Localizada na divisa com os estados de Sergipe, Pernambuco e Alagoas, Paulo Afonso (BA) possui cachoeiras, lagos, jardins, usinas hidrelétricas e grande potencial econômico. São suas belezas naturais e a prática do turismo de aventura que mais atraem turistas para a região. A reserva ecológica do Raso da Catarina, a Serra do Umbuzeiro e o cânion do São Francisco são os locais mais propícios para essa prática. Os roteiros incluem uma boa caminhada pelas trilhas e muitas delas foram percorridas pelo Cangaceiro Lampião e seu bando. O cânion tem sido palco de provas e campeonatos de canoagem.
Uma ilha fluvial no Sertão, um cenário formado pelas águas do rio São Francisco, por cânions e por um belo céu azul que atrai turistas de todos os locais do mundo para praticar esportes radicais ou de aventura. Essa é a cidade baiana de Paulo Afonso, a nova meca dos esportes radicais, um prato cheio para quem busca aventuras: desde saltar de bungee jump de cima de uma ponte metálica de 86 metros sobre o São Francisco até escalar paredões íngremes e áridos dos cânions por onde corre o rio, tudo é possível em Paulo Afonso. O bondinho, que já foi usado para transportar os funcionários da Chesf (Companhia Hidrelétrica do São Francisco), hoje serve de trampolim para os praticantes de rapel.
Principais Eventos
>> Copa Vela
O balneário Encantos Mil mais conhecida como Prainha é Palco da Copa Vela, evento que atraí desportistas de todo país em busca da competição náutica de velas como as classes hobie cat, laser, Dingue, Wind-Surf e Kitesurf, nesse cenário passou a ser palco do carnaval fora de época que tem uma característica peculiar a mistura de ritmos de grandes shows musicais em trios elétricos.
>> Moto Energia
O moto energia é um dos maiores encontros de motociclistas do Nordeste. O evento reúne Moto Clubes de todo o país, reunindo milhares de pessoas locais e turistas, já os motociclistas que ainda aproveitam o evento para desfilar suas maquinas pelas ruas da cidade e animar a galera com o ronco dos motores e toda beleza das maquinas ainda aproveitam a visita para conhecer as belezas naturais e os outros atrativos turísticos de Paulo Afonso como a ponte metálica, ilha do urubu, complexo hidrelétrico e para relaxar um passeio de catamarã pelo cânion do Rio São Francisco.
>> São João
Os festejos juninos de Paulo Afonso, conta com as apresentações de quadrilhas tradicionais interagindo com o público, cidade cenográfica, casamento do matuto, queima de fogueira e as barracas com comidas típicas da região. O ponto alto acontece para quem quer curtir muita música, promovendo o São João animado pelo chamado forró pé-de-serra e atrações Nacionais variadas para agradar todos os gostos.
>> Celebrai
Um momento de alegria, adoração e celebração nos dois dias do Celebrai, que a cada ano leva milhares de pessoas, também é marcado pela diversidade de público que comparece aos shows: evangélicos, católicos, simpatizantes, crianças, jovens e adultos; todos reunidos na consagração da festa da família em Paulo Afonso. Gente de diversas cidades da Bahia e dos estados vizinhos Sergipe, Alagoas e Pernambuco estão presentes em caravanas. Mãos levantadas, gritos, lágrimas, aplausos. As coreografias feitas pelo público fazem um show à parte no espetáculo do Celebrai.
Atrações Locais
>> Balneário da Prainha
Trata-se de uma praia de rio, no centro de Paulo Afonso, repleta de quiosques, restaurantes e ótima estrutura para tomar um bom banho de rio, se refrescar e relaxar. É na Prainha de Paulo Afonso que, durante a Copa Vela, são disputadas provas náuticas, principalmente com os barcos da classe laser e hobie cat e de jet-ski.
