Em um país tropical de dimensões continentais e recortado por uma imensa costa litorânea banhada pelo Oceano Atlântico, é compreensível entender por que o turismo de sol e mar é tão procurado. No Nordeste, onde o sol brilha forte o ano inteiro, as praias do litoral sul de Pernambuco são extremamente disputadas pela profusão de piscinas naturais, arrecifes e coqueirais. A água morna e tranquila é outro diferencial dos adeptos dos banhos de mar. Com 187km de praia, o litoral pernambucano oferece opções de praias agitadas com infraestrutura bem montada, resorts e serviços de qualidade até lugares pouco explorados onde o lema é descansar ouvindo o som das ondas do mar.
O Litoral Sul pernambucano é hoje o destino mais procurado pelos turistas por reunir infraestrutura consolidada e praias paradisíacas.
Relacionamos abaixo algumas das praias do litoral, principalmente as mais badaladas, algumas delas poderão apresentar matérias próprias no nosso site, com informações mais detalhadas.
>> Praia do Paiva (Cabo de Santo Agostinho)
A mata atlântica e os coqueiros formam a paisagem natural. A praia tem águas transparentes e mornas, com uma variação de piscinas naturais e mar aberto, local bastante visitado para a prática do surf, e adeptos de caminhadas. Trata-se de uma praia um pouco deserta, não possuindo estrutura de restaurantes e hotéis. Localizada a 28 km da capital Recife.
>> Praia de Calhetas
Trata-se de mais uma das praias da Cidade de Cabo de Santo Agostinho, cercada por rochas e coqueirais, é muito procurada para o banho de mar devido a suas águas mornas e transparentes, para mergulho e pesca submarina. Localizada a 50 km da capital Recife.
>> Praia Porto de Galinhas (Ipojuca)
Ela está no centro das atenções, distante apenas 60 km do Recife, na cidade de Ipojuca, trajeto todo por estrada asfaltada. O balneário já conquistou seis títulos como a melhor praia brasileira. A preferência nacional e até internacional não é à toa. A marca registrada são as piscinas naturais formadas por inúmeros arrecifes próximos da faixa de areia. Jangadas levam os turistas até os peixes coloridos dos corais em um espetáculo de cores da natureza. Ideal para quem gosta de contemplá-los debaixo d’água durante mergulhos. Aliás, a praia é um excelente local para os iniciantes e possui centros de mergulho inclusive em hotel.
Com ampla rede hoteleira e de serviços, o balneário possui hotéis, pousadas e resorts de alto nível convivendo em harmonia com a natureza. Sim, Porto de Galinhas equilibra roteiros ecológicos com náuticos, de mergulho e muitos empreendimentos de luxo recém-inaugurados.
>> Praia de Maracaípe (Ipojuca)
É a praia do surf Pernambucano há muitos anos, tem recebido inúmeros campeonatos do ranking brasileiro e muitas competições que trouxeram atletas internacionais. “Maraca”, conforme chamam os frequentadores. Localizada a 64 km da capital Recife.
Localizado bem próxima da Praia de Maracaípe, na foz do Rio Maracaípe, o Pontal de Maracaípe é destino quase certo para quem visita a praia vizinha. Esse local, dotado de uma beleza exuberante, possui muitos atrativos para oferecer aos seus visitantes. Seu mar de águas cristalinas, mornas e tranquilas, além de muito bonito, é ideal para quem gosta de um banho de mar. Sua beleza é complementada pelos bancos de areia, bancos de corais e manguezais formados ao longo da margem do Pontal de Maracaípe. Entre as principais atividades está o passeio de jangada pelo manguezal, que é bastante procurado.
>> Praia de Serrambi (Ipojuca)
Mais uma das belas praias do município de Ipojuca, aqui o visitante pode relaxar com mergulhos por entre as embarcações naufragadas desde a época do Brasil Colônia até cargueiros afundados no século 20. Dali também se tem uma excelente visão da bela Ilha de Santo Aleixo, que combina areia branca com água esmeralda e onde costumam se encontrar donos de lanchas durante os finais de semana. Localizada a 72 km da capital Recife.
>> Praia Barra de Sirinhaém (Sirinhaém)
O conjunto arquitetônico de Sirinhaém, a 79 km do Recife, também não desaponta. A Praia é um estuário, e como tal possui a bela vegetação de manguezais. Mar calmo, propício para o banho, também apresenta condições para a prática de esportes vela, e windsurf.
De lá você pode fazer o passeio para a Ilha de Santo Aleixo, formada por rochas vulcânicas cobertas por vegetação arbustiva e coqueiros, situada em mar aberto a cerca de 2 km da Barra do Sirinhaém. Com forma ligeiramente semelhante a uma ferradura, piscinas naturais, águas calmas, mornas e transparentes de tom esverdeado. Ideal para prática de mergulho livre. A ilha fica a apenas 15 minutos de barco.
>> Praia de Tamandaré (Tamandaré)
Distante 104 km da capital Recife, trata-se de uma praia com monumentos históricos como o Farol de Tamandaré e o Forte de Santo Inácio de Loyola, de 1691. O município é um dos mais procurados nas férias e sempre oferece opções de shows e muito agito. A poucos quilômetros do centro, fica a ainda selvagem Praia dos Carneiros. Um cenário ainda preservado com poucas casas de veraneio e um mar calmo com muitos bancos de areia.
>> Praia de São José da Coroa Grande (São José da Coroa Grande)
É no mar transparente que surgem as piscinas naturais. A formação dos bancos de areia dá lugar a prainhas repletas de peixes coloridos que dão as boas vindas aos visitantes. A 118 km da capital Recife e vizinha ao município de Maragogi, no Litoral Norte Alagoano.
Veja também nossa matéria sobre o Litoral Norte de Pernambuco.
- Fonte: Empetur