maçônica Regeneração Sul Baiano. A Rua Antônio Lavigne de Lemos, onde este prédio está localizado, tornou-se famosa pelo calçamento diferenciado. As pedras vieram da Europa como lastro de navio e tinham como destino o Mercado de São Sebastião, no Rio de Janeiro. Na saída da barra o navio encalhou e o prefeito da época arrematou as pedras e mandou calçar aquela rua, transformando-a assim em um patrimônio histórico da cidade. 

Palecete Misael Tavares, Ilhéus BA – Fonte: turismo.ilheus.ba.gov.br

Dicas de Roteiros

Seguem alguns passeios interessantes para agendar:     

Para Serra Grande, distrito de Uruçuca a 43 km de Ihéus

Serra Grande é considerada Patrimônio Natural da Humanidade e fica no meio do Parque Estadual da Serra do Conduru (PESC), um parque estadual localizado entre os municípios de Ilhéus, Uruçuca e Itacaré. É uma vila pequena e tranquila que fica no litoral sul baiano, com praias de areias branca e cheias de coqueiros.

>> Prainha e Mirante

Para chegar a Prainha e necessário caminhar aproximadamente 20 minutos em uma trilha de baixa dificuldade, que também dá acesso ao Mirante de Serra Grande, que nos proporciona uma belíssima visão das praias da região.  A Prainha é formada por uma pequena enseada, cercada de corais, que na maré baixa forma algumas piscinas naturais, possuindo também uma pequena queda de água doce que permite um banho refrescante.

Mirante de Serra Grande, Uruçuca BA – Fonte: Wikimedia Commons

Para Itacaré, a 73 km de Ilhéus

A paradisíaca Itacaré, com suas casas coloridas, fica com sua orla lotada durante os feriados prolongados, férias e final de ano. O passeio pode começar pelas praias rurais, que ficam a 12km da cidade. Quem estiver de carro, pode seguir por conta própria, mas quem preferir não se preocupar em dirigir, conta com várias empresas que fazem o passeio com guias qualificados.

>> Por do Sol no Mirante de Xaréu

Um dos mais belos espetáculos da natureza, o pôr do sol na Ponta do Xaréu, com vista das praias da Concha, Pontal e Coroinha, além da barra do Rio de Contas.

Por do Sol no Mirante do Xaréu, Itacaré BA – Fonte: Carlton Albuquerque

>> Por do Sol na Praia do Pontal

Lugar perfeito para ver o pôr do sol do Rio de Contas. Pegando um barco a partir da Orla ou da praia da Concha, chega-se à praia do Pontal, onde é possível banhar-se nas águas do rio ou do mar.

>> Praia da Concha

Próximo ao centro da cidade o passeio pode começar por essa praia, é a principal praia urbana de Itacaré, possuindo uma ótima infraestrutura turística, além de alguns quiosques, a praia conta com barracas, pousadas, aluguel de equipamentos esportivos onde o visitante pode praticar stand up paddle, andar de caiaque, pedalinho, entre outros.

Praia da Concha, Itacaré BA – Fonte: MTur

Para Maraú, a 110 km de Itacaré

Chamada pela mídia de “Polinésia Baiana” devido à sua rara beleza e transparência de suas águas, Maraú possui belíssimas praias distribuídas entre seus vários povoados, além de dezenas de ilhas, cachoeiras, manguezais e quilômetros de Mata Atlântica totalmente preservados. 

>> Praia da Ponta de Mutá

As águas em tons de azul marinho e suas ondas fracas proporcionam um excelente banho de mar. Observar o entardecer na praia é um dos atrativos para turistas que visitam à região, famosa por suas águas cristalinas e natureza preservada.

Praia de Ponta de Mutá, Maraú BA – Fonte: prefeitura.marau.ba.gov.br

>> Praia da Taipus de Fora

É considerada uma das mais belas praias do Brasil. Na maré baixa, formam-se piscinas naturais chegando a cerca de um quilômetro de extensão, ideal para mergulho livre. Procure sempre tomar conhecimento da tábua das marés, escolhendo as chamadas marés VIVAS ou de grande amplitude, por conta do alinhamento do sol e da lua. Nestas condições, o recuo do mar é mais acentuado, deixando mais corais expostos e mais vida marinha aprisionada. Este efeito se dá tanto na lua cheia como na lua nova. Leve, se possível, seu próprio equipamento de mergulho (máscara, respirador e nadadeiras), muito embora possam ser alugados na praia. A água é quente, não sendo necessárias roupas especiais para mergulho.

Praia de Taipus de Fora, Maraú BA – Fonte: MTur

Para Porto Seguro, a 313 km de Ilhéus

Na Costa do Descobrimento o lazer noturno também é ponto de destaque. Na maioria das vezes, o turista acaba aproveitando o máximo dos dois turnos. Diversão que nunca cessa. Há mais de 500 anos essa região recebe a visita de diversos desbravadores em busca dos mais inusitados produtos. Nos tempos atuais, os desbravadores são mais conhecidos como “turistas”, que buscam altas doses de adrenalina e muita história, em um cenário composto por sol, mar e muita tranquilidade.

