Cabaceiras, a “Roliúde nordestina”

Cabaceiras PB - Fonte: cabaceiras.pb.gov.br
Compartilhar

A cidade de Cabaceiras se autodenomina a “Roliúde Nordestina”, em uma referência aos mais de 25 filmes que foram rodados na região. O longa-metragem O auto da compadecida, por exemplo, foi gravado no centro e em arredores da cidade Cinema, Aspirinas e Urubus, de Marcelo Gomes, e Romance, de Guel Arraes (mesmo diretor de Auto da Compadecida) são outros filmes que têm Cabaceiras como cenário.

A cidade abriga um Memorial Cinematográfico. Está localizado na microrregião do Cariri Oriental a cerca de 300 metros acima do nível do mar, na área mais baixa do Planalto da Borborema, na região dos “Cariris Velhos”.

Principais Eventos

>> Festa do Bode Rei

Em Cabaceiras, o bode é rei. E olha que é difícil concorrer com  a fama da cidade, considerada a Roliúde Nordestina, por ter sido cenário de inúmeras produções cinematográficas, entre elas o icônico Auto da Compadecida, baseado na obra de Ariano Suassuna, que virou até minissérie de televisão. Pois bem, entre os meses de maio e junho, durante três dias, o Bode se torna o grande Rei, inclusive com direito a receber a chave da cidade entregue pelo prefeito. Essa tradição tem mais de 20 anos e acontece durante a Festa do Bode Rei, que reúne toda a cadeia produtiva da caprinocultura, com feira, exposições e comércio de animais das mais variadas raças.

Festa Bode Rei – Fonte: cabaceiras.pb.gov.br

>> ExpoCouroBode 

É um festival que busca expor as potencialidades dos produtos derivados do couro em nosso município, uma das principais fontes de renda dos cidadãos que residem em Cabaceiras.

Atrações Locais

>> Lajedo de Pai Mateus

Pode-se apreciar uma paisagem única formada por cerca de uma centena de grandes pedras arredondadas, que chegam a pesar 45 toneladas. Elas são palco de sítios arqueológicos com inscrições e figuras rupestres e artefatos de grupos indígenas primitivos como flechas, lanças, machados e panelas, indicando a presença do homem há mais de três mil anos.

É também um dos mais reconhecidos do ponto de vista turístico, apresenta fluxo turístico bem consolidado atraindo visitantes de diversas partes do mundo, sendo o melhor exemplo de associação entre geologia e turismo na região. São 17km da zona urbana até o Hotel Fazenda Pai Mateus.

Lajedo de Pai Mateus, Cabaceiras PB – Fonte: Wikimedia Commons

>> Saca de Lã

Estrutura em forma de castelo de blocos (castle koppie) gerada pelo faturamento e desgaste da rocha. A forma como os blocos encontram-se organizados dá ao sítio uma semelhança com fardos de algodão (sacas de lã) empilhados, o que lhe proporcionou o nome. Essas feições são frutos da conjunção entre o diaclasamento de fraturas ortogonais e das fraturas de alívio de pressão horizontais. Muitas pessoas acham que a estrutura foi “montada” pelo homem, na verdade, temos muitas teorias sobre esse geossítio. Pode-se chegar ao topo das Sacas de Lã seguindo por uma trilha que passa pelas rachaduras na rocha. O local é amplamente conhecido e usado para turismo, sendo um dos principais atrativos geológicos do estado da Paraíba. A 19km da zona urbana, vizinho ao lajedo de Pai Mateus.

>> Lajedo Salambaia

Localizado na Fazenda Salambaia, há cerca de 23km do centro da cidade, podendo ser acessada ainda pelo município de Boa Vista, do qual dista cerca de 17 km. Um dos principais elementos notáveis nesse geossítio são as Gnamas geradas pelo processo de dissolução da rocha. Essas pequenas lagoas formam depósitos de sedimentos que servem de substrato para o desenvolvimento de estratos vegetais de diversos portes. Quando se encontram preenchidas com água, são o habitat de diversas formas de vida. O lajedo é rico em líquens, que recobrem quase toda a superfície do topo do lajedo o deixando alaranjado.

