A capital da Paraíba, João Pessoa, é uma cidade agradável, ensolarada e uma das mais verdes do Brasil. Geograficamente é a mais oriente das Américas e por isso o sol nasce primeiro, pouco antes das 5h. Ao lado de Ponta do Seixas, em Cabo Branco, há um monumento que marca o extremo oriente continental, o farol do Cabo Branco.
Fundada em 5 de agosto de 1585, sendo o terceiro centro urbano mais antigo do Brasil, possui um patrimônio histórico que é considerado por especialistas um dos mais ricos do país. Na cidade baixa, como é conhecida, fica a parte histórica da capital e que vale uma visita, assim como o Conjunto Franciscano, formado pela igreja de São Francisco e Convento de Santo Antônio, que começou a ser construído em 1589, quatro anos depois da fundação da cidade. Atualmente, o conjunto abriga o Centro Cultural.
A cidade é rodeada por zonas naturais, parques, jardins, reservas de Mata Atlântica e um extenso litoral repleto de belíssimas praias protegidas por coqueiros. É conhecida também pela boa infraestrutura hoteleira, restaurantes e hospitalidade.
Principais Eventos
>> Folia de Rua
Na semana que antecede o Carnaval, a capital vira palco da folia com o desfile dos blocos filiados ao projeto Folia de Rua. Diversos blocos desfilam pelas ruas da cidade. Os principais são as Muriçocas do Miramar, Muriçoquinhas, Cafuçu, Virgens de Tambaú, Bloco dos Atletas, Banho de Cheiro, Viúvas da Torre, dentre outros.
>> Carnaval Tradição
Com mais de cem anos de história, o Carnaval Tradição de João Pessoa atrai muita gente para a Avenida Duarte da Silveira, local o oficial dos desfiles, para ver as tribos indígenas, clubes de orquestra, ala ursas e escolas de samba. As melhores de cada categoria são premiadas e voltam a desfilar no sábado após o carnaval.
>> São João
Considerada uma das festas mais tradicionais do Nordeste, o São João da capital se destaca pelo Festival de Quadrilhas Juninas no Ponto de Cem Réis (Centro) e apresentações nos bairros. Grandes atrações locais e nacionais completam as noites de festa, que costumam receber milhares de pessoas para dançar o autêntico forró pé-de-serra.
>> Festa das Neves
A festa comemora o aniversário de fundação da cidade, em 5 de agosto. No entanto, normalmente uma semana antes, os festejos profanos acontecem em volta da Matriz de Nossa Senhora das Neves.
>> Romaria de Nossa Senhora da Penha
Com mais de 250 anos de tradição, a Romaria de Nossa Senhora Penha acontece sempre no último sábado do mês de novembro. O cortejo sai da Igreja Nossa Senhora de Lourdes, em Jaguaribe – para onde a imagem da santa é levada na tarde do sábado –, até o Santuário de Nossa Senhora da Penha, na praia de mesmo nome.
>> Natal e Réveillon
Durante o período natalino acontecem espetáculos teatrais e musicais sempre no Busto de Tamandaré, em Tambaú, com apresentação de corais e orquestras sinfônicas entoando músicas natalinas e clássicas. No dia 25, é apresentado o Alto de Natal, encerrando a programação e dia 31, a orla reúne milhares de pessoas na Praia de Tambaú.
Atrações Locais
>> Mercado de Artesanato
O Mercado de Artesanato Paraibano é ponto obrigatório para a visitação. O prédio possui mais de 120 lojas que comercializam o artesanato da região.
Avenida Rui Carneiro – Tambaú
(83) 3247 3135
>> Feirinha de Tambaú
Surgida na década de 1980, em frente ao Hotel Tambaú, a Feirinha era conhecida como uma espécie de reduto alternativo, muito frequentada pelos adeptos de Shows de Rock e MPB, o que deu origem a um dos maiores circuitos de bares da cidade.
Atualmente a Feirinha conta com 45 boxes onde os artesãos comercializam seus produtos e boxes onde são vendidas comidas típicas do Nordeste, tapiocas recheadas, pratos contendo carne de sol e charque como purê de macaxeira, baião de dois e lanches em geral como pizzas, hambúrgueres, crepes.
