O Litoral Oeste do Ceará, também conhecido como costa do sol poente, possui uma sequência de praias propícias para relaxar e se deixar levar pela beleza da região. Seja percorrendo as dunas em Cumbuco, seja no passeio de catamarã nas águas do rio Mundaú ou aproveitando a tranquilidade que é Jericoacoara, esse litoral torna a experiência inesquecível.
Relacionamos abaixo algumas das praias do litoral, principalmente as mais badaladas, algumas delas poderão apresentar matérias próprias no nosso site, com informações mais detalhadas.
>> Praia de Cumbuco (Caucaia)
Voltado para o Oceano Atlântico, situada a cerca de 25 quilômetros a noroeste da cidade de Fortaleza, Cumbuco também possui condições perfeitas para a prática do kitesurf e do windsurf , com ar ameno e temperatura do mar e ventos alísios fortes e consistentes de sudeste de julho a janeiro. As dunas de areia atrás da vila também criam um efeito térmico que aumenta a velocidade do vento. Cumbuco é o destino ideal para férias de kite para iniciantes e kitesurfistas avançados. A praia é ampla e arenosa, o vento sopra todos os dias na temporada vindo da direção lateral e possui muitos hotéis de praia, pousadas e clubes de kite.
>> Praia de Taíba (São Gonçalo)
A Praia da Taíba é uma praia localizada a 76 km de Fortaleza no município de São Gonçalo do Amarante. Apresenta 10 km de extensão, com uma faixa larga de areia, dunas e recifes de arenitos, possuindo muitas falésias com reentrâncias formadas pelo hidrodinamismo das marés.
>> Praia de Munguba (Pacaruru)
Localizada a aproximadamente 90 km de Fortaleza, a Praia de Munguba, uma das praias mais frequentadas de Paracuru, costuma receber um grande número de turistas durante a alta temporada. Praia com águas limpas e calmas, com coqueiros e mata nativa que complementam a beleza do lugar. É uma boa opção para os amantes da natureza, que podem admirar a beleza do lugar, fazendo uma caminhada ou tomando um banho de mar. Possui infraestrutura simples, com bares que possuem boas refeições. É considerada uma boa opção para quem deseja passar o dia na praia.
>> Praia Lagoinha (Paraipaba)
Lagoinha é um praia localizada no município de Paraipaba, recebeu o nome devido as inúmeras lagoas de água doce existentes na região. Possui extensão de 15 km e formato em meia-lua entre dois morros, além de possuir dunas, coqueiros, lagoas e falésias.
Está localizada na “costa oeste” cearense, a aproximadamente 100 km de Fortaleza. Conta com uma boa estrutura de bares e restaurantes, também possuindo algumas pousadas.
>> Praia de Flecheiras (Trairi)
Localizada a 130 km de Fortaleza, é um importante destino turístico do litoral oeste do Ceará, que oferece belas paisagens, tranquilidade e boa infraestrutura. Flecheiras tem a forma de uma enseada e a maioria das pousadas ficam perto do mar.
>> Praia de Mundaú (Trairi))
A região tem muitos atrativos naturais, como recifes, manguezais, lagoas temporárias, dunas, além do Rio Mundaú. A Praia de Mundaú, localizada aproximadamente a 150 km de Fortaleza, é ótima para o mergulho livre e o banho de mar. As dunas são próprias para a prática de surfe de areia. Possui passeios de catamarã que levam as piscinas naturais, assim como para ver o pôr do sol. Nos fins de tarde, vale a pena visitar as rendeiras da vila e observar suas técnicas ancestrais de artesanato.
>> Praia da Baléia (Itapipoca)
A Praia da Baleia localiza-se no município de Itapipoca, a 180 km de Fortaleza. A origem de seu nome seria devido a existência de uma ossada de baleia encontrada no local. Possui pousadas, bares e restaurantes, sendo um lugar tranquilo e seguro para se passar férias, feriados ou simples finais de semana. Boa para prática de esportes aquáticos, por possuir bons ventos e boas ondas, com muitas dunas, também é possível ver a prática de Sandboard e atualmente o Kitesurf.
Sua paisagem é caracterizada pela presença de dunas e lagoas. Possui 4 km de extensão na forma de enseada com uma faixa de areia que, dependendo da maré, chega a 100 metros de largura.
>> Praia de Icaraí (Amontada)
Sua ampla praia de areia fina fica em uma curva da baía, com alguns barcos de pesca na água, altas dunas subindo para o oeste e raramente mais do que um punhado de pessoas à vista. Seus ventos fortes atraem praticantes de esportes aquáticos como Kite-surf e Windsurf, esportes cujas competições marcam o calendário anual. Além disso, atividades como passeios de barco. Apesar dos ventos fortes, o mar de Icaraí é calmo e adequado ao mergulho. Inicialmente, a principal atividade era a pesca, mas atualmente o turismo é uma importante atividade econômica para os habitantes da região. Localizada a 196 km de Fortaleza.
