Triunfo, oásis no sertão

Cine Teatro Guarany, Triunfo PE - Fonte: Wikimedia Commons
Compartilhar

Difícil não se apaixonar pela terra dos alegres caretas. Considerado uma importante estação climática de Pernambuco, Triunfo está a mais de 400 km do Recife, numa altitude de 1.004 metros acima do nível do mar. O contexto de montanha transforma a paisagem típica do Sertão, a começar pela vegetação verde e o clima ameno em contraste com a rigidez do semiárido. Associe essa beleza natural, batizada por muitos de oásis pernambucano, ao contexto histórico de uma cidade reconhecida oficialmente em 1884, quando foi desmembrada do município de Flores.

As construções do século 19 estão nas ruas do centro histórico, trazendo nostalgia ao exibir detalhes como pisos em mosaico e janelões de madeira. Acessíveis, elas formam o roteiro de um lugar com atrativos que vão da programação romântica e ecológica até os encantos da vida boêmia, com ótima oferta hoteleira e gastronômica à disposição.

Principais Eventos

>> Carnaval dos Caretas

O medo, a curiosidade e o orgulho formam uma tríade de elementos recorrentes que, marcando as lembranças dos indivíduos envolvidos na brincadeira, dão vida e sustentação ao Carnaval triunfense. Os Caretas são figuras satíricas que transformam o carnaval de Triunfo em um dos mais irreverentes do Estado. A festa ocorre no mês de fevereiro ou março.

>> Festa dos Estudantes

A tradicional Festa dos Estudantes, que ocorre normalmente em julho, realizada desde 1958 por estudantes triunfenses que residiam em outras cidades, foi criada no intuito de ser a despedida das férias. A festa ao longo dos anos foi se fortalecendo e hoje é um dos atrativos mais importantes do calendário de eventos estadual. Realizada na última semana do mês de julho, a Festa dos Estudantes coroa além do encerramento das férias, o ciclo da Temporada de Inverno de Triunfo, época em que os termômetros marcam suas temperaturas mais baixas.

>> Festival de Cinema de Triunfo

Triunfo se torna a capital do cinema nacional no mês de agosto. Realizado anualmente, o festival oferece mostras competitivas, seminários e oficinas com temática da sétima arte. A ideia do evento é reconhecer a produção audiovisual, valorizando artistas e produções nacionais, através da premiação com o troféu caretas.

Atrações Locais

>> Furna dos Holandeses

A população conta que no século 17 alguns holandeses, fugindo da perseguição das tropas luso-brasileiras, foram se esconder numa gruta, localizada na atual zona rural de Triunfo. A caminhada é tranquila, como paisagem bucólica em ponto alto da cidade.

Sítio Santo Antônio de Lajes, Zona Rural
(87) 99651-8456

>> Pico do Papagaio

O ponto mais alto da cidade fica a 1.260m de altura acima do nível do mar, distante 10 km do centro, em percurso sinalizado. No topo, a estátua de pedra do careta recebe o visitante. Ele fica no mirante que permite visualizar sete cidades à noite, como Serra Talhada e Afogados da Ingazeira, além do território paraibano. No inverno, o lugar costuma ficar coberto por neblina e apresentar temperatura de 3ºC.

Pico do Papagaio, Triunfo PE – Fonte: Wikimedia Commons

>> Engenho São Pedro

Visitar a fábrica que produz a cachaça Triumpho é entender porque a aguardente se tornou o cartão de visitas da cidade. O guia apresenta diariamente aos turistas como funciona a moagem da cana, a fermentação e maturação da aguardente, além da confecção da rapadura. O percurso termina na loja, onde é possível experimentar drinques, picolé e sorvete feitos com a branquinha.

Avenida Manoel Paiva, 114
(87) 3846-1229

Engenho São Pedro, Triunfo PE – Fonte: Divulgação

>> Museu do Careta

A figura mais popular do município, o careta, tem um museu para chamar de seu. Nele estão mais de 30 peças, incluindo as roupas extravagantes do brincante, que costuma sair às ruas no Carnaval, repleto de chocalho, estralando um chicote. A linha do tempo ilustrativa conta essa tradição, a partir dos anos 1980. Quem quiser, pode até vestir a fantasia e se sentir um careta, pelo menos na foto.