Lajedo Salambaia – Fonte: cabaceiras.pb.gov.br

>> Muralha do Cariri

Trata-se de um peculiar afloramento de rocha granítica, possuí cerca de 100 metros de comprimento e 3 metros de altura, formada a partir de processos distencionais na crosta terrestre há milhões de anos.

Fazenda Salambaia

Muralha do Cariri – Fonte: cabaceiras.pb.gov.br

>> Memorial Cinematográfico

O local abriga objetos, materiais utilizados nas filmagens, roteiros, fotos, depoimentos, críticas, além de cópias de algumas produções realizadas no município de Cabaceiras. Localizado ao lado da Igreja cenário do filme “O Auto da Compadecida”.

Rua Cel. Manoel Maracajá

>> Bodega de Zé de Cila

Zé é um dos personagens do nosso turismo e além de nos receber trajado de padre em homenagem a sua participação no filme “O Auto da Compadecida”, ele ainda tem em sua bodega de um tudo, “mangai” pra ninguém botar defeito.

Avenida 04 de Junho – Centro

Bodega Zé de Cila – Fonte: cabaceiras.pb.gov.br

>> Cooperativa Capribov

A cooperativa te espera com queijos finos de leite de cabra e de sabor inigualável.

Rua Manoel Martins Pereira de Barros, 71 – Centro
(83) 3321-3361

>> Cruzeiro da Virgem

No ano de 1920 a menina Josefa, de quase 5 anos, foi buscar no mato da Fazenda Cancelas, quixabas com suas irmãs. Ela se perdeu e apesar de muitas buscas, somente foi encontrada sem vida dois dias depois. No lugar de sua morte, seus pais colocaram um cruzeiro. Tornou-se então lugar de pagar promessas e peregrinação. E 1953, seu tio Padre Inácio Cavalcante, construiu ao lado deste cruzeiro uma capela, dedicada a Nossa Senhora de Fátima. Hoje, em todo terceiro domingo do mês de outubro, o fiéis da região visitam este cruzeiro em grandes romarias.

Cruzeiro da Viagem – Fonte: cabaceiras.pb.gov.br

>> Oficina do Saulo

Nesta oficina você conhecerá a produção de chapéu de couro do vaqueiro nordestino e diversos modelos de sandálias e sapatilhas. Transformação do couro em arte. Estes produtos você encontra também na venda Casa do Bode Rei do Zé de Cila.

Rua José Osmar de Lima, s/n – Centro
(83) 9 8667-4080 /  98773-6547

>> Rota do Couro

A Rota do Couro se localiza no Distrito de Ribeira, a 14km da zona urbana do município. Estrada de barro em boas condições e sinalizada. Para que o passeio aconteça nas melhores condições, é importante que você entre em contato com a Cooperativa Arteza. Chegando lá, você vai ser conduzido ao curtume, onde acontece o processo de beneficiamento do couro de bode, tendo acesso ao processo artesanal e mecânico. De lá seguirão a um ateliê, onde o processo será o de produção do artesanato e onde haverá a vivência com a realidade local. Segue então para a Loja da Cooperativa Arteza, onde você vai poder fazer as compras dos artesanatos.

Atrelada a essa Rota, temos o artesanato em madeira, também com marchetaria, onde o artesão usa o couro de bode para agregar ao seu produto e produz peças inspiradas no Cariri. O artesanato no município é a principal atividade econômica e se destaca no turismo com sua qualidade e força diante das dificuldades enfrentadas por questões geográficas.

Cooperativa Arteza
(83) 3356-9001.

>> Dica de Rota

City tour (Museu Histórico-Cultural de Cabaceiras, Memorial Cinematográfico, Igreja do Auto da Compadecida, Igreja do Rosário, fachadas históricas e cinematográficas, Bodega de Zé de Cila) + Usina de Leite (CAPRIBOV, processo de beneficiamento do leite de cabra e produção de seus derivados, como o queijo de cabra) + Letreiro da Roliúde Nordestina + ALMOÇO + Geossítio Saca de Lã + por-do-sol no Lajedo de Pai Mateus ou Lajedo da Salambaia + à noite é hora de experimentar a Bodeoca (Tapioca com recheio de bode).