A praça também dispõe de uma ampla área de passeio onde acontecem os shows e atividades artísticas e culturais. A Feirinha é atualmente uma das principais opções de lazer para visitantes, turistas e moradores da capital.
Avenida Almirante Tamandaré ´Tambaú
>> Farol do Cabo
Construído em 1972 o Farol do Cabo Branco tem 19 metros e seu alcance luminoso é de 27 milhas náuticas. Situado na falésia da praia de Cabo Branco a cerca de 800 metros ao norte da Ponta do Seixas, o ponto mais oriental das Américas.
>> Estação Cabo Branco
A Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes foi projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer e inaugurada em 2008. O complexo possui mais de 8.500m² de área construída. Tem a missão de levar cultura, arte, ciência e tecnologia à população de forma gratuita. Conta com amplo espaço para exposições na Torre Mirante, que dispõe ainda de uma sala de audiovisual; auditório com capacidade para mais de 500 pessoas, duas salas para convenções com 200 lugares, além de um conjunto de salas especiais para a formação artístico-cultural de alunos da rede pública; um anfiteatro com capacidade para 300 pessoas, lanchonete e estacionamento para cerca de 200 veículos e espaço específico para ônibus escolares e de turismo.
Av. João Cirilo Silva, s/n, Altiplano
(83) 3214 8303 / 3214 8270
>> Praia de Tambaú
Sinônimo de beleza e agitação, as areias da Praia de Tambaú é uma das mais movimentadas de João Pessoa. Os diversos bares, restaurantes e locais com música ao vivo são um atrativo a mais para quem quer aproveitar uma das praias mais lindas da cidade. A partir da costa, barcos, lanchas e jangadas partem rumo a uma formação de recifes que encantam turistas e moradores há mais de 30 anos.
>> Picãozinho
Formação de recifes, que fica localizada a cerca de 1.500 metros da praia de Tambaú, no litoral de João Pessoa. Durante os períodos de maré baixa, uma grande porção dos recifes fica exposta. Picãozinho é um dos mais importantes pontos turísticos da cidade, sendo desde a década de 1980 explorado turisticamente. Atualmente, existem diversas embarcações que fazem o translado entre a praia de Tambaú e os recifes.
>> Praia do Cabo Branco
Considerada por muitos como a mais bela praia urbana de João Pessoa, a praia do Cabo Branco tem uma vista paradisíaca que atrai admiradores de todo o Brasil e do mundo, que desfrutam de seus 5,1km de beleza e tranquilidade. Localizada em um dos bairros mais nobres da cidade, a praia, vizinha de Tambaú, faz parte da área mais movimentada da orla pessoense. São inúmeros restaurantes, hotéis, lanchonetes e residências que convivem harmoniosamente com o meio ambiente e fazem do Cabo Branco um dos destinos mais procurados da cidade. Da barreira do Cabo Branco, onde localiza-se o Farol de mesmo nome, temos uma das paisagens mais bonitas do Brasil. Toda a área faz parte do Complexo Turístico do bairro, que abriga um dos maiores pontos de cultura da Paraíba: a Estação Cabo Branco.
>> Praia do Seixas
Aqui fica o Extremo Oriental das Américas. Nacionalmente conhecida como o a porção de terra mais próxima do continente africano, a Praia do Seixas, embora tenha uma grandiosa importância, é uma das menores praias de João Pessoa. Uma pequena faixa de areia, alguns bares e muitos coqueiros dão o tom de beleza a este lugar.
>> Basílica Nossa Senhora das Neves
A igreja foi construída em 1586 pelos primeiros colonizadores da Paraíba como forma de homenagear Nossa Senhora das Neves. Era uma edificação simples, de taipa, que foi reconstruída nos inícios do século XVII. As obras e reformas seguiram ao longo dos séculos XVII e XVIII.
Praça Dom Ulrico, s/n – Centro
(83) 3221 2503
>> Igreja de São Francisco
O Centro Cultural São Francisco está localizado no Centro Histórico da cidade. Lá existe um magnífico complexo arquitetônico formado pela Igreja de São Francisco e pelo Convento de Santo Antônio, além da Capela da Ordem Terceira de São Francisco, a Capela de São Benedito, a Casa de Oração dos Terceiros (chamada de Capela Dourada), o Claustro da Ordem Terceira, uma fonte e um grande adro com um cruzeiro, constituindo um dos mais notáveis legados do Barroco no Brasil. Por sua importância, foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1952. Ao ser fundada a igreja era dedicada a Santo Antônio, e, aparentemente, a troca de nome ocorreu o início do século XX, por força de um costume popular, mas também é conhecida pela antiga denominação.