Rua Tenente Siqueira Campos – Alto da Boa Vista, s/n, Centro

>> Museu do Cangaço

O espaço faz diversas narrativas sobre o Cangaço, destacando a época em que Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, agia com seu bando em Pernambuco e outros Estados. A maioria das peças foi doada, como rifles, punhais, peixeiras e acessórios pessoais, expostos com riqueza de informação.

Avenida José Bezerra, 1002, (A rua do dr. Cordeiro de Lima)

>> Cine Guarany

O pomposo edifício, erguido em 1922, é ícone do audiovisual e das artes cênicas de Pernambuco. É sede do Festival de Cinema de Triunfo e funciona normalmente na exibição de curtas e longas metragens.

Praça Carolino Campos, s/n, Centro
(81) 3184-3090

>> Igreja de Nossa Senhora das Dores

De estilo greco-romana, a igreja matriz, datada do início de 1800, é referência arquitetônica no Estado. Abriga a padroeira do município, numa estrutura composta por escadaria, vitrais e detalhes em gesso.

Praça monsenhor Eliseu, 10, Centro

>> Águas Parque

Inserido em um ambiente ecológico, o parque é opção para famílias inteiras. Tem piscinas para crianças de todas as idades, além do serviço de comida e bebida.

Avenida Liráucio Rodrigues, S/N
(87) 3846-1138

>> Casa Grande das Almas

Localizada na divisa entre os Estados de Pernambuco e da Paraíba, tem sua história com base no cangaço, visto ser muito freqüentada por Lampião. Conserva ainda a originalidade arquitetônica e mobiliária de época.

Sitio Almas s/n
(87) 9626-8401

>> Cachoeira do Pinga

Possui 6 quedas d’água, com sua maior tendo 60 metros de altura e em período de cheia, é chamada de véu de noiva, e na estiagem, com menos volume de água, apenas pinga (por isso a origem do nome). Do alto, avista-se uma bela paisagem do Vale do Pajeú. Aos adeptos de aventura, pode ser desfrutado de delicioso rapel.

Sitio Brejinho

>> Cafundó das Pedras

Uma granja chamada Cafundó das Pedras por conta das cercas e a casa construídas em pedra. Possui uma via sacra pintada à mão, sendo as representações do casario triunfense. Além pinturas com figuras da cultura local e um recanto com plantas do sertão. Dista a menos de 1 Km do centro.

Sítio Bom Jesus / Telefone: (87) 9992-6811

>> Teleférico

O primeiro teleférico de Pernambuco e do Nordeste chega para incrementar ainda mais a beleza natural da cidade, com tempo médio de passeio de 25 minutos.

Bosque Horácio Timóteo / Telefone: (87) 3846-2800

Triunfo PE – Fonte: Wikimedia Commons

Vamos deixar aqui o Catálogo Municipal, elaborado pela Prefeitura de Triunfo, que você pode baixar em pdf para consultar estas e outras dicas.

Dica de Roteiro

Segue dica de passeio interessante para cidade próxima:

Para Serra Talhada, a 32 km de Triunfo

A cidade natal de Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, fica a mais de 415 km do Recife, numa altitude de 430 metros. Como o próprio nome já diz, esse é um lugar rodeado pela beleza de uma enorme serra, que pode ser admirada de diferentes pontos da cidade. É rota para o turismo religioso, por conta da importância das suas igrejas, mas também para os interessados em pesquisa, cultura e aventura. A natureza formada pela caatinga e o rio Pajeú abre acesso a trilhas e escaladas que atraem um público fiel. A tradição cultural se mostra na arte de grupos como Cabras de Lampião, que se apresentam nos palcos da cidade com a indumentária característica do homem do cangaço, dançando o xaxado puxado por zabumba, acordeão e triângulo.

