Gravatá, a queridinha do agreste

Estação do artesão - Gravatá PE - Fonte: MTur
Compartilhar

Que Pernambuco tem praias lindas, todos sabem. Mas é preciso também saber que não apenas de sol e mar vive-se em Pernambuco e Gravatá é um exemplo disso.

Gravatá, com nome que deriva do tupi, já foi fazenda, loteamento, distrito e se tornou cidade em 15 de março de 1893. Hoje, como um dos municípios mais populosos e urbanos entre as cidades de Pernambuco, ela recebe visitantes que buscam a calma e o clima de interior, sem perder a comodidade de encontrar facilmente praticamente tudo o que a capital Recife oferece.

A cidade serrana de Gravatá, a 80 km da capital Recife, está a uma altitude de 447 metros. Incluída pela Empetur na Rota Luiz Gonzaga, nos meses de junho e julho, as baixas temperaturas, as atividades que caracterizam a vida no campo e a gastronomia local atraem milhares de visitantes. A cidade está repleta de hotéis de campo, chalés, haras e spas. Restaurantes dedicados a fondues e casas de chocolates convivem com endereços de culinária típica.

Principais Eventos

>>Semana Santa

Em Gravatá, uma das principais festas do ano é a Semana Santa. Com atrações de peso, o evento tornou-se não só uma celebração religiosa, mas um grande convite para uma animada festa cultural na cidade.

Semana Santa – Gravatá PE – Fonte: SECOM Gravatá

>>São João

Em todo interior de Pernambuco, a festa mais aguardada é o São João. O badalado São João de Gravatá não deixa festa a desejar para quem curte a época. Com concursos de quadrilhas e festas com grandes nomes do forró em palcos gratuitos, o São João da cidade se tornou uma das épocas de maior procura turística

Atrações Locais

>> Polo Moveleiro

Localizado na charmosa Rua Duarte Coelho, o Polo Moveleiro é o portão de entrada da nossa Cidade. Local de escoamento da produção artesanal e trabalhos manuais. Destaque para os móveis em madeira maciça em estilo rústico, peças decorativas e funcionais em alumínio, bronze e cipó, entre outros. Antiquários, cafeterias, chocolaterias, lanchonetes e loja de gêneros alimentícios da Região também compõem o logradouro.

Polo Moveleiro – Gravatá PE – Fonte: MTur

>> Mercado Cultural

Antigo Mercado do Charque construído em 1911. Preserva nos dias de hoje as suas linhas arquitetônicas mescladas com a modernidade dos boxes que comercializam especiarias e uma variada gastronomia típica do nosso Agreste. Além de servir como palco para os artistas da Terra. Artesanato, músicas e ritmos em um ambiente rico em cultura.

Mercado Cultural – Gravatá PE – Fonte: MTur

>> Memorial de Gravatá

Prédio, tombado, da antiga cadeia pública, que o povo popularmente passou chamar de quartel foi construído em 1911, pelo prefeito Joaquim Didier. Arquitetura Militar do início do século XX, teve essa função até o final da década de 80. Palco de lutas revolucionárias na década de 20, onde tombou o tenente Cleto Campelo. líder de um movimento político-militar brasileiro ligado ao tenentismo. No ano de 1985 tornou-se a Casa da Cultura Pastor Rosalino da Costa Lima. No ano de 2002 sofreu uma reforma que não foi só estrutural, foi também funcional, transformando a antiga cadeia no Memorial de Gravatá, um espaço para guardar as memórias do povo gravataense, através de um rico acervo de documentos, fotografias, móveis e objetos que registram o dia-a-dia do passado histórico das pessoas e da cidade.

Memorial Gravatá, Gravatá PE – Fonte: MTur

>> Estação do Artesão

Antiga Estação Férrea, tombada, inaugurada oficialmente em 02 de janeiro de 1894. Deixou de receber trens de passageiros em 1996, sendo definitivamente desativada em 2000. Nesse mesmoano foi reformada e em 2001 passou a funcionar como Estação do Artesão, local onde até hoje a Associação de Artesãos de Gravatá expõe e comercializa seus produtos.

>> Alto do Cruzeiro

Elevação natural no Centro Urbano da Cidade com aproximadamente 600 metros de altitude, destaque para a presença de afloramentos rochosos e bromélias (Gravatá). Possui uma visão panorâmica da Zona Urbana, da Serra do Maroto e da Serra Negra, Município de Bezerros. No local encontra-se: a Imagem do Cristo Redentor, Capela de Cristo Rei, o Cruzeiro, Escadaria da Felicidade, além de bares e restaurantes.

Alto do Cruzeiro, Gravatá PE – Fonte: MTur

Dicas de Roteiros

Para Chã Grande, a 15 km de Gravatá

>> Cachaçaria Sanhaçu

Com visitação aberta, a Cachaçaria Sanhaçu recepciona os visitantes com a especialíssima cachaça orgânica do Agreste. A cachaçaria oferece a visitação guiada no Tour Rural e no Tour Pedagógico. Nos dois, os processos de fabricação da cachaça são visitados, desde a horta orgânica até a degustação dos produtos. O diferencial do Tour Pedagógico é a inclinação para que tipo de disciplina o professor irá abordar na cachaçaria, ao levar os alunos para conhecer o processo.