Av. Dom Pedro I – Centro
(83) 3221-0779 / 3218-4505
>> Jardim Botânico
Com 343 hectares, o Jardim Botânico Benjamim Maranhão é uma unidade de Conservação de Proteção Integral, classificada como Refúgio de Vida Silvestre (RVS) e conta com 12 trilhas. Durante os passeios, os visitantes conhecem um pouco sobre a flora da Mata Atlântica e da Mata do Buraquinho.
Av. Dom Pedro II, s/n – Mata do Buraquinho – Torre
(83) 3218 7880 / 3218 7881
>> Parque da Lagoa
‘’Cartão-postal” de João Pessoa, o Parque da Lagoa Solon de Lucena oferece lazer e segurança à população da cidade e aos turistas que visitam a Capital paraibana. São 35 mil metros quadrados de passeios pavimentados e ligados às quatro entradas do Parque, que tem segurança 24 horas e 553 pontos de iluminação, sendo 262 refletores de lâmpadas a LED. O local conta com 12 praças, ciclovia, pista de cooper, pista de skate com padrão internacional, área para esportes radicais, com slackline, parede de escalada e um deck disponível gratuitamente para festas e eventos. Parque Sólon de Lucena – Centro
Dicas de Roteiros
Seguem alguns passeios interessantes para agendar:
Para o Litoral Sul da Paraíba
O litoral sul da Paraíba é um turbilhão de surpresas para os visitantes. Estuários, falésias que se assemelham a caleidoscópios, praias selvagens, arrecifes e um mar cor azul turquesa que hipnotiza os turistas. Outras atrações são a culinária à base de frutos do mar, frutas e hortaliças sem agrotóxicos, trilhas ecológicas e a possibilidade de viver experiências únicas nas comunidades Quilombolas nas cidades do Conde e Pitimbu. Duas importantes cidades turísticas do litoral sul paraibano.
Em Conde, o turista tem a possibilidade de conhecer um litoral único, diferenciado, exótico e com 10 praias com visual inesquecível. As mais tradicionais e conhecidas nacional e internacionalmente são as de Coqueirinho e Tambaba.
Logo em seguida vem a cidade de Pitimbu, distante aproximadamente 75km da capital João Pessoa e que destacamos duas praias: Praia Bela e Praia de Pitimbu
Para o Litoral Norte da Paraíba
Litoral Norte paraibano é repleto de surpresas. Distante 18 km da capital João Pessoa, temos a cidade portuária de Cabedelo. Pequena, porém repleta de curiosidades. O quilômetro zero da rodovia Transamazônica começa no litoral da Paraíba. É lá que temos o famoso e único pôr do Sol do Jacaré, onde o músico Jurandir do Sax bateu o recorde que consta no Guinnes Book, por executar há mais de 20 anos o Bolero de Ravel. Seguindo em direção ao Norte, temos a cidade de Lucena com suas praias exóticas e igrejas seculares. Mas é em Mataraca que encontramos aldeias indígenas dos bravos e resistentes Potiguaras. Na divisa com o Rio Grande do Norte está a cidade de Baía da Traição, com seus antigos canhões portugueses, praias com areias brancas e aldeias de índios.
Nos municípios do litoral norte da Paraíba destacamos as praias do Jacaré e Formosa (município de Cabedelo), Baia da Traição (município de Baia da Traição) e Barra de Camaratuba (município de Mataraca).
>> Pôr do Sol do Jacaré
O pôr do sol do Jacaré, em Cabedelo, é uma das atrações imperdíveis para quem visita a capital paraibana. Todos os dias, às 17h, quando o sol começa a se pôr, iluminando as águas do Rio Paraíba, o saxofonista Jurandy do Sax, em um embarcação, executa o ‘Bolero de Ravel’. Às 18h outro músico executa a ‘Ave Maria’. Os visitantes também podem comprar objetos na Feirinha de Artesanato que funciona no local.
