A cidade histórica de Piranhas, em Alagoas, e que fica às margens do rio São Francisco, é um encontro de história, cultura, lazer e ecoturismo. Município localizado no sertão do estado de Alagoas, reconhecida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a região é um polo de turismo no Sertão e o terceiro lugar em destinação turística em Alagoas, tudo graças a sua arquitetura, Museu do Sertão, programação noturna e, principalmente, os passeios aos Cânions do rio São Francisco.
Visitar Piranhas e desfrutar da vida noturna gostosa da pequena cidade, vivenciar suas festas culturais, mergulhar no São Francisco, conhecer e adquirir seus artesanatos são alguns dos atrativos que a região proporciona. O relevo e a vegetação do sertão embelezam ainda mais a cidade e são inúmeros os roteiros turísticos da região.
Atrações Locais
>> Centro Histórico
O Centro Histórico de Piranhas, tombado como patrimônio histórico da humanidade, conta com diversas hospedagens, museu, igrejas, bares, restaurantes e uma vida noturna agitada. Você encontra apresentações culturais, música ao vivo e artesanato, além de fácil acesso ao São Francisco para um bom banho de rio.
>> Museu do Sertão
Antiga Estação Ferroviária e hoje Museu do Sertão Marília Rodrigues é um prédio no estilo neoclássico inglês. Possui acervo do período da ferrovia, do cangaço e dos movimentos folclóricos.
>> Torre do Relógio
A antiga caixa d’água para irrigação e abastecimento da caldeira da Maria Fumaça, abriga ainda o relógio que marcava o horário de funcionamento de todo o complexo. Hoje funciona uma cafeteria, o Café da Torre.
>> Centro de Arte e Cultura
Antiga oficina e casa de máquinas da rede ferroviária, datada de 1881, é hoje o Centro de Artes e Cultura. É nela que os artesões da região expões seus artesanatos, licores e doces.
>> Casa do Patrimônio
A Casa do Patrimônio é sede administrativa da área tombada e abriga dezenas de réplicas de embarcações que navegaram no baixo São Francisco, além de imagens e documentos históricos.
>> Orla Fluvial Altemar Dutra
Revitalizada em 2012 leva o nome do cantor Altemar Dutra, cidadão piranhense. Conta com bares, restaurantes, quadra esportiva e um mirante, no coração do centro histórico da cidade.
>> Mirante Secular
Construído no século XIX como uma espécie de farol para orientar as embarcações a vapor que navegavam no Rio São Francisco. Há duas formas de chegar ao mirante, uma pela estrada à esquerda, antes da entrada da parte histórica e a segunda pela escadaria de 364 degraus, por dentro da cidade.
>> Igreja do Senhor do Bonfim
A localização da igreja, no topo do morro, acessível por uma escadaria de 250 degraus, propicia uma visão belíssima da cidade e do rio São Francisco. Juntamente com o mirante secular estes dois pontos turísticos são boas opções para apreciar o pôr do sol no fim de tarde.
>> Palácio D. Pedro II
Sede da prefeitura. Foi nas escadarias desta prefeitura onde foram expostas as cabeças decepadas de Lampião e seu bando, mortos em Angicos no dia 28 de junho de 1938.
>> Cânions do São Francisco
Principal passeio da região, os Cânions do Xingó, também conhecido como Cânions do São Francisco, é uma grandiosa obra da natureza e o maior cânion navegável do mundo. Paredões de rochas alaranjadas abrigam um extenso lago de tonalidade verde claro intenso, fica na divisa entre as cidades Canindé de São Francisco (Sergipe) e Piranhas (Alagoas).
Os passeios saem da Praia da Dulce e é a melhor opção para quem está em Piranhas. O roteiro fluvial inclui parada para mergulho no rio e inclui também almoço no Restaurante Castanho, às margens do rio. Há ainda a opção de sair do lado Sergipano, em Canindé de São Francisco, no Bar Karrancas. Pesquise os preços das duas opções no próprio centrinho de Piranhas ou onde você estiver hospedado.
>> Usina Hidrelétrica de Xingó
A Usina Hidrelétrica de Xingó oferece passeio guiado pelas instalações interna da Usina. Conhecer os dutos de passagens das águas, as turbinas e o processo de geração de energia é uma oportunidade para quem está na cidade.
>> Rota do Cangaço
A rota do cangaço é o passeio que leva você à história do sertão nordestino. Começa no atracadouro de Piranhas com um passeio pelo leito natural no Rio São Francisco com aproximadamente 45 minutos de navegação e uma vista privilegiada do Velho Chico. No passeio você pode conhecer o povoado de Entremontes e ter acesso à trila que leva a Grota do Angico, local onde Lampião foi morto.