>> Praia da Barra / Ilha de Guajirú (Itarema)
A Ilha do Guajirú /Praia da Barra, é propícia para a prática de KiteSurf e Windsurfe, com vista privilegiada de um magnífico pôr do sol. Tornou-se a praia mais badalada da cidade, famosa por causa da excelente infraestrutura das pousadas e barracas de praias que oferecem uma gastronomia requintada. Outro atrativo para os kitesurfistas é a lagoa que se forma em maré alta, considera pelos kitesurfista com um dos melhores locais do mundo, ideal para iniciantes e profissionais, que procuram neste esporte uma forma de viver fortes emoções e se conectar com a natureza. Localizada a 216 km de Fortaleza.
>> Praia de Arpoeiras (Aracaú)
Uma das maiores praias da cidade, seu clima agradável e tranquilo costuma atrair diversos turistas durante a alta temporada. É uma das praias mais movimentadas do município, indicada para todos os públicos. Os visitantes que chegam ao lugar aproveitam para relaxar e tomar um refrescante banho de mar.
É considerada a segunda praia mais seca do mundo. Essa característica deve-se ao fluxo das marés. Quando a maré baixa, deixa uma larga faixa de areia com 2 km de distância do mar e cheia de piscinas naturais. Localizada a 238 km da capital Fortaleza.
>> Praia do Preá (Cruz)
A marisqueira e o pescador são os símbolos da vila que até hoje guarda os costumes de seus moradores. Preá sempre foi uma referência de cultura com suas festas tradicionais, sua gastronomia e raízes de pescadores. Com festas como a do padroeiro São José e a grande regata de canoas dos pescadores. Também se encontra na praia figuras como a mulher rendeira, sendo possível comprar na praia roupas feitas a mão pelas mulheres da associação que comercializa suas peças a preços acessíveis. A comida local também é um atrativo turístico. A economia da comunidade experimenta um grande crescimento no turismo praticado na região, com suas pousadas e hotéis luxuosos. Suas estruturas gradualmente vão melhorando e com isso os turistas dão total respeito a praia.
É uma das praias mais extensas do litoral cearense. Possui dunas formadas pelo clima tropical da região e faz divisa com a APA (Área de Proteção Ambiental) de Jericoacoara, que mesmo se chamando Parque nacional de Jericoacoara, tem 33% de seu território na praia do Preá. Localizada a 284 km de Fortaleza.
>> Praia de Jericoacoara (Jijoca de Jericoacoara)
Jericoacoara, já popularmente conhecida por Jeri, é um lugar fora do comum, que coloca em xeque a lógica da vida urbana e do tempo. As ruas são cobertas de areia e as praias se estendem por quilômetros, exatamente como Deus criou, sem interferências visuais de prédios, antenas ou outras estruturas que destoem da paisagem natural. Localizada no extremo norte do Ceará, a 300 km de Fortaleza, está perto da linha do Equador e inserida no Polígono da Seca, o que, neste caso, significa uma grande vantagem, pois proporciona um clima ensolarado o ano todo. Mas as vantagens da sua localização não acabam por aí. Por estar localizada em uma península, Jericoacoara tem mar tanto a leste como a oeste, o que o torna um dos poucos lugares do Brasil continental onde é possível ver o nascer e o pôr do sol e da lua no mar.
O principal atrativo de Jericoacoara é o conjunto de sua paisagem exuberante – a dimensão das dunas e o desenho de suas praias – e da diversidade cultural criada a partir da integração das características dos pescadores nativos às de brasileiros de outras regiões do País e de estrangeiros de várias partes do mundo. Em Jeri, tudo tem um toque slow e descontraído, o que dá a sensação de estar em um lugar fora do tempo. Mas isso não quer dizer que o visitante seja privado do charme, do conforto e do bom atendimento. Muito pelo contrário.
>> Praia das Barreiras (Camocim)
Um dos recantos mais procurados da cidade. Praia tranquila, com uma excelente infraestrutura de barracas e restaurantes, onde é possível apreciar as falésias e a Foz do Rio Coreaú. Por ser uma praia de fácil acesso, tornou-se tradicional entre moradores e turistas. Localizada a 360 km da capital Fortaleza.
>> Praia de Bitupitá (Camocim)
A praia muito bonita, é convidativa para um banho tranquilo, com extensa faixa de areia, porém com pouca estrutura para o turista. Seguindo em direção ao Piauí chega-se ao Pontal das Almas, onde o rio que divide os dois estados se encontra com o mar, formando outra bonita paisagem. Localizada a 418 km de Fortaleza e a 78 km da praia de Barra Grande, no município de Cajueiro da Praia, Litoral do Piauí.
Um peixe famoso na região é o cumurupim, mas também são encontrados peixes como a cavala, a cioba e a arraia, entre outros diversos frutos do mar e crustáceos, possuindo assim um cardápio voltado para peixes e frutos do mar, mas também para a culinária típica da região, que agrada os visitantes. Conheça também o Litoral Leste do Ceará.
Conheça também o Litoral Leste do Ceará.
- Fontes: setur.ce.gov.br | itarema.ce.gov.br | acarau.ce.gov.br | Demais fontes colaborativas