>> Complexo Hidrelétrico
A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco – Chesf – iniciou a construção de suas usinas em Paulo Afonso no ano de 1949. Hoje, estão instaladas na região, num raio de 4 km, 5 grandes hidrelétricas, a Usina Apolônio Sales, na divisa de Paulo Afonso-BA e Delmiro Gouveia-AL e as Usinas Paulo Afonso, I, II, III e IV que produzem 4.300 MW de energia elétrica. Somadas às usinas Luiz Gonzaga, em Petrolândia e Xingó, na divisa dos Estados de Sergipe e Alagoas, o Complexo Hidrelétrico de Paulo Afonso é responsável por 83,4% de toda a energia produzida pela Chesf, que é de 10,7 MW. A Usina PA IV, que produz 2,462 MW, possui uma das maiores cavernas do mundo. Tem 210 metros de extensão, 24 de largura, 55 de altura. Para o funcionamento das usinas foram construídas grandes barragens que formam imensos lagos na região. A Barragem de Moxotó, com 1 bilhão de m³ de água que alimenta a Usina Apolônio Sales. Dela sai um canal para a Barragem da Usina Paulo Afonso IV. O canal criou a Ilha de Paulo Afonso. No passeio no Complexo Hidrelétrico de Paulo Afonso podemos ver lagos, quedas d`água, vegetação nativa, pontes estreitas e muitas flores.
>> Cachoeira de Paulo Afonso
A cachoeira de Paulo Afonso é um conjunto de quedas d’água localizado no Rio São Francisco. As quedas d’água da cachoeira, de até 80 metros de altura, alimentam uma série de usinas do Complexo Hidrelétrico de Paulo Afonso.
>> Raso da Catarina
A reserva ecológica do Raso da Catarina é dividida entre reserva biológica e a indígena, com extensão de 6.400 km², recoberta de vegetação do tipo caatinga e clima típico de área desértica: durante o dia a temperatura chega a 40°C já à noite alcança até 10°C. Famílias dos índios pankararés habitam a entrada do cânion seco na chamada Baixa do Chico que apresenta belíssimas formações rochosas esculpidas pelo vento, parecendo castelos, torre e bispo do tabuleiro de xadrez. Outra lembra uma grande catedral gótica.
>> Cânion do rio São Francisco
A cidade de Paulo Afonso conta com mais um atrativo turístico e mais uma opção de lazer. Desfrute das mais belas paisagens do Canyon do Rio São Francisco a bordo do Catamarã Raso da Catarina. O passeio tem aproximadamente 3 horas de duração sendo 1 (uma) hora para banho. O Canyon do Rio São Francisco é formado por um vale profundo, escavado na rocha. As encostas apresentam-se com diversas formas de relevo formadas pela ação erosiva da água e dos ventos. Dos 65 quilômetros do cânion, que começa em Paulo Afonso e vai até a Barragem de Xingo, 17 quilômetros de cânion natural com paredões de granito com mais de 110 metros de altura, estão no município de Paulo Afonso. O Canyon também pode ser apreciado de inúmeros locais com destaque para a vista a partir da Ponte Metálica que liga os Estados da Bahia e Alagoas na BR-110.
>> Serra do Umbuzeiro
A Serra do Umbuzeiro, localizada no Povoado Riacho, distante 20 quilômetros do cento de Paulo Afonso, pela BR-110, é cenário para uma boa caminhada até o cruzeiro, em seu ponto mais alto. O passeio envolve contato com a vegetação típica do semiárido, belas formações rochosas de arenito, grutas, cavernas e pinturas rupestres. Do alto dos seus 536 metros, tem-se uma fabulosa visão em 360 graus do município de Paulo Afonso.
>> Casa de Maria Bonita
A casa onde nasceu Maria Gomes de Oliveira, a cangaceira Maria Bonita, a rainha do cangaço, está situada no Povoado Malhada da Caiçara, zona rural do município, há 38 km do centro de Paulo Afonso/BA, guardando a mesma linha arquitetônica (casa de reboco). Lá funciona o “MUSEU CASA DE MARIA BONITA”, aberto à visitação pública. O atrativo faz parte do Roteiro Cânion e Cangaço. Informe-se nas Agências de Turismo de Paulo Afonso.