Contatos: (83) 98760-5865 / 98880-2903 / 98835 0577

Dicas de Roteiros

Seguem alguns passeios interessantes para agendar:     

Para Santa Cruz do Capibaribe (Pernambuco), a 65 km de Cabaceiras

A capital da moda figura entre as cidades-polo do Agreste pernambucano. Em Santa Cruz do Capibaribe, encontra-se o maior parque de confecções da América Latina, que faz do município um forte ponto de comércio e indústria têxtil. Nos centros de compras ou feiras espalhados pela cidade, pessoas de todos os estados brasileiros são encontradas fazendo compras pessoais ou para varejo. Além de figurar entre os pontos mais fortes de produção e comércio de Pernambuco, Santa Cruz do Capibaribe também ocupa um lugar privilegiado nas exportações.

>> Moda Center Santa Cruz

Com jeito de shopping, o Moda Center Santa Cruz vende roupas com valores abaixo do mercado. Com uma estrutura bem equipada, o visitante dos 10 mil pontos de venda no Moda Center tem a oportunidade de fazer suas compras com mais comodidade e opções de lazer para as crianças.

Avenida Moda Center, s/n, Bela Vista,

Moda Center, Santa Cruz do Capibaribe PE – Fonte: Wikimedia Commons

Para Campina Grande, a 70 km de Cabaceiras

É a segunda maior cidade da Paraíba. Colonizada por tropeiros, a Rainha da Borborema possui um polo tecnológico e industrial dos mais competitivos do Brasil. Foi lá que desenvolveram o algodão colorido, produto genuinamente paraibano. Mantém um polo universitário pulsante que atrai estudantes de todo o país. Há mais de 30 anos, sempre em junho, durante 30 dias, é realizado o Maior São João do Mundo que reúne mais de 2 milhões de visitantes. 

>> Vila do Artesão

A vila do Artesão é o local ideal para as compras do Artesanato de Campina Grande, o local reúne diversas lojas muito bem organizadas e com produtos de ótima qualidade.

Avenida Prof. Almeida Barreto, s/n – São José
(83) 3322-2425

Vila do Artesão, Campina Grande PB – Fonte: viladoartesaocg

>> Museu dos Três Pandeiros

Conhecido como o Museu de Oscar Niemeyer ou Museu dos Três Pandeiros, fica localizado no Açude Velho.O local é considerado como a última grande obra do arquiteto e  foi inaugurado no final do ano de 2012.

Rua Dr. Severino Cruz, s/n – Centro
(83) 3310-9738

Museu dos Três Pandeiros, Campina Grande PB – Fonte: MTur

>> Museu do Algodão

O Museu de História e Tecnologia do Algodão ou simplesmente Museu do Algodão é um museu situado na cidade paraibana de Campina Grande que visa principalmente guardar a memória da cultura do algodão no estado da Paraíba. É localizado no prédio onde funcionava a velha estação ferroviária de Campina Grande, inaugurada em 1907. O museu, por sua vez, foi inaugurado em 30 de outubro de 1908.

Rua Benjamin Constant – Centro

Para Areia, a 117 km de Cabaceiras

Principal município do Brejo Paraibano, Areia surgiu como povoado em 1625. É a cidade natal do pintor Pedro Américo, do escritor José Américo de Almeida e do Padre Azevedo, inventor da máquina de escrever. Fica a 120 quilômetros da Capital, João Pessoa. Com cerca de 30 mil habitantes é uma pacata cidade do interior e possui vários prédios tombados pelo patrimônio histórico. Em Areia, por exemplo, o turista encontra o Teatro Minerva, o 1º construído na Paraíba – e inaugurado em 1859 -, além de ser cidade natal do famoso pintor Pedro Américo, autor da obra que retrata o grito da Independência, que está exposta com destaque no Museu do Ipiranga, em São Paulo. Mas Areia reserva para o visitante outra grata surpresa: A cidade possui na zona rural mais de 20 engenhos que fabricam aguardente-de-cana, mel e rapadura num ambiente de muito verde, vales férteis, riachos com cachoeiras de águas cristalinas e clima europeu. No verão a temperatura fica entre 20º e 25º C. A altitude é de aproximadamente 620 metros. Leve seu equipamento de filmagem ou máquina fotográfica. O roteiro é deslumbrante e o turista pode obter imagens inesquecíveis, visitando a região que é considerada a Suiça Paraibana, cenário do romance A Bagaceira e da Revolta do Quebra-Quilos.

