Juazeiro é uma cidade de grande efervescência cultural. Pesquisa feita pela UFRJ em todo o país e divulgada em março de 2009, constatou que a cidade de Juazeiro do Norte é a maior em população envolvida em atividades culturais. Esse caldeirão de cultura, tem registrados junto a secretaria de cultura do estado, 72 grupos de cultura popular.
Existem vários grupos folclóricos de reisado, maneiro-pau e malhação de Judas, entre outros. A literatura de cordel e a xilografia também são bastante difundidas, especialmente em função da Academia de Cordelistas de Juazeiro do Norte e a editora Lira Nordestina da Universidade Regional do Cariri.
Principais Eventos
>> JuaForró
Uma das maiores festas populares, que busca celebrar e preservar as tradições e o folclore da região do Cariri, com uma programação diversificada e abrangente. O Juaforró ocorre com shows musicais, festival de quadrilhas e forró no sítio.
>> Feste Juá
É o carnaval de Juazeiro do Norte. A programação inclui bandas locais nos três dias de festa, além do Desfile de Escolas de Samba convidadas e Mostra Competitiva das Escolas de Samba, com apuração e resultado, também contando com a participação de blocos carnavalescos, Maracatu e Afoxé.
>> Romarias
I – 17 de janeiro: Celebração em memória da morte da Beata Maria de Araújo;
II – 18 a 20 de janeiro: Romaria de São Sebastião;
III – 29 de janeiro a 2 de fevereiro: Romaria de Nossa Senhora das Candeias;
IV – 24 de março: Semana do nascimento do Padre Cícero, nomenclatura dada pela Lei n.º 14.910, de 25, de abril de 2011;
V – 20 de julho: Romaria em memória da morte do Padre Cícero;
VI – 10 a 15 de setembro: Romaria de Nossa Senhora das Dores;
VII – 24 de setembro a 5 de outubro: Romaria de São Francisco;
VIII – 29 de outubro a 2 de novembro: Romaria de Finados;
IX – 30 de novembro: Ordenação do Padre Cícero; e
X – 23 de dezembro a 6 de janeiro: Romaria do Ciclo Natalino.
As festividades de que trata esta Lei deverão ocorrer, anualmente, até uma semana que antecede o dia alusivo.
Conforme Lei 16.927 de 09.07.2019
Atrações Locais
>> Estátua do Padre Cícero na Colina do Horto
A Estátua de Padre Cícero na Colina do Horto é um monumento construído em homenagem a Padre Cícero, localizado em Juazeiro do Norte, Brasil. No local há um pequeno museu e uma igreja. O projeto inicial previa que a estátua teria 27 metros de altura. Porém foi redimensionada e construída com 30 metros de altura no total com a base. Foi esculpida por Armando Lacerda em 1969, sendo inaugurada em 1° de novembro do mesmo ano. Trata-se de um dos pontos mais visitados do município. A partir da estátua é possível avistar a cidade e a Chapada do Araripe
>> Museu Vivo Casarão do Padre Cícero
Inaugurado em dia 1º de novembro de 1999, no velho Casarão do Horto, o Museu Vivo de Padre Cícero retrata e preserva, em personagens em tamanho real, a vida e obra religiosa do padre Cícero Romão Batista. Em homenagem a ele, o Museu Vivo do Padre Cícero abriga, em cinco ambientes, réplicas do patriarca dos nordestinos e pessoas que eram da sua convivência, como Maria de Araújo, José Marrocos, Floro Bartolomeu, Aureliano Pereira. Em salas e quartos, encontra-se a presença de imagens do sacerdote em momentos de descanso, oração e conversas, com as beatas, despachando com José Marrocos em seu gabinete.
Colina Do Horto S/N
(88) 3512-4701
>> Pedra do Joelho
A Pedra do joelho é um bloco de granito com sulcos em sua formação. Na crença popular acredita-se que as marcas na pedra representam impressões de um joelho, dos pés de uma criança e da região lombar de uma coluna, simbolizando respectivamente os joelhos de Nossa Senhora, os pés do menino Jesus e a coluna de São José.