>> Igreja de São Francisco de Assis
Templo católico-romano construído em 1949 sobre pequena colina. Tem estrutura em pedra da própria região. A nave tem 90 metros quadrados e sua bancada de madeira comporta 60 pessoas. Torre lateral esquerda com sino de bronze a 9 metros de altura. Na parede de fundo, imagem de São Francisco de Assis, padroeiro da cidade, impressa em alto relevo.
>> Ponte Dom Pedro II
A Ponte Dom. Pedro II, que também é conhecida como Ponte Metálica, é uma estrutura de aço construída sobre o Rio São Francisco na cidade de Paulo Afonso, na Bahia para ligar a Delmiro Gouveia, em Alagoas, cuja não é a única função da ponte. Sua pista é usada também como “base de lançamento” pelos praticantes do bungee jump (maior bungee jump da América e o 3º maior do mundo!), do base jump e do rope swing. Com um vão de 86 metros – altura equivalente a um prédio de 29 andares – é um lugar perfeito para saltos espetaculares em direção ao “Velho Chico” e uma bela visão do Canyon.
>> Artesanato
Malhada Grande, distrito de Paulo Afonso, BA, situada a apenas 18 km do centro, preserva uma tradição antiga: a arte de tecer nos teares manuais. São teares rústicos, onde famílias inteiras produzem tapetes, redes, colchas, almofadas, entre outros. A manufatura de tecelagem e crochê, fazem de Malhada Grande um singular polo de artesanato. Os produtos da Malhada Grande já correm pelo mundo sendo comercializados na Itália e outros países europeus e nos Estados Unidos e Canadá. Lojas de artesanato e feirinhas instaladas nos pontos de maior movimento oferecem várias alternativas de produtos de artesanato da região.
Dicas de Roteiros
Seguem alguns passeios interessantes para agendar:
Para Piranhas (Alagoas), a 80 km de Paulo Afonso
A cidade é muito visitada por turistas, os quais encantam-se com seus belos mirantes, por sua orla, seu rio formidável, as comidas e danças típicas, além de excelentes opções de passeios como ao Monumento Natural do Rio São Francisco, Rota do Cangaço entre outros. Possui restaurantes, hotéis e pousadas, em locais estratégicos e com vistas singulares. Diz-se que aquele que naquelas águas se banha sempre para lá quer voltar.
>> Museu do Sertão
A cidade ficou conhecida, nacionalmente, por ser o local onde as cabeças do cangaceiro Lampião (Virgulino Ferreira da Silva) e de outros do seu bando ficaram expostas após a decapitação. No Museu do Sertão (antigo prédio da Estação da Rede Ferroviária), há várias fotos de Lampião, inclusive a que registra o empilhamento das cabeças na escadaria da Prefeitura Municipal.
Para Canudos (Bahia) , a 180 km de Paulo Afonso
Um dos principais ícones do turismo histórico-cultural da Bahia, a cidade de Canudos, localizado no nordeste do Estado, guarda a história do maior conflito brasileiro do período republicano, a Guerra de Canudos.
>> Parque Estadual de Canudos
O principal cenário da guerra guarda um roteiro de cinco quilômetros, com passagem por pontos estratégicos das batalhas do século XIX. No ponto mais alto do parque, tem lugar um marco pela Guerra de Canudos, onde está fincado um grande cruzeiro.
Para Buíque (Pernambuco), a 186 km de Paulo Afonso
A separação dos continentes e a composição das rochas vira assunto fácil de entender de frente para a paisagem de Buíque. A 280 km do Recife, Buíque tem uma das sete maravilhas de Pernambuco. No Vale do Catimbau, principal atrativo turístico da cidade, encontram-se pedras formadas na era Paleozóica, há nada menos que 500 milhões de anos. As formações rochosas lembram águia, jacaré, elefante e cachorro. São obras da natureza, um trabalho de milhares de anos do vento e da água. O Vale do Catimbau é o único Parque Nacional em Pernambuco no semiárido. Ele faz parte dos municípios de Buíque, Ibimirim, Sertânia e Tupanatinga, entre o Agreste e o Sertão pernambucano, mas sua área de maior visitação fica no município de Buíque. A cidade com pouco mais de 50 mil habitantes recebe visitantes o ano inteiro.