Para Sairé, a 20 km de Gravatá

>> Museu municipal, Cachaçaria Sinhô Badé e Restaurante Tapera

A terra do buscapé e da laranja recebe seus visitantes com um clima frio aconchegante, uma entrada para a cidade estonteante e a certeza de um passeio bem aproveitado. Vale a pena visitar o Museu Municipal, a Cachaçaria Sinhô Badé (contato: Valdinez Júnior 81 99908-2280), com sua produção artesanal, e se deliciar com as culinárias nordestina no restaurante Tapera (contato: Gilmar Pontes 81 99686-1172).

Sairé PE – Fonte: Aldenice Albuquerque

Para Bezerros, a 37 km de Gravatá

>> Serra Negra

O ponto mais alto da cidade faz o visitante suspirar com a paisagem alcançada após uma breve subida. De fácil acesso, a Serra Negra dispõe de bares e pousadas capazes de conquistar o visitante para uma estadia alongada no município. Famoso ponto do São João de Bezerros, Serra Negra conta com um pequeno centro de artesanato e um anfiteatro que serve de palco para as atrações da festa. Para quem procura aventura, lá há a disponibilidade de seguir por trilhas, cada qual com seu ponto de exploração de maior ou menor dificuldade. Rapel e visitação de grutas também fazem a alegria do povo aventureiro que visita Serra Negra.

Para Caruaru, a 57 km de Gravatá

>> Feira de Caruaru

Um dos principais atrativos da cidade, a Feira de Caruaru é considerada uma das mais importantes do Brasil. Reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro, a feira se divide em Feira do Paraguai, Sulanca, Gado, Frutas e Verduras, Raízes e Ervas Medicinais, Troca-troca, Flores e Plantas Ornamentais, Couro, Confecção Popular, Fumo, Artesanato entre outras. No total, são 17 divisões por tipo de produto. O local atrai milhares de visitantes por ano e funciona diariamente.

>> Museu do Barro / Museu do Forró

Grupos de todas as idades se reúnem para aprender um pouco sobre a trajetória do forró e o artesanato em barro de Caruaru. O Museu do Barro tem esculturas e quadros de artistas caruaruenses, que retratam fortemente a cultura popular do lugar. Cerca de 2.300 peças compõem o acervo de artistas que fazem parte da história da cidade. Na área dedicada ao forró (principal ritmo musical local), uma homenagem a Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, é destaque. Estão expostos objetos, roupas e instrumentos desse grande compositor. O museu funciona entre a terça e o sábado, das 8h e 17h, aos domingos o funcionamento fica das 9h às 13h.

>> Feira de Artesanato

Todo o tipo de artesanato manual produzido na cidade pode ser encontrado lá. Localizada no mesmo lugar onde funciona a enorme Feira de Caruaru, a Feira de Artesanato funciona todos os dias, no horário comercial, de 8h às 17h. Arte com barro, com corda, com madeira, com lã, com couro, metal, palhas de coco e tantos outros materiais faz parte do acervo à venda do que mais parece um grande museu de arte caruarense ao ar livre, em Caruaru.

>> Polo de Moda

O Polo Caruaru é conhecido pela confecção variada a bons preços. Funciona de domingo a domingo, a partir das 9h, tem 64 mil m², praça de alimentação e estacionamento com mais de seis mil vagas.

Onde Comer

Carne de Sol – Fonte: MTur

>> Mercado Público de Gravatá

Rua Joaquim Nabuco, 77 – Centro

>> Restaurante Mania Caseira

Rua Manoel Bento da Silva, 83
(81) 3533-1639

>>Bar e restaurante Pirata Bar

Rua da Encruzilhada, 46 – Prado
(81) 98852-3999

>> Restaurante O Portuga

Av. Cícero Batista de Oliveira, 2882 – Alpes suíços
(81) 99703-2314

>> Restaurante Charque da Dona Neuza

Rua Vicente Soares da Silva 78 – Portal de Paraty
(81) 3533-1561

>> Restaurante Taverna Suiça

Av. Cícero Batista de Oliveira, 1340 – Alpes Suíços
(81) 3533-0299

>> Bar e Restaurante O Gordo e o Magro

Rua Padre Joaquim Cavalcanti, 11 – Centro
(81) 3533-6020

Onde Ficar

Diversas são as opções de hospedagem em Gravatá, inclusive com boas opções de hotéis de campo. Também existem diversas opções de casas que são alugadas para final de semana, feriados ou períodos mais longos.

Onde se hospedar

>> Canariu’s Hoteis

BR-232, km 84, Gravatá
(81) 3465-1532

www.hotelcanarius.com.br

>> Oasis Boutique Hotel

Rua Waldemar de Oliveira, s/n, Prado
(81) 3533-0380

www.spaoasis.com.br

>> Resort Villa Hípica

Rua Dr. Amaury de Medeiros, 1000, Bairro Novo
(81) 3533-9600

www.villahipica.com.br

>> Porto da Serra Hotel

Rua Quatro de Outubro, 639, Nossa Senhora Aparecida
(81) 3533-8574

www.portodaserrahotel.com.br

>> Hotel Fazenda Portal de Gravatá

BR-232, s/n – Novo Gravatá, Gravatá
(81) 3304-8888

www.portaldegravata.com.br

>> Hotel Casa Grande Gravatá

Rua Martiniano José Fernandes, 782
(81) 3312-9959

www.hotelcasagrandegravata.com.br

  • Fonte: Prefeitura de Gravatá | borapernambucar.com.br
Hilton Albuquerque

Hilton Albuquerque