Vale uma observação: Embora a Grota do Angico pertença ao município de Poço Redondo (SE), é de Piranhas que saem a grande maioria dos passeios até lá.
>> Povoado de Entremontes
Local do início da ocupação de Piranhas e onde Dom Pedro II ficou hospedado quando seu Navio encalhou no leito do São Francisco. No povoado é confeccionado pelos ribeirinhos os tradicionais bordados alagoanos. Estando lá, visite a Casa do Bordado de Entremontes.
>> Trilha da Linha Férrea
A trilha da linha férrea, com aproximadamente 3 km, leva a percorrer a antiga passagem do trem pela bela vegetação e vista do Rio São Francisco.
Dicas de Roteiros
Para Canindé de São Francisco, a 14 km de Piranhas
A cidade de Canindé de São Francisco fica do outro lado do rio, bastando apenas atravessar a ponte que liga as duas cidades e aproveitar um pouquinho.
>> Prainha de Canindé de São Francisco
A orla às margens do rio possui boa estrutura, um grande estacionamento, bares, restaurantes, chuveiro e salva-vidas. Os quiosques, que dependendo da vazão do rio, ficam literalmente dentro d’água fazem você desfrutar da paisagem e admirar a represa da Usina Hidrelétrica de Xingó.
Para Paulo Afonso, a 79 km de Piranhas
Conhecida como a capital brasileira dos esportes radicais, o que faz vários eventos radicais ocorrerem ao longo do ano, mas seu ponto alto de turismo é a Copa Vela. E em seu carnaval fora de época, a cidade fica lotada e toda uma estrutura é feita. O evento, que nasceu da prática de esportes náuticos como a vela e atualmente contém outras modalidades náuticas, dura em média de 3 a 6 dias e normalmente, por ser fora de época, a maioria dos grandes cantores ficam à disposição para se apresentar no evento.
>> Complexo Hidrelétrico
No passeio no Complexo Hidrelétrico de Paulo Afonso, lagos, quedas d`água, vegetação nativa, pontes estreitas e muitas flores.
Hoje, estão instaladas na região, num raio de 4 km, 5 grandes hidrelétricas, a Usina Apolônio Sales, na divisa de Paulo Afonso-BA e Delmiro Gouveia-AL e as Usinas Paulo Afonso, I, II, III e IV que produzem 4.300 MW de energia elétrica. Somadas às usinas Luiz Gonzaga, em Petrolândia e Xingó, na divisa dos Estados de Sergipe e Alagoas, o Complexo Hidrelétrico de Paulo Afonso é responsável por 83,4% de toda a energia produzida pela Chesf.
>> Raso da Catarina
A reserva ecológica do Raso da Catarina é dividida entre reserva biológica e a indígena, com extensão de 6.400 km², recoberta de vegetação do tipo caatinga e clima típico de área desértica: durante o dia a temperatura chega a 40°C enquanto à noite é de até 10°C. Famílias dos índios Pankararés habitam na entrada do cânion seco na chamada Baixa do Chico que apresenta belíssimas formações rochosas esculpidas pelo vento parecendo castelos, torre e bispo do tabuleiro de xadrez. Uma outra, lembra uma grande catedral gótica. A flora predominante é de xique-xiques, mandacarus, coroas-de-frade, facheiros, palmatórias, diversos tipos de bromeliáceas, como a macambira e árvores como o juazeiro, umbuzeiro, jatobá, pereiro, A fauna é rica em variedade de aves com coloridas plumagens e pequenos animais e refúgio de algumas espécies de micos e da ararinha-azul. Os passeios são feitos sempre com a presença de guia local e precisam ser agendados com antecedência para atender a normas do Ibama e da Funai.
Para Aracaju (SE), a 205 km de Piranhas
Aracaju é uma cidade tranquila, segura, aconchegante e acolhedora. Preparada para o mercado turístico, a capital sergipana possui atrativos naturais – praias, rios, manguezais -, saborosa gastronomia marcada principalmente por sabores do mar e uma ótima infraestrutura urbana.