>> Centro Histórico

Visitar o sítio histórico da Cidade Alta de Porto Seguro é quase uma obrigação para os milhares de turistas que chegam a Porto Seguro – cidade Monumento Nacional instituída por decreto presidencial em 1973. Um dos primeiros núcleos habitacionais de origem portuguesa do Brasil, Porto Seguro, além de ostentar o Marco do Descobrimento, desempenhou papel importante nos primeiros anos da colonização portuguesa. São, desta época, prédios históricos que podem ser visitados durante o dia ou apreciados à noite, quando sob efeito de iluminação especial.

Centro Histórico, Porto Seguro BA – Fonte: MTur

>> Parque Natural do Recife de Fora

Os moradores e turistas de Porto Seguro têm a oportunidade de conhecer e se maravilhar com a biodiversidade dos recifes de coral existentes na Piscina de Visitação e em pontos de Mergulho Autônomo dentro da área do Parque. O turista pode adquirir o passeio junto às operadoras cadastradas na SMMA (aba visitação). Os visitantes embarcam no Píer Municipal e são levados de escuna ao Porto Norte, onde desembarcam para acesso à piscina natural (com calçado apropriado e máscara de snorkel, opcional). Na Piscina de Visitação é possível realizar mergulho livre e assistir a uma pequena palestra educativa dos monitores voluntários (“amigos do Parque”) sobre a biodiversidade existente. Os turistas que irão fazer o mergulho autônomo também embarcam nas escunas no píer e são levados a um dos nove pontos de mergulho dentro do Parque, onde com acompanhamento e supervisão de mergulhadores profissionais podem fazer o mergulho de batismo.  

>> Praia de Mundaí

A 4 km do centro, também na Orla Norte de Porto Seguro, a praia do Mundaí tem águas calmas e a sombra generosa dos coqueiros, ideal para ir com a família e as crianças. Por ter barracas tradicionais, com ótimo atendimento e música diferenciada, como blues, reggae e rock, é muito frequentada por nativos. Do lado oposto à praia, há espaço para Camping, sendo comum ver vários motorhomes de todos os lugares, ali estacionados.

Praia de Mundaí, Porto Seguro BA – Fonte: reprodução

Onde Comer

O dendê vindo da África empresta seu sabor peculiar ao azeite que dá gosto às moquecas, mariscadas, caruru, acarajé e abará. Acompanhados da tradicional caipirinha ou da refrescante água de coco, os pratos presenteiam os olhos, seduzem o olfato e se desmancham ao paladar. É de dar “água na boca”.

Onde comer – Fonte: Unsplash

>> Bar Vesúvio

Aberto por volta de 1920 por dois italianos, o bar Vesúvio ganhou fama com o romance Gabriela Cravo e Canela. Depois de mudanças de dono e de nome, recuperou o charme do velho Vesúvio em 2000, quando foi totalmente reformado em busca das características originais – entre elas, as mesas na calçada.

Praca Dom Eduardo 190, Centro
(73) 988612128

>> Bataclan Restaurante

Av. Dois de Julho, 77 – Centro
(73) 98861-0059

>> Divina Empada

Rua David Maia 261– Aeroporto
(73) 98865-3531
http://divinaempadailheus.com/

>> Cabana da Empada

Rod. Ilhéus-Itacaré, km 28 e 35 km
(73) 9981-6750
https://cabanadaempada.com.br

>> Mar Aberto Music Bar

R. Padre Luis Palmeira, 129 – Pontal
(73) 3632-1893

>> Jardins Restaurante e Pizzaria

Av. Tancredo Neves, 1355 – Lote 10 – Jardim Atlântico
(73) 3222-4360

>> Barrakitika

R. Jorge Amado, 39 – Centro
(73) 3231-8300

>> Chico’s Caldo

Rua Herminio Ramos 128 Centro
(73) 3632-5223

>> Restaurante Sabor do Sul

Rua Coronel Paiva Nº 53 – Centro
(73) 3231-3281

>> Mangue Seco Restaurante

R. Barão do Rio Branco, 414 – Pontal
(73) 99969-5442

Onde Ficar

Seguem algumas dicas:

Onde se hospedar – Fonte: Pixabay

>> Pousada dos Hibiscus

Rua F, quadra 15 lote 139 – Jardim Atlântico
(73) 3632-1080
https://www.pousadadoshibiscus.com.br

>> Barravento Praia Hotel

Rua Lindolfo Collor, 240 – Malhado
(73) 3634-3223
http://www.barravento.com.br

>> Hotel Praia do Sol

Av. Tancredo Neves, 139 – São Francisco
(73) 3234-7000 / 3234-7006
https://www.praiadosol.com.br

>> Green 53 Boutique Hotel

Rua General Câmara, nº 53 Centro Histórico
(73) 99981-7822
https://green53.com

>> Pousada Praia Bela

Rod. Ilhéus | Olivença, km 2,5 – Praia dos Milionarios
(73) 99800-7022
https://www.praiabela.com.br

>> Pousada Costa do Cacau

Rua F, 142 – Jardim Atlântico
(73) 3632-1879
www.pousadacostadocacau.com

>> Pousada Pier do Pontal Av. Lomanto Júnior, 1650 –
(73) 3221 4000
https://www.pierdopontal.com.br

  • Fontes: ilheus.ba.gov.br | bahia.com.br | Demais fontes colaborativas
Hilton Albuquerque

Hilton Albuquerque