>> Museu da Rapadura

O Museu da Rapadura tem como principal Missão Institucional preservar a história do homem do campo do brejo paraibano, com ênfase na cultura da cana-de-açúcar. Presente desde os primórdios da colonização, a casa-grande foi elemento organizador da sociedade, núcleo de dominação social, econômica e política, apoiado nas relações de trabalho escravista e semifeudais. Funcionou como engenho de cachaça e rapadura, fundamentando-se na estrutura latifundiária e na monocultura de cana-de-açúcar. Está localizado no Campus II – UFPB – Centro de Ciências Agrárias.

Museu da Rapadura, Areia PB – Fonte: TV Brasil

>> Engenho da Cachaça Triunfo 

A Cachaça Triunfo começou em 1994, a partir do sonhos de Antônio Augusto. Apesar de não ser filho de nenhum Senhor de Engenho nem ter os conhecimentos para fabricar cachaça. Vendeu a fazenda e comprou uma pequena moenda e um alambique, foram os primeiros passos.  Ele apostou nos sonhos, enfrentou os desafios, aprendeu sobre cachaça e hoje, a Triunfo vende mais 250 mil garrafas por mês e também exporta. São 69 empregos diretos e mais de 1000 indiretos.

Sítio Macaíba, S/N, Zona Rural de Areia
(83) 99981-7728

www.cachacatriunfo.com.br

Engenho da Cachaça Triunfo – Fonte: Cachaça Triunfo

Para Caruaru (Pernambuco), a 130 km de Cabaceiras

Localizada a quase 130 km do Recife, ostentando o título de ter o “Maior São João do Mundo”, a Princesinha do Agreste e Capital do Forró tem programação para os visitantes em qualquer época do ano.

Caruaru foi fundada em 18 de maio de 1857 e tem população estimada de 361.118 pessoas (2019), segundo o IBGE. A cidade também é destaque no comércio, com a Feira de Caruaru. O centro comercial se tornou Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro em 2006 e seu surgimento se confunde com o nascimento da cidade, há mais de 200 anos.

Como polo de cultura e artesanato, Caruaru se destaca nas esculturas. Berço do mestre Vitalino, artesão pernambucano que tem obras expostas até no Museu do Louvre, em Paris (França). A cidade conta com diversos museus que expõem sua história e suas produções artísticas, como a música. Do ponto de vista econômico, também é um dos principais polos de compras de Pernambuco – representa a 5ª maior economia do Estado.

>> Feira de Caruaru

Um dos principais atrativos da cidade, a Feira de Caruaru é considerada uma das mais importantes do Brasil. Reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro, a feira se divide em Feira do Paraguai, Sulanca, Gado, Frutas e Verduras, Raízes e Ervas Medicinais, Troca-troca, Flores e Plantas Ornamentais, Couro, Confecção Popular, Fumo, Artesanato entre outras. No total, são 17 divisões por tipo de produto. O local atrai milhares de visitantes por ano e funciona diariamente.

Apenas a feira da Sulanca, que tem mais diversidade, quantidade e menores preços, tem funcionamento limitado – é realizada às segundas-feiras, das 4h da manhã às 12h.

Parque 18 de Maio, s/n, Centro

Feira de Artesanato, Caruaru PE – Fonte: Wikimedia Commons

Para a capital João Pessoa, a 190 km de Cabaceiras

João Pessoa é uma cidade privilegiada. Centro Histórico e monumentos preservados, arborizada, tranquila e uma orla com águas límpidas e cristalinas, alinhadas a arrecifes, corais, uma fauna marinha das mais ricas e fascinantes.  Mas, a capital paraibana tem em suas piscinas naturais um cartão-postal do Nordeste brasileiro. Formadas entre os arrecifes de corais durante a maré baixa, as piscinas são um refúgio para inúmeras espécies de peixes coloridos que se alimentam bem perto dos visitantes. Em qualquer época do ano, é possível desfrutar das piscinas naturais de Picãozinho, Seixas e Caribessa. São cenários deslumbrantes.