Para Ingá, a 100 km de João Pessoa
>> Pedra do Ingá ou Itacoatiaras do Ingá
O Sítio Arqueológico da Pedra do Ingá sempre foi visitado por cientistas, ufólogos, universitários e curiosos que buscam desvendar os enigmas das inscrições rupestres entalhadas no famoso bloco de granito que fica às margens do rio Ingá.
A denominação Ingá, segundo alguns historiadores, originou-se do tupi-guarani, e significa cheio d’água. A pedra do Ingá – que é o bloco granítico às margens do leito do rio Ingá, é onde estão as gravuras rupestres de aproximadamente 6.000 anos. A pedra do Ingá atualmente é um dos sítios de arte rupestre mais famosos do mundo e o segundo mais importante do Brasil. No local é possível conhecer e aprender um pouco mais da história dos índios que habitavam a região, como também sobre os grandes mamíferos que se extinguiram há mais ou menos 12.000 anos.
Para Campina Grande, a 127 km de João Pessoa
É a segunda maior cidade da Paraíba. Colonizada por tropeiros, a Rainha da Borborema possui um polo tecnológico e industrial dos mais competitivos do Brasil. Foi lá que desenvolveram o algodão colorido, produto genuinamente paraibano. Mantém um polo universitário pulsante que atrai estudantes de todo o país. Há mais de 30 anos, sempre em junho, durante 30 dias, é realizado o Maior São João do Mundo que reúne mais de 2 milhões de visitantes.
>> Vila do Artesão
A vila do Artesão é o local ideal para as compras do Artesanato de Campina Grande, o local reúne diversas lojas muito bem organizadas e com produtos de ótima qualidade.
Avenida Prof. Almeida Barreto, s/n – São José
(83) 3322-2425
>> Museu dos Três Pandeiros
Conhecido como o Museu de Oscar Niemeyer ou Museu dos Três Pandeiros, fica localizado no Açude Velho.O local é considerado como a última grande obra do arquiteto e foi inaugurado no final do ano de 2012.
Rua Dr. Severino Cruz, s/n – Centro
(83) 3310-9738
>> Museu do Algodão
O Museu de História e Tecnologia do Algodão ou simplesmente Museu do Algodão é um museu situado na cidade paraibana de Campina Grande que visa principalmente guardar a memória da cultura do algodão no estado da Paraíba. É localizado no prédio onde funcionava a velha estação ferroviária de Campina Grande, inaugurada em 1907. O museu, por sua vez, foi inaugurado em 30 de outubro de 1908.
Rua Benjamin Constant – Centro
Para Areia, a 128 km de João Pessoa
Principal município do Brejo Paraibano, Areia surgiu como povoado em 1625. É a cidade natal do pintor Pedro Américo, do escritor José Américo de Almeida e do Padre Azevedo, inventor da máquina de escrever. Fica a 120 quilômetros da Capital, João Pessoa. Com cerca de 30 mil habitantes é uma pacata cidade do interior e possui vários prédios tombados pelo patrimônio histórico. Em Areia, por exemplo, o turista encontra o Teatro Minerva, o 1º construído na Paraíba – e inaugurado em 1859 -, além de ser cidade natal do famoso pintor Pedro Américo, autor da obra que retrata o grito da Independência, que está exposta com destaque no Museu do Ipiranga, em São Paulo. Mas Areia reserva para o visitante outra grata surpresa: A cidade possui na zona rural mais de 20 engenhos que fabricam aguardente-de-cana, mel e rapadura num ambiente de muito verde, vales férteis, riachos com cachoeiras de águas cristalinas e clima europeu. No verão a temperatura fica entre 20º e 25º C. A altitude é de aproximadamente 620 metros. Leve seu equipamento de filmagem ou máquina fotográfica. O roteiro é deslumbrante e o turista pode obter imagens inesquecíveis, visitando a região que é considerada a Suiça Paraibana, cenário do romance A Bagaceira e da Revolta do Quebra-Quilos.