>> Museu do Cangaço

É na antiga estação ferroviária de Serra Talhada onde a maioria dos turistas descobre que o cangaço não se resume apenas à figura de Lampião. O acervo tem mais de sete mil peças, sendo parte dela doação do pesquisador Anildomá Willans, que entregou documentos, utilitários e fotografias da época de batalhas. No percurso, descobre-se que o movimento popularizado pelo bando de Virgulino, na década de 1920, começou mesmo no litoral pernambucano antes de chegar ao Sertão. A visita guiada é feita com agendamento. Mas os monitores do museu ficam a postos.

Vila Ferroviária, São Cristovão
(87) 3831.3860

>> Casa da Cultura

Mais do que local de compra de artesanato, a Casa da Cultura expõe mais de 300 peças que contam a história do município. Por lá, você fica sabendo quem são os filhos ilustres da cidade, a exemplo do antigo governador de Pernambuco, Agamenon Magalhães. Os óculos redondos e originais de Virgulino também estão por lá, além de peças do primeiro padre de Serra Talhada.

Rua Manoel Pereira da Silva, 549, Centro
(87) 3831.3454

>> Estação do Forró

A pequena vila ao lado da antiga estação ferroviária não deixa de receber o visitante que busca uma programação cultural, como o tradicional encontro nordestino de xaxado. A aglomeração de casinhas, com acesso livre, ainda rende uma boa foto, e conta o jeito de morar do sertanejo.

Vila Ferroviária, 1604, São Cristóvão, Serra Talhada

>> Sítio Passagem das Pedras

O lugar exato onde Lampião nasceu fica a 35 km de distância do centro, próximo ao riacho São Domingos, numa propriedade privada. Deve ser visitado com a ajuda de um guia. O agendamento é feito no Museu do Cangaço o ano inteiro.

Informações: (87) 3831.3860.

Onde Comer

Em Triunfo, come-se bem do café ao jantar. Pela manhã, o pão quentinho de macaxeira ou batata-doce, servido com geleia natural da fruta, traduz bem a leveza da cidade. Em vários pontos do centro, bares e restaurantes oferecem licor e cachaça artesanal, reforçando a fartura que existe na produção da cana-de-açúcar. À mesa, o arroz vermelho chega soltinho e com status de iguaria típica nordestina. Faz a combinação perfeita com feijão guandu, que é uma leguminosa prática de cultivar no quintal de casa, e igualmente fácil de combinar no prato, ainda abastecido por um guisado de galinha.

Seguem algumas dicas de restaurantes:

>> Papo Pizza

Rua Olavo Gomes de Oliveira, 281 – Saudade
(87) 3846-1333

>> Beto”s Bar e Restaurante

Rua Jorn. Sigismundo Pinto, 340
(87) 3846-1413

>> Restaurante E Churrascaria Baixa Verde – Triunfo

Rua Manoel Paiva dos Santos 114
(87) 3846-1103

>> Cachaçaria Fogão de Lenha

Rua Padre Ibiapina 11

Onde Ficar

>> Sesc – Triunfo

Os hotéis do Sesc oferecem conforto, restaurante, cultura e eventos para seus hóspedes.

Rua Antônio Henrique da Silva, s/n – São Cristóvão
(87) 3846-2800

www.sescpe.org.br/unidades/hoteis-do-sesc/hospedagem-triunfo/

>> Pousada Baixa Verde

A pousada foi criada em 1989, em um sitio pertencente à família do proprietário há mais de cem anos e junto ao centro histórico da cidade.A construção, também em pedras, considerada uma característica da cultura local, herdada dos imigrantes europeus o que lhe confere um charmoso diferencial para um hotel de montanha   e complexo de lazer.

Rua Manoel P Santos 114
(87) 3846-1103

www.pousadabaixaverde.com.br/pousada/

>> Pousada Café do Brejo

Rodovia PE 354
(87) 3846-1623

>> Pousada Calugi

Estrada Santa Tereza, Calugi
(87) 3856.1784 / 98166-8282

>> Portal Triunfo Hotel

Rua Padre Ibiapina
(87) 3846-1409

hotelportaltriunfo.blogspot.com/

  • Fontes: borapernambucar.com.br | triunfo.pe.gov.br
Hilton Albuquerque

Hilton Albuquerque