>> Vale do Catimbau
Com uma aula de geografia ao ar livre, os guias de Buíque ensinam sobre a separação dos continentes, as formações rochosas e intemperismo enquanto o visitante faz alguma das 12 trilhas do Vale do Catimbau. Paredões, inscrições rupestres e diversos tipos de rocha pertencentes à Bacia Sedimentar do Jatobá, formam o Catimbau, que se tornou parque nacional em 2002. Ver o sol amarelar e se pôr sobre um paredão milenar é o fim de um dia de passeio perfeito no Catimbau. Para visitar o parque com segurança, o visitante deve entrar em contato com a Associação dos Guias de Turismo do Vale do Catimbau.
Para Aracajú (Sergipe), a 280 km de Paulo Afonso
Aracaju é uma cidade tranquila, segura, aconchegante e acolhedora. Preparada para o mercado turístico, a capital sergipana possui atrativos naturais – praias, rios, manguezais -, saborosa gastronomia marcada principalmente por sabores do mar e uma ótima infraestrutura urbana.
>> Praia de Atalaia
Considerada o mais belo cartão postal de Aracaju, a praia de Atalaia é a mais famosa e mais próxima do centro. É na orla de Atalaia onde estão instalados os melhores bares, restaurantes, casas noturnas e hotéis da cidade. Revitalizada, ganhou funcionalidade com a implantação de equipamentos de lazer e de convivência social: caramanchão, quadras de tênis, parque infantil, fonte luminosa com o balé das águas, lagos, espaço para a prática de esportes radicais, Delegacia de Turismo, Oceanário e o Centro de Arte e Cultura J. Inácio.
Para Maceió (Alagoas), a 330 km de Paulo Afonso
Um mar azul cristalino, coqueirais que enfeitam toda a costa, sol quase o ano todo, faixa de areia clara e úmida, tudo isto em uma orla extensa, moderna, bem estruturada e movimentada. Para alguns, sua orla é considerada a mais bonita do Brasil. Assim é Maceió. A capital alagoana é um paraíso que mistura o melhor do Nordeste: belas praias, piscinas naturais, passeios incríveis, comida boa, rica cultura e muita diversão.
>> Praia de Pajuçara
Urbanizada, é uma das enseadas mais movimentadas e bem estruturadas da cidade. Conta com jardins, quadras, ciclovia, pista de corrida e wifi gratuito (estrutura também disponível na Ponta Verde e Jatiúca). É uma opção ideal para os que desejam aproveitar um belo dia na praia, sem abrir mão da facilidade de acesso aos melhores hotéis, restaurantes e atrativos da cidade, como as feiras de artesanato e quiosques de tapioca, iguaria típica de Alagoas. A praia oferece uma boa faixa de areia dourada e fofa e um mar calmo, de águas cristalinas. O grande destaque são as piscinas naturais a 2km da costa. O passeio até lá é realizado durante a maré baixa em belas jangadas tradicionais que ficam à espera dos turistas ao lado da Balança da Pajuçara.
Para Petrolina (Pernambuco), a 370 km de Paulo Afonso
As margens do rio São Francisco, Petrolina é um oásis em pleno Sertão pernambucano. Distante a pouco mais de 700 km do Recife, a cidade, antigamente conhecida como “passagem de Juazeiro”, por estar frente a frente com o município baiano, tem ares desenvolvidos sem se desligar das suas raízes. Fundada em 1895, preserva histórias como a origem do seu próprio nome, que, segundo a pedra de instalação do município, trata-se de uma homenagem ao Imperador D. Pedro II e sua mãe Maria Leopoldina. Mas atente: essa é apenas uma entre tantas versões!