>> Picãozinho 

As piscinas naturais ficam na praia de Tambaú, a cerca de 1,5km de distância. O passeio dura em média 3 horas e pode ser feito em embarcações do tipo catamarã. A principal atração do passeio é a beleza do ambiente marinho: corais, várias espécies de peixes, algas e a possibilidade de mergulhos com cilindro ou com snorkel.

Picãozinho – Fonte: turismo.joaopessoa.pb.gov.br

>> Ponta do Seixas 

Ponto mais Oriental das Américas, a praia do Seixas também oferece aos visitantes a possibilidade de conhecer piscinas naturais a poucos quilometros da orla. Com águas cristalinas que mesclam tons azulados e esverdeados, estas são as maiores piscinas de corais do litoral paraibano, onde é possível observar diversos tipos de peixes coloridos, fazendo mergulho com cilindro ou snorkel.

Ponta do Seixas, João Pessoa PB – Fonte: Wikimedia Commons

Para Sousa, no Sertão da Paraíba, a 302 km de Cabaceiras

Visitar as cidades do sertão paraibano é vivenciar fatos históricos, vislumbrar paisagens únicas. São vários os atrativos existentes nas diversas cidades que integram o  sertão paraibano.

>> Vale dos Dinossauros

Um complexo turístico numa área de 39 hectares, onde estão preservadas pegadas de animais pré-históricos de 130 milhões de anos.

Vale dos Dinossauros, Sousa PB – Fonte: Wikimedia Commons

Onde Comer

Seguem algumas dicas:

>> Bar do Aconchego

Avenida 04 de junho – Centro
(83) 98856-6844

>> Restaurante Berro do Bode

Avenida 04 de Junho, 15 – Centro
(83)3356-1279 / 98858-9008

>> Restaurante Casa Nova

Avenida 04 de Junho, 385 – Centro
(83) 98775-5998 / 3356-1250

>> Restaurante Dona Leni

Sítio Cacimbas
(83) 98901-8881

>> Restaurante Pai Mateus

Sítio Tapera (Hotel Fazenda Pai Mateus)
(83) 98666-9973 | 3356-1250

>> Restaurante Rancho da Serra

Distrito Ribeira
(83) 98847-5931

>> Restaurante da Fazenda Salambaia

Fazenda Salambaia
(83) 98806-1171

Onde Ficar

Onde se hospedar

>> Pousada Berro do Bode

Avenida 04 de Julho – Centro
(83)3356-1279 / 98858-9008

>> Pousada Cariri

Rua Estanislau Eloy, 365, Centro
(83) 98770-2593 / 98842-1350 / 98820-7020

>> Hotel Fazenda Pai Mateus

Área de Preservação Ambiental (APA) do Cariri – Zona Rural
(83) 3356-1250 / 98809-4998

www.paimateus.com.br

>> Pousada Matuto Sonhador

Sitio Cabanha Xavier e Lucena – Zona Rural
(83) 98855-1972

www.pousadamatutosonhador.com

>> Rancho da Ema

Fazenda Ema – Zona Rural
(83) 98719-0170 | 98712-8134

>> Sítio Cacimbas

O local oferece turismo de experiência, buscando envolvimento dos visitantes com o artesanato, a gastronomia e a cultura local. O turista pode se hospedar com os moradores locais, ou se preferir privacidade, existe a hospedagem em casarões seculares, que são um charme a parte.

Zona Rural, 9km do centro da cidade
(83) 98796-1025

>> ACAMPJG

A área do acampamento é fechada e arborizada, com capacidade para até 20 barracas.

Vila Santana, próximo ao letreiro “Roliúde Nordestina”
(83) 98625-3936 / 98630-9008

  • Fontes: destinoparaiba.pb.gov.br | cabaceiras.pb.gov.br
Hilton Albuquerque

Hilton Albuquerque