>> Praia de Atalaia
Considerada o mais belo cartão postal de Aracaju, a praia de Atalaia é a mais famosa e mais próxima do centro. É na orla de Atalaia onde estão instalados os melhores bares, restaurantes, casas noturnas e hotéis da cidade. Revitalizada, ganhou funcionalidade com a implantação de equipamentos de lazer e de convivência social: caramanchão, quadras de tênis, parque infantil, fonte luminosa com o balé das águas, lagos, espaço para a prática de esportes radicais, Delegacia de Turismo, Oceanário e o Centro de Arte e Cultura J. Inácio.
Para Garanhuns (PE), a 220 km de Piranhas
Um friozinho aconchegante com cheiro e desejo por chocolate quente faz de Garanhuns um destino ideal para turistas que querem fugir do calor. No alto de seus 842 metros de altitude, o município chega aos 15°C no inverno. A cidade, que fica a 225 km da capital pernambucana, tem opções de turismo dignas de uma maratona turística, gastronômica e cultural. Mesmo sendo um destino preferido no inverno, por compor o circuito do frio de Pernambuco, a vegetação exuberante do município consegue exibir flores o ano todo. Por isso, Garanhuns carrega o título de Cidade das Flores.
>> Relógio das Flores
Único relógio de flores do Norte e Nordeste brasileiros, o Relógio das Flores de Garanhuns é considerado um dos principais cartões postais da cidade. Florido durante todo o ano, o relógio foi construído em 1979 e, desde lá, mantém-se como atrativo até para quem o vê todo dia.
>> Mosteiro de São Bento
O Mosteiro de São Bento é um dos pontos mais visitados da cidade. Missas são realizadas diariamente no mosteiro, às 18h de segunda-feira a sexta-feira, às 8h da manhã no sábado e nos dois horários aos domingos. Além da ligação religiosa, os monges que vivem lá produzem doces, licores e bolachas que são muito procurados na região. No mosteiro, também há um serviço de hospedagem.
Praça Tiradentes, 1223, São José
Para Maceió (AL), a 270 km de Piranhas
Um mar azul cristalino, coqueirais que enfeitam toda a costa, sol quase o ano todo, faixa de areia clara e úmida, tudo isto em uma orla extensa, moderna, bem estruturada e movimentada. Para alguns, sua orla é considerada a mais bonita do Brasil. Assim é Maceió. A capital alagoana é um paraíso que mistura o melhor do Nordeste: belas praias, piscinas naturais, passeios incríveis, comida boa, rica cultura e muita diversão.
>> Praia de Pajuçara
Urbanizada, é uma das enseadas mais movimentadas e bem estruturadas da cidade. Conta com jardins, quadras, ciclovia, pista de corrida e wifi gratuito (estrutura também disponível na Ponta Verde e Jatiúca). É uma opção ideal para os que desejam aproveitar um belo dia na praia, sem abrir mão da facilidade de acesso aos melhores hotéis, restaurantes e atrativos da cidade, como as feiras de artesanato e quiosques de tapioca, iguaria típica de Alagoas. A praia oferece uma boa faixa de areia dourada e fofa e um mar calmo, de águas cristalinas. O grande destaque são as piscinas naturais a 2km da costa. O passeio até lá é realizado durante a maré baixa em belas jangadas tradicionais que ficam à espera dos turistas ao lado da Balança da Pajuçara.
Onde Comer
>> Caldinho Do Negão
Av. Maceió, 98-170
(82) 98850-8424
>> Armazém Velho Chico
R. Tiradentes, 14-114
(82) 3686-3211
>> Galeteria e Sandubaria São Marcos
Centro Empresarial Grinauria Miranda l, loja 56 – Vila Sergipe
(82) 98140-5517
>> Nalva Cozinha Autoral
R. José Martiniano Vasco – Centro Histórico
(82) 98153-3801
>> Cachaçaria Altemar Dutra
R. Antônio Rodrigues
(79) 99869-6428
Onde Ficar
>> Hotel Reserva do Xingó
AL-225 – Piranhas
(82) 98228-4321
>> Pousada Lampião
Rua do Recinto, 01- Centro Histórico – Piranhas
(82) 98816-7826
>> Pousada O Canto
Rua do Canto, 15 – Centro Histórico
(82) 3686-3459
>> Dunen Hotel
Centro Comercial Grinauria Miranda
(82) 3686-1308
>> Pousada Girassol
Rodovia Altemar Dutra
(82) 98847-8007
>> Porto de Piranhas
R. José Martiniano Vasco, 70
(82) 3686-3341
pousadaportodepiranhas.com.br
>> Pousada Recanto da Vila
Rua Pirambu 02 Vila Sergipe Xingo
(82) 98719-8713
- Fontes: turismo.piranhas.al.gov.br | Demais fontes colaborativas