>> Museu da Rapadura
O Museu da Rapadura tem como principal Missão Institucional preservar a história do homem do campo do brejo paraibano, com ênfase na cultura da cana-de-açúcar. Presente desde os primórdios da colonização, a casa-grande foi elemento organizador da sociedade, núcleo de dominação social, econômica e política, apoiado nas relações de trabalho escravista e semifeudais. Funcionou como engenho de cachaça e rapadura, fundamentando-se na estrutura latifundiária e na monocultura de cana-de-açúcar. Está localizado no Campus II – UFPB – Centro de Ciências Agrárias.
Para Cabaceiras, a 191 km de João Pessoa
Localizada no Cariri, Cabaceiras possui belezas naturais diversas em forma de vales, serras, plantas e animais. Possui um belo patrimônio arquitetônico e histórico que vale pena conferir.
>> Lajedo de Pai Mateus
Pode-se apreciar uma paisagem única formada por cerca de uma centena de grandes pedras arredondadas, que chegam a pesar 45 toneladas. Elas são palco de sítios arqueológicos com inscrições e figuras rupestres e artefatos de grupos indígenas primitivos como flechas, lanças, machados e panelas, indicando a presença do homem há mais de três mil anos.
>> Festa do Bode Rei
Em Cabaceiras, o bode é rei. E olha que é difícil concorrer com a fama da cidade, considerada a Roliúde Nordestina, por ter sido cenário de inúmeras produções cinematográficas, entre elas o icônico Auto da Compadecida, baseado na obra de Ariano Suassuna, que virou até minissérie de televisão. Pois bem, entre os meses de maio e junho, durante três dias, o Bode se torna o grande Rei, inclusive com direito a receber a chave da cidade entregue pelo prefeito. Essa tradição tem mais de 20 anos e acontece durante a Festa do Bode Rei, que reúne toda a cadeia produtiva da caprinocultura, com feira, exposições e comércio de animais das mais variadas raças.
Para Sousa, no Sertão da Paraíba, a 429 km de João Pessoa
Visitar as cidades do sertão paraibano é vivenciar fatos históricos, vislumbrar paisagens únicas. São vários os atrativos existentes nas diversas cidades que integram o sertão paraibano.
>> Vale dos Dinossauros
Um complexo turístico numa área de 39 hectares, onde estão preservadas pegadas de animais pré-históricos de 130 milhões de anos.
Onde Comer
Seguem algumas dicas:
>> Bar do Cuscuz Praia
Avenida Cabo Branco, 3056 – Cabo Branco
(83) 3247-5396
>> Camarada Camarão
Av. Gov. Flávio Ribeiro Coutinho, 115 – Mag Shopping (Entrada da orla)
(83) 3506-7757
www.ocamarada.com.br/restaurantes/joao-pessoa
>> The W Restaurante
Av. João Maurício, 451 – Manaíra
(83) 3185-8881
http://www.thewrestaurante.com.br/
>> Famiglia Muccini Ristorante
Rua Nossa Senhora dos Navegantes 140 – Tambaú
(83) 3226-8588
>> Mangai
Avenida Edson Ramalho, 696 – Manaíra
(83) 3226-1615
>> Tábua de Carne
Av. Rui Carneiro, 648 Tambaú
(83) 3247-5970
>> Peixada do Amor
Rua Maceio, 180 – Bairro do Seixas
(83) 3251-1019
>> Restaurante Maré Alta
Av João Mauricio, 305 Manaira
(83)3566-5373
>> Bahamas
Av. João Maurício, 1533, Manaíra
(83) 3247-5877
Onde Ficar
>> Atlântico Praia Hotel
Avenida Almirante Tamandaré, 440 – Praia de Tambaú
(83) 2107-9999
www.atlanticopraiahotel.com.br
>> Hotel Manaíra
Av. Gen. Edson Ramalho, 1131 – Manaíra
(83) 3021-9700
>> Hotel do Mar Cabo Branco
Rua Alice Almeida, 21 – Cabo Branco
(83) 3566-9610
>> Hotel Pousada Tamandaré
Avenida Alm. Tamandaré, 680 – Tambaú
(83) 3022-2516
>> Pousada Costera
Av. Cabo Branco, 1716 – Cabo Branco
(83) 99836-3185
- Fontes: destinoparaiba.pb.gov.br | turismo.joaopessoa.pb.gov.br