Rua José Arnaldo Bezerra filho – Horto
>> Santo Sepulcro
O Santo Sepulcro é o local onde foi enterrado um dos beatos que viveram na época do Padre Cícero e apresenta duas capelinhas, onde os romeiros acendem velas e fazem suas preces. É onde reside as pedras do pecado, da escada e da coluna, nas quais os fiéis acreditam na remissão dos pecados, caso consigam ultrapassá-las.
Tido como o mais prodigioso dos lugares do Horto de Juazeiro, o Santo Sepulcro é um campo pedregoso, repleto de objetos devocionais, como cruzeiros e entalhes em rocha, e cujas pedras os romeiros costumam associar ao túmulo onde Jesus foi enterrado. Dada a dificuldade de acesso, o espaço é considerado um importante local de penitência, e um considerável conjunto de tradições populares se desenvolveu ao seu redor. Neste espaço, também, os indígenas Pancararus realizam rituais tradicionais de pajelança, trajados com os adereços de palha.
Colina do Horto
>> Teleférico do Horto
Entre as estações Romeiros (parte inferior) e Horto (superior), os bondinhos percorrerão uma distância de aproximadamente dois quilômetros a uma altura de 200 metros, em um tempo de 7 minutos e 30 segundos. O equipamento completo é composto por 12 torres de sustentação, 26 cabines climatizadas – e mais cinco reservas – com dez lugares
Localizado na estátua do Padre Cícero na colina do Horto
>> Casa do Museu Padre Cícero
A casa foi moradia do sacerdote na zona urbana de Juazeiro no decorrer de sua vida. Hoje o lugar abriga uma variedade de objetos como louças, vestimentas, itens e fotos pessoais do padre, além de ex-votos e a cama que serviu de caixão no seu velório.
Rua São José, 242 – Centro
(88) 3511-4177
>> Centro de Cultura Popular Mestre Noza
Casarão que um dia pertenceu à Polícia Militar Cearense, agora abriga o Centro de Cultura Popular Mestre Noza. Pequenas salas ao redor de um pátio concentram o que há de mais tradicional na cultura artesanal cearense e nordestina. Nomeado em homenagem ao falecido xilogravurista Mestre Noza, o Centro de Cultura Popular tem como objetivo concentrar o artesanato da região para impulsionar sua divulgação e venda. Funcionando desde 1983, o Centro é uma cooperativa com mais de 100 artesãos cadastrados com trabalhos variados, desde madeira, barro e ferro, até fibras naturais e material reciclado.
Rua São Luiz. 96 – Centro
(88) 3511-3133
>> Centro Cultural Cariri
O Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri iniciou seu funcionamento em 04 de abril de 2006, oferecendo a seus visitantes uma variada programação diária e gratuita, tendo como princípio de que uma ação cultural efetiva é resultado do diálogo entre artistas e a comunidade para a apreciação, produção e disseminação da arte e cultura do Nordeste, do Brasil e do mundo.
Rua São Pedro, 337 – Centro
>> Lira Nordestina e Xilogravura
A Lira Nordestina é um equipamento cultural vinculado a Pró-reitoria de Extensão da URCA e é referência em xilogravura.
Rua Interventor Francisco Erivano Cruz, 120 – Centro
(88) 3102-1200
>> Memorial Padre Cícero
O Memorial Padre Cícero entre outras atribuições, abrigar “relíquias” do sacerdote que ainda estivessem em poder de muitas famílias locais. Sua inspiração partiu do Memorial JK, em Brasília. O projeto de construção do Memorial foi assinado por Sérgio de Souza, na gestão do então prefeito de Juazeiro do Norte, Manoel Salviano Sobrinho, e levou dezoito meses para ser executado, entre 1987 e 1988.
Praça do Cinquentenário, s/n, Largo do Socorro, Socorro
(88) 3511-4487
>> Santuário de São Francisco de Assis
O Santuário de São Francisco das Chagas, conhecido como a Igreja dos Franciscanos, foi benzido em 6 de janeiro de 1956, após seis anos da inauguração de sua pedra fundamental, em 6 de janeiro de 1950. É um dos maiores templos da ordem dos Franciscanos no Brasil. O Santuário de São Francisco das Chagas também é sede da Paróquia do mesmo nome, confiada aos Frades Capuchinhos.