>> Passeio Vapor do Vinho
O Roteiro Enoturístico Vapor do Vinho inicia na cidade de Petrolina-PE. No passeio está incluído transfer rodoviário, navegação no Lago de Sobradinho com música ao vivo, almoço a bordo, banho na ilha da Fantasia, visita a vinícola Miolo, com degustação de vinho, brandy e espumante.
Contato: (87) 98863-5629 / 98130-5630
Para Salvador (Bahia), a 470 km de Paulo Afonso
Salvador é superlativa. Não é só a primeira capital do Brasil, como se isso, por si só, fosse pouco. Ela também é a primeira em muitas outras coisas. Para o baiano mais apaixonado, aliás, a cidade é a número um em quase tudo. A começar por ser aquela com o povo mais festeiro e receptivo, de sorriso largo, sempre disposto a superar as adversidades com bom-humor e solidariedade. É a terra da alegria.
>> Centro Histórico
Visitar Salvador e não conhecer o Centro Histórico da cidade é o mesmo que chegar à Bahia e não experimentar o acarajé. A região, que passa por intenso processo de requalificação via recursos públicos e privados tem uma vista privilegiada da Baía de Todos-os-Santos, além de concentrar alguns dos principais cartões-postais de Salvador, como o Elevador Lacerda e o Mercado Modelo.
O Centro Histórico de Salvador – do qual o Pelourinho é símbolo e síntese – constitui o maior conjunto arquitetônico colonial da América Latina. Orgulho dos baianos, o espaço é tombado pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e reconhecido como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura.
Onde Comer
O Turismo e a Gastronomia são inseparáveis, pois não têm como se pensar em turismo, sem prever entre outros itens, a alimentação para curta ou longa permanência, onde o viajante não pode abster-se dela, e desta forma, sempre tende a experimentar a cozinha local.
Em Paulo Afonso, pode-se provar o acarajé, a buchada, a rabada, o bode assado ou guisado, a galinha de capoeira, o doce de umbu. O peixe frito, ou em moquecas, dentre eles a tilápia, são opções imperdíveis. Todos estes pratos fazem parte da nossa culinária, que tem grande variedade de alternativas para todos os gostos. Pizzarias, bares, sorveterias e lanchonetes oferecem variadas opções mais leves, como sanduíches, salgados, crepes e massas. É de dar água na boca!
>> Restaurante Rancho da Carioca
Balneário Prainha de Paulo Afonso – Prainha
(75) 3282-6361
www.ranchodacarioca.com.br
>> Restaurante Capuxú
Rua da Bela Vista, 107 – Capuxu
(75) 98882-1397
>> Restaurante Santuário Gastrobar
BA-210 | Marina Porto dos Coelhos
(75) 98775-1968
>> Pizzaria Sparttacus
Rua Juscelino Kubitscheck, 265 – Perpétuo Socorro
(75) 3281-0921
sparttacus.menudino.com
>> Prime Sushi e Grelhados
Av. Apolônio Sales, 52 – Centro
(75) 3281-6498
>> Bar e Restaurante Bate Papo
Rua Salvador, 53 – Alves de Souza
(75) 3282-1855
>> Sertão Food Park
Av. Apolônio Sáles, 28 – Centro
(75) 98864-7573
Onde Ficar
Seguem algumas dicas:
>> Hotel Belvedere
Avenida Apolônio Sales 457 – Centro
(075) 98833-3545
belvederepauloafonso.com.br
>> Hotel Bellavista
Av. Apolônio Sales, 385 – Centro
(75) 9 9131-7887 / 3281-1339
hotelbellavista.com.br
>> San Marino Hotel
Rua da Conquista 105 – Alves de Souza
(75) 3281-3026 / 3501-0101
www.sanmarinohotel.com.br/
>> Hotel Portal da Ilha Av. Apolônio Salles, 1090 – Centro
(75) 3281.1494
www.hotelportaldailha.com.br
- Fontes: pauloafonso.ba.gov.br | codevasf.gov.br | Demais fontes colaborativas