Roteiro obrigatório de turistas nacionais e estrangeiros, Olinda recebe diariamente centenas de visitantes, que sobem e descem suas ladeiras íngremes e percorrem suas ruas estreitas em busca da natureza exuberante e da arquitetura quatrocentista, que lhe assegurara o título de Patrimônio Cultural da Humanidade, concedido pela Unesco em 1982.
A novidade é que hoje, além de seu passado de lutas libertárias, do casario colonial e da bela paisagem, Olinda oferece ao visitante uma rede de bons restaurantes, bares e hotéis e já começa a se firmar, inclusive, como novo pólo gastronômico da Região Metropolitana do Recife, atraindo tanto turistas quanto moradores das cidades circunvizinhas.
Outro aspecto importante no perfil turístico de Olinda é a vitalidade cultural que a cidade costuma mostrar. São inúmeros eventos promovidos pela administração pública municipal ou por produtores culturais independentes, criando na cidade um clima de festa que dura o ano inteiro.
Olinda tem uma incrível vocação para o lazer contemplativo. Seja do alto de suas colinas, ou das calçadas da orla marítima as paisagens que se descortinam fazem jus ao que cantou o poeta Carlos Pena Filho, em seu poema “Olinda”. Afirma Pena Filho:
“Olinda é só para os olhos,
não se apalpa, é só desejo.
Ninguém diz: é lá que eu moro.
Diz somente: é lá que eu vejo.”
Além disso, Olinda oferece ao visitante a oportunidade de conhecer obras de artistas plásticos de renome internacional, como João Câmara, Tereza Costa Rego, Guita Charifker e outros artesãos anônimos, espalhados nos 71 ateliês existentes na cidade.
Os artistas populares também têm seu lugar em Olinda. Componentes de centenas de agremiações carnavalescas, que compõem o outro lado da moeda olindense, que de profundamente religiosa transmuta-se, anualmente, na capital da maior festa pagã do mundo, o Carnaval.
Principal Evento
>> Carnaval
O carnaval de Olinda preserva as mais puras tradições da folia pernambucana e nordestina. Todo ano, pelas ruas e ladeiras da Cidade Alta desfilam centenas de agremiações carnavalescas e tipos populares, que mantêm vivas as genuínas raízes da mais popular festa do Brasil. São clubes de frevo, troças, blocos, maracatus, caboclinhos, afoxés, cujas manifestações traduzem a mistura dos costumes e tradições de brancos, negros e índios, base da formação do nosso povo e de nossa cultura.
Atrações Locais
>> Centro Histórico
O centro histórico de Olinda, vizinho à cidade do Recife, capital do Estado de Pernambuco, remete ao início da colonização portuguesa no Brasil, no século XVI, quando se consolidou como sede da Capitania de Pernambuco, no período áureo da economia de cana de açúcar. O conjunto arquitetônico, urbanístico e paisagístico foi tombado pelo Iphan, em 1968. O reconhecimento da cidade como Patrimônio Mundial Cultural, pela Unesco, ocorreu em 1982 e refere-se a uma área de 1,2 km2 e cerca de 1.500 imóveis, os quais testemunham diferentes estilos arquitetônicos: edifícios coloniais do século XVI harmonizam-se às fachadas de azulejos dos séculos XVIII e XIX e às obras neoclássicas e ecléticas do início do século XX.
>> Alto da Sé
É o ponto mais visitado de Olinda. Além da belíssima paisagem e das famosas tapioqueiras, ali estão diversas lojas de artesanatos, restaurantes, a Igreja de São Salvador do Mundo (1584); o prédio da Caixa-d’Água (1934 – marco da arquitetura moderna brasileira. Oferece elevador panorâmico e mirante em 360° para contemplação da cidade), o Museu de Arte Sacra de Pernambuco e o Observatório Meteorológico. Um pouco mais adiante, no Largo da Misericórdia, estão a Igreja e o Convento de Nossa Senhora da Conceição (século XVI) e a Igreja da Misericórdia, datada de 1540 e sob a invocação de Nossa Senhora da Luz.
>> Rua do Amparo
É uma das mais procuradas de Olinda, com diversas oficinas e ateliês de artistas plásticos e artesãos, restaurantes, pousadas e pitoresco boteco. No n°. 28 está um dos dois sobrados mouriscos da cidade.
>> Mercado da Ribeira
Construído no final do século XVII e início do XVIII. Abriga lojas de artesanato, oficinas de entalhadores e ateliês. Em frente à edificação estão as ruínas do antigo Senado de Olinda.
Rua Bernardo Vieira de Melo, s/n – Carmo
>> Casa Estação da Luz
Um casarão do século XIX, com idéias do século XXI, localizada no centro histórico de Olinda, e tendo como patrono Alceu Valença, é um espaço de realização e celebração da arte, cultura e pensamento.
Rua Prudente de Morais, 313 – Carmo
>> Museu do Mamulengo
Primeiro museu dedicado a bonecos populares na América Latina. Possui acervo com mais de 1500 peças, algumas do século XVIII – Mercado Eufrásio Barbosa (Mercado do Varadouro)
Avenida Joaquim Nabuco, s/n – Varadouro (81) 3493-2753
>> Mosteiro de São Bento
Construído no século XVI e reconstruído no século XVIII, em razão de incêndio durante a invasão holandesa (século XVII). Abrigou por 24 anos a 1ª Escola de Direito do país. A capela-mor da Basílica é um primor da arte barroca. Em 2001, seu altar-mor foi exposto no Museu Guggenheim de Nova York. Nos finais de tarde, orações cantadas.
Rua de São Bento, s/n – Varadouro
>> Convento de São Francisco
Primeiro estabelecimento franciscano no Brasil (1585). Abriga a Igreja de Nossa Senhora das Neves e três belas capelas, sendo destaque a de São Roque, a mais antiga da Ordem Terceira no país.
Rua de São Francisco, 280 – Carmo (81) 3494-3387
>> Museu da Arte Contemporânea (MAC)
Instalado em prédio que serviu como prisão eclesiástica (século XVIII). Tem como tema a arte nacional e internacional. Em frente ao Museu, a capelinha de São Pedro Advíncola, voltados para a qual os presos faziam as suas orações.
Rua 13 de Maio, 149 – Carmo (81) 3184-3153
>> Orla da Praia
Olinda possui uma orla de aproximadamente 9 km, com diversos bares e restaurantes que funcionam durante todo dia, ficando a maior concentração no Bairro Novo. Porém, as praias não são muito atrativas para o banho.
Avenida Ministro Marcos Freire
Dica de Roteiro
Para Recife, a 10 km de Olinda
Recife, a capital de Pernambuco, parece que foi desenhada e colocada em uma localização estratégica. Porta de entrada do Nordeste brasileiro, com pontes e rios cortando toda a cidade, aqui você vai encontrar paisagens de tirar o fôlego, sol, mar, cultura, história e uma alta gastronomia que atrai milhares de turistas todos os anos. Destacam-se entre os motivos desta atração as manifestações culturais e as festividades bem como os parques, museus e as igrejas barrocas e construções históricas diversas. Essas manifestações estão espalhadas por toda a cidade.
>> Recife Antigo
Local de nascimento da cidade, a ilha do Recife Antigo, é um dos principais destinos de turistas e moradores. A Praça do Marco Zero é grande local de encontros e eventos. Nos arredores, armazéns com bares e restaurantes de frente para o mar, edificações históricas e ações como o Recife Antigo de Coração dão o tom do lugar.
Onde Comer
>> Tribuna Bar e Restaurante Sabores Ibéricos
Cozinha portuguesa tradicional à la carte com carta de vinhos leves e encorpados em espaço intimista informal.
Rua de São Bento, 210 – Varadouro (81) 981078706
>> Olinda Art & Grill
Cozinha variada com braseiro de carnes e pescados em ambiente descolado com piso panorâmico e música ao vivo.
Rua Bispo Coutinho, 35 – Alto da Sé (81) 3429-9406
>> Patuá
A casa oferece a culinária pernambucana e decoração com itens de artistas populares, em um clima aconchegante.
Rua Bernardo Vieira de Melo, 79 – Carmo (81) 3055-0833
>> Oficina do Sabor
Aclamado e charmoso restaurante de comida nordestina, como o gratinado de macaxeira com charque, e bela vista.
Rua do Amparo, 335 – Amparo (81) 3429-3331
>> Beijupirá
Sempre inovando no paladar, a marca Beijupirá sabe como encantar e conquistar os públicos mais exigentes, seus pratos possuem fama ao redor do mundo o recebendo diversos prêmios ao longo dos últimos anos.
Rua Saldanha Marinho, s/n – Amparo (81) 3439-6691
>> Bodega do Véio
Porções e petiscos com destaque à tábua de frios, aperitivos, drinques, em espaço histórico de clima simples.
Rua do Amparo, 212 – Amparo (81) 3429-0185
>> Bode do Nô
Jeitinho autêntico e provocativo no preparo da comida regional, sendo premiado por sua qualidade.
Avenida Ministro Marcos Freire, 407 (Orla da Praia) – Bairro Novo (81) 3429-8813
Onde Ficar
>> Hotel Pousada São Francisco
A Pousada está localizada no Sítio Histórico de Olinda à 100 metros da praia. Uma excelente opção para o turismo de eventos ou de lazer. A tranquilidade que você sonha no dia a dia.
Rua do Sol, 127 – Carmo (81) 3429-2109
www.pousadasaofrancisco.com.br
>> Pousada do Amparo
Um refúgio no Sítio Histórico de Olinda. Charme nos detalhes, atendimento afetuoso e um ambiente irresistível para construir novas memórias. Há mais de 20 anos somos referência em hospitalidade, sofisticação e em receber você de coração aberto no coração da cidade.
Rua do Amparo, 199 – Amparo (81) 98649-2839
>> Hotel 7 Colinas
Localizado no coração do Centro Histórico de Olinda ao lado dos principais monumentos da cidade. Suas construções modernas e confortáveis se distribuem por uma área verde preservada em meio a árvores centenárias.
Rua de São Francisco, 307 – Carmo (81) 3493-7766
>> Pousada dos Quatro Cantos
Instalado em um charmoso casarão do século XIX, a Pousada possui um terraço com vista panorâmica, sombreado por árvores seculares, que servem de recanto para os pássaros. No carnaval, o terraço é utilizado como camarote pelos hóspedes e convidados. Sua localização privilegiada é a maior atração da Pousada.
Rua Prudente de Morais, 441 – Carmo (81) 99969-0141
>> Hotel Costeiro
Com mais de 30 anos de experiência, decoração privilegia artistas e artesãos locais, promovendo uma atmosfera familiar e aconchegante.
Avenida Ministro marcos Freire, 681 – Bairro Nove (81) 3429-4877
- Fonte: Prefeitura de Olinda