Praça Mons. Joviniano Barreto, s/n – Franciscanos
(88) 9 8857-6455
>> Santuário do Sagrado Coração de Jesus
A Igreja dos Salesianos, como é mais conhecida pelos fiéis, começou a ser construída em 1949 e foi inaugurada em 7 de maio de 1978. Sua arquitetura imponente possui o estilo barroco europeu e foi edificada a partir de uma maquete que o Padre Cícero trouxe de Roma.
Rua Padre Cícero, 1387-1589 – Centro
(88) 3511-2518
>> Luzeiro da Fé
O Luzeiro da Fé foi inaugurado em 1º novembro de 2005, trata-se da maior torre do Nordeste brasileiro, com 113 metros de altura e mais de 250 toneladas de aço, sendo este monumento, idealizado pelo arquiteto Luiz Deusdará, e é uma homenagem aos milhares de romeiros que visitam Juazeiro do Norte. O Luzeiro da Fé ou Luzeiro do Cariri, está no caminho da Estátua do Padre Cícero, em frente à praça dos Romeiros.
CE-060, 200 – Centro
Dicas de Roteiros
Seguem alguns passeios interessantes para agendar:
Para Salgueiro (PE), a 120 km de Juazeiro do Norte
O antigo título de “Encruzilhada do Nordeste” indica que a cidade está no ponto central da região. Localização privilegiada, a pouco mais de 500 km do Recife, inclui o fato de também ser terreno de operação da ferrovia Transnordestina e estar entre os canais da transposição do Rio São Francisco. Motivo para não faltar movimento na área central, com foco no comércio varejista e no entretenimento de bares e restaurantes. Ainda sob os olhares do visitante, estão capelas e igrejas históricas, reforçando a religiosidade católica, além de museu sobre o uso do couro na cultura sertaneja e de sítio arqueológico com desenhos rupestres.
>> Casa da Cultura
Construído no final do século passado, o sobrado de dois pavimentos funcionou por mais de meio século como o ponto comercial mais importante do sertão central. Atualmente abriga a Casa da Cultura de Salgueiro. A fachada principal apresenta três portas ao nível térreo, quatro janelas e uma porta avarandada na parte superior. Todos os vãos abertos são em vergas retas. Sua cobertura em duas águas é protegida por platibanda recortada e com adornos.
Rua Major Raimundo de Sá, 95, Bairro Santo Antônio.
Para Souza (PB), a 173 km de Juazeiro do Norte
Visitar as cidades do sertão paraibano é vivenciar fatos históricos e vislumbrar paisagens únicas. São vários os atrativos existentes nas diversas cidades que integram o sertão paraibano.
>> Vale dos Dinossauros
Um complexo turístico numa área de 39 hectares, onde estão preservadas pegadas de animais pré-históricos de 130 milhões de anos.
Para Petrolina (PE), a 347 km de Juazeiro do Norte
Às margens do rio São Francisco, Petrolina é um oásis em pleno Sertão pernambucano. Distante a pouco mais de 700 km do Recife, a cidade, antigamente conhecida como “passagem de Juazeiro”, por estar frente a frente com o município baiano, tem ares desenvolvidos sem se desligar das suas raízes. Fundada em 1895, preserva histórias como a origem do seu próprio nome, que, segundo a pedra de instalação do município, trata-se de uma homenagem ao Imperador D. Pedro II e sua mãe Maria Leopoldina. Mas atente: essa é apenas uma entre tantas versões! Não faltam histórias para imaginar ou reviver nos pontos turísticos, localizados em ruas de fazer inveja a qualquer cidade grande, e nas belezas naturais desenhadas pelo Velho Chico. Água essa que possibilitou a economia girar e o terreno viver colorido de frutas, como banana, uva de mesa e manga. Na zona urbana, serviços para visitante nenhum passar apuros e conhecer a região do Vale do São Francisco com o apoio das agências de viagem e da equipada rede hoteleira.
>> Centro de Artes Ana das Carrancas
Quando Ana Leopoldina dos Santos saiu da cidade de Santa Filomena (PE) para Petrolina, fugindo da seca na década de 1950, tinha certeza de que na nova cidade existia um rio que nunca secava. Lugar onde ela começou a confeccionar as carrancas de barro, que são esculturas colocadas na proa dos barcos para espantar os maus espíritos. O trabalho ganhou forma e logo foi reconhecido por uma peculiaridade: os olhos vazados em homenagem ao marido de Ana, que era cego. Parte desse acervo está no museu preservado por suas filhas, que reúne ateliê, lojinha e memorial com peças da artista. É parada obrigatória para quem quer uma lembrança de Petrolina carregada de amor à vida e à arte.
BR 407, 500, Massangano
Para Fortaleza, a 493 km de Juazeiro do Norte
>> Praia do Futuro
Localizada a cerca de 10 km do centro da capital, a Praia do Futuro tem 8 km de extensão. São inúmeras opções de barracas de praia, com estrutura de bares e restaurantes para receber os visitantes. A Prefeitura de Fortaleza realizou uma grande revitalização do local, com a padronização das calçadas, paisagismo, drenagem, sinalização, construção de uma ciclovia, novos postes elétricos, reforma em todos o sistema viário que compreende um percurso de oito quilômetros, iniciando na Avenida Zezé Diogo, Dioguinho, Clóvis Arrais, indo até a Avenida José Saboia. Ainda na praia mais visitada da capital, todas as quintas-feiras a tradição é degustar o caranguejo. Além do molho e da farofa, que acompanham o crustáceo, o forró e os shows de humor tomam conta das barracas.
>> Mercado dos Peixes
Localizado na Beira Mar, Mucuripe, recentemente reformado pela Prefeitura de Fortaleza, o Novo Mercado dos Peixes é o melhor lugar da cidade para comprar frutos do mar em termos de custo e benefício.
Camarão rosa e cinza, lagosta, peixes como pargo, serra, cioba, lula, polvo, sururu, caranguejos do mar e muitas outras delícias são encontradas o ano todo. O cliente pode comprar o produto em um dos boxes de venda e fritá-lo a partir de R$8 por quilo. Opções de guarnições incluem arroz branco, baião de dois e macaxeira frita.
Av. Beira Mar, 3479 – Meireles
(85) 3263-4471
Onde Comer
>> Carmela Boutique
Rua Tenente Luís Coelho Rocha, 105 – loja 125 – Lagoa Seca
(88) 99733-6646
>> Sirigado do Pedro
Rua Arnobio Bacelar Caneca, 820 – Lagoa Seca
(88) 3571-2662
>> Pasto & Pizzas
Rua Odete Matos Alencar, 590 – Lagoa Seca
(88) 3571-1955
>> Restaurante Central Da Picanha
Avenida Governador Placido Aderaldo Castelo, 180 – Lagoa Seca
(88) 3571-8912
>> Coisas do Sertão
Av. Padre Cícero, 3018 – Triângulo
(88) 3571-7676
Onde Ficar
Seguem algumas dicas:
>> Santa Rosa Hotel
Rua Maria Marcionilia Pessoa Silva, 300 – Jardim Gonzaga
(88) 3571-2315
>> Ibis Juazeiro do Norte
Rua Beato José Lourenço, 85 – Triângulo
(88) 3102-6650
>> Imperial Palace – Hotel
Avenida Leão Sampaio, Rodovia, KM 04, Barbalha
(88) 2178-0101
imperialpalacehotel.tur.br
>> Panorama Hotel
Rua Santo Agostinho, 58, – Centro
(88) 3566-3150
>> Pousada Café com Leitte
Rua Delmiro Gouveia 776, Bairro Salesiano
(88) 3511-4087
hotelcafecomleitte.com.br
- Fontes: juazeirodonorte.ce.gov.br | ceara.gov.br | Demais